x
Convex Datacenter
Página 1 de 16 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 185
  • #1

    L200 Sport Aquecendo




    Bom senhores, para todos que acompanharam em outros tópicos minhas dúvidas informo que já estou calçado com uma L200 Sport HPE 04/04 manual, com 21.000km originais e todas as revisões na ViaJap (aqui em BH).

    Como vários já haviam relatado o maior problema deste carro é o superaquecimento, o que pude comprovar ontem.

    Pelo que vi, ele só acontece quando o carro é muito exigido... ontem tentei por umas 6 vezes sair de uma enrascada de ré, mas devido ao piso escorregadio o carro ficava no mesmo local... com isso a temperatura subiu... tava de ré + reduzida + motor a +/- 4000RPM.

    Pelo que me pareceu o problema esta relacionado com o tamanho da ventoinha pois, se não me engano o radiador é muito maior que ela.

    Alguém já conhece alguma solução para este problema?

    []s

    Marcello Ladeira

  • #2
    Pelo que vi, ele só acontece quando o carro é muito exigido... ontem tentei por umas 6 vezes sair de uma enrascada de ré, mas devido ao piso escorregadio o carro ficava no mesmo local... com isso a temperatura subiu... tava de ré + reduzida + motor a +/- 4000RPM.
    Olá Marcelo,

    A um tempo atrás quando fui trocar as correias de meu carro (L200 -L) o mecanico estava me falando sobre a Sport.
    Ele me disse que tinham feito vários testes (fabrica) aqui nas dunas para tentar resolver esse problema. Acho que resolveram em parte, mas ela deve realmente gerar mais calor que a minha por exemplo que tem bem menos potência.
    Agora, velocidade 0km ( praticamente parada) e rotação lá em cima (4000rpm) vai aquecer mesmo.
    Um solução ao meu ver eh com a própria MIT, pois acho que seu carro ainda está na garantia.
    Será que esse aquecimento não está normal??? Chegou na faixa vermelha???

  • #3

    Aquecimento

    É, ela ainda está na garantia, vou ver se jogo um verde na concessionária para ver se existe alguma solução ou se eles vão falar que isso "não ocorre" e se ocorrer é por "abuso" do motorista, o que não foi meu caso.

    Valeu pelas dicas, assim que tiver novas informações posto aqui.

    []s

    Marcello

  • #4
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    aqui na região a temperatura normal varia de 35 a 40° e já vi vários donos de L200 sport reclamando por problemas de aquecimento, em dois casos o cabeçote do motor rachou e a concessionária bancou outro zerinho pois trouxeram aqui na minha Retífica pra fazer o assentamento e montagem de válvulas e retentores.

    Vou tentar pegar algumas informações com os mecânicos de lá pra saber se tem algum segredo aí ou é problema de fábrica mesmo.

    []'s

  • #5
    Usuário
    Entrada
    08/02/2006
    Idade
    50
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Estive vendo as mudanças que são feitas nas L200 de competição e verifiquei que eles trocam por radiadores de Pajero. Não sei se isto pode te ajudar mas certamente deve ser problema de dimensionamento de algum componente do sistema. Se fosse eu iniciaria pela verificação da válvula termostatica... Será que ela esta abrindo quando na temperatura recomendada ou prevista??? Se for constante este aquecimento não esqueça de verificar a alteração na qualidade do oleo.

  • #6
    Usuário Avatar de Marco Ribeiro
    Entrada
    07/02/2006
    Idade
    48
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    L200 Sport "Esquentadinha"

    Tenho uma Sport automática 03/04 das primeiras que sairam, até hoje ela já retornou a concessionária + de 8 vezes somente por aquecimento, inclusive em uma das últimas vezes trocando o cabeçote que tinha rachado.
    Pelo que notei desde que comprei o carro, ela esquenta muito quanto está reduzida principalmente andando em areia fofa ou dunas, dai vc tem que aliviar o pé senão o cabeçote / motor vai embora. Como minha garantia acabou em out/05 estou aliviando bastante.....pois os caras daqui já fuçaram em tudo que é canto e não resolveram.....e concessionária vc´s sabem, quanto mais mexe pior fica.


    Marco Ribeiro
    Natal/RN

  • #7
    Usuário Avatar de Everton Júnior
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    942
    Agradecimentos: 0
    conversando com um engenheiro da mit, ele me falou que os carros fabricados nesse ano nao viram mais com o problema de aquecimento. Perguntei a ele como os proprietarios fariam com os carros que tem esse problema para nao aquecer mais, ele falou que é so colocar 50% de agua e 50% de um adivitivo bom no radiador.
    Pajero Full HPE 3.2 3 Doors - 11 A cada dia mais apaixonado por ela!

  • #8
    Usuário Avatar de Serengetiman
    Entrada
    11/02/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    68
    Posts
    346
    Agradecimentos: 0
    Esta é a minha primeira participação no 4x4 Brasil, achei o site simplesmente fantástico e de extrema utilidade para os amantes do off-road. No feriado de 20 de janeiro último eu com minha Toyota SW4 3.0 TD e um amigo com sua L200 Sport HPE com apenas 8000 kms, resolvemos subir a Bocaina por Arapei (serra da graúna). Ele feliz da vida por estar estreando a sua máquina, mas quando a situação ficou ruim e começamos a usar reduzida o motor da L200 chegou próximo ao vermelho rápidamente, sinal de superaquecimento. Depois de meia hora esperando a bichinha esfriar decidimos subir por Bananal pois a estrada era melhor e não pedia o uso da reduzida. Mas qual não foi a nossa surpresa quando cinco quilômetros serra acima o motor ferveu novamente e ai ele decidiu que retornaria ao Rio e eu continuaria a minha aventura com o meu filho. Como esta era a segunda L200 Sport do meu amigo e a pimeira também apresentou superaquecimento quando ele a colocou nas areias de Maricá com apenas 5000 kms. Ai vem a pergunta: será um problema crônico de todas as L200 Sport? E será que só os proprietários mais aventureiros que a colocam a prova em terrenos mais dificeis, para os quais ela teóricamente foi projetada, descobrem essa sua fraqueza ou defeito de fabricação? Gostaria de saber de mais casos a respeito, pois na concessionária Mit Rio após os testes, verificaram eles próprios o problema e trocaram a junta do cabeçote, diminuiram a pressão do turbo e remapearam os ajustes eletrônicos do motor. Será que foi isso mesmo? Estamos esperando uma oportunidade para mais uma vêz testar a máquina na Bocaina!

    Fernando
    Toyota SW4 98 3.0 TD

  • #9
    Acho q isso é efeito colateral d um motor com baixa cilindrada e alta potencia...sem comon-rail!!!!
    abraços...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #10
    Usuário
    Entrada
    08/02/2006
    Idade
    50
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Ai meu povo, conforme falei anteriormente, consegui recuperar a matéria que havia lido na net sobre as modificações na L200 Sport para competição no rally off-road. A seguir a integra do parágrafo que fala da modificação no sistema de arrefecimento desenvolvida pela equipe oficial da Mitsubishi. “No sistema de arrefecimento, as picapes recebem o radiador do Pajero Sport, mais adequado às severas condições a que o motor é submetido nas competições.”
    É lamentável que esta matéria é de 2001 conforme pode verificar a seguir: http://www.planetaoffroad.com/p08h.htm

    Deve continuar se aplicando as competições atuais.

  • #11
    Pessoal,

    se eu estiver errado me desculpem e me corrijam por favor.

    nesses dias estive verificando na minha L200 como é o sistema de refrigeração dela, justamente em função deste tópico que me deixou muito curioso. De L200 eu ainda não entendo nada, estou só começando, porém de Opala ainda entendo um bocado e percebi que o funcionamento dos dois sistemas de refrigeração são muito parecidos:
    O ponto é que o acionamento da ventoinha principal é em função das RPMs do motor e isto não é bom pois em determinadas situações vai esquentar mesmo.

    A situação que o Marcelo citou é uma delas

    Pelo que vi, ele só acontece quando o carro é muito exigido... ontem tentei por umas 6 vezes sair de uma enrascada de ré, mas devido ao piso escorregadio o carro ficava no mesmo local... com isso a temperatura subiu... tava de ré + reduzida + motor a +/- 4000RPM.
    Neste caso só fusca que não esquenta, porque é refrigerado a ar.

    Teoricamente isto acontece em função de uma variável matemática denominada "Gradiente de temperatura" que a grosso modo indica qual o fluxo de aquecimento ou resfriamento de um corpo. Ou seja, o gradiente de aquecimento do motor é maior do que gradiente de resfriamento do radiador, daí o aquecimento. O ideal é que eles fossem o mesmo para a temperatura permanecer constante.

    A solução seria um aumento do volume do radiador (já é grande + de 22 litros), ou um aumento do fluxo de ar. Neste caso se consegue com o carro em movimento (pressão externa) ou com a ventoinha sendo maior ou girando mais rápido (daí a importância da ventoinha acionada elétricamente em função de um termostato).
    Vale lembrar que em lugares mais quente a a eficiência do sistema será menor.

    Outro fator que pode causar aquecimento é a passagem de ar em algum lugar do sistema, no caso caso da L200 eu identifiquei dois pontos fracos: o primeiro é a tampa da radiador que tem que ter uma boa pressão e uma boa vedação. Quando eu tinha o Opala esse era o principal problema, pois esta tampa nunca fechava direito eu tinha que colocar um pedaço de cortiça ou de borracha, além de ter uma tampa de reserva. O segundo é a tampa do reservatório plástico, ela veda bem, mas é chata de fechar.

    O terceiro fator é o líquido contido dentro do radiador e o Everton já deu a solução:
    é so colocar 50% de agua e 50% de um adivitivo bom no radiador.
    Quando se adiciona um aditivo à água suas propriedades físico-químicas são alteradas, sendo que o seu ponto de congelamento diminui e o de ebulição aumenta. Também é possível verificar se há vazamentos, pois onde vaza nas mangueiras fica branco.

    O quarto ponto é a limpeza do radiador, ao entrar lama ou sujeira na aletas do radiador sua eficiência diminui, disso voces sabem melhor que eu.

    Uma sugestão no caso de aquecimento é ligar o ar-condicionado, pois ele tem uma ventoinha independente que ajudará no resfriamento (aumento do fluxo de ar no radiador). Se o carro estiver parado também abra o capo e deixar o motor funcionando em marcha lenta. Se mesmo assim ele não esfriar, desligue-o e chame o reboque.

    Para a turma que gosta de fazer modificações sugiro adaptar um interruptor para que a ventoinha do ar-condicionado possa ser ligada separada ou junta do ar-condicionado (obs: não entendo nada de elétrica, é só uma ideía, já tem um tópico legal sobre isso).

    Espero ter ajudado.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    Idade
    53
    Posts
    374
    Agradecimentos: 0
    flavio, o volume total de água no sistema da l200 é de 7 litros. Gostaria de saber sobre esta quantidade que vc citou? O problema de aquecimento do motor 4d56 independente de versão, é o que já foi falado. Um motor projetado para uma potência original de 60cv e sem turbo. Com o ingresso do turbo, depois intercooler, depois turbo tgv eletrônico, depois agora injeção elétrica, imagine, o mesmo bloco bomba dágua e radiador, para um sistema original de 60 cv, agora para 140 cv. Aja água para isto...

    Realmente, se aumentarmos o volume da água de circulação ( refrigeração ), adicionarmos uma dissipação auxiliar ( ventuinha elétrica ), válvula termostática de no máximo 75 c, substituição da bomba dágua caso não esteja ok, realmente irá melhorar muito mesmo, radiador limpo e etc, porque irá aquecer se vc está oferencendo todos os quesitos necessários para refrigeração? Mas as perguntas não são estas, mas sim PORQUE A MITSUBISHI não soluciona o maldito problema??????

    t+
    Pajero Full 2014 Branca
    EX Pajero Dakar HPE 2013 Branca
    Ex : C/D-10; F1000-229D; F1000 4x4;Ranger 2.5L; Galloper; Ranger 3.0; Amarok HL

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Usuários Fantasmas
      Por Wallace no fórum Suporte
      Respostas: 104
      Última resposta: 19/12/2006, 21:27

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade