Postado originalmente por
Fernando Pinheiro
Caro Romeo,
Pajero com 120 mil pode ser considerado um motor em excelentes condições, pois ele vai longe. Os problemas narrados são, no mínimo, estranhos. Vela não molha, nem amassa. Se isto estiver ocorrendo, então não há combustão no pistão respectivo, e o carro deve apresentar ligeira falha e liberará gasolina (em vapor) pelo escapamento, decorrente da mistura não detonada daquele pistão. Se houve perda completa de calibragem, a centelha também será inexistente, corroborando para que não haja a combustão naquele pistão. Todavia, se houver algum problema nos anéis, ou de junta do cabeçote, poderá sim, ocorrer mistura de óleo ou água (ou de ambos) na câmara de combustão. Se isto estiver ocorrendo, então o antigo proprietário foi muito negligente na manutenção do motor (principalmente no que diz respeito as trocas de óleo), e o carro deverá apresentar os seguintes sintomas:
a) Fumar: deve-se observar a fumaça do escapamento, se há queima de óleo ou de água (a queima de água libera grande quantidade de vapor, como nos carros a álcool de antigamente);
b) Liberar gases pelo radiador: ligue o carro com o motor frio, abra a tampa do radiador, acelere e veja se sai bolhas da água. Se isto estiver ocorrendo, é porque a junta do cabeçote não está vedando direito, e os gases estão sendo liberados pelo radiador.
c) Veja se o carro está consumindo água ou óleo.
Por fim, para tirar todas as provas, tire você mesmo as velas, e analise o estado. Para isto, tomo a liberdade de colar um link dos nossos colegas do fórum da Renault que tem um bom artigo sobre a matéria:
Diagnóstico das Velas de ignição » R19Club
Sds.,
Fernando Pinheiro