x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 37
  • #1

    Folga na coluna de dirção da L200 Triton




    Pessoal, finalmente consertei a irritante folga na coluna da direção da minha Triton. A folga aparece numa "junção telescópica" bem em baixo do painel. Isso faz parte do pacote de segurança da Triton e existe em quase todos os veículos. Impede que o volante vá de encontro com o peito do motorista em caso de colisão frontal só que na Triton a peça é de qualidade duvidosa a com o tempo relaxa.

    Pelos relatos que li aqui no fórum o problema aparece na Triton com o tempo e uso. Existiu um recall relacionado a esse problema para as Tritons anteriores a 2009, mas sendo a minha um 2010 parece que a Mit não resolveu ou era outro problema. Parece mesmo um problema no projeto da peça e acredito que quem tem Triton em alguma momento vai ter que que consertar isso.

    Como eu não tenho mais tempo e nem paciência pra ficar desmontando o carro e não tava a fim de gastar com mecânicos ou concessionária desmontei eu mesmo e resolvi da forma mais rápida e eficaz que encontrei. Foram duas horas de trabalho. Furei e coloquei um parafuso como da pra ver na foto abaixo. Óbvio que agora a junção perdeu a função de segurança para que foi projetada, mas eu não tô nem aí e quem quiser que encontre outra solução. A mim importa ficar livre do incômodo, Até parece que tô andando de picape 0Km de novo.

    Em tempo: Pra quem for se aventurar, lembrem-se de que tem um airbag ali. Isso pode machucar bastante e até matar. Então antes de meter a mão desliga o cabo negativo da bateria e não fique na reta dele. Boa sorte...

    -ysa2.jpg -khzi.jpg -du2b.jpg -xm9q.jpg
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #2
    Usuário Avatar de Clodoberto
    Entrada
    08/08/2008
    Idade
    44
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    Walter o parafuso usado atravessa a barra ou é curto, qual foi o tipo de rosca usada. Parabéns pelo serviço.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Clodoberto Ver Post
    Walter o parafuso usado atravessa a barra ou é curto, qual foi o tipo de rosca usada. Parabéns pelo serviço.
    Obrigado Clodoberto,

    O parafuso atravessa a barra, tem um porca do outro lado. A intenção era manter tudo bem apertado pra eliminar folga de vez.

    Na verde naquele ponto existia um pino de uns 3mm fixando as duas peças. Fiz um furo de 6mm em cima dele onde tem um parafuso agora.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    Walter vc foi certinho no alvo !! só acho que vc deveira fazer um enchimento na folga com alguma pequena lâmina de aço fininha ou levar a junção numa morça e compactar as paredes da junção até a parte fêmea ficar mais justa no macho .
    Tem que soltar muito a parte elétrica ???
    Abração. e parabéns pelo trabalho, pode passar no UFMG e pegar o seu diploma !!!
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #5
    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Walter vc foi certinho no alvo !! só acho que vc deveira fazer um enchimento na folga com alguma pequena lâmina de aço fininha ou levar a junção numa morça e compactar as paredes da junção até a parte fêmea ficar mais justa no macho .
    Tem que soltar muito a parte elétrica ???
    Abração. e parabéns pelo trabalho, pode passar no UFMG e pegar o seu diploma !!!
    Fala Marcelo,

    Todas aquelas peças são de um metal mais macio que o normal, feitos pra se deformar no caso de alguma impacto. Então acredito que se fizesse algum enchimento não seria definitivo. Logo teria de que desmontar de novo.

    A parte elétrica da Triton tem menos fios do que estou acostumado. Tudo se conecta via um rede serial de dados e isso reduz bastante a quantidade de fios e os conectores se soltam com facilidade. A coluna de direção tem apenas 4 ou 5 conectores.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    Walter só mais uma dúvida,
    Onde vc desacolplou mecânicamente a coluna para retirar a mesma?? A segunda cruzeta ,aquela que fica fora da cabine já no cofre do motor saiu junto com a coluna , ou você desacoplou antes ??
    Grato.
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #7
    Usuário Avatar de Joneswalker
    Entrada
    17/06/2010
    Local
    Sabará/MG
    Idade
    49
    Posts
    177
    Agradecimento: 1
    Muito bom, mais fica aqui uma duvida/sugestão, não dá para usar rebites pop, assim a barra não perderia a função? abs e parabéns pela iniciativa, muita coragem ir desmontando tudo hehehe ! ! !

  • #8
    Usuário Avatar de Joneswalker
    Entrada
    17/06/2010
    Local
    Sabará/MG
    Idade
    49
    Posts
    177
    Agradecimento: 1
    Uma duvida, esta folga é no sentido da barra, isto é, para frente e para trás?

  • #9
    Usuário
    Entrada
    19/05/2012
    Local
    salvador/BA
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Boa Tarde Walte,
    Agradeço muito a colaboração com todos nós para a resolução deste problema (insuportável). Gostei da explicação, fico muito agradecido.
    Tire uma dúvida, qual o tamnaho do parafuso utilizado? Você relatou o diâmetro, mas o comprimento dele foi de quanto?
    Outra coisa é qual o grau de dificuldade para se fazer isso em casa?
    Abraço
    ATUAL L200 TRITON HPE AT 10/10
    EX HILUX SRV AT 06/06

  • #10
    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Walter só mais uma dúvida,
    Onde vc desacolplou mecânicamente a coluna para retirar a mesma?? A segunda cruzeta ,aquela que fica fora da cabine já no cofre do motor saiu junto com a coluna , ou você desacoplou antes ??
    Grato.
    Tem outra junção na coluna em baixo da coifa tipo sanfona onde o eixo é estriado. Marquei em amarelo do desenho. Basta soltar os 4 parafusos mais os 3 da coifa e puxar que sai tudo...

    -brm2.png
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
    Citação Postado originalmente por Joneswalker Ver Post
    Muito bom, mais fica aqui uma duvida/sugestão, não dá para usar rebites pop, assim a barra não perderia a função? abs e parabéns pela iniciativa, muita coragem ir desmontando tudo hehehe ! ! !
    Pode ser, eu quis fazer dum jeito pra não ter que mexer de novo.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
    Citação Postado originalmente por givanildo soares Ver Post
    Boa Tarde Walte,
    Agradeço muito a colaboração com todos nós para a resolução deste problema (insuportável). Gostei da explicação, fico muito agradecido.
    Tire uma dúvida, qual o tamnaho do parafuso utilizado? Você relatou o diâmetro, mas o comprimento dele foi de quanto?
    Outra coisa é qual o grau de dificuldade para se fazer isso em casa?
    Abraço
    O parafuso foi um M6, mas comprimento eu não me dei o trabalho de medir já que encontrei o precisava na minha caixa de parafusos. Mais ou menos 30mm de comprimento

    A dificuldade é relativa, não tive dificuldade mas isso não conta já que tenho bastante experiência em mecânica e eletrônica. Eu sugiro levar o que eu expliquei junto com as fotos pra uma pessoa ou até mesmo um meca de confiança par não perder tempo e ir direto no ponto.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 73
      Última resposta: 30/04/2018, 19:35
    2. Folga cardã ou cruzeta l200 Triton
      Por Caionoronha no fórum Mitsubishi
      Respostas: 4
      Última resposta: 05/08/2017, 06:03

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade