x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Idade
    57
    Posts
    247
    Agradecimento: 1

    Kit Gás em TR4 - opiniões ...




    Prezados, sou novo "no pedaço" e nunca tive veículo 4 x 4. Agora pretendo comprar um TR4, porém usado (ainda sem condições $$ de enfrentar um zero quilômetro), para passeios sem maiores aventuras por estradas ruins, visto que meu pai tem um sítio a 200 m da Serra de Ibitipoca. Sempre enfrentei as estradas de lá com veículos do tipo Fusca e Brasília, mas não tenho mais paciência para passar apertos em estradas, colocar e tirar correntes, etc ...

    O que me dizem de um TR4 com kit gás? Sempre ouvi dizer que o gás diminui a durabilidade do motor. É fato isso, ou é lenda??

    Abraços,

    Edimar Oliveira
    Barbacena/MG

  • #2
    Usuário
    Entrada
    09/01/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    45
    Posts
    83
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    Prezados, sou novo "no pedaço" e nunca tive veículo 4 x 4. Agora pretendo comprar um TR4, porém usado (ainda sem condições $$ de enfrentar um zero quilômetro), para passeios sem maiores aventuras por estradas ruins, visto que meu pai tem um sítio a 200 m da Serra de Ibitipoca. Sempre enfrentei as estradas de lá com veículos do tipo Fusca e Brasília, mas não tenho mais paciência para passar apertos em estradas, colocar e tirar correntes, etc ...

    O que me dizem de um TR4 com kit gás? Sempre ouvi dizer que o gás diminui a durabilidade do motor. É fato isso, ou é lenda??

    Abraços,

    Edimar Oliveira
    Barbacena/MG
    Boa noite Edimar, é uma questão controversa. Você vai encontrar quem defenda de forma ferrenha o GNV e quem ojerize o dito cujo. Eu particularmente gosto do GNV, em carros que rodem em cidade e que rodem uma km diaria expressiva. O grande problema do GNV em carros de uso offroad é a água. Um pouco de agua em uma das "caixinhas" do gás e você fica na mão.

    Forte abraço!

  • #3
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Idade
    57
    Posts
    247
    Agradecimento: 1
    O que já me disseram é que existe diferença de qualidade no equipamento do kit gás, ou seja, se o equipamento contiver um bico para cada cilindro é o ideal, dentre outros detalhes. É a tal "caixinha" a que vc se refere, Regis? Nunca vi um equipamento instalado e não entendo grande coisa de mecânica, daí as dúvidas. Outro detalhe é a questão do gás fazer o motor trabalhar "seco" ao invés do sistema que usa gasolina, isso não reduz a durabilidade das partes móveis do motor?

    Acho que, na dúvida, o ideal é pegar um carro sem kit e, na hipótese de justificar o investimento, colocar o kit em local que faça o serviço buscando o melhor equipamento e não o mais barato, concordam?

    Abraços,

    Edimar Oliveira
    Barbacena/MG

  • #4
    Usuário
    Entrada
    09/01/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    45
    Posts
    83
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    O que já me disseram é que existe diferença de qualidade no equipamento do kit gás, ou seja, se o equipamento contiver um bico para cada cilindro é o ideal, dentre outros detalhes. É a tal "caixinha" a que vc se refere, Regis? Nunca vi um equipamento instalado e não entendo grande coisa de mecânica, daí as dúvidas. Outro detalhe é a questão do gás fazer o motor trabalhar "seco" ao invés do sistema que usa gasolina, isso não reduz a durabilidade das partes móveis do motor?

    Acho que, na dúvida, o ideal é pegar um carro sem kit e, na hipótese de justificar o investimento, colocar o kit em local que faça o serviço buscando o melhor equipamento e não o mais barato, concordam?

    Abraços,

    Edimar Oliveira
    Barbacena/MG
    Com certeza existe diferenças nas instalações de GNV, que são as gerações(2°, 3° e 5° - Principais). 2° e 3° são aspiradas, a mangueira que traz o GNV é instalado próximo ao TBI. O kit de 5° geração, que é infinitamente superior, é injetado, com um bico pra cada cilindro, possui unidade de processamento, mistura variável controlada por tempo de injeção. Muito show, mas também bem mais caro. Abaixo segue um quadro comparativo.

    -gnv.jpg

    Realmente, o GNV resfria menos a parte superior do motor por ser seco. Em motores ruins, mal construidos ou com materiais de qualidade baixa, as valvulas tendem a prender, e isso em carros com regulagem de tucho mecanica. Quem explica isso muito bem é o Alexandre da High Torque(Excelente oficina em BH) no link abaixo. Vale conferir.



    Sobre as caixinhas é o seguinte: Pro gás funcionar sem gerar erros de injeção, os intaladores colocam várias caixas plásticas com circuitos que enganam a central, que são os emuladores(emulador de sonda e emulador de bicos) e o variador de avanço(que evita os back fire - Pelo menos tenta). Se entrar água em uma dessas caixas é certo você ficar na mão. E não adianta passar pra gasolina que também não funciona, porque essas caixas entram no chicote, entre a central e os sensores e atuadores. Pra quem não vai atravessar rios... rs... é tranquilo, as caixas são instaladas nos pontos altos do cofre do motor e eu sempre tento "selar" elas com silicone de alta. Mas pra quem vai fazer trilha já complica.

    Espero que tenha dado uma clareada...

    Abraço!

  • #5
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Idade
    57
    Posts
    247
    Agradecimento: 1
    Régis, se clareou! Deu para entender muito bem, mesmo para alguém meio "xucro" em mecânica ... Com certeza o principal é saber que tipo de adaptação foi feita e não deve ser comum instalações de 5ª geração. Daí, é mais prudente mesmo não comprar veículo já adaptado e fazer a adaptação somente se o custo/benefício se justicar.

    Muito grato pelos esclarecimentos.

    Abraços,
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • #6
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Bom, opinião é opinião. A minha é que eu prefiro pagar R$5,00 o litro da gasolina do que colocar GNV outra vez! Nunca tive tanta dor de cabeça com um sistema que nem tive com o GNV. Acaba com o motor, tira toda potencia, toda hora parando no posto pra abastecer, demora um monte o abastecimento, não é toda oficina que pode dar manutenção no motor, somente as cadastradas, aqui em Curitiba essas cadastradas eu não confio nem um pouco, a lenta nunca mais foi a mesma com o GNV.... Bom, esses foram os transtornos com o carro em si. Agora a vistoria anual... bom, esse é outro problema. Voce fica tão preso, mas tão preso que até pra tirar o GNV voce tem que fazer a vistoria, senão o documento não sai.
    E assim, até alterar o pneu para um AT ou MT voce vai ter problemas. Pior ainda um BL, guincho ou qualquer outra coisa que o cara da vistoria possa não gostar.
    Resumindo, GNV e 4x4 são dois mundos que nunca vão casar!
    Sem gerar polemica, mas não indico GNV nem pros meus inimigos. Quando consegui remover o GNV do carro e da documentação, comemorei.

  • #7
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    65
    Posts
    5,054
    Agradecimentos: 2
    Me somo às ponderações do Sérgio. Sei que o assunto é controverso, para alguns, mas EU nunca instalaria GNV. [Fico imaginando um veículo que teve GNV, depois dos cem mil quilômetros. Se for 4x4, usado para trilhas, pior].


    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #8
    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    O que me dizem de um TR4 com kit gás? Sempre ouvi dizer que o gás diminui a durabilidade do motor. É fato isso, ou é lenda??
    Edimar,

    Na família da minha mulher tem 3 pick-ups a gasolina (S10 2002 e 2004 e Ranger 2008) que foram convertidas em GNV com kit de 3a. geração. Todas estão com mais de 270.000 km rodados sem qualquer problema no motor. Esses carros são usados para transportar materiais de obra e eventualmente coisas de fazenda (cana, ração, insumos, etc), ou seja, são usados pra trabalho leve/médio.

    Serão trocados esse ano por outros 3 (provavelmente Nova Ranger) e com certeza convertidos a GNV.

    Esse ano, com muita briga, consegui convencer minha mulher a trocar o Honda Fit dela em um TR4. Acontece que o Fit faz 13 km/l na cidade e o TR4 metade disso. A única solução que encontrei (torcendo o nariz) pra evitar mais discussões foi instalar um GNV de 5a. geração. Achei o resultado excelente. O carro é zero km, então, vai levar tempo pra falar sobre durabilidade. O único contra que vi foi que a mala do TR4 que já é pequena, se perdeu, mas como o carro dela é só pra rodar na cidade, tudo bem.

    Não botaria GNV no meu TR4 porque rodo pouco (a instalação ficou em R$ 5.100) e gosto de usá-lo pra viajar pra lugares (uso bastante a mala) que o Discovery não se sai bem (estradas de chão estreitas e trilhas leves/médias fechadas), do contrário, ... .

    Um abraço e boa sorte.
    Neilson


  • #9
    Eu também faço coro aos que torcem o nariz para GNV
    Só usaria de a diferença de $ fosse MUITO grande, ou seja, só se justifica para quem usa o carro comercialmente ou trabalha a centenas de Km de casa

    Neilson,
    Quantos Km a TR4 faz com 1m³ ?
    Quantos Km vai ter que rodar para pagar esses 5k de investimento ?
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #10
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Idade
    57
    Posts
    247
    Agradecimento: 1
    Pois é, são questões polêmicas, realmente. Minha conclusão é simples: comprar carro já com GNV, somente se for kit de 5ª geração. E colocar GNV num veículo, somente se o uso for muito intenso, principalmente muita viagem longa, quase diariamente. Acho difícil reverter um investimento do padrão do informado pelo Neilson, no meu caso, praticamente impossível.

    Muito agradecido a todos vocês. É muito importante conhecer "os dois lados da moeda" ...

    Abraços,
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • #11
    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    Pois é, são questões polêmicas, realmente. Minha conclusão é simples: comprar carro já com GNV, somente se for kit de 5ª geração. E colocar GNV num veículo, somente se o uso for muito intenso, principalmente muita viagem longa, quase diariamente. Acho difícil reverter um investimento do padrão do informado pelo Neilson, no meu caso, praticamente impossível.

    Muito agradecido a todos vocês. É muito importante conhecer "os dois lados da moeda" ...

    Abraços,
    E quando você diz "Viagens longas" ainda tem que levar em conta que dependendo do destino não vai conseguir usar GNV em todo trajeto

    Minha esposa roda cerca de 800Km/semana pois dá aula em universidades fora de SP
    Chegamos a cogitar GNV, mas depois descobrimos que além de todos os contras já citados acima, noas viagens que ela faz não seria possível reabastecer com GNV, ou seja, usaria GNV na ida e gasolina na volta, fazendo que o retorno do investimento dobrasse de tempo
    Agora o carro dela (spaceFox) no alcool faz 11Km/l, para valer a pena com GNV ia demorar uma eternidade
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #12
    Citação Postado originalmente por reybelo Ver Post
    Quantos Km a TR4 faz com 1m³ ?
    Quantos Km vai ter que rodar para pagar esses 5k de investimento ?
    Marcelo,

    Foram colocados 2 cilindros de 7,5 m³ totalizando 15 m³. Devido a pressão do gás nos postos aqui do Rio de Janeiro, entra mais ou menos 12 m³ perfazendo cerca de 130 km, assim, quase 11 km/m³, que ao custo de R$ 1,69 por m³, dá uns R$ 20 pra encher o tanque. A economia realmente é brutal e esse kit de 5a. geração me surpreendeu porque o desempenho é excelente, sobretudo na cidade em que mal se percebe perda de potência. Adicionalmente, pedi para instalarem uma válvula de abastecimento perto do bocal do tanque para não precisar ficar abrindo o capô.

    Fazendo algumas contas simples para 1.000 km por mês (mais ou menos o que minha mulher roda) :

    Gasolina: 6 km/l (média no trânsito) = 142 litros por mês x R$ 3,10 = R$ 516
    GNV: 11 m³/km = 90 m³ por mês x R$ 1,69 = R$ 152

    Aqui no Rio, há desconto de 75% no IPVA para carros movidos a GNV e em boa parte dos postos da cidade tem bicos para abastecimento. Num TR4 4x4 2012/2013, pagou-se ~ R$ 800 de IPVA contra ~ R$ 3.000.

    Pra esses carros usados no dia-a-dia, a gente fica com eles até uns 150.000 km e depois pega outro. Novamente, fazendo contas simples:

    Gasolina: 7,5 km/l (vamos melhorar a média considerando alguma eventual viagem) = 20.000 litros x R$ 3,10 = R$ 62.000
    GNV: 11 m³/km (não há grande variação no consumo estrada x cidade) = 13.636 m³ x R$ 1,69 = R$ 23.045

    Tudo isso, claro, sem considerar eventuais manutenções necessárias como a troca prematura de velas embora eu já tenha encomendado os modelos Iridium da Bosch nos EUA.

    Sei que há outros fatores de custo (em ambos combustíveis) que não considerei. Tudo isso é cálculo básico do básico.

    Abraço,
    Neilson


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. TR4 4X2, opiniões.
      Por leojaz no fórum Mitsubishi
      Respostas: 135
      Última resposta: 09/03/2022, 05:41
    2. Opiniões sobre S10 4.3 v6
      Por Elizandro Scarante no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 6
      Última resposta: 20/02/2011, 22:52
    3. SX4 - opiniões
      Por ldmelo no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 14/07/2010, 21:24
    4. Opiniões Troller
      Por Luiz1903 no fórum Troller
      Respostas: 8
      Última resposta: 08/11/2009, 17:22
    5. CRV e RAV4: Opiniões!!!
      Por FábioBananal no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 2
      Última resposta: 22/10/2007, 19:03

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade