x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/12/2012
    Local
    Sào Paulo/SP
    Idade
    37
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Luz/Engate Bloqueio Diferencial Pajero Dakar Diesel




    Olá pessoal,

    Sou um novo proprietário de uma Pajero Dakar 09/10 3.2 Diesel. Adquiri o há duas semanas, já com 60.000 Km e reparei que a luz do bloqueio do diferencial não está acendendo. O carro parece que está engatando o bloqueio normalmente, porém a luz não acende no painel. Fiz exatamente como manda o manual, deixando o carro com o volante reto, cambio na posição N e mudando a alavanca seletora para o 4x4 bloqueado.

    Olhei em alguns fóruns e algumas pessoas citaram que poderia ser problema no sensor do 4x4, alguém tem alguma dica ou endereço de alguma mecânica de confiança em São Paulo onde eu possa levar o carro para verificar o que está ocorrendo?

    Obrigado,

    Renato

  • #2
    Usuário Avatar de fabra1975
    Entrada
    30/05/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    152
    Agradecimentos: 0
    Leva na motorlodge em pinheiros
    abs
    Atual - Outlander GT 3.0 V6 -240cv
    Ex-Triton 3.5 V6 -AT -BF 265/75 All Terrain
    Ex-TR 4 - 2008 - AT

  • #3
    Usuário
    Entrada
    12/12/2012
    Local
    Sào Paulo/SP
    Idade
    37
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Obrigado fabra,

    Vou levar lá, assim que descobrir o problema posto aqui.

    Abs.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    18/03/2015
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    38
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Bom dia senhores, comprei uma Pajero Dakar 2012, com 65 mil km rodados, ao engatar o 4x4 com diferencial central (vcU) bloqueado e a Tração 4x4 com diferencial central (vcU) bloqueado e reduzida a luz (laranja) indicadora de mudança de tração nao para de piscar. O 4x4 com diferencial central de acoplamento viscoso variável (vcU) atuante atua normal. Porém quando eu subo a alavanca para os demais modos ela nao funciona. Alguem tem uma dica pra solucionar isso? As 4 luzes das rodas ficam verde sem piscar. Porem quando coloco nas com bloqueiio de diferencial a caixa laranja não para de piscar e nao sinto diferença na condução do carro. Teria um passo a passo a ser observado?
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário
    Entrada
    09/11/2022
    Local
    Canoas/RS
    Idade
    39
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marrapa Ver Post
    Bom dia senhores, comprei uma Pajero Dakar 2012, com 65 mil km rodados, ao engatar o 4x4 com diferencial central (vcU) bloqueado e a Tração 4x4 com diferencial central (vcU) bloqueado e reduzida a luz (laranja) indicadora de mudança de tração nao para de piscar. O 4x4 com diferencial central de acoplamento viscoso variável (vcU) atuante atua normal. Porém quando eu subo a alavanca para os demais modos ela nao funciona. Alguem tem uma dica pra solucionar isso? As 4 luzes das rodas ficam verde sem piscar. Porem quando coloco nas com bloqueiio de diferencial a caixa laranja não para de piscar e nao sinto diferença na condução do carro. Teria um passo a passo a ser observado?
    Acabei de comprar uma dakar 2010 e estou com o mesmo problema. Você conseguiu resolver ?

  • #6
    Usuário
    Entrada
    09/11/2022
    Local
    Canoas/RS
    Idade
    39
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Alguém pode colaborar com algum tipo de diagnostico ? testes?
    O acoplamento do bloqueio do diferencial é mecânico através da alavanca ou é via atuador usando solenoide a vacuo?

  • #7
    Usuário
    Entrada
    09/11/2022
    Local
    Canoas/RS
    Idade
    39
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Alguém sabe como funciona esse atuador do bloqueio diferencial central?
    Ainda não resolvi o problema. Apenas confirmei que o acionamento não é mecânico pela alavanca. Pois mesmo com a alavanca no 4HLc ela não fica bloqueada.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Boa tarde.
    Acredito que o sistema seja igual ao da Pajero Full.
    A posição 4Hlc bloqueia o diferencial central fazendo com que 50% da potência vá para cada eixo.
    Quando ele não está bloqueado a potência pode ser dividida em qualquer percentual para a dianteira ou traseira podendo a potência ser toda enviada para um dos eixos ou roda.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #9
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por felchites Ver Post
    Alguém pode colaborar com algum tipo de diagnostico ? testes?
    Bom dia.
    Você pode testar.
    Procure um local com cascalho. Em 4x2 faça uma curva fechada, em baixa velocidade. Depois use o 4x4 na posição 4Hlc e faça a mesma curva. Você vai notar o carro "preso, amarrado" e pode até ver alguma roda patinando.
    Lembrando que para mudar de posições na alavanca as rodas tem que estar alinhadas e às vezes é necessário um pequeno movimento para frente ou para trás para que o sistema engate.
    Espero ter ajudado.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #10
    Usuário
    Entrada
    09/11/2022
    Local
    Canoas/RS
    Idade
    39
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Ivan.
    Mas minha dúvida é em relação ao atuador do bloqueio mesmo. Se é a vácuo (não verifiquei as válvulas solenoides que ficam no compartimento do motor) ou via motor elétrico ou mecânico (via garfo)...

  • #11
    Usuário
    Entrada
    26/04/2023
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    42
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por felchites Ver Post
    Obrigado Ivan.
    Mas minha dúvida é em relação ao atuador do bloqueio mesmo. Se é a vácuo (não verifiquei as válvulas solenoides que ficam no compartimento do motor) ou via motor elétrico ou mecânico (via garfo)...
    também tenho uma Dakar Diesel 2012 e com mesmo sintoma da luz piscando o bloqueio no painel, a Dakar diferente da Full e L200 não usa aquele atuador no diferencial dianteiro controlado por 2 solenoides a vácuo, na Dakar parece ser tudo interno na caixa mesmo, estive olhando os 3 sensores na lateral da caixa, (preto - branco - marrom) retirando o preto pisca no painel o 4x4 roda superior, o marrom faz apagar o LED do bloqueio, o branco ainda não descobri, estou medindo a com multímetro os sensores/chaves e este branco é um sensor que fica deitado da caixa de transferência, porem existe outros 5 sensores do lado de cima da caixa de transferência, tem mais um preto e marrom, existe no mercado chines um kit com estes 5 sensores porém minha dificuldade é saber como são as pontas destes sensores, existe um modelo de esfera e outros de pino, e também o comprimento do cabo, que na FULL todos estes sensores são em cima da caixa de transferência. eu acredito que seja algum destes sensores o responsável em mandar o sinal do bloqueio que está com defeito, mas o acesso é impossível sem baixar o cambio, mas eu vou testar conctor por conector pra descobrir qual é qual pq não achei nenhum manual da Dakar ainda

  • #12
    Usuário
    Entrada
    26/04/2023
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    42
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por felchites Ver Post
    Obrigado Ivan.
    Mas minha dúvida é em relação ao atuador do bloqueio mesmo. Se é a vácuo (não verifiquei as válvulas solenoides que ficam no compartimento do motor) ou via motor elétrico ou mecânico (via garfo)...
    fiz os testes nos conectores. os 2 conectores marrons são responsáveis pelo bloqueio, o que está mais fácil de mexer no conector (conector marrom com fio capa azul) é o sensor de desengate do bloqueio, o outro marrom que está na parte superior (conector marrom com capa branca no meu carro) é o que faz o sinal de engate do bloqueio, os de conector preto provavelmente são os de 4x4 engatado e os brancos responsáveis pelo 4x2, o branco de cima mais dificil o acesso quando desconectado apaga todas as luzes verdes das 4 rodas, e o outro branco mais fácil acesso deve ser outro sinal do 4x2, mas não consigo retirar nenhum dos sensores com a caixa no lugar, ou seja, precisa baixar a caixa para poder entrar com chave e soltar o sensor e verificar a ponta, mas tudo indica ser com ponta tipo pino e cabos longos, um deles na Full é bem curto dai não vai ficar no suporte correto na Dakar

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. motor diesel pajero Dakar morre ao acelerar
      Por reynaldofb no fórum Mitsubishi
      Respostas: 43
      Última resposta: 14/10/2014, 10:16
    2. Compro engate para Pajero GLX-B 1995 diesel
      Por mar.celo no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 17/04/2012, 17:20
    3. Pajero Dakar ou Freelander 2 SE (ambas motor a diesel)
      Por danyalgil no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 16/01/2012, 12:06
    4. [PAJERO] Bloqueio de diferencial
      Por sayon no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 25/02/2008, 19:46

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade