x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 76
  • #1
    Usuário Avatar de valmirjunior
    Entrada
    07/10/2009
    Local
    Taubaté/SP
    Posts
    562
    Agradecimentos: 8

    Transformando o motor l200 quadrada (mesmo da galloper) em l200 HPE.




    Bom pessoal, a algum tempo fiz o motor da minha Galloper diesel, eu já tinha tentado discutir com o pessoal do fórum (clubegalloper.ning) sobre reforçar o motor para ele aguentar mais (já que todo dono de veiculo com este motor reclama da baixa durabilidade), como não consegui muita coisa fui procurar as informações necessárias.
    Neste ultimo ano fiquei pesquisando sobre este motor, diferente do que dizem ele é muito confiável e durável o problema é dono desleixado e mecânico burro (quase não existe no Brasil kkkk).
    Este é um motor cheio de "frescuras", se voce seguir o manual tem motor para mais de 500.000km (coisa normal na Europa)
    Só tem que lembra uma coisa, tem que esfriar este motor para ele durar, então as dicas discutidas no fórum sobre AQUECIMENTO valem (radiador melhor, ventoinha eletrica, etc).


    Mas vamos falar sobre a mudança do motor.


    Apesar de tudo ser l200, existem grandes diferenças entre alguns modelos, o maior problema é o virabrequim.
    O virabrequim da l200 muda de curso dependendo do modelo, nas "quadradas" e HPE são uma medida diferente das "outdoor", e você achando que era tudo igual né?
    O virabrequim das "quadradas" (e Galloper é o mesmo da HPE (ainda bem, facilita) com tombo de 111mm, nas "outdoor" o curso é menor, então ai esta o primeiro cuidado.


    O segundo ponto é as bielas, nas "quadradas" a biela tem a cabeça paralela e o pino do pistão com 29mm, nas HPE a cabeça da biela é cônica e o pino do pistão tem 32mm


    Terceiro ponto, pistões, eles tem o mesmo diâmetro masssssss alturas diferentes, o da HPE é mais curto e leve.


    O cabeçote é diferente, nas HPE tem alguns buracos a mais para os sensores, no meu caso utilizei o das quadradas, uma diferença que me falaram mas não consegui conferir é que os dutos por onde passa a aguá são de maior calibre.


    Polia, esta é a mesma, o que muda é o parafuso da polia (de 13mm para 18mm).


    Depois de escrever tudo isso acho melhor fazer o resumo com alguns "bizus", assim o pessoal não cansa kkkk.


    1.Virabrequim: procure o que tem tombo de 111mm, é o mesmo da HR, H1 e HPE.
    2.Biela: use a cônica com pino de 32mm.
    3.Pistão: use o da HR, ou HPE, a dica é comprar o que vem com canaleta de aço e jet cooler.
    4.Anel de pistão: compre de uma boa marca, usei metaleve, nada de importado de nome"estranho" ou "caixa branca".
    5.Cabeçote: pode utilizar o mesmo das "antigas".
    6.Polia: use a mesma, não precisa comprar da HPE, a unica coisa é que se voce trocar o virabrequim vai ter que diminuir o tamanho da chaveta no esmeril, coisa simples.
    7.Parafuso da Polia, se trocar o virabrequim pelo da HPE ou HR vai ter que trocar o parafuso, nas antigas ele é um M13, nas novas (para evitar quebra) é um M18 de fio 1,5mm, uma dica importante pois você não precisa pagar uma fortuna num parafuso "original", basta ir numa loja de parafusos, pedir nesta medida passada (verifique também a profundidade com fio e sem mais o tamanho total) usei um parafuso classe 8.8 (aguenta muito, cerca de 640 N/mm² ) e em vez de pagar R$55 mais frete e esperar 3 dias fui na loja paguei R$5 e peguei ele na hora.


    Se houverem mais duvidas é só perguntar.


    Aqui vou deixar a maior dica de todas, COMPREM PEÇAS DE BOA QUALIDADE.


    Um pequeno relato, usei peças de varias marcas e comprei com varios fornecedores, neste tempo tive junta queimada, quebra do comando de válvula (que troquei zero) e vazamento do retentor do volante.
    O que deu problema e vocês devem FUGIR DESTAS MARCAS, se ficar na duvida de comprar destas marcas de um tapa na cara para acordar antes de fazer esta besteira kkkk:
    Junta de cabeçote MERCOPARTS: (usei chapa de metal) antes dos 4000km ela "comeu" no 4º pistão, indo aguá para dentro dele (no meio de uma viagem).
    Retentor do volante MANDO: não rodei nem 1000km e já vazou.
    Comando de válvula KOPLA: ele descascou feito uma mexerica, ia acabar com o balancim da válvula.
    Peças chinesas e koreanas que vem em caixa brancas, sem marca alguma.


    Pode parecer mais caro no começo, mas peças tem que ser MOBIS (pelo menos as principais), não precisa comprar na concessionaria, existem fornecedores independentes de peças que tem MOBIS, por exemplo eu troquei meu virabrequim e coloquei um original estava o dobro do preços dos "duvidosos" e metade do preço da concessionária.


    Um adendo: a junta quando troquei peguei na Hyundai, a da HR (santa hyundai viu) a peça veio rápido a qualidade salta aos olhos (comparando com as paralelas) e não tive mais problema. Diferença de preço alta sim, a MERCOPARTS paguei 100 e na Hyundai 310.
    Agora coloca na conta o guincho, o óleo e o filtro, a mão de obra, gastei mais 500.
    Então para terminar falo para vocês USEM PEÇAS DE QUALIDADE, NÃO VAI SÓ NO PREÇO, BARATO SAI CARO COM O TEMPO, no final gastei mais, se tivesse colocado a junta original e de cara não tinha terminado minha viagem no guincho, pensem nisto.


    Abraço a todos.


  • #2
    Usuário Avatar de jvc
    Entrada
    27/05/2010
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    46
    Posts
    192
    Agradecimento: 1
    Prezado Valmir, parabéns por abrir esse tópico. Aposto que muitos donos de L200 quadradas já pensaram ao menos alguma vez em mudar o motor para HPE...

    Duas perguntas:
    (i) qual foi seu custo total, pro pessoal ter uma idéia?
    (ii) posso copiar seu post (com indicação da fonte) no meu blog sobre a L200?

    Abraço
    L200 GLS 2003 Marchador
    http://mitl200.blogspot.com.br/


  • #3
    Usuário Avatar de lucciano amaral
    Entrada
    10/01/2006
    Local
    Varginha MG/MG
    Idade
    45
    Posts
    3,321
    Agradecimentos: 2
    Amigos estou com uma l200 gl 2004, comprei ela num leilao, sem motor, o resto ta completinha, do motor so tem o bloco e a numeração.

    Qual motor os amigos aconselham a colocar para ficar bom?
    pensei no mwm sprint, mas nao sei se compensa o valor.
    grato desde ja pela ajuda
    lucciano
    Rural 1965 4x4 diesel maxion hsd f1000 1997 turbo intercoole
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=39444

  • #4
    Usuário Avatar de philippeL200
    Entrada
    12/08/2012
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Idade
    32
    Posts
    294
    Agradecimentos: 0
    jvc manda ai o teu blog ai!abraço
    L200 GLS 2001 prata
    Os diamantes são eternos!

  • #5
    Usuário Avatar de jvc
    Entrada
    27/05/2010
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    46
    Posts
    192
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por philippeL200 Ver Post
    jvc manda ai o teu blog ai!abraço
    Tenho dois sobre a L200, na verdade, um blog: L200 e um site: L200 Owners Club Brasil. Favor não levar muito a sério, pois são apenas passatempos meus!
    L200 GLS 2003 Marchador
    http://mitl200.blogspot.com.br/


  • #6
    Usuário Avatar de philippeL200
    Entrada
    12/08/2012
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Idade
    32
    Posts
    294
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jvc Ver Post
    Tenho dois sobre a L200, na verdade, um blog: L200 e um site: L200 Owners Club Brasil. Favor não levar muito a sério, pois são apenas passatempos meus!
    ii cara fica tranks!
    Mas é bom ler algo sobre as L né!hehe
    L200 GLS 2001 prata
    Os diamantes são eternos!

  • #7
    Usuário Avatar de valmirjunior
    Entrada
    07/10/2009
    Local
    Taubaté/SP
    Posts
    562
    Agradecimentos: 8
    Pessoal, desculpa ter "sumido" do topico

    O custo total do meu motor ficou em 9000 (a peça tava meia boca eu trocava, pois sou chato mesmo rsrsrs).

    De maneira geral, o meu ficou caro pois troquei o virabrequim por um novo, o meu estava .50, ta "veinho" mais aguentava dar mais uma kkkk, eu coloquei um novo pois o parafuso da polia é o m18, na antiga é o m13.

    Na transformação do motor o unico gasto necessario é a troca das bielas, pistão voce é obrigado a trocar, anel tambem, então compra a biela e coloca o pistão melhor e anel de qualidade.

    Quanto ao blog, manda ver, informação só é util quando difundida.

    E coloca o endereço para galera, vamos acompanhar, faz a divulgação.

    Detalhe, ja amaciei o motor, rodei uns 7000 até agora, ta otimo.

    Citação Postado originalmente por jvc Ver Post
    Prezado Valmir, parabéns por abrir esse tópico. Aposto que muitos donos de L200 quadradas já pensaram ao menos alguma vez em mudar o motor para HPE...

    Duas perguntas:
    (i) qual foi seu custo total, pro pessoal ter uma idéia?
    (ii) posso copiar seu post (com indicação da fonte) no meu blog sobre a L200?

    Abraço

  • #8
    Usuário Avatar de fguerreiro
    Entrada
    13/08/2010
    Local
    Marília/SP
    Posts
    395
    Agradecimentos: 0
    Valmir
    Tópico bem legal, parabéns!
    Como está o motor?
    Sempre achei a L200 quadrada muito legal, tenho vontade de ter uma, com um motor confiável a vontade aumenta ... rs

  • #9
    Usuário Avatar de valmirjunior
    Entrada
    07/10/2009
    Local
    Taubaté/SP
    Posts
    562
    Agradecimentos: 8
    Guerreiro.

    Eu vendi meu carro e peguei um Bandeirante.

    Conversei com o atual proprietario e ele me falou que esta otimo, a unica coisa que ele fez foi fechar um pouco o debito por causa da fumaça.

    Eu deixei o diesel um pouco aberto, para andar um pouco mais kkk

  • #10
    Usuário
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Cuiabá/Pontes e Lacerda/MT
    Idade
    37
    Posts
    1,598
    Agradecimento: 1
    Amigo, esse procedimento que vc fez é pra deixar o motor da L200 quadrada de 87 cv igual ao da Quadrada HPE ou igual ao da Sport/Outdoor HPE??
    No final das contas isso dá alguma diferença notória em desempenho?
    Pra completar o pacote faltou vc colocar um intercooler...coloquei na minha GLS quadrada e deu uma puta diferença!!
    O motor fica mais dócil e linear, mais silencioso e menos áspero...sem vibração!!
    O que mais me agradou nem foi o aumento de potência, mas sim o SILÊNCIO NA CABINE...vc quase não escuta o motor onde antes ele berrava alto, além é claro do ganho em potência que na minha apareceu em médias e altas rotações..só não abri o débito da bomba ainda por questão de falta de tempo mesmo e esqueci na hora, mas deve melhorar mais ainda a potência abrindo um pouco a bomba pois a minha está bem fechada, não fumaceia quase nada!!
    Na minha opinião vale cada centavo esse investimento antes de qlquer outra coisa!!
    Semana que vem to colocando uma hélice de 11 pás e trocando o fluido do radiador!! O motor já está trabalhando um pokinho mais frio pelo que percebi no ponteiro!!

    Abraço...
    EX - L200 Outdoor HPE 2010 M/T powered by UNICHIP
    EX(graças a Deus)- S10 Tornado 2010 2.8 4x4
    EX - L200´s GLS 2001 e 2003

  • #11
    Usuário Avatar de valmirjunior
    Entrada
    07/10/2009
    Local
    Taubaté/SP
    Posts
    562
    Agradecimentos: 8
    Junior, a ideia nem foi aumentar a potencia (a principio).

    Minha ideia primaria era aumentar a durabilidade do motor, e posteriormente, a potencia sem debilitar o motor a curto prazo.

    Depois da retifica e mudança de peças o motor se comportou como de qualquer l200 mais nova, com a vantagem de poder colocar o intercooler e pressionar um pouco mais a turbina, sabendo que o motor vai aguentar.

    A quadrada tem o motor de 87cv, com esta mudança voce pode elevar o motor até 120cv que ele vai aguentar tranquilo (ja que as HPE são de 140cv).

    Esta receita que passei é para quem for retificar o motor poder deixa-lo mais "parrudo", ou como falam nas oficinas "turbinar por dentro"

  • #12
    Usuário Avatar de jvc
    Entrada
    27/05/2010
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    46
    Posts
    192
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    Pra completar o pacote faltou vc colocar um intercooler...coloquei na minha GLS quadrada e deu uma puta diferença!!
    O motor fica mais dócil e linear, mais silencioso e menos áspero...sem vibração!!
    O que mais me agradou nem foi o aumento de potência, mas sim o SILÊNCIO NA CABINE...vc quase não escuta o motor onde antes ele berrava alto, além é claro do ganho em potência que na minha apareceu em médias e altas rotações..só não abri o débito da bomba ainda por questão de falta de tempo mesmo e esqueci na hora, mas deve melhorar mais ainda a potência abrindo um pouco a bomba pois a minha está bem fechada, não fumaceia quase nada!!
    Na minha opinião vale cada centavo esse investimento antes de qlquer outra coisa!!
    Junior,

    qual intercooler vc. colocou?! Maxcooler ou um original das L200 HPE?

    Abs.
    L200 GLS 2003 Marchador
    http://mitl200.blogspot.com.br/


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Transformando uma L200 Sport GLS em uma HPE
      Por Marcello Ladeira no fórum Mitsubishi
      Respostas: 43
      Última resposta: 19/01/2016, 01:00
    2. L200 Quadrada.
      Por Igor. Wildmann no fórum Mitsubishi
      Respostas: 6
      Última resposta: 16/10/2013, 08:40
    3. transformando uma L200
      Por jpereira no fórum Mitsubishi
      Respostas: 2
      Última resposta: 27/02/2012, 20:21
    4. Embreagem L200 GLS quadrada
      Por Alexmacedo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 15
      Última resposta: 01/05/2007, 09:08

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade