x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 25
  • #13
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168



    Citação Postado originalmente por Alladin Ver Post
    Na minha Pajero TR4 está acontecendo a mesma coisa.
    Ando um pouco e quando paro, ferve a água do radiador. Há um reservatório onde se completa a água e se vê o nível, a manqueira dentro desse reservatório que vem do radiador fica borbulhando. O motor não está quente, marca abaixo do meio o ponteiro no painel. A ventoinha funciona normalmente.
    No meu caso começou ocorrer quando troquei a correia dentada. O mecânico tirou o radiador, que creio não precisava, e drenou o sistema de água. Antes creio que estava com o Aditivo original Collant C470. Não tinha problema nem precisava colocar uma gota de água.
    Comprei 1l de um aditivo cocentrado Radnaq Diamante e 5 de água deionizada também Radnaq e o mecânico colocou no sistema. Comprei esse aditivo da Radnaq só porque era da mesma cor do original, verde, e indicava na embalagem que tratava até 6 litros, que era o que necessitava a TR4.
    A partir daí começou o problema. A água ferve e fica borbulhando pelo reservatório onde se abastece a água. Como ele tem uma mangueira de respiro, sai um pouco de água por alí, e em pouco tempo tenho que completar com água deionizada. O sistema parece não estar com vazamento.
    Creio que esse aditivo da Radnaq é uma porcaria! Ou não é o adequado a TR4. Mandei um email a Radnaq mas não me responderam.
    Tentei até completar com mais aditivo pensando que a concentração poderia estar fraca e por isso fervia, mas não resolveu nada!
    Creio que terei de drenar o sistema novamente e trocar o Aditivo, mas a dúvida é qual aditivo usar? O original da Mitsubishi é bem caro, mas se não tiver jeito vou ter que pagar por ele.
    Alguém já usou algum outro aditivo que está funcionando bem?

    Obrigado!
    Abraço
    Você não falou quantos anos tem a sua viatura, mas eu verificaria a válvula termostática, que pode não estar abrindo completamente.
    Faria ainda uma limpeza do radiador.
    As TR4 não tem histórico de fervura.
    E boa sorte.

  • #14
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Alladin Ver Post
    Na minha Pajero TR4 está acontecendo a mesma coisa.
    Ando um pouco e quando paro, ferve a água do radiador. Há um reservatório onde se completa a água e se vê o nível, a manqueira dentro desse reservatório que vem do radiador fica borbulhando. O motor não está quente, marca abaixo do meio o ponteiro no painel. A ventoinha funciona normalmente.
    No meu caso começou ocorrer quando troquei a correia dentada. O mecânico tirou o radiador, que creio não precisava, e drenou o sistema de água. Antes creio que estava com o Aditivo original Collant C470. Não tinha problema nem precisava colocar uma gota de água.
    Comprei 1l de um aditivo cocentrado Radnaq Diamante e 5 de água deionizada também Radnaq e o mecânico colocou no sistema. Comprei esse aditivo da Radnaq só porque era da mesma cor do original, verde, e indicava na embalagem que tratava até 6 litros, que era o que necessitava a TR4.
    A partir daí começou o problema. A água ferve e fica borbulhando pelo reservatório onde se abastece a água. Como ele tem uma mangueira de respiro, sai um pouco de água por alí, e em pouco tempo tenho que completar com água deionizada. O sistema parece não estar com vazamento.
    Creio que esse aditivo da Radnaq é uma porcaria! Ou não é o adequado a TR4. Mandei um email a Radnaq mas não me responderam.
    Tentei até completar com mais aditivo pensando que a concentração poderia estar fraca e por isso fervia, mas não resolveu nada!
    Creio que terei de drenar o sistema novamente e trocar o Aditivo, mas a dúvida é qual aditivo usar? O original da Mitsubishi é bem caro, mas se não tiver jeito vou ter que pagar por ele.
    Alguém já usou algum outro aditivo que está funcionando bem?

    Obrigado!
    Abraço
    Muito estranho essa situação, contudo, a cor do aditivo não tem muita relação entre fabricantes, por exemplo não quer dizer que todo aditivo verde é orgânico, ou possui etilenoglicol, cada fabricante tem sua cor preferida, o que vale mesmo é a composição deste. Verifique com é o recomendado para a Tr4 e procure um de qualidade com as mesmas especificações, não adianta querer pagar barato, está ai o teste do Inmetro que diz que o Radiex (marca muito barata) não passou nas especificações e não atende ao seu proposito.

    Quanto a água ferver dentro do reservatório isto aconteceu comigo e não era o aditivo e sim a junta do cabeçote que tinha ido para o espaço, ai amigo se você pensa que o aditivo está caro a sua conta pode ficar um pouco mais elevada.

    Se estava normal antes da substituição da correia volta no meca, ele tem que checar o sincronismo desta, pode ser que ficou mal posicionada e que por isto esteja afetando a circulação da água no sistema e outros problemas.

    Cuidado para não andar com a viatura nesta situação se expulsar toda a água do sistema pelo vaso de expansão vc pode fritar o cabeçote por falta de arrefecimento.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #15
    Usuário
    Entrada
    13/11/2016
    Local
    Barretos/SP
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Pessoal tenho lido bastante sobre o assunto, acontece que comprei uma pajero 2008 2.5 diesel com 150.000 Km e meus problemas começaram.
    Mas o que esta me deixando muito preocupado é justamente o caso dela esquentar na rodovia.
    Havia um pequeno vazamento na junta do cabeçote e levei a um mecânico que sugeriu a troca da junta, como precisava trocar as correias achei que seria melhor trocar tudo.
    Pois bem foi ai que começou os problemas, após a troca da junta do cabeçote e a junta do carter tambem quando ando em rodovias a caminhoneta esquenta a ponto de ter que parar.
    Levei a um proficional referencia em turbinas o qual me disse que o sistema de pressurização esta ok, levei a um proficional de radiadores e ele me sugeriu a troca da tampa de cima do radiador que estava trincada, troquei e nada de parar de esquentar.
    Verifico na minha garagem todos os dias algumas gotas de óleo mesmo após estas mexidas...
    Estou trocando nesta semana a bomba de agua e a tampa do radiador, espero que isso resolva o problema.
    Verifiquei que não esta baixando agua e nem misturando com óleo.
    Tambem vou levar para ver se os bicos injetores estão bons pois ela esta perdendo potencia depois de algum tempo andando e o consumo ficou muito alto, esta fazendo 6 km por litro na cidade e 7 na rodovia, antes de mexer fazia 8 na cidade e 10 na rodovia.
    Tambem fiz o teste de pressão do motor e folgas dos anéis e estão tudo OK !
    O mecânico disse que tambem pode ser algum problema no módulo pois a turbina esta ligada direta sem passar pela valvula solenoide, inclusive até troquei esta valvula e tentamos ligar porem não funcionou, falta aterramento no plugue, só esta chegando o sinal em um polo.
    Alguem passou por algo assim que poderia me ajudar, pois estou percebendo que o mecânico esta atirando para todo lado para tentar resolver sem saber ao certo a causa do problema e assim estou gastando em coisas que não são necessarias.

  • #16
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Amigo, bom dia

    Como esta sua ventoinha e sua válvula termostática? Da uma olhada com carinho nesta dupla.

    Outra questão, fazer esses serviços e continuar vazando não eh normal, volte a estes profissionais e faça-os terminar o serviço da forma correta.

    Esta usando aditivo e água desmineralizada na proporção correta?
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #17
    Usuário
    Entrada
    06/01/2011
    Idade
    37
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Amigo, bom dia

    Como esta sua ventoinha e sua válvula termostática? Da uma olhada com carinho nesta dupla.

    Outra questão, fazer esses serviços e continuar vazando não eh normal, volte a estes profissionais e faça-os terminar o serviço da forma correta.

    Esta usando aditivo e água desmineralizada na proporção correta?

    Bom dia pessoal, depois de muitos anos só observando e namorando as viaturas e lendo os tópicos, chegou meu dia, consegui comprar uma pajero sport 2.8 ano 2000 manual diesel

    Não sei o quanto os tópicos continuam frequentados com o declínio dos fóruns ante o avanço de outras mídias sociais, mas vamos lá.

    Vou ter a oportunidade de refazer a mecânica quase do zero, aí tenho algumas dúvidas simples, como por exemplo:

    Vou colocar um radiador novo, o dela ainda é original, qual líquido de arrefecimento vocês recomendam, estava pensando em por o fluído de radiador verde da Wurth que é para motores diesel, que acham ?

    Que outros cuidados devo ter ?

    Estou fazendo o motor do zero

  • #18
    Usuário Avatar de diogofalcomer
    Entrada
    15/09/2017
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    34
    Posts
    292
    Agradecimentos: 24
    Citação Postado originalmente por João de Barro Ver Post
    Vou colocar um radiador novo, o dela ainda é original, qual líquido de arrefecimento vocês recomendam, estava pensando em por o fluído de radiador verde da Wurth que é para motores diesel, que acham ?
    Veja na CC Mitsubishi o valor do liquido original. As vezes vale a pena e ele é muito bom.
    --------------------------------
    Mitsubishi Pajero TR4 06. (Calango)
    Instagram: @diogo_falcomer e @vamosnatrilha

  • #19
    Usuário Avatar de Rafapaj
    Entrada
    03/05/2019
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Idade
    43
    Posts
    107
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por João de Barro Ver Post
    Bom dia pessoal, depois de muitos anos só observando e namorando as viaturas e lendo os tópicos, chegou meu dia, consegui comprar uma pajero sport 2.8 ano 2000 manual diesel

    Não sei o quanto os tópicos continuam frequentados com o declínio dos fóruns ante o avanço de outras mídias sociais, mas vamos lá.

    Vou ter a oportunidade de refazer a mecânica quase do zero, aí tenho algumas dúvidas simples, como por exemplo:

    Vou colocar um radiador novo, o dela ainda é original, qual líquido de arrefecimento vocês recomendam, estava pensando em por o fluído de radiador verde da Wurth que é para motores diesel, que acham ?

    Que outros cuidados devo ter ?

    Estou fazendo o motor do zero

    Boa tarde João, então carinha, sua viatura usa o motor 4m40, esse motor não sofre dos mesmos problemas de aquecimento que o 4d56 das L200 sofre, porém, ele, o 4m40, têm algumas peculiaridades. Esse problema de ela ferver sem motivo aparente, normalmente é por conta da polia viscosa do ventoinha que já deve ter perdido a ação. Na minha Pajero eu travei pois achei mais conveniente, porém, só deves fazer isso se tiveres trocado a válvula termostática e revisado todo o sistema de arrefecimento. Limpando o radiador e trocando o fluido não vai resolver o problema.

    Outra coisa que todo mundo deveria fazer, tanto nos 4d56 quanto nos 4m40 é a desativação dos eixos balanceiros. Nos motores 4d56, é bem mais fácil, somente retirar a correia menos abaixo da correia de comando. Nos 4m40 que é o seu e o meu caso, deve-se abrir a tampa dianteira, onde está a corrente de comando e retirar as engrenagens que movem os balanceiros, ainda mais se o motor da sua Pajero tem quilometragem alta e/ou foi retificado.

    Digo isso, pois o motor da minha viatura foi retificado no início de 2020 e a mecânica achou que refazendo as buchas traseiras dos dois balanceiros iria funcionar direito, mas é quase impossível deixar os eixos do balanceiro 100% alinhados e balanceados o que acabou por folgar a bucha traseira, dando "fuga" na linha de lubrificação, o que por consequência levou a aumentar a temperatura do óleo e em seguida aumentar a temperatura da água.

    Se o seu sistema de arrefecimento está em dia com o fluido e não tem vazamentos na termostática e nem pra dentro do cabeçote e a polia viscosa da ventoinha está 100%, muito provavelmente já esteja acontecendo isso com os balanceiros.

    O motor da minha viatura fundiu por esse motivo aí com os balanceiros. Um dos eixos do balanceiro fundiu e abriu muita folga na bucha traseira, que também serve de passagem na linha de óleo. Como abriu folga, o óleo vaza por ali pro cárter novamente ao invés de pressurizar o sistema e percorrer o resto do bloco, aí já viu né!!!

    Estou agora na lida de achar um virabrequim original pra poder montar o motor.

    Cara, boa sorte aí na sua empreitada e desculpe o textão!! Talvez tenha te atrapalhado mais do que ajudado.

    Falou meu caro!!!!!!!
    4X4 Brasil
    PAJERO GLS-B (Grande Lenta Suja - Barulhenta) 10L 2.8TD 99/00

  • #20
    Usuário
    Entrada
    06/01/2011
    Idade
    37
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rafapaj Ver Post
    Boa tarde João, então carinha, sua viatura usa o motor 4m40, esse motor não sofre dos mesmos problemas de aquecimento que o 4d56 das L200 sofre, porém, ele, o 4m40, têm algumas peculiaridades. Esse problema de ela ferver sem motivo aparente, normalmente é por conta da polia viscosa do ventoinha que já deve ter perdido a ação. Na minha Pajero eu travei pois achei mais conveniente, porém, só deves fazer isso se tiveres trocado a válvula termostática e revisado todo o sistema de arrefecimento. Limpando o radiador e trocando o fluido não vai resolver o problema.

    Outra coisa que todo mundo deveria fazer, tanto nos 4d56 quanto nos 4m40 é a desativação dos eixos balanceiros. Nos motores 4d56, é bem mais fácil, somente retirar a correia menos abaixo da correia de comando. Nos 4m40 que é o seu e o meu caso, deve-se abrir a tampa dianteira, onde está a corrente de comando e retirar as engrenagens que movem os balanceiros, ainda mais se o motor da sua Pajero tem quilometragem alta e/ou foi retificado.

    Digo isso, pois o motor da minha viatura foi retificado no início de 2020 e a mecânica achou que refazendo as buchas traseiras dos dois balanceiros iria funcionar direito, mas é quase impossível deixar os eixos do balanceiro 100% alinhados e balanceados o que acabou por folgar a bucha traseira, dando "fuga" na linha de lubrificação, o que por consequência levou a aumentar a temperatura do óleo e em seguida aumentar a temperatura da água.

    Se o seu sistema de arrefecimento está em dia com o fluido e não tem vazamentos na termostática e nem pra dentro do cabeçote e a polia viscosa da ventoinha está 100%, muito provavelmente já esteja acontecendo isso com os balanceiros.

    O motor da minha viatura fundiu por esse motivo aí com os balanceiros. Um dos eixos do balanceiro fundiu e abriu muita folga na bucha traseira, que também serve de passagem na linha de óleo. Como abriu folga, o óleo vaza por ali pro cárter novamente ao invés de pressurizar o sistema e percorrer o resto do bloco, aí já viu né!!!

    Estou agora na lida de achar um virabrequim original pra poder montar o motor.

    Cara, boa sorte aí na sua empreitada e desculpe o textão!! Talvez tenha te atrapalhado mais do que ajudado.

    Falou meu caro!!!!!!!
    Obrigado pelas dicas Rafa, vou conversar com o mecânico. Estou tentando fazer tudo o mais certo possível para diminuir os riscos.

    Vocês recomendam algum tópico aqui do fórum sobre essa pajero sport 2000 diesel ? Que eu possa acompanhar e me informar sobre o carro e suas manhas ?

  • #21
    Usuário
    Entrada
    06/01/2011
    Idade
    37
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Outra dúvida, tem como testar a polia viscosa ou o negócio é trocar por uma nova como medida preventiva ?

  • #22
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Eu fiz uma renovação na ventoinha viscosa de uma SW4 e um Vitara. E tem algumas maneiras para testar. Normalmente é uma peça negligenciada.
    Veja: Modificacoes e reparos - IvandeAraujo
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #23
    Usuário Avatar de Rafapaj
    Entrada
    03/05/2019
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Idade
    43
    Posts
    107
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por João de Barro Ver Post
    Outra dúvida, tem como testar a polia viscosa ou o negócio é trocar por uma nova como medida preventiva ?
    João, o gel da polia viscosa endurece bem com o calor do motor, então em tese, após rodar com o carro por uns 30 minutos, você desliga o motor e imediatamente tentar rodar a ventoinha com a mão ela deve girar com muita dificuldade, com bastante resistência ao seu empurrão. É difícil medir isso quando você não tem um padrão de teste de uma boa para uma ruim, mas o que posso te dizer é o que eu obtive por aqui. Antes da troca do gel da viscosa era muito fácil girar com a mão, tinha uma resistência ao toque muito baixa. Depois da troca do gel ficou pelo menos umas 4 vezes mais pesado.

    É bem fácil dar manutenção na viscosa. Antes de travar a minha eu comprei o gel pra fazer a troca, abri a viscosa, limpei a meleca toda que tava lá dentro com gasolina e substituí o gel. fechei tudo e funcionou bem por uma semana. Minha polia já estava com folga no eixo e por esse motivo o gel vazou e parou de funcionar, por isso travei ela.

    Mas você encontra fácil o gel no Mercado Livre e vídeos explicando como fazer a substituição. Esse gel tem um gradiente a ser observado. Se não me engano o ideal para o Pajero é o de graduação 15.000.

    O procedimento que segui no meu Pajero (GLS-B) é semelhante ao que o Ivan postou no link do post anterior para o Hilux, a diferença é que no meu GLS-B não é necessário retirar a mangueira superior do radiador, somente desatarrachar os dois parafusos de cima do defletor do radiador, assim você afasta o defletor e a ventoinha sai por alí!!!

    Falou meu caro, boa sorte por aí!!
    4X4 Brasil
    PAJERO GLS-B (Grande Lenta Suja - Barulhenta) 10L 2.8TD 99/00

  • #24
    Usuário
    Entrada
    09/11/2022
    Local
    Jaguariúna/SP
    Idade
    35
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Cabecote ferveu: duvidas sobre as pecas

    Boa tarde amigos da Mit.
    Comprei minha primeira TR4 Mecanica 2010 ha 5 meses com 163mil Km e para mim estava impecavel , fiz aquela revisao geral e com pouco tempo de uso percebi um pequeno problema nos sensores da bomba de combustível. Nao marcavam direito o nivel do tamque no painel, cheguei a ficar na estrada 2 vezes sem combustivel ,entao tive quer trocar as duas pela marca DS, melhorou bastante, mas ainda nao estao com aquela precisao 100%. Continuo abastecendo logo quando chega no 1/4, antes mesmo de acionar a reserva por precaucao. Enfim quanto a isso acho que consigo sobreviver…kkk. A complicacao maior veio neste final de semana, eu nao esperava! No meio da rodovia andando tranquilo comecou uma fumaca estranha vinda do capo, antes mesmo de olhar o painel, o motor ja cortou e a fumaca nao parava. Encostei ali mesmo e abri o capo. A cabeca do radiador estava trincada na parte superior e saindo muita agua fervendo com vapor. Fui resgatado de guincho e ja levado para mecanica mais proxima de confianca. Eis que sai o disgnostico: queima da junta do cabecote do motor. O mecanico me passou uma lista de pecas para comprar e ai comecaram a surgir as duvidas:
    - Junta Cabecote (pode ser qualquer marca? Amianto ou aco) Takao e ruim?
    - retífica do cabecote (completa ou somente na junta?)
    - Conjunto cabo de vela 16v (precisa ser Bosh ou alguma boa mais barata?)
    - Radiador novo ou troca somente o coletor superior dele?
    - Qual marca de kit de Correia dentada com tensor e boa e barata?
    - Valvula Termostatica (qualquer marca?)
    - Sensor de rotacao (qualquer marca?)
    - Bomba Dagua (qual marca recomenda?)
    - Kit Correia dentada e tensor Takao ou Gates e muito Ruim?
    - jogo parafuso do cabecote tem marca?
    - Correia de servico nao da pra usar a mesma que estava?

    Preciso encomendar essas pecas aqui no interior e nao encontro outras marcas. Alguma sugestao de loja, distribuidora e tambemm se ha preocupacao ao adquirir essas marcas?

    Obrigado desde já agradeco a atencao.
    Abraco
    4X4 Brasil Razão: Letras desconfiguradas

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Meu Engesa Ferve Muito !
      Por Samir Abib no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 16
      Última resposta: 04/12/2016, 14:19
    2. Esquenta mais nao ferve
      Por pedrogsncombr no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 14
      Última resposta: 07/04/2011, 17:03
    3. SW4 2.6 ferve só o liquido do recepiente externo. SOCORRO
      Por José Carlos F.da Silveira no fórum Toyota
      Respostas: 12
      Última resposta: 27/09/2010, 16:58
    4. Reduzida ferve
      Por Eduardojeep no fórum Jeep Willys
      Respostas: 21
      Última resposta: 26/02/2007, 17:10
    5. Motivos de motor esquentar
      Por ojaneri no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 30
      Última resposta: 11/03/2005, 14:39

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade