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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de Paulo Rover
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    Gustavo, pelas fotos parece realmente muito forte essa barra maciça!
    quanto ao meu problema , conseguí resolver! fiz um embuchamento de uma barra maciça por toda extensão interna da barra original, fixando-a com pontos de solda mig.. o resultado final ficou muito bom pois depois que a instalei eu já peguei terra e asfalto, e ontem voltei para conferir a geometria e não saiu nada de medidas.

    pessoal, obrigado novamente pelas dicas
    abraço

  • #14
    Usuário Avatar de Nicoletti
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    Clemente

    Valeu a dica !!!

    Coloquei as barras em minha 90tinha de trilha,, testei elas no Ariri no final de semana passado,,, ficou ótimo.. agora barras reforçadas + 2 amortecedores de direção e pneus 35"..

    Abraços

    Abracos

    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Gustavo,

    quando for instalar a barra dianteira (entre o pitman e a roda do passageiro), talvez voce terá que cortar um "cotoco" que se estende além da rosca do lado do motorista (pitman), do contrário você pode vir a não conseguir deixar o volante na reta.

    É o terceiro conjunto que instalo nos LRs de casa. Fica 10!

    Abraços e boa sorte.

    Clemente

  • #15
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Nicoletti;

    uma palavra: INVEJA!

    Abração e legal que curtiu as barras! São boas MESMO!

    Clemente

    Citação Postado originalmente por Nicoletti Ver Post
    minha 90tinha de trilha
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #16
    Prezados,

    Hoje iniciei o processo de troca das barras e a peleia foi feia!

    Uns 30min para soltar o terminal da barra menor e mais 45min para desrosquear a mesma do suporte do amortecedor de direção.

    Verifiquei que eu vou precisar cortar 2-3cm da ponta do suporte a fim de aumentar o curso da barra. Também vou ter que dar uma jeito de limpar/eliminar a oxidação na rosca do suporte, pois a porca de fixação não foi até o final da rosca. Acho que o lance vai ser usar um pedaço de serra de aço para limpar a rosca... Também já retirei o protetor da barra maior, mas esse saiu facinho.

    Amanhã vou retirar a barra maior, serrar o suporte e instalar tudo!

    Seguem algumas fotos

    -24082011030.jpg-24082011032.jpg-24082011033.jpg-24082011034.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -24082011037.jpg  

  • #17
    Gustavo,

    Uma dica boa é sempre lubrificar abundantemente todas as porcas e parafusos uns 3 dias antes de mexer na direção / suspensão.

    Eu costumo aplicar WD40. Facilita muito.

    O extrator "genérico" para terminal ajuda para soltá-los do munhão / pitman.

    A melhor forma de limpar a rosca é encontrar o macho / fêmea correto e "repassar".

    Usei essas barras na 110 que tive. Só faltou um trecho hexagonal para essa barra ser perfeita. Ajudaria muito na hora do alinhamento, pois facilitaria o encaixe de uma chave sextavada mesmo.

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #18
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Gustavo,

    Uma dica boa é sempre lubrificar abundantemente todas as porcas e parafusos uns 3 dias antes de mexer na direção / suspensão.

    Eu costumo aplicar WD40. Facilita muito.

    O extrator "genérico" para terminal ajuda para soltá-los do munhão / pitman.

    A melhor forma de limpar a rosca é encontrar o macho / fêmea correto e "repassar".

    Usei essas barras na 110 que tive. Só faltou um trecho hexagonal para essa barra ser perfeita. Ajudaria muito na hora do alinhamento, pois facilitaria o encaixe de uma chave sextavada mesmo.

    Abraço,
    Loras,

    Realmente, eu pensei que teria sido mais fácil ter lubrificado os terminais com antecedência, mas depois que a gente começa o serviço não tem mais como parar... hehehe.

    O extrator genérico que eu usei se chama marreta! Com pouca força, muito WD, SolvoRuste e um pouco de jeito tudo sai numa boa! No meu caso o terminal da barra dianteira foi o pior de tirar. Os da barra traseira não resistiram muito...

    Quanto a ferrugem na rosca do suporte do amortecedor de direção, usei uma daquelas escovas de aço rotatórias na furadeira. Deu conta numa boa! Novamente usei bastante WD e consegui colocar a porca trava até o final da rosca. Conforme previsto pelo Clemente, também tive que cortar um pedacinho do suporte para poder rosquear a barra até o final...

    Quanto ao trecho exagonal na barra, pensei exatamente a mesma coisa quanto estava retirando a barra velha, pois deu um trabalhão medonho desrosquear aquela merda, digo, barra!

    Bom, consegui retirar todos os terminais, as duas barras e já fiz a instalação do conjunto novo! Apertei as porcas dos terminais com 40Nm, conforme manual. Ficou jóia! Amanhã vou comprar uma chave de boca 24 para apertar as porcas travas das barras e sábado quero levar o jipe para a geometria.

    Pergunto:

    1- Preciso fazer balanceamento e geometria juntos ou posso fazer só a geometria?
    2- Dentro de pouco tempo vou ter que trocar as buchas do radius arm. Essa troca exigiria uma nova geometria ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?
    3- Posso passar graxa de cobre nas roscas da barra e dos terminais ou isso facilitaria a perda de alinhamento do conjunto?

    Seguem mais fotos:

    -25082011040.jpg-25082011041.jpg-25082011042.jpg-25082011043.jpg

    Obrigado a todos pela ajuda!

    Gustavo.

  • #19
    Buenas!

    Sexta-feira desmontei tudo e remontei usando graxa de cobre. Só não passei nas porcas trava das barras e dos terminais.

    Sábado levei para geometria, em alguns minutos estava pronto o serviço: R$ 45,00.

    Hoje, domingo, peguei a estrada e pude sentir a diferença no comportamento do jipe: direção firme, precisa, sem nenhum tipo de vibração mesmo quando eu passava a 100km/h sobre trechos de asfalto remendados. Senti o jipe completamente "na mão" todo o tempo, sem nenhuma impressão de "flutuação" nas rodas dianteiras. Levei o jipe até 115km/h com total segurança... (isso em uma ultrapassagem, pois minha velocidade de cruzeiro é sempre de 90-100km/h).

    Fica meu relato e agradecimento à todos pelas dicas e ajuda!

    Gustavo.

  • #20
    Bacana!

    Mais um adepto do DIY. Clê, convide-o para o PapoLR!

    Quando trocar as buchas... o ideal seria alinhar novamente.

    Marreta e WD é uma boa para sacar terminais! Mas quando precisas tirar o Pitman... não rola!

    Por isso comprar um sacador genérico em garra é uma boa opção.

    Boa idéia o lance da escova de aço pequena! Vou adotar.

    Abraço,

    PS: para sacar / colocar a bucha o trabalho é muito simples, se tiver prensa + calços adequados. É possível improvisar em morsas no caso de buchas PU. As originais de borracha exigem muita pressão. Não funciona dessa forma (pelo menos não consegui).
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #21
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Bacana!

    Mais um adepto do DIY. Clê, convide-o para o PapoLR!

    Quando trocar as buchas... o ideal seria alinhar novamente.

    Marreta e WD é uma boa para sacar terminais! Mas quando precisas tirar o Pitman... não rola!

    Por isso comprar um sacador genérico em garra é uma boa opção.

    Boa idéia o lance da escova de aço pequena! Vou adotar.

    Abraço,

    PS: para sacar / colocar a bucha o trabalho é muito simples, se tiver prensa + calços adequados. É possível improvisar em morsas no caso de buchas PU. As originais de borracha exigem muita pressão. Não funciona dessa forma (pelo menos não consegui).
    Beleza!!!

    Quando for trocar as buchas faço o alinhamento novamente!

    No entanto isso ainda vai demorar um pouco, pois embora uma das buchas do radius arm esteja "meio" estourada (lado esquerdo, junto ao eixo) eu não tenho problemas com shimmy. Então resolvi que, quando for trocar, vou trocar todas as buchas de uma só vez:

    > PU (polybush ou bearmach, não sei se tem diferença na qualidade/desempenho/preço) na panhard e originais em borracha no radius arm.

    Eu cheguei a cotar um saca terminais da Raven (cod 133197), mas por R$ 270,00 preferi deixar para a próxima...

    Para limpar a rosca do suporte do amortecedor, além da escova eu usei um pedaço de lâmina de serra manual, para sulcar (com muita calma e jeito) a rosca nos lugares mais complicados (enferrujados...)

    Ah, só para constar: a chave correta para dar o aperto nas porcas trava das barras é 28 e não 24 como dito acima (a gedore agradece a minha confusão, pois tive que comprar a 28 depois de ter comprado a 24).

    Uma coisa que eu não gostei nos terminais é que eles não possuem o furo passante para colocar o split pin como nos originais! O sistema é mantido apenas por uma arruela e uma porca nylon-lock... Tô pensando em colocar uma segunda porca por baixo da original com um pouquinho de loctite pra garantir ainda mais... hehehe

    Obrigado pelas respostas!

    Grande abraço!

  • #22
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Gustavo,

    vou discordar do Loras, rsrsrsrs. Não precisa ajustar nada depois de trocar as buchas. O único ajuste que existe na geometria do LR é a convergência do eixo dianteiro, e este não é afetado pela troca das buchas, nem mesmo ao se desconectar os terminais da barra de direção traseira.

    Eu nunca usei as buchas de PU em razão de sua relativa má reputação. Alguns acham muito duras, deixando o carro ruidoso. As moles parecem não durar. As intermediárias parecem dar folga. Sei lá, as de borracha são tão boas....

    Em resumo, compre os kits OEM de borracha via Paddock e pronto. Custam pouco, e duram MUITO tempo, mas para trocar é realmente uma chatice! Faça uma peça por vez, do contrário caem os cardans e gasta-se uma terrível força para colocar tudo no seu lugar.

    Sim, graxa de cobre é recomendável em TUDO. Rosca de velas, freios, e qualquer outro tipo de parafusos e cia. É a marca de um bom mecânico! Claro, não colocaria em roscar que não devem soltar, como câmbio e transferência.

    Soltando terminais... Bom, basta dar uma batidinha de leve na LATERAL do suporte do terminal. Num passe de mágica tudo solto. Aprendi com o Ronald e depois ví que no Youtube fazem o mesmo! Não é bater no próprio, mas sim do lado. No vídeo dão uma bela porrada, mas na prática de leve ele já "salta". Veja:



    Abraços

    Clemente


    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Beleza!!!

    Quando for trocar as buchas faço o alinhamento novamente!

    No entanto isso ainda vai demorar um pouco, pois embora uma das buchas do radius arm esteja "meio" estourada (lado esquerdo, junto ao eixo) eu não tenho problemas com shimmy. Então resolvi que, quando for trocar, vou trocar todas as buchas de uma só vez:

    > PU (polybush ou bearmach, não sei se tem diferença na qualidade/desempenho/preço) na panhard e originais em borracha no radius arm.

    Eu cheguei a cotar um saca terminais da Raven (cod 133197), mas por R$ 270,00 preferi deixar para a próxima...

    Para limpar a rosca do suporte do amortecedor, além da escova eu usei um pedaço de lâmina de serra manual, para sulcar (com muita calma e jeito) a rosca nos lugares mais complicados (enferrujados...)

    Ah, só para constar: a chave correta para dar o aperto nas porcas trava das barras é 28 e não 24 como dito acima (a gedore agradece a minha confusão, pois tive que comprar a 28 depois de ter comprado a 24).

    Uma coisa que eu não gostei nos terminais é que eles não possuem o furo passante para colocar o split pin como nos originais! O sistema é mantido apenas por uma arruela e uma porca nylon-lock... Tô pensando em colocar uma segunda porca por baixo da original com um pouquinho de loctite pra garantir ainda mais... hehehe

    Obrigado pelas respostas!

    Grande abraço!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #23
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Gustavo,

    vou discordar do Loras, rsrsrsrs. Não precisa ajustar nada depois de trocar as buchas. O único ajuste que existe na geometria do LR é a convergência do eixo dianteiro, e este não é afetado pela troca das buchas, nem mesmo ao se desconectar os terminais da barra de direção traseira.

    Eu nunca usei as buchas de PU em razão de sua relativa má reputação. Alguns acham muito duras, deixando o carro ruidoso. As moles parecem não durar. As intermediárias parecem dar folga. Sei lá, as de borracha são tão boas....

    Em resumo, compre os kits OEM de borracha via Paddock e pronto. Custam pouco, e duram MUITO tempo, mas para trocar é realmente uma chatice! Faça uma peça por vez, do contrário caem os cardans e gasta-se uma terrível força para colocar tudo no seu lugar.

    Sim, graxa de cobre é recomendável em TUDO. Rosca de velas, freios, e qualquer outro tipo de parafusos e cia. É a marca de um bom mecânico! Claro, não colocaria em roscar que não devem soltar, como câmbio e transferência.

    Soltando terminais... Bom, basta dar uma batidinha de leve na LATERAL do suporte do terminal. Num passe de mágica tudo solto. Aprendi com o Ronald e depois ví que no Youtube fazem o mesmo! Não é bater no próprio, mas sim do lado. No vídeo dão uma bela porrada, mas na prática de leve ele já "salta". Veja:

    Abraços

    Clemente
    Clemente,

    Quanto ao alinhamento e buchas, mais uma vez obrigado pelas dicas! Ainda vou ter tempo de pesquisar mais sobre as mesmas, pois como já disse ainda vou demorar um tempo até trocá-las.

    A graxa de cobre está se mostrando um belíssimo investimento, pois tenho passado em tudo que é parafuso que eu solto. Até as lâmpadas do jipe que eu troquei andaram ganhando uma lambuzadinha com essa graxa... hehehe

    Já tinha visto esse vídeo no canal do Trailfitters no youtube, muito bom!!! Aliás tá cheio de vídeo bom por lá...

    Pra quem ainda não conhece: Canal de trailerfitter2 - YouTube

    Cheguei a comprar um martelo como o do vídeo, entretanto eu resolvi (não sei por que) fazer o serviço de troca das barras sem retirar as rodas ou sequer erguer o jipe. Logo o espaço pra descer o braço era meio limitado! O que eu fiz foi soltar a porca do terminal até o ponto que esta ficou alinhada com o final da rosca do mesmo. Então batia um pouco na rosca/porca, um pouco do lado do suporte e botava mais WD... Fiz assim até soltar. Nada que com calma e tempo não se resolva...

    Grande abraço!

    Gustavo.

  • #24
    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Clemente,

    Quanto ao alinhamento e buchas, mais uma vez obrigado pelas dicas! Ainda vou ter tempo de pesquisar mais sobre as mesmas, pois como já disse ainda vou demorar um tempo até trocá-las.

    A graxa de cobre está se mostrando um belíssimo investimento, pois tenho passado em tudo que é parafuso que eu solto. Até as lâmpadas do jipe que eu troquei andaram ganhando uma lambuzadinha com essa graxa... hehehe

    Já tinha visto esse vídeo no canal do Trailfitters no youtube, muito bom!!! Aliás tá cheio de vídeo bom por lá...

    Pra quem ainda não conhece: Canal de trailerfitter2 - YouTube

    Cheguei a comprar um martelo como o do vídeo, entretanto eu resolvi (não sei por que) fazer o serviço de troca das barras sem retirar as rodas ou sequer erguer o jipe. Logo o espaço pra descer o braço era meio limitado! O que eu fiz foi soltar a porca do terminal até o ponto que esta ficou alinhada com o final da rosca do mesmo. Então batia um pouco na rosca/porca, um pouco do lado do suporte e botava mais WD... Fiz assim até soltar. Nada que com calma e tempo não se resolva...

    Grande abraço!

    Gustavo.
    Saudações colega Gustano.
    Também adquiri as barras reforçadas como vc com o Bruno da Bearmach.
    Li seu tópico inteiro muito bom.
    Não sei mexer quase nada de mecânica. A troca é tranquila???
    Você fez em casa, foi isso???
    Estou resolvendo aqui o que faço, se meto a mão na massa ou levo em mecânico para trocar.
    Valeu.

    Luciano.

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