x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 29

Tópico: Bomba de vácuo

  • #13
    Usuário Avatar de jasantos
    Entrada
    16/02/2008
    Local
    são paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    67
    Agradecimentos: 0



    Olá Carlão obrigado ai pela dica de postgem de fotos.

    Agostinho land 110

  • #14
    Usuário Avatar de jasantos
    Entrada
    16/02/2008
    Local
    são paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    67
    Agradecimentos: 0
    Olá Amigo !
    Obrigado pela dica de postagem de fotos
    Agostinho land 110

  • #15
    Usuário
    Entrada
    30/04/2007
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    66
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, parece que as fabricas não adotam este sistema como nos motores a gasolina, porque se houver um vasamento de oleo de freio para dentro do servo, o coletor ira suga-lo, disparando (aumentando a rotação sem controle) o motor e consequentemente danificando seriamente.

    Mario
    Discovery 1996
    Defender 110 1996

  • #16
    Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    714
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Mario Fernando Coelho Ver Post
    Pessoal, parece que as fabricas não adotam este sistema como nos motores a gasolina, porque se houver um vasamento de oleo de freio para dentro do servo, o coletor ira suga-lo, disparando (aumentando a rotação sem controle) o motor e consequentemente danificando seriamente.

    Mario
    Discovery 1996
    Defender 110 1996
    Caros amigos,

    Gostaria de pedir permissão para entrar no tópico e adicionar algumas informações que julgo importantes nesse assunto.

    Em princípio, nenhum motor a ciclo diesel (ignição por compressão) gera vácuo no coletor de admissão. Isso se deve a ausência de borboleta, como ocorre nos motores de ciclo Otto (ignição por centelha).

    Nos veículos a diesel, cujo sistema de assistência de frenagem é a vácuo, (nos caminhões pesados é a ar-comprimido) há necessidade de adição de uma bomba, que gerará a quantidade de vácuo necessária para a atuação do servo-freio. Todos os veículos leves a diesel contam com bomba de vácuo, não por acaso.

    É muito curioso saber que a montagem sugerida aqui (tomada de "vácuo" diretamente do coletor) dá resultados. Na verdade, a pressão existente no coletor deveria ser positiva, em virtude da ação do turbocompressor.

    Alguns detalhes devem ser levados em consideração:

    A existência de vácuo no coletor de um motor diesel só ocorre se houver uma restrição muito grande nos dutos de entrada de ar no motor como mangueiras estranguladas e/ou obstrução do elemento filtrante do filtro de ar. Nesse caso, ao aliviar a carga sobre o motor (tirar pé do acelerador) poderia haver uma breve ocorrência de vácuo que seria armazenada na "cuíca" do servo-freio.

    Em condições normais, não há formação de vácuo, basta colocar um vacuômetro no coletor para atestar isso.

    Na mangueira que abastece a "cuica" do servo-freio com o vácuo gerado pela bomba, há uma válvula direcional (one way check valve) que é responsável por manter o vácuo na câmara da cuíca. É por conta dela, que em condições normais, temos sempre uma feiada extra com pouco esforço, mesmo depois que o motor for desligado.

    Na montagem em questão, a única explicação para formação de vácuo seria alta restrição no circuito antes do coletor, conforme explicado.

    Nesse caso, se houver uma falha na válvula de retenção de vácuo, o que ocorrerá é a admissão na cuíca do freio de pressão positiva gerada no coletor de admissão pelo ação do turbocompressor. Nesse caso, o servo agirá de maneira oposta ao que foi projetado, ou seja, ao invés de agir diminuindo a força de atuação no pedal de freio, vai aumentar a força, cujo resultado é previsível.

    Sendo assim, sugiro aos colegas muita cautela a adotar a sugestão de anular a bomba de vácuo. Se fosse simples assim, em nenhum modelo a diesel seria necessitaria de bomba de vácuo.

    Tenho acompanhado o tópico sobre os problemas com a bomba de vácuo dos LR´s. Antes de partir para a substituição da bomba, é preciso ter certeza se ela é a causadora da falta de vácuo. É necessário verificar inicialmente todo o circuito do servo-freio (magueira, válvula e cuíca) para ter certeza de não estar havendo perda de vácuo nesses componentes.

    Saudações a todos,

    Octávio
    4X4 Brasil

  • #17
    Usuário Avatar de jasantos
    Entrada
    16/02/2008
    Local
    são paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    67
    Agradecimentos: 0
    Olá Amigo boa noite !

    Caro amigo fico muito contente em saber que existem pessoas como voce com conhecimento apurado. É bem verdade o que disseste em vossa explanação, ( o que seria dos alunos se não tivessem o professor para orientar-lhes.
    Acredito que tenha observado no final do topico,que postei ,que é apenas uma sugestão em caso de pane numa viagem.
    Também não sugeri que ninguem substituisse a bomba de vácuo por esta experiencia.
    No caso que postei funcionou para mim pois meu carro não freiava mais, quantos aos efeitos colaterais que voce salientou em sua mensagem serviu de mais um aprendizado para mim.

    Obrigado pela aula.

    A satisfação de ter descoberto algo novo me fez compartilhar a experiencia.

    Mas voce há de concordar que em caso de pane funciona faça um teste.

    Agostinho land 110
    4X4 Brasil

  • #18
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    45
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por jasantos Ver Post
    Olá Amigo boa noite !

    Caro amigo fico muito contente em saber que existem pessoas como voce com conhecimento apurado. É bem verdade o que disseste em vossa explanação, ( o que seria dos alunos se não tivessem o professor para orientar-lhes.
    Acredito que tenha observado no final do topico,que postei ,que é apenas uma sugestão em caso de pane numa viagem.
    Também não sugeri que ninguem substituisse a bomba de vácuo por esta experiencia.
    No caso que postei funcionou para mim pois meu carro não freiava mais, quantos aos efeitos colaterais que voce salientou em sua mensagem serviu de mais um aprendizado para mim.

    Obrigado pela aula.

    A satisfação de ter descoberto algo novo me fez compartilhar a experiencia.

    Mas voce há de concordar que em caso de pane funciona faça um teste.

    Agostinho land 110
    Fale Agostinho,

    Aqui no forum o espirito é esse mesmo. Postamos nossas experiencias/descobertas e atravez do debate, aprimoramos e algumas vezes descobrimos que as coisas sao diferentes do que pensavamos. O que nao deixa de ser positivo.
    De qualquer forma, o que vale é a contribuição de todos.

    []´s
    Rafael

  • #19
    Usuário Avatar de jasantos
    Entrada
    16/02/2008
    Local
    são paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    67
    Agradecimentos: 0
    Olá Rafael boa noite!

    É assim mesmo camarada.

    E assim seguimos nosso caminho com esta lenda viva.

    Agostinho land 110

  • #20
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Caros amigos,

    Gostaria de pedir permissão para entrar no tópico e adicionar algumas informações que julgo importantes nesse assunto.

    Em princípio, nenhum motor a ciclo diesel (ignição por compressão) gera vácuo no coletor de admissão. Isso se deve a ausência de borboleta, como ocorre nos motores de ciclo Otto (ignição por centelha).

    Nos veículos a diesel, cujo sistema de assistência de frenagem é a vácuo, (nos caminhões pesados é a ar-comprimido) há necessidade de adição de uma bomba, que gerará a quantidade de vácuo necessária para a atuação do servo-freio. Todos os veículos leves a diesel contam com bomba de vácuo, não por acaso.

    É muito curioso saber que a montagem sugerida aqui (tomada de "vácuo" diretamente do coletor) dá resultados. Na verdade, a pressão existente no coletor deveria ser positiva, em virtude da ação do turbocompressor.

    Alguns detalhes devem ser levados em consideração:

    A existência de vácuo no coletor de um motor diesel só ocorre se houver uma restrição muito grande nos dutos de entrada de ar no motor como mangueiras estranguladas e/ou obstrução do elemento filtrante do filtro de ar. Nesse caso, ao aliviar a carga sobre o motor (tirar pé do acelerador) poderia haver uma breve ocorrência de vácuo que seria armazenada na "cuíca" do servo-freio.

    Em condições normais, não há formação de vácuo, basta colocar um vacuômetro no coletor para atestar isso.

    Na mangueira que abastece a "cuica" do servo-freio com o vácuo gerado pela bomba, há uma válvula direcional (one way check valve) que é responsável por manter o vácuo na câmara da cuíca. É por conta dela, que em condições normais, temos sempre uma feiada extra com pouco esforço, mesmo depois que o motor for desligado.

    Na montagem em questão, a única explicação para formação de vácuo seria alta restrição no circuito antes do coletor, conforme explicado.

    Nesse caso, se houver uma falha na válvula de retenção de vácuo, o que ocorrerá é a admissão na cuíca do freio de pressão positiva gerada no coletor de admissão pelo ação do turbocompressor. Nesse caso, o servo agirá de maneira oposta ao que foi projetado, ou seja, ao invés de agir diminuindo a força de atuação no pedal de freio, vai aumentar a força, cujo resultado é previsível.

    Sendo assim, sugiro aos colegas muita cautela a adotar a sugestão de anular a bomba de vácuo. Se fosse simples assim, em nenhum modelo a diesel seria necessitaria de bomba de vácuo.

    Tenho acompanhado o tópico sobre os problemas com a bomba de vácuo dos LR´s. Antes de partir para a substituição da bomba, é preciso ter certeza se ela é a causadora da falta de vácuo. É necessário verificar inicialmente todo o circuito do servo-freio (magueira, válvula e cuíca) para ter certeza de não estar havendo perda de vácuo nesses componentes.

    Saudações a todos,

    Octávio
    Octávio

    Entre a entrada de ar e a turbina sempre haverá uma depressão (vácuo), porque para se deslocar o ar deve ir da maior para a menor pressão. Como o maior valor na boca do duto é a pressão atmosférica, o menor na entrada da turbina será um vácuo. Estou de acordo que este vácuo será maior quando maiores sejam as perdas de carga ou restrições no duto de entrada, por exemplo, com filtro de ar sujo o vácuo será maior. Também concordo que nos motores diesel sobre alimentados entre a descarga da turbina ate as válvulas de admissão existe pressão e não vácuo, no caso da Defender com motor International HS 2,5 T Euro II a pressão está entre 1,05 - 1,25 bares. Nos motores aspirados temos um vácuo no coletor de admissão de 300 mm de Hg em marcha lenta e de 550 mm Hg com alta rotação e em motores com bomba de vácuo este valor é de 600 mm de Hg. Veja em http://www.omecanico.com.br/modules/...ecid=44&edid=5 e em http://carros.hsw.uol.com.br/servofreio2.htm informações interessantes sobre servo freio. Seria bom medir o vácuo na entrada da turbina e comparar com o valor dado pela bomba para ter uma idéia da forças resultantes.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #21
    Usuário
    Entrada
    10/08/2004
    Idade
    51
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0

    Thumbs down Bomba de vácuo

    Pessoal lamento mas o hidrovácuo necessita de uma pressão diferencial para funcionar, ou seja ele utiliza a diferença do vácuo gerado pela bomba e a pressão atmosférica para auxiliar no esforço de atuação de frenagem no cilindro mestre.

    A existência da bomba se justifica pela necessidade de vácuo. O coletor de admissão não possui vácuo e sim pressão positiva realizada pelo turbocompressor ( cerca de 1,0 bar no coletor de admissão )

    Tal alteração então não será adequada e o esforço de frenagem será elevado.

    Abraços

    Ricardo

  • #22
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Inclusive tem a http://www.filterminder.com/ que fabrica um vacuômetro especifico para detectar quando o filtro de ar está sujo, a escala quando atingir 25 polegadas de coluna de água de vazio está na hora da troca. Alguém sabe se no Brasil vendem este tipo de indicador?



    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #23
    Usuário Avatar de jasantos
    Entrada
    16/02/2008
    Local
    são paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    67
    Agradecimentos: 0
    Olá caro Amigo Ricardo obrigado pela intervenção.
    Se voce observar bem e peço que os demais colegas tambem o observem, que o que foi sugerido por mim é que utilizem aquela experiencia somente em caso de a bomba pifar mesmo em local ermo. Pois como o amigo mencionou o coletor produz pressão positiva, pois bem,Em algum momento na tomada que tirei da terceira saida (T) e vai ate o hidrovácuo o mesmo produz uma pequena depressão que auxilia na frnagem , o que foi sufiente para freiar quando necessário, é claro que não é uma frenagem macia, exige uma pressão maior no pedal mas mesmo assim funcionou para mim. Lógico que assim que puder farei os reparos suficientes, necessários.
    Deixei bem claro que seria apenas uma sugestão em caso de problemas com a bomba de vacuo.
    Quero que fique bem claro que não estou querendo modificar a engenharia que deu origem à bomba de vácuo.
    No meu caso serviu bem .

    Também fico muito contente com a intervenção dos colegas, pois assim prestaremos mais atenção a este detalhe .
    Aprendi muito com as explanações dos colegas

    Agostinho
    Land 110
    4X4 Brasil Razão: ortografia

  • #24
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Olá Colegas...

    Estou importando a bomba vácuo para o 300 TDI(HSD 2.5 Maxion=).

    Consegui um preço de R$ 650,00.

    Posso trazer mais uma no frete que vou pagar.

    Se tiver alguém interessado me manda uma mensagem ou email até o fim de semana!

    Abraço.

    Obs:Me paga quando chegar a bomba no Brasil.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. problemas com bomba de vacuo - land 110/2000
      Por clicio vieira no fórum Land Rover
      Respostas: 196
      Última resposta: 07/07/2013, 08:22

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade