x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    Question Freelander - De Salta á San Pedro do Atacama / Unyuni / Pumamarca




    Pessoal sou novo por aqui! Adquiri uma freelander 2 HSE (gasolina), a pouco tempo, e estamos com viagem marcada para o deserto do Atacama em janeiro/14 e tenho muuuitas duvidas!

    A começar pelo combustível. O carrinho faz + ou - 400km com um tangue, vou entrar no deserto por Salta (fronteira Paso Sico) com destino a San Pedro do Atacama, são 479km, e ai tem algum Graall neste percurso ? rsrs (brincadeira) Tem como abastecer?

    Fico 3 dia em San Pedro e depois vou até os Geisers e continuo no outro dia para o Salar de Unyuni! (535KM)
    Fico 3 dias no Salar e começo a voltar com destino a Tupiza, dormimos e depois saimos com destino para Pumamarca.

    Nestes 2 percursos, tenho como abastecer?


    Fora a duvida do combustível!
    Percebi que o GPS do carro só tem o mapa do brasil! E agora como faço para conseguir os mapas da Argentina/Chile e Bolívia?

    Se tiverem outras dicas, são todas bem vindas!

    Júlio V
    São Paulo

    -roteiro-deserto-do-atacama.jpg
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    29/08/2010
    Local
    SJRio Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    525
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por julioton Ver Post
    Pessoal sou novo por aqui! Adquiri uma freelander 2 HSE (gasolina), a pouco tempo, e estamos com viagem marcada para o deserto do Atacama em janeiro/14 e tenho muuuitas duvidas!

    A começar pelo combustível. O carrinho faz + ou - 400km com um tangue, vou entrar no deserto por Salta (fronteira Paso Sico) com destino a San Pedro do Atacama, são 479km, e ai tem algum Graall neste percurso ? rsrs (brincadeira) Tem como abastecer?

    Fico 3 dia em San Pedro e depois vou até os Geisers e continuo no outro dia para o Salar de Unyuni! (535KM)
    Fico 3 dias no Salar e começo a voltar com destino a Tupiza, dormimos e depois saimos com destino para Pumamarca.

    Nestes 2 percursos, tenho como abastecer?


    Fora a duvida do combustível!
    Percebi que o GPS do carro só tem o mapa do brasil! E agora como faço para conseguir os mapas da Argentina/Chile e Bolívia?

    Se tiverem outras dicas, são todas bem vindas!

    Júlio V
    São Paulo

    -roteiro-deserto-do-atacama.jpg
    Olá amigo,

    Já fiz o percurso de Salta até San Pedro, mas passando por Jujuy, pelo passo de Jama.

    Ao que me lembro, o último posto de combustível ficava antes da entrada para Purmamarca (parei em um restaurante em Susques, mas não me lembro se tinha bomba, já faz algum tempo, e não estava preocupado com autonomia pois estava andando com diesel), acho bom não arriscar.

    Agora, para o lado de Uyuni, não tem nada, tem que levar galão mesmo, e, não se esqueça, sempre para o lado de fora do carro. Não se esqueça também que o consumo vai aumentar significativamente por causa da altitude, pode acrescentar uns 20 ou 30% (agora acho que vc está pisando um pouco forte para fazer só 400 km com um tanque, se andar na manha vai conseguir bem mais...).

    Aconselho fortemente alugar um balãozinho de oxigênio, destes de hospital (tem um menorzinho, que encaixa certinho atrás do banco do carro), com uma válvula dupla para duas máscaras (caso vá em duas pessoas), pois a subida rápida de Salta para o altiplano pode causar mal-estar (minha esposa praticamente apagou da primeira vez que fui, da segunda vez me preveni). Há trechos a quase 5.000 m de altitude. Outra boa pedida é dormir uma noite em algum lugar com altitude superior a 2.500, para aclimatar, depois do primeiro dia fica bem melhor.

    Quanto aos arquivos de GPS, há sites na argentina e chile que disponibilizam downloads, é só procurar nos tópicos específicos aqui no fórum. Outra boa pedida é baixar os percursos diretamente do wikiloc (Wikiloc - GPS trails and waypoints of the World).

    Se for passar o réveillon em San Pedro, reserve hotel. A coisa ferve por lá...

    Abraços.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    09/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    682
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por julioton Ver Post
    ...E agora como faço para conseguir os mapas da Argentina/Chile e Bolívia?...
    Júlio,

    Se seu GPS for Garmin, pode usar os mapas do Proyecto mapear: Inicio | Proyecto Mapear

    Abraços.


  • #4
    Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    Question

    Obrigado Renato / Dinho, pelas dicas! Mas tó começando a ficar preocupado!!!
    Balão de oxigênio x consumo x GPS !? Sei lá ?

    Bom! Mas, não desisto fácil! Só tenho que planejar com muito cuidado!

    Abaixo o roteiro, quem tiver mais dicas, será de muito proveito!

    Roteiro:
    Saímos de São Paulo 12/01

    Destino: Maringá
    640 KM (dormir) 12/01

    > Destino: Foz do Iguaçu 422 KM
    Chegada dia 13, ficamos 14 e 15, saída dia 17

    > Destino: Resistencia/ARG
    645 KM (Dormir) 17/01

    > Destino: Salta/ARG
    828 KM(Dormir) 18/01

    Agora começa a parte boa!

    > San Pedro do Atacama/Chile
    479 KM(Neste roteiro já vamos passar por varias lagoas).
    Chegada: 19/01 ficamos 20, 21 e 22, saída 23/01

    > Acampar no gêiseres 23/01 (???)
    93 KM (Pegar o amanhecer, que é o melhor horário para fotografar os geisers del tatio)

    > Destino: Uyuni (Bolívia).
    442 KM (Maior Salar do mundo) chegada: 24/01, ficamos o dia 25/01 e a saída: 26/01


    Agora começamos a voltar:

    > Destino: Tupiza (Bolívia).
    222 KM (Dormir) Chegada: 26/01 saída: 27/01

    > Destino: Pumamarca (Bolívia).
    318 KM Chegada: 27/01, ficamos 28/01 (despedida do deserto) saída: 29/01

    > Destino: Resistencia/ARG
    912 KM (Dormir) 29/01

    > Destino: Foz do Iguaçu
    645 KM Chegada dia 30/01, saída: 31/01

    > Destino: Maringá
    417 KM(dormir) 31/01, saída: 01/02

    > Destino: São Paulo


    Estou levando um galão de ferro de 20LT, que é homologado para ir dentro do carro. Os 20LT dá? Será que os guardas vão encher o saco?

    Quanto ao GPS, ele é o original de fabrica da Land Rover, tem um cd que vc coloca em baixo o banco do passageiro!

    Abraço e obrigado pelas dicas!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -galaoverm4.jpg  
    Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Posts
    1,772
    Agradecimentos: 0
    Julio, algumas dicas de hotel por onde já passamos:


    Resistencia - Argentina
    Um hotel regular, mais antigo. Tem wi-fi, banheiro privativo, café da manhã, atendimento regular. Não tem estacionamento. O hotel tem restaurante e como estava lotado no dia, precisávamos jantar e não quiseram nos atender. Pagamos por volta de R$ 82,00 a diária.
    Site: www.granhotelroyal.com.ar

    Foz do Iguaçu/PR - Brasil
    Muito bom hotel, com ótimo atendimento, quartos confortáveis, banheiro privativo, wi-fi, farto café da manhã. Não deixa nada a desejar. E fica no centro, perto de tudo. Fomos muito bem atendidos também quanto ao transporte para fazer compras. Pagamos R$ 163,00 a diária.
    Site: www.hotelsanrafael.net


    *Nosso blog:
    Viajando de Land: Hospedagens
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #6
    Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por vwinit Ver Post
    Julio, algumas dicas de hotel por onde já passamos:


    Resistencia - Argentina
    Um hotel regular, mais antigo. Tem wi-fi, banheiro privativo, café da manhã, atendimento regular. Não tem estacionamento. O hotel tem restaurante e como estava lotado no dia, precisávamos jantar e não quiseram nos atender. Pagamos por volta de R$ 82,00 a diária.
    Site: www.granhotelroyal.com.ar

    Foz do Iguaçu/PR - Brasil
    Muito bom hotel, com ótimo atendimento, quartos confortáveis, banheiro privativo, wi-fi, farto café da manhã. Não deixa nada a desejar. E fica no centro, perto de tudo. Fomos muito bem atendidos também quanto ao transporte para fazer compras. Pagamos R$ 163,00 a diária.
    Site: www.hotelsanrafael.net


    *Nosso blog:
    Viajando de Land: Hospedagens


    Obrigado pelas dicas!
    Os hotéis já estão todos reservados! O que tenho duvida mesmo, é com o roteiro, principalmente onde abastecer quando chegar na fronteira da Argentina om o Chile e no caminho de Uyuni.
    Vi seu Blog, tem bastante dica de hotéis, legal!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    29/08/2010
    Local
    SJRio Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    525
    Agradecimento: 1
    Amigo,

    Esqueça o GPS da Land. Não serve para nada, só pra andar na cidade. Não grava rotas, não aceita tracklogs, não tem trackbacks, nada que um trilheiro ou expedicionário precisa. Só é bonitinho para enfeitar o painel. O meu fica o tempo todo desligado, e ando com um Garmin Oregon 550 t preso no vidro, à prova dágua, de choque, funciona dentro e fora do carro, na bike, à pé, sob chuva, frio, de qualquer jeito.

    Acho literalmente uma fria acampar nos geisers. Além da altitude, que vai tornar muito desconfortável sua noite, o frio é de rachar. Durma em San Pedro e saia de madrugada para pegar os geisers ao amanhecer. A estrada é boa e os tracklogs estão disponíveis. Em último caso, é só seguir as luzinhas das vans de turistas (risos). As pousadas de san Pedro já estão organizadas para fornecer lanches e tudo mais para a saída de madrugada, é só avisar.

    Quanto ao roteiro,, está super tranquilo (meus trechos costumam ser maiores...), eu só mudaria o pouso em resistência. Ficaria em Corrientes, um pouco antes, é muito mais bonita e animada, com o entardecer às margens do rio paraná, além de muito mais opções de hotéis. Dica: o câmbio real x pesos é muito bom no cassino de corrientes, sempre troco lá quando desço à argentina.

    Cuidado também com os guardas no trecho da estrada que passa pela província de Santiago del estero. se te pararem, vão te pedir propina, chegaram a abrir minha mala e retirar camisetas para eles. Já deixe por cima uma mala com umas camisetas mais velhas (risos), e, se possível, leve umas garrafas de pinga, eles adoram...

    Abraços.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Valeu, Renato!!!
    Vou ver aqui na Santa Efigênia um GPS desse que vc falou!

    Quanto ao combustível, o galão de 20 lt que vou levar é o suficiente para chegar até um outro ponto, para reabastecer?

    O balão de oxigênio é necessário mesmo?

    Júlio

  • #9
    Usuário Avatar de nicksalgado
    Entrada
    23/08/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    60
    Posts
    222
    Agradecimentos: 2
    Quando fiz a travessia, depois de muito conversar com quem já tinha feito, preferi fazer pelo Passo de Jama.
    Tava com uma Blazer Diesel 4x4 e foi tudo bem tranquilo, sem nenhum problema de abastecimento nem nada.
    Fiz uma parada estratégica (que me foi recomendada) em Susques, para dormir e melhor me aclimatar ao problema de oxigenação. Sou bastante sensível ao lance da altitude, mas não levei balão de oxigênio, nem precisei dele.
    Aproveite bem a região que é muito bonita, provavelmente uma das mais bonitas do mundo.
    Nick Salgado
    Discovery4 SE 3.0

  • #10
    Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    Question

    Citação Postado originalmente por nicksalgado Ver Post
    Quando fiz a travessia, depois de muito conversar com quem já tinha feito, preferi fazer pelo Passo de Jama.
    Tava com uma Blazer Diesel 4x4 e foi tudo bem tranquilo, sem nenhum problema de abastecimento nem nada.
    Fiz uma parada estratégica (que me foi recomendada) em Susques, para dormir e melhor me aclimatar ao problema de oxigenação. Sou bastante sensível ao lance da altitude, mas não levei balão de oxigênio, nem precisei dele.
    Aproveite bem a região que é muito bonita, provavelmente uma das mais bonitas do mundo.



    Obrigado!

    Já estou, com todas as reservas de pousada feita por isso só mudarei o roteiro caso os amigos digam que é inviável o determinado percusso no tempo estimado ou com a quantidade de combustível que vou ter! ( 70 LT do tangue do carro + 20 LT do galão que vou levar. )

    Vou para fotografar, então os dias que vou ficar em San Perdro do Atacama, quero conhecer o máximo!
    Pensei em acampar nos Geisers, para fotografar o céu estrelado e o amanhecer, em uma tacada só! Acredito que deva dá ótimas fotos !
    Flickr: Galeria de juliovieira.net

    Tenho saco de dormir que aguenta até -5º de temperatura.

    O que acham?
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário
    Entrada
    03/08/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    tive agora la em agosto a noite as temperaturas baixam muito mesmo e muito vento. Hoje lá e tudo parque nacional acho que voce não vai conseguir acampar . combustivel voce acha a cada 200 km ate o atacama. recomendo que fique em hotel ou pousada

  • #12
    Usuário
    Entrada
    29/08/2010
    Local
    SJRio Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    525
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por julioton Ver Post
    Valeu, Renato!!!
    Vou ver aqui na Santa Efigênia um GPS desse que vc falou!

    Quanto ao combustível, o galão de 20 lt que vou levar é o suficiente para chegar até um outro ponto, para reabastecer?

    O balão de oxigênio é necessário mesmo?

    Júlio
    Amigo,

    Se vc tem 70 l no tanque mais 20 no galão, são 90 litros. O consumo da Freelander na estrada, mesmo na altitude, não pode ser maior que 7 km/l, lhe dando autonomia de mais de 600 km (e não 400, como tinha dito, isso deve ser para transito urbano, em SP, são outros parâmetros em estrada), se você for pelo passo de Jama, a distância do posto no início da subida até san Pedro, ao que me lembro, não chega a 400 km, e se vc tiver san Pedro como base para os demais passeios nenhum passa de 600 km.

    Quanto ao oxigênio, eu já fui sem, mas da segunda vez preferi levar, por precaução, e foi muito mais confortável a travessia, sem dor de cabeça (aqui literalmente), sem tontura, sem nada, e custou mixaria. Agora, se fizer a aclimatação antes da subida (sugiro em Purmamarca, a meia subida, Susques já está no altiplano, acima de 3.000 m), melhora bem os sintomas. O problema é a subida brusca das altitudes baixas para altas sem o corpo 'acostumar'.

    Quanto ao GPS, procure no Mercado Livre, vendedores platinum, acho que vai ser mais fácil e seguro que na Santa Ifigênia, acho pouco confiável lá...

    A Garmin lançou uns menorzinhos, com as mesmas funcionalidades, série Dakota, que são um pouco mais em conta.

    Abs.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Norte da Argentina (Salta, Purmamarca, Cafayate) e Chile (Atacama) em 10 dias
      Por Vicente Guimaraes no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 20
      Última resposta: 25/02/2014, 14:50
    2. Socorro e agência de turismo em San Pedro de Atacama
      Por edusao no fórum Planejamento
      Respostas: 2
      Última resposta: 19/01/2014, 22:33
    3. San Pedro de Atacama e Machu Picchu
      Por anselmopantoja no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 2
      Última resposta: 28/07/2009, 21:35

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade