x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 46

Tópico: Bomba Injetora

  • #13



    Obrigado, Caique. Vou atrás do Zumbi.
    Abçs
    Cesar
    Defender 110 - 2003

  • #14
    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Fala Xirú:
    Bomba injetora bem regulada, só em banacada, sintomas de bomba e bicos com possiveis problemas; excesso de fumaça, falta de força, aceleraçào lenta, falhamento, etc. Pra ter certeza, aí tem que tirar e levar no "aparelho". Ai na região, lugar confiável, lá na ITADIL/ITAREL, em Itabuna. Sou filho daí da região, Uruçuca, conheço bem a galera que mexe com diesel ai. Em Itabuna, tem um mecanico, nosso amigo, o Augusto(conhecido como Cosme), agora não tenho o telefone dele, mas meu pai tem, se voce quiser peço pro velho e passo o telefone pra voce. Ele pode dar uma olhada na sua máquina, e as regulagens de bomba e bico, é na Itadil/Itarel.
    Abraço ai, conterraneo.
    Sérgio
    Obrigado Sérgio.
    O problema com minha viatura é trepidação excessiva na marcha lenta, mas o engraçado é que não acontece pela manhã com o motor frio. A maior trepidação acontece quando saio do trabalho para almoçar (motor aqueceu bem no início da manhã, ficou parado aprox. 5 horas - no sol - motor fica em torno de 45 graus). Quando ele atinge novamente a temperatura em torno de 80 graus, fica normal. Todos os filtros (ar, diesel) foram trocados, e purgo os filtros com frequencia para retirada da água. Já troquei também a válvula termostática.
    Não há excesso de fumaça, nem percebi falhas. Talvez um pouco de falta de força e aceleração lenta.
    Não tenho certeza se o problema está em bomba injetora/bicos, mas como a viatura está com 160.000 km (está só há 20.000 comigo) talvez seja bom fazer esta regulagem de bomba.
    De qualquer forma, pelo custo deste serviço, seria muito bom ter a opinião de um mecânico bom e confiável. Se puder conseguir para mim o telefone do Augusto (Cosme), eu agradeço.
    Se precisar de algo da região, estou à disposição.
    Obrigado, e um grande abraço.
    Cesar
    Defender 110 - 2003

  • #15
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Caros,

    diferentes das bombas injetoras em linha, a nossa bomba (Bosch VE) não tem muitos ajustes, por ser rotativa e infinitamente mais simples que as demais. Isso é muito bom, levando em conta o custo de sua manutenção e disponibilidade de peças.

    Talvez a VE seja a mais popular de todas as bombas injetores ao redor do mundo, fabricada inclusive sobe concessão da Bosch pela Denso e outras marcas. Logo as peças das bombas dos Toyotas com motores 2.8, 2.7, 3.0 podem numa emergência ser compartilhadas.

    Basicamente numa VE pode se regular externamente: rotação máxima, marcha lenta, débito e avanço (o ultimo tenho minhas dúvidas). Ou seja, se a bomba perdeu seus atributos, só substituindo suas peças.

    Eu sou 100% contra intervenções na injetora e bicos a menos que realmente se tenha um problema. Afinal, mecânico bom e de confiança é raro ou mínimo ilusão.

    Abastecer Diesel em posto de confiança, sangrar o sedimentador 100km após cada abastecida e trocar o filtro de Diesel a cada ± 15mil Km com filtros de marca boa como Fram, Mann, Tecfill, Bosch ou original da International e nenhum outro mais; a bomba injetora e os bicos podarão tranqüilamente superar a casa dos 250mil km, sem qualquer intervenção.

    Em razão de sua simplicidade os problemas numa bomba injetora VE são igualmente simples e basicamente estes:

    * desgaste generalizado: dificuldade para pegar com motor quente e baixa potência.
    * desgaste da bucha do eixo: vazamento de Diesel pela caixa da correia dentrada

    Os nossos injetores são do tipo volume zero e dois estágios. Ou seja, quando estão fechados a agulha expulsa todo Diesel de seu interior, evitando formação de borras e melhor pulverização (atomização). Conforme o débito enviado pela bomba, os injetores possuem duas pressões de injeção melhorando a queima e evitando fumaça em rotações altas.

    Problemas dos injetores:

    perda de pressão: excesso de fumaça e dificuldade de partida.
    vazamentos: fumaça e dificuldade na partida.
    sujeira: quase não se percebe a diferença depois de limpar!

    O MAIOR INIMIGO DO SISTEMA DE INJEÇÃO É A ÁGUA!

    Misturada ao Diesel ela separará o enxofre, transformando-o em ácido sulfúrico; o mais poderoso e corrosivo de todos os ácidos. Em contato com as paredes de aço de extrema dureza, o ácido sulfúrico oxidará em questão de pouquíssimo tempo suas superfícies e assim aumentará suas tolerâncias até finalmente começar a perder pressão.

    O filtro de Diesel normalmente é o melhor indicativo de como está a injetora. Achou ferrugem e água em sua saída; provavelmente a injetora também sofreu danos.


    Antes de mexer na bomba e bicos, verifique o seu ponto e o estado da correia dentada. Uma correia solta pode dar exatamente este sintoma de vibração, seguido de fraco barulho como "tic-tic-tic-tic" junto a injetora.

    Motor bom é aquele que anda sempre com óleo novo, filtros em dia e o mínimo de intervenção. Quanto menos mexer, melhor. No caso dos 300TDI os únicos ajustes periódicos são: ajuste de folga das válvulas e troca da correia dentada. O resto é o básico e necessário: correia auxiliar, etc...

    Abraços

    Clemente

  • #16
    Clemente
    Obrigado pelos excelentes comentários, que nos permitem aprender muito.
    Como disse, quando adquiri a viatura há 1 ano, com 140.000 km, encaminhei para uma revisão, e dentre vários itens foi trocada também a correia dentada.
    O proprietário anterior parecia ser bastante cuidadoso com as manutenções.
    De lá para cá, tenho trocado filtros e óleo há cada 5.000km, purgado os filtros de diesel semanalmente, e recentemente troquei fluído de arrefecimento, válvula termostática e óleo de caixas/diferenciais, e regulei as válvulas.
    Também tenho abastecido sempre no mesmo posto, aparentemente de confiança.
    Vou seguir seu conselho e verificar a correia dentada e o ponto.
    É fácil efetuar esta verificação em casa mesmo, com as devidas ferramentas?
    Seria normal este problema na correia em apenas 20.000km? (Só utilizo a viatura na cidade e pequenas viagens, sempre no asfalto, mantendo entre 2.000 e 3.000 rpm).
    Mais uma vez obrigado, e um grande abraço.
    Precisando alguma coisa aqui da região, é só falar.
    Cesar
    Defender 110 - 2003

  • #17
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Regular a marcha lenta do nosso motor é um dos quesitos da manutenção de rotina...
    Tentaria isso primeiro.
    Rode até o motor atingir a temperatura normal de trabalho, e regule o parafuso da baixa rotação da bomba.

    Qual a marca da correia que colocou?Se for goodyear eu já trocava pela Dayco por precaução.

    Pode ser também vibração por degaste dos coxins do motor, o que também é comum.Falta de força e aceleração lenta é normal das nossas viaturas originais.

  • #18
    Carlão

    A marcha lenta está ok. Já tentei deixar mais acelerado, mas não resolve.

    Quando foi trocada a correia, não acompanhei nem perguntei qual a marca. (Naquela época - minha primeira Land - eu desconhecia muito mais do que hoje - se é que isto é possível - os detalhes da Land).

    Você pode me dizer qual a especificação da correia e onde posso encontrar a Dayco? (Lembro que estou em Ilhéus - a disponibilidade de peças é pouca por aqui).
    Seria bom trocar também o kit de esticadores? Pode também me ajudar na especificação e local para compra?

    E os coxins do motor, onde encontrar?

    Abçraços, e obrigado pela ajuda e paciência
    Cesar
    Defender 110 - 2003

  • #19
    Carlão
    Poderia verificar se estas são as peças corretas para a minha viatura?

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...r-sprinter-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...er-ntc9416-_JM

    Grato
    Cesar
    Defender 110 - 2003

  • #20
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Xirú_véio Ver Post
    Obrigado Sérgio.
    O problema com minha viatura é trepidação excessiva na marcha lenta, mas o engraçado é que não acontece pela manhã com o motor frio. A maior trepidação acontece quando saio do trabalho para almoçar (motor aqueceu bem no início da manhã, ficou parado aprox. 5 horas - no sol - motor fica em torno de 45 graus). Quando ele atinge novamente a temperatura em torno de 80 graus, fica normal. Todos os filtros (ar, diesel) foram trocados, e purgo os filtros com frequencia para retirada da água. Já troquei também a válvula termostática.
    Não há excesso de fumaça, nem percebi falhas. Talvez um pouco de falta de força e aceleração lenta.
    Não tenho certeza se o problema está em bomba injetora/bicos, mas como a viatura está com 160.000 km (está só há 20.000 comigo) talvez seja bom fazer esta regulagem de bomba.
    De qualquer forma, pelo custo deste serviço, seria muito bom ter a opinião de um mecânico bom e confiável. Se puder conseguir para mim o telefone do Augusto (Cosme), eu agradeço.
    Se precisar de algo da região, estou à disposição.
    Obrigado, e um grande abraço.
    Fala Xiru:
    Só agora vi seu post, mas amanha cedo falo com o velho, pego o telefone do Augusto e te passo via MP.
    Abraço
    Sérgio

  • #21
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Fala Xiru:
    Só agora vi seu post, mas amanha cedo falo com o velho, pego o telefone do Augusto e te passo via MP.
    Abraço
    Sérgio
    Xirú:
    O telefone do Augusto(Cosme) é 73 8161 2562, e o do Fabio, filho do Augusto é 73 8159 7037. Caso estes telefones não funcionem(meu pai me disse que tem muito tempo que não liga pra eles), é facil achar a oficina, pois é quase ao lado da ITADIL, e por ali, todo mundo conhece o Augusto(Cosme).
    Abraço.
    Sérgio

  • #22
    Obrigado, Sérgio.
    Abçs
    Cesar
    Defender 110 - 2003

  • #23
    Usuário
    Entrada
    12/07/2008
    Idade
    48
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Prezados,

    Há um mês limpei o sedimentador, depois dois de uns 6 meses sem limpar, pois quando comprei a land nem me liguei que o sedimentador tinha que ser limpo com frequencia.
    Quando fui limpar entrou ar no sistema, que foi retirado pelo meu mecânico. Um tempo depois, entrou ar novamente e quase que fico na estrada. Depois disso, umas duas vezes na marcha lenta, a aceleração ficou oscilando. Levei ao mecanico que deu umas aceleradas e voltou ao normal. Ele tinha me dito que podia ser bomba, mas eu não acreditei muito.
    Bom, levei em uma oficina especializada em injeção diesel bosch e o cara, tirou um parafuso na lateral em saiu uma porrada de limalha e o cara condenou minha bomba e disse que teria que abrir e trocar o reparo. Me cobrou R$ 1500,00. É isso mesmo?
    Alguém pode dar uma luz?

    Obrigado.

  • #24
    Usuário Avatar de vitor_grotmann
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Balneário Camboriu/SC
    Idade
    37
    Posts
    545
    Agradecimentos: 0
    amigos, o que vcs dizem sobre colocar querosene no diesel para limpar a bomba injetora?na pajero do meu soro uma amigo dele que é mecanico disse que poderia colocar tranquilo, pois que isto iria limpar os bicos injetores, estou meio receoso em fazer isso na minha pajero, queria ver com vcs se isso dá certo e se realmente não tem problema nenhum, lembrando que minha pajero é toda mecanica, não tem nada eletrônico nela.
    abraços
    Desatolo Ecosport por R$ 10,00.
    PAJERO GLS B
    2800 TURBO INTERCOOLER 1999
    "PAJEROSCA"



  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Vendo Bomba Injetora Kombi ou Saveiro 1.6Diesel
      Por zemirto no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 03/11/2008, 13:59
    2. Parafuso para debito de bomba injetora
      Por ojaneri no fórum Troller
      Respostas: 8
      Última resposta: 17/05/2008, 12:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade