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  1. #1
    Usuário Avatar de JORGE DELMANTO
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    Freelander 2006 - oleo do motor




    Alguem pode me informar qual oleo é usado na Freelander 2006.

    Manual diz 10w40 acea a3 castrol.

    A concessionaria diz 5w40 acea a3...

    Qual deles usar?Sao todos sinteticos e para 10 mil km?

    Obrigado
    JORGE DELMANTO
    "GEMADINHA JR"...Filhote do GEMADINHA, criado e montado para trilhas....
    "BLACK"...Land Rover Defender 90, Montando para viagens...

  2. #2
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    Alguém nessa concessionária está fumando maconha estragada.

    5W40 é pra motor a diesel.

    10W40 é o usado nesse carro.

    Tive um Freelander 2006 HSE e nas 6 trocas de óleo usei o recomendado pelo manual e pela Land Rover Assistance.

    Detalhe: dê preferência ao CASTROL. É o melhor.

    Um abraço,
    Neilson
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  3. #3
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    Permitam-me discordar, mas a droga da concessionária, neste caso, é "da boa".

    A concessionária, neste caso, está certíssima!

    Com o nosso clima, tanto faz um ou outro. Só se está discutindo aqui a viscosidade, que não tem nada a ver se é para Diesel ou gasolina.

    A especificação, segundo você é a ACEA A3 para ambos. Se é "A" quer dizer que é para motor a gasolina. Se fosse "B" aí sim, seria para motor a Diesel leve e se fosse "E" seria para Diesel pesado.

    Eu ficaria com o que tem menor viscosidade a frio, ou seja, o 5W40 como sugere a concessionária.

    Prefira sempre a menor viscosidade possível a frio, ou seja, o menor número inicial. Isso lhe garantirá uma lubrificação mais rápida na partida.

    Combine isso com as últimas especificações ACEA (Européia) que no seu caso será ACEA AX (X sendo um número sequencial qualquer, prefira sempre o maior número) e/ou API (norte americana) SY (endo Y uma letra do alfabeto, na mesma lógica, prefira sempre uma letra mais apra o final. Estamos na letra "M" atualmente, mas é difícild e achar, sendo a "L" bem mais fácil e de excelente qualidade).

    Abs.,
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  4. #4
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    Portela,

    Seu raciocínio faz todo sentido.

    É que em uma das trocas que fiz foi na Argentina e a concessionária mais perto ficava a 480 km.

    No primeiro posto que fui eles não tinham o ACEA A3 10W40, só o ACEA A3 5W40. Liguei pra Land Rover da Argentina eles me disseram que este último era recomendado para o Freelander a diesel (que não tem no Brasil, mas, tem na Argentina) e não recomendado para o V6 a gasolina.

    Tive que levar a nota fiscal do serviço e os rótulos do óleo na próxima revisão, pois, fui advertido que utilizar diferente do recomendado poderia invalidar a garantia.

    De volta ao Brasil, li no manual que realmente a LR recomenda o 10W40.

    No que ele pode ser melhor que o 5W40 pros caras exigirem tanto sob risco de cortarem a garantia ?

    Um abraço,

    Neilson
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  5. #5
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    Neilson,

    Se é ACEA "A" é para gasolina, não tem conversa. A concessionária está errada. Independentemente da viscosidade.

    Quanto a viscosidade a frio é sempre melhor que esta seja a menor possível, o que garante uma lubrificação mais rápida antes que o motor chegue a sua temperatura ideal de trabalho.

    O maior problema com viscosidade está a quente, esta sim, não deve ser nem maior nem menor que a especificada, com o ônus de se ter lubrificação inadequada por se ter um óleo muito viscoso (inadequado a filtros e galerias, por exemplo) ou pouco viscoso (inadequado a um clima quente, por exemplo).

    Reitero que entre um 5W40 e um 10W40 eu fico com o primeiro, que me dá uma lubrificação mais rápida a frio.

    Reitero também que viscosidade não tem nada a ver com o cilco do motor, se Otto ou Diesel.

    Abs.,
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  6. #6
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    Portela,

    Entendi que segundo o manual do Freelander, se ele for a diesel, pode ser usado A3 também.

    Assim diz lá:

    Óleo do Motor - Veículos com Motor a Gasolina - 1,8 Litros e 2,5 Litros - V6
    Utilize um óleo 10W/40 da especificação ACEA: A3 com uma gama de viscosidade recomendada para as temperaturas normais da sua localidade.

    Óleo do Motor - Veículos com Motor Diesel
    Utilize um óleo 0W/30, 5W/30, 5W/40, 5W/50, 10W/30, 10W/40 ou 10W/60 da especificação ACEA: A3 e B3, com uma gama de viscosidade recomendada para a gama de temperaturas da sua localidade.

    Estranho né ?

    Um abraço,
    Neilson
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  7. #7
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    Não. Nem um pouco estranho.

    Está lá ACEA A3 e B3...Certinho.

    Somente A3 é que não dá.

    Não dá para colocar um óleo A num motor a Diesel, nem dá para colocar um óleo B num motor a gasolina. Mas existem óleos, conforme recomenda o manual que atendem a ambos os tipos de ciclo, no caso A e B (gasolina e Diesel leve, respectivamente).

    Muitos óleos podem ser utilizados em ambos os motores, como este que atende tanto a ACEA A3 quanto a B3, outros, por exemplo atendem a especificação norte americana CI-4 (para Diesel) e SL (para gasolina).

    Tá tudo certo, tudo escrito. Inclusive a viscosidade que lá está "gama de viscosidade recomendada para as temperaturas normais da sua localidade". No inverno em Ushuaia não dá para utilizar um óleo 10W qualquer coisa. E aí?

    Abs.,
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  8. #8
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    Só completando a coisa da viscosidadeXtemperatura.

    Viu como na Argentina foi muito mais fácil, de cara, encontrar um óleo com baixa viscosidade a frio, 5W? Faz todo sentido!

    Faça uma viagem com a Disco para o Canadá que duvido que você irá encontrar um óleo 10W qualquer coisa

    Abs.,
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  9. #9
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    Portela,

    De fato !

    Agora entendi !

    Um abraço,

    Neilson
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  10. #10
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    Estou pensando comprar uma Freelander 2006, estou um pouco preocupado com o estado do carro alguem pode indicar oficinas em SP (não oficiais pq são muito caras) para eu levar o carro e fazer uma avaliação?
    Obrigadp

  11. #11
    Usuário Avatar de _portela
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    www.thespecialist.com.br

    Procure pelo Luiz Fraga.

    Abs.,
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