x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    45
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1

    Freio ficando duro as vezes




    Ola amigos,

    Ultimamente tenho notado que o freio da minha 110/02 de vez em quando fica duro e meio "lerdo". Me obrigando a fazer uma musculação basica para conseguir para o carro. Dependendo da freiada, passa a impressão de que nao vai parar. Fato mais comum em freiadas de emergencia ou longas, tipo: freiando na estrada para passar em uma lombada e tendo que pisar mais forte do que vinha pisando antes (sem tirar o pé do freio). O interessante é que logo apos ficar duro, se tirar o pé e pisar novamente o freio funciona normalmente.

    Ja verifiquei pastilhas, pinças. Meu meca disse que a bomba de vacuo está boa, que o problema pode ser no hidro-vacuo. 1000 latinhas na tor off-road.
    Nao quero sair trocando peças para tentar resolver, entao como sempre as dicas dos amigos serao muito valiosas.

    []´s
    Rafael

  • #2
    Citação Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    Ola amigos,

    Ultimamente tenho notado que o freio da minha 110/02 de vez em quando fica duro e meio "lerdo". Me obrigando a fazer uma musculação basica para conseguir para o carro. Dependendo da freiada, passa a impressão de que nao vai parar. Fato mais comum em freiadas de emergencia ou longas, tipo: freiando na estrada para passar em uma lombada e tendo que pisar mais forte do que vinha pisando antes (sem tirar o pé do freio). O interessante é que logo apos ficar duro, se tirar o pé e pisar novamente o freio funciona normalmente.

    Ja verifiquei pastilhas, pinças. Meu meca disse que a bomba de vacuo está boa, que o problema pode ser no hidro-vacuo. 1000 latinhas na tor off-road.
    Nao quero sair trocando peças para tentar resolver, entao como sempre as dicas dos amigos serao muito valiosas.

    []´s
    Rafael
    Rafael,

    Já olhou cilindros mestre e escravo?

    Faça um teste - ligue o carro com o pé pisando no pedal do freio - quando o motor ligar, o ideal é que o pedal do freio de uma pequena baixada. Se não baixar pode ser que estejam ai os seus pobrema.

    Abs,

  • #3
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    45
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1
    Fala Marcelo,

    Tenho quase certeza que o pedal baixa sim. Mas vou verificar amanha antes de sair. Caso nao baixe devo verificar os cilindros? E se baixar, o que mais procuro?
    Obrigado pela ajuda.

    []´s
    Rafael

  • #4
    Rafel,

    Vamos torcer p/ que não seja o que eu acho que é.

    Tem um vazamento de óleo na bomba de vácuo da sua viatura??? Faça o seguinte teste: Vá até o hidrovácuo (aquela roda preta que tem atrás do reservatório de fluido de freio) e retire a mangueira de ar que alí se encontra, ela é encaixada, ligue o motor e verifique se está saindo uns jatinhos intercalados de ar alí, tipo, fuc, fuc, fuc, fuc, fuc, se não estiver saindo ar alí, ou se estiver muito fraquinho, o problema é na bomba de vácuo. Se for vc vai morrer com uns R$ 850,00 a R$ 1300,00, de acordo com a marca da peça que vc vai comprar.

    Vão te falar pra sangrar o sistema de freio, vão falar pra vc trocar todo o fluido de freio, vão perguntar se vc não usou DOT3 no lugar de ter usado DOT4, mas se fosse isso o freio estava mole e não duro. Lembre-se qdo tem ar no sistema vc tem que bombar pra endurecer e parar e no seu caso, o freio fica duro e não pára, parece que o motor está desligado.

    Até mais

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    rafaelfernandez!

    O M. Bueno está certo, só concluindo o que ele escreveu.

    Bem se fosse um veículo a gasolina/álcool, haveria uma alteração na marcha lenta, mais como é ciclo Otto...

    Seu problema pode ser:

    Servo freio com o diafragma furado, ocorrendo assim a ineficiência do conjunto, tornando o pedal pesado.
    Característica: Como o diafragma está furado, ha uma entrada de ar além do normal, saturando assim a bomba de vácuo.

    Conseqüência: O respiro do motor começará a assoprar bem mais, pois há uma entrada de ar além do normal dentro do motor.

    Bomba de vácuo desgastada, ocasionando a insuficiência de depressão no servo freio.

    Característica: Quando não há depressão suficiente (vácuo), o servo não consegue sua eficiência plena, deixando assim o pedal pesado para a frenagem.

    Conseqüência: Com o uso um pouco prolongado do freio, pedal pesado, para o motor nenhum (a não ser que esteja vazando óleo).

    Para saber se é a bomba de vácuo, com o veículo ligado, retite a mangueira do servo, e coloque o dedo na ponta.
    Seu dedo deve ficar bem preso ali por sucção.

    Penso que o ideal deveria ter um relógio no painel para que o motorista sempre tenha uma leitura, assim saberíamos quando há problema, igual às F4000 que usavam cuica.

    Nas pick-ups ford, todo o sistema de ventilação funciona com vácuo. (quando liga o AC, AQ, direção do ar...)

    Bem acho que é isso.

    Abraços.

    Kim.

  • #6
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    45
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1
    Amigos,

    Verifiquei a mangueira do servo freio e há pressao sendo criada,apesar se nao ser muito forte(mas forte o suficiente para segurar a mangueira presa no meu dedo sem precisar segura-la), tipo um fluc fluc fluc como falou nosso amigo Bueno. Meu mecanico ja havia me dito que estava normal.
    Há como verificar o estado do diafragma do servo-freio? Ou somente colocando um bom no lugar para ver se resolve o problema?

    []´s a todos e obrigado pelas dicas.
    Rafael

  • #7
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    45
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1
    Amigos,

    Problema resolvido.
    Diagnostico: Micro rachadura perto dos parafusos que fixam o cilindro ao servo-freio.
    Solução: Massa plastica.
    Resultado: Freio como novo!!!

    Mais uma vez agradeco pelo suporte dos amigos.

    []´s
    Rafael

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade