x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    29/04/2017
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    36
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Question Preparação para Overland com Defender 110 ou 130




    Olá Amigos,

    Tudo bem? Me chamo Dieter, e acabei de me cadastrar aqui no fórum, muito embora já venho lendo e acompanhando os posts daqui há mais de 3 anos. Faz um tempo que eu e minha esposa pensamos em fazer um Overland, e somos apaixonados por Defender, muito embora nunca dirigimos uma e nem somos proprietários (ainda). Atualmente, moramos fora do Brasil, e ainda ficaremos mais uns 3 anos no exterior. Depois disso, a idéia é retornar ao país, comprar uma viatura, e por mais uns 4 anos ir preparando o carro para a viagem. Como vocês vêem, é um projeto de longo prazo. Contudo, como moro atualmente na China, e aqui tem muita coisa boa por preços mais justos que no Brasil, já estou sonhando com as modificações do carro, e é claro comprando os acessórios. A minha idéia nesse post é coletar informações referentes à preparação do veículo para a viagem em questão, levando em conta que estarei levando tudo o que for possível para usar no carro daqui. Ao voltar pro Brasil, pretendo, após comprar a viatura, ir aos poucos preparando e modificando a mesma, bem como ir fazendo viagens pela América do Sul no período que antecede o Overland em si mesmo.

    Sei que já existem outros posts referentes ao assunto, mas entendo que o meu caso é um pouco diferente, pois 1)É de longo prazo, 2)Estarei comprando acessórios e peças antecipadamente ao fato de ter o carro, e por isso preciso da ajuda dos colegas que já possuem o veículo, 3)Tenho buscado muita referencia em gente que preparou veículos para Overland nos EUA, Inglaterra e Europa. Logo, precisaria agora ver o que vai ser possível fazer quando tiver o veículo em território nacional.

    Sendo assim, vou deixar descrito abaixo algumas das idéias que já possuo, e também dúvidas que já tem surgido aqui.

    Idéias Gerais

    O carro seria uma Def110 ou 130, atualmente só considero TDI, com adaptações necessárias para viver no carro em tempo integral. Seriam elas:
    1) Tanque de Combustível Adicional (precisaria saber quem já comprou, onde compra, quanto custa)

    2) Tanques para água potável (opções seriam instalar por baixo do veículo, por dentro no rebaixo que fica na frente dos bancos dos passageiros, que serão removidos, ou instalar tanques externos no teto do veículo. Alguém já instalou? Acham melhor qual opção?)

    3)Instalação de Faróis e Barras de LED para Uso em estradas remotas, onde há necessidade de iluminação mais forte, bem como Barras de Led menores para laterais e traseira do veículo, para uso em acampamento. Já possuo essas barras e os faróis.

    4)Instalação de Switches On Off para controle dessas luzes, e de outros acessórios que virem a ser necessários. Já tenho os switches também, são do estilo desses que a MudStuff vende. Um pouco diferentes nos grafismos, mas penso que o restante é igual. Link:Auto Rockers - NEW! Laser Etched Rockers - Carling Switches & Accessories - Products
    -ed2ba1a0476a4e51d421811ec77185d5.jpg

    5)Instalação de Câmeras de Ré, Frente e Interna com gravação sempre que o veículo estiver em movimento. Em alguns países, em determinadas situações onde não se fala o idioma, uma gravação pode ser a chave para solucionar problemas maiores. Em caso de acidentes, pode ser usado como comprovação, etc.

    6)Naturalmente, que será preciso ter equipamentos básicos como ferramentas, guincho, macacos, peças extras e tudo isso, mas no momento, meu foco é nos demais acessórios, menores, que posso comprar fora e levar ao Brasil. Aqui não encontro peças originais, mas como meu foco é preparar uma viatura para um Overland, e quero fazer isso da forma mais segura, confortável e conectada possível, desejo utilizar da oportunidade que tenho de comprar todos os pequenos acessórios para o veículo agora. É economia, e também me dará condições de ter um carro bem preparado para uma viagem desse porte.

    Possíveis Idéias para inspiração
    -2d91186a470498e6a2479632a5429d78.jpg-2e91e8ee4f05cd271539fad6d9691d16.jpg-8c792393527d420ebeb397cd8aa19259.jpg-23b0aff14a8a316c2e79e024b827acf0.jpg-611e460a4d44a9d1e799f14d58621342.jpg-721cd8eecd9e16d6d95923138b127227.jpg-363404174a903ac653bfde0c9aae0d61.jpg-b39e8bbaae239e3366f342a5cbc4a9e4.jpg-ea5406487fb08a50cbd32fb0fdff9a11.jpg-0c323c680f81620acb738fc5aeb7e53e.jpg


    Dúvidas do momento

    1)Estou em dúvida entre comprar uma 110 ou uma 130. Em ambos os casos, ainda não tenho certeza de como seria o layout delas, mas o pessoal que faz Overland diz que a 130 é mais forte, poderia levar mais peso. O que vocês acham? Alguém aqui sabe bem a diferença entre esses dois modelos?

    2)Como a viatura vai quase virar uma camper, vai ser necessário o uso de bateria(s) extra(s), painel solar, e esse tipo de aparato. Gostaria de saber dos amigos que tipo de caixa de fusíveis e power breakers ou disjuntores eu deveria buscar? Qual a amperagem de um power breaker usado na bateria da Def para cortar toda a corrente? Seria como que uma chave geral, mas não sei qual a amperagem que eu deveria instalar. Caixa de fusíveis seria para todos os acessórios que pretendo instalar.

    3)Falando sobre os tanques extras, tanto de combustível quanto de agua, se eu souber qual a altura deles, posso já levar também os sensores digitais de quantidade de combustível/agua disponível. Aqui são bem baratos, mas eu preciso saber a dimensão dos tanques já existentes. Minha idéia é ter um painel completo com os marcadores de temperatura do motor, da exaustão, combustível nos dois tanques, água disponível, voltagem das baterias (já tenho os medidores), enfim. Quero montar o painel de forma a olhar e ter todo o tipo de informação necessária ao dirigir.

    4) Em viagens longas, que tipo de adaptação, modificaçao, ou acessório, você que já viaja considera essencial ou importante? Poderia me ajudar, sugerindo?

    Amigos, fico muito grato desde já. Ainda tenho tempo, e por causa disso, gostaria de ir adquirindo os acessórios agora que estou no exterior, pra quando estiver aí no país, desenvolver minhas habilidades como "mecânico de Defender", e assim estar preparado para conduzir essa viagem com tranquilidade no quesito carro, pelo menos. Fico grato pelas dicas e sugestões que os amigos puderem compartilhar.
    4X4 Brasil Razão: Erro no título

  • #2
    Usuário Avatar de alexsmith
    Entrada
    09/08/2013
    Local
    Arroio do Meio/RS
    Idade
    45
    Posts
    150
    Agradecimentos: 0
    Oi, Dieter!

    Cara, de inspiração, tu já tá bem. Muito legais as fotos que tu colocou no post.

    Olha, não me considero conhecedor suficiente pra te ajudar em muitas das questões, mas talvez possa contribuir citando uma marca que é muito bem conceituada no mercado: Blue Sea. Eles fabricam esse kit add-a-battery: Add-A-Battery Kit - 120A - Blue Sea Systems
    Ele já faz a função de chave geral e tem um sistema que seleciona automaticamente a bateria que estiver precisando de carga. Também tem a possibilidade de tu ligar as duas baterias em paralelo, caso uma delas não seja capaz de dar a partida.

    Pra acessórios de qualidade, procura por empresas que trabalhem com o mercado marítimo (acessórios para iates e barcos em geral). Pode custar um pouco mais, mas são soluções de durabilidade maior.

    Uma opinião pessoal: se a ideia é converter em camper, eu iria de 130. O problema vai ser garimpar uma... 110 é mais fácil de achar.

    Abraço e boa sorte! Vou acompanhar a evolução deste tópico.
    2020: Defender 110 SW 300 TDi 2004 Alpine White
    2013-2017: Defender 110 S 2.4 (Puma) 2008 Stornoway Grey
    2002-2005: Defender 90 CSW 300 TDi Dark Green

  • #3
    Usuário Avatar de alexsmith
    Entrada
    09/08/2013
    Local
    Arroio do Meio/RS
    Idade
    45
    Posts
    150
    Agradecimentos: 0
    Em tempo: uma das tuas fotos é desse projeto em uma 130:

    Custom Campers - Land Rover 130 Crew Cab

    Gostei do projeto, mais pelo fato de não ser algo tão gigante e, ao mesmo tempo, parecer versátil.
    2020: Defender 110 SW 300 TDi 2004 Alpine White
    2013-2017: Defender 110 S 2.4 (Puma) 2008 Stornoway Grey
    2002-2005: Defender 90 CSW 300 TDi Dark Green

  • #4
    Usuário
    Entrada
    29/04/2017
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    36
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Oi Alex,

    Obrigado pelo retorno. Especialmente o link da 130 feita na Alemanha. Sabe que as vezes até vem na mente de enviar o carro (quanto tiver um carro, rs) para a Europa e fazer as modificações lá... Claro que isso vem na mente só baseado na emoção do momento, sem ter um orçamento em mãos, nada disso. Te agradeço pelo link da Custos Campers, vou tentar entrar em contato com eles, pra ver se consigo estimar custos com eles. No meu caso, planejamento financeiro é parte essencial desse projeto. Aí, se conseguir retorno deles, na volta ao Brasil, partiremos pra orçar em "casa" algo semelhante. As vezes, pelo fato de o Euro ser bem mais caro que nossa moeda, pode valer a pena fazer em casa.

    Sobre o sistema da Blue Sea, eu já tinha visto pelo menos uma indicação, logo você confirmando, me dá convicção de que vai ser esse sistema mesmo que vou usar. Quando tiver oportunidade de ir aos EUA, vou comprar também. Penso que aos poucos vou adquirindo os acessórios e quando tiver o veículo em mãos, começo o DIM (Do It Myself, no meu caso).

    E sobre o fato de ser 110 ou 130, também estou mais inclinado a pegar uma 130 e adicionar uma traseira camper. Seria mais conforto e segurança pra a viagem inteira. De momento, estou olhando e já andei vendo algumas "perdidas" pela internet. Mas creio que em algumas regiões do Brasil, tem gente que guarda tesouros na garagem. Quem sabe, né?

    Grande abraço,

  • #5
    Usuário Avatar de paje_tapuya
    Entrada
    11/05/2006
    Local
    Natal/RN
    Idade
    54
    Posts
    922
    Agradecimentos: 2
    Tanque de combustível extra a ideia seria vc adaptar um segundo tanque da noventinha mais antiga, que ficava em baixo do banco do passageiro. Sobre os reseratótios de água potável, mande faze em inox, nos vãos da carroceria e presos entre as longarinas e estribos.
    E sinceramente eu iria de 130.
    Discovery 1, 300TDI, Lift de 2", pneus 285/75x16. Maria Fumaça.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 37
      Última resposta: 22/02/2019, 11:23
    2. Preparação Defender 110, 2000 – Expedição Alaska 2016
      Por André Stringhi Flores no fórum Land Rover
      Respostas: 77
      Última resposta: 20/08/2016, 19:17
    3. Preparação defender 90 2.5
      Por Nuno Caiado no fórum Land Rover
      Respostas: 6
      Última resposta: 16/02/2015, 13:04
    4. Respostas: 4
      Última resposta: 01/06/2010, 14:39
    5. Preparação de Defender 110 no Rio de Janeiro
      Por Fernando Oliveira no fórum Land Rover
      Respostas: 2
      Última resposta: 25/06/2009, 15:11

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade