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  • #1
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    30/01/2017
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    Unhappy Defender 110 sw ano 2002/2002 [pão de forma]




    Pessoal, Boa noite...

    Hoje me tornei o proprietário de uma Defender 110 SW ano 2002/2002 depois de muito sonhar com uma Defender, ler vários e vários posts, muito babar nas obras primas das reformas do Marcelo Oyarzábal e seu pai, impressionar com o conhecimento e o espírito de contribuição do CGAUER, o gosto e o capricho do meu ex-vizinho AAssis com a Eleannor, o grande envolvimento do Mecanno em muitos tópicos, assim como outros colegas de Forum com muita disposição e interesse.

    Sempre tive muito interesse em um uma Defender pois adoro viajar e curto muito os carros antigos, nesse quesito a Defender já é um clássico.

    Sempre insistia muito com o meu pai para comprar uma quando era mais novo.. não adiantou, hoje ele tem um Willys 51.... mas sempre deixei o sonho de lado pois viajo muito de bate/volta, moro no Rio e a grande família mora em BH e interior de Minas, portanto uma Defender sozinha não era opção. No entanto, esse ano fui picado de vez pela Defender, eu e minha esposa fomos para a Namíbia e dirigimos por mais de 5.000 km sozinhos uma Nissan camper pelos cantos mais remotos da África.... portanto, a primeira promessa de ano no meio do Kalahari foi que iriamos partir para uma Defender, não iriamos adiar mais o sonho!!

    Nossa expectativa é conhecer e/ou revisitar alguns locais remotos do Brasil, América do Sul... Ushuai, Patagonia, Atacama... o objetivo não é utilizar o carro para o dia/dia, estamos mantendo o carro pequeno.

    Foi uma boa oportunidade, o primeiro dono por 12 anos (2 anos parados) era uma empresa e esse carro era da área de topografia, só rodava nos pátios da empresa em Minas, não tem marcas de que carregava peso, o carro tem o livro de saída e entrada do pátio de veículos com todos os registros, manutenção foi feita na autorizada até os 80 mil km, a parte mecânica está muito boa.. depois disso só teve mais dois ex donos, um presidente de uma grande siderúrgica que usava para ir para a fazenda e o ex-dono "atual" que era muito caprichoso, dono de transportadora.. acostumado com manutenção e carros a diesel... teve que vender pois comprou um caminhão e precisava de levantar dinheiro, já tinha vendido outros 3 carros...

    Segundo ele a parte mecânica foi toda revisada, e que quando iria começar os acabamentos/pintura resolveu vender...

    Somente observei 2 pequenos pontos de ferrugem no carro e um pequeno vazamento na carcaça do diferencial dianteiro... várias peças trocadas, tudo com NF, todos os óleos e filtros, dois semi-eixos dianteiros, bateria 110 amperes, embreagem muito macia e sem trancos, duas homocinéticas novas, pastilhas de freio, revisão da direção hidráulica, diferencial dianteiro e traseiro, caixa de marchas... etc... agora é levar em um bom mecanico de Land Rover e fazer uma revisão completa e checar o que ainda é necessário... o mecanico que olhou para mim, é mecanico de outros carros Diesel.. não é especialista em Land.
    A folga na direção é algo que me incomodou, mas o ex-dono disse que é o mais justo que se consegue.. gostaria de realmente saber se é isso mesmo... também achei que ela está "galeando" muito a traseira, talvez trocar os amortecedores originais por algo mais firme... Tenho muita facilidade de trazer peças da Alemanha,Inglaterra na mala.. eventualmente Estados Unidos.



    Seguem as fotos da viatura, depois vou postando mais fotos... fiquei tão preocupado em verificar a viatura de cima em baixo que nem preocupei com muitas fotos, somente nos defeitos.... estou no Rio e o carro está em BH...


    -land-rover-defender-110-sw-turbo-diesel-intercooler-292315-mlb25209582775_122016-f.jpg-land-rover-defender-110-sw-turbo-diesel-intercooler-279015-mlb25209580611_122016-f.jpg-land-rover-defender-110-sw-turbo-diesel-intercooler-287015-mlb25209579311_122016-f.jpg-land-rover-defender-110-sw-turbo-diesel-intercooler-294015-mlb25209579180_122016-f.jpg-355630105868084.jpg-359630102808310.jpg-355630107164214.jpg-352630102862650.jpg


    Gostaria de recomendações de serviço de lanternagem/Pintura, não sei se trago o carro para o Rio ou faço o serviço em BH.. não tenho muito tempo de acompanhar.. por isso precisava entregar nas mãos de alguém caprichoso... as portas da frente tem algumas marcas de pedras, batidas de porta, etc... o teto está careca de tinta, o para lama esquerda dianteiro tem um afundamento, a porta traseira sofreu muito com o pneu estepe e já recebeu massa... penso que talvez o melhor seria trocar, parece que ela puxava alguma carretinha.. um pequeno pedaço do para-choque/eixo traseiro precisa de um reparo... também é necessário refazer os bancos, tirar a forração do teto, limpar e fixar bem no lugar...

    A princípio pensei em manter a pintura no branco mesmo para evitar complicações....

    Pessoal estou precisando de muita ajuda para clarear as ideias, etc...

    Quanto ao nome, minha família já apelidou de Pão de Forma... kkkkk .. fazer o que? eu queria iLand.. hehehe

  • #2
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    21/07/2014
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    Miguel Pereira/RJ
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    Bom dia Daniel,
    seja bem vindo ao vício LR.

    Se é amigo do Abel, meu amigo será também!
    No RJ tem algumas oficinas boas para mecânica, lanternagem e pintura.
    Recomendo os seguintes:
    Ricardo Aita - Higienópolis (onde eu faço manutenção, lanternagem e pintura - MO honesta e com bom preço)
    Leandro (Land Oeste) - Bangú (outra boa opção de MO/cara mas de qualidade)
    Rolney - Recreio (não o conheço mas sei que é bem recomendado - mas cobra bem pelo serviço)

    Hoje não moro mais na cidade do RJ, mas no interior. Final de semana volta e meia dou um passeio pelas praias. Se quiser marcar uma volta é só chamar no privado.

    Abs,
    Bernardo.
    DEFENDER 110 CSW 2001
    Ex L200 GLS 2002


  • #3
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    30/01/2017
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    Rio de Janeiro/RJ
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    Agradecimentos: 0
    Oi Bernardo, obrigado pelas boas vindas!! Realmente é um vício mesmo!

    Na verdade não conheci o Abel pessoalmente, quando comecei a ler os posts dele que eu percebi que ele morava aqui perto, aí quando vi umas fotos que ele postou, tive certeza que era o mesmo prédio... aí minha esposa me lembrou de uma época que eu via um morador mexendo numa Defender e eu só ficava babando, provavelmente era ele!!

    Gostei das opções que você me passou, moro no Recreio.. dependendo da diferença talvez vale a pena pagar mais pelos pequenos serviços.... mas mecânico de Defender acredito que seja igual médico cardiologista mesmo, não vale a pena ficar mudando... quando eu definir o que fazer com a viatura e trazer ela de BH talvez eu passe lá no Ricardo Aita mesmo para uma revisão geral...

    Você conhece o serviço do Ricardo Aita para uma funilaria e pintura geral? Ou ele seria mais indicado para reparos pequenos? Você ou alguém aqui no Fórum conhece algum carro que ele já trabalhou?

    Rapaz, como eu disse, moro aqui no Recreio, quando for passar por aqui me mande uma MP... será legal marcar uma volta...

    Sds,
    Daniel

  • #4
    Usuário Avatar de francaclayton
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    27/09/2010
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    Que legal....
    LR é isso aí, ama ou odeia a danada...
    Na abertura do seu tópico falou em grandes feras no conhecimento das Landes...
    Estou a procura de uma também.... ja olhei várias mas as que agradaram tão pedindo o olho da cara.....
    Felicidades e boa sorte com a empreitada...
    []
    Clayton França
    Goiânia/GO
    Defender RAW 110 (2011) - Preciosa

  • #5
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    30/01/2017
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    É verdade meu amigo, parafraseando o nosso passado é isso mesmo ame-a ou deixe-a.....

    Realmente esse ano que você está procurando, a turma tá pedindo mais que uma Evoque nova.. rs... mas vai na calma mesmo que uma hora você acha alguma com um bom custo x benefício...

    Realmente peguei essa pois a estrutura está boa, mas mesmo assim tem muita coisa para fazer, principalmente pintura/funilaria e acabamento, paguei mais barato por isso mesmo.... mas como é um segundo carro e esperar não vai ser o problema, acredito que foi muito bom o custo x benefício... agora é ter paciência para achar a oficina certa, pois lanternagem e pintura valem a pena fazer muito bem feito, se não for para ser assim, melhor nem fazer nada..

    O antigo dono me mostrou as fotos dela ano passado em Mendoza, andou muito.. por isso acredito que a mecânica não deve ter muita coisa para fazer... apesar da avaliação do mecânico diesel ter sido muito boa.. para vocês que conhecem da Defender, o que acharam do barulho do motor no vídeo que postei no primeiro tópico?

    Sds,

  • #6
    Usuário Avatar de francaclayton
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    27/09/2010
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    É isso aí... a LR tem esse ar de liberdade, sempre vi isso nela mas nunca tive coragem de migrar pra uma danada dessas... dessa vem parti pra cima... estou na vila... tem umas 2010 ou 2011 no jeito mas não me encheu os olhos.... as que e n c h e os olhos aí sim custam os olhos da cara kkk...
    VQV

  • #7
    Usuário Avatar de Marcelo Oyarzábal
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    16/06/2009
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    Daniel, seja bem vindo ao mundo Land Rover, se você já tinha gosto antes, vai ter muito mais agora sendo proprietário, pois este veículo permite que a gente consiga executar tudo que imagina, tudo é possível com eles, acho que temos isso em mente pelo tempo de história que eles tem, e como meu pai diz, nos próximos 5 anos quem comprou comprou, quem não comprou vai pagar caro, por que Defender em boas condições esta ficando raro.
    Assisti ao vídeo, o motor parece redondinho, a primeira coisa é trocar todos os fluídos e líquido de arrefecimento, isso sempre falo em tópicos novos de novos proprietários, inclusive respondo bastante email de pessoas que tem interesse em comprar, pois sempre deixo meu contato onde escrevo, pois não há informações, a primeira coisa que a gente escuta é que a mecânica é cara, não acha peça, ninguém mexe, tudo conversa fiada, meia duzia de chave e da pra revisar bastante coisa.
    Depois dos fluídos, você pode isolar a parede corta fogo, depois o capo, o barulho e a caloria vai diminuir uns 80%, vai escutar o mínimo mesmo, tem uma manta que se vende em São Paulo, Toro Soluções Acústicas, essa é com fibra, manta e alumínio, auto colante, porém no meu usei cola spray pra grudar mais, no Mercado Livre tem umas pra vender mais barato, mas meu pai usou na Defender 130 que está reformando e o resultado não é parecido, é a metade da qualidade, então como vai viajar, faça o isolamento que não vai se arrepender, isole ela por baixo, principalmente onde passa a transmissão e caixa de transferência, vai mudar o carro. Outra coisa importante, é instalar o nível de alarme sonoro, mas não compre esses tabajara que tem aos montes, compre a tampa do Land Rover Classic, compre uma relé de 5 pinos e mande um eletricista montar, é perfeito o funcionamento, coloque a luz de aviso no painel para que de para enchergar bem, ou aviso sonoro, o relógio do turbo é interessante pra acertar a velocidade, pois as vezes a gente anda com marcha alta e rotação baixa, e isso não é o correto, o com o relógio do turbo, você consegue manter economia e poupa o motor, você pode colocar um plug na entrada da LDA da bomba injetora, não precisa adaptações, é uma chave 10mm e 3 arruelas de aluminio, e pronto, vai estar instalado. Troque a correia dentada e os tensores, se a correia da bomba dagua estiver ruim troque também, não deixe pra depois, quando pifar a bomba dagua, compre uma com rotor de metal, isso vai ser importante pra você que vai viajar pra fora do País. A direção com folga, bom, isso não é um problema, são os mecânicos que criam esse problema, pra você ter certeza que é o setor, faça o seguinte teste, com o carro desligado, coloque a patroa ou outra pessoa sentada no banco do motorista, e mande girar pra um lado e pra outro rapido, avançando um pouco mais que a folga, e você coloque a mão nos tres terminais, um na frente na roda dianteira direita e outros dois na parte de tras da roda, dianteira direita e esquerda, bom, se não tiver folga ali, parte para a segunda etapa de verificação de folga, olha o braço pitman, que é o braço que sai da caixa de direção, confira se a porca está bem apertada, esse geralmente é o culpado, observe se o pino não tem folga, coloque a mão que vai dar pra sentir, se não tiver folga também, olhe na frente do carro se ele balança pra um lado e para outro, se balançar, é as buchas da barra panhard, mas se não tiver folgas nessa bucha, pode ser setor, tem regulagem e tem reparo, se não tiver vazamento, tire o alternador e vai ter um parafuso e uma porca, pra regular, levante o eixo dianteiro, deixe as rodas na reta, solte a porca do setor, e enrosca o parafuso do meio 1/4 de volta, vai la na direção e teste se saiu a folga, se não saiu, enrosque mais 1/4 de volta, vai lá na direção e confere, se sair, não aperte mais, apenas aperta a porca, pois se enforcar o carretel, vai quebrar o eixo e vai sair caro pra arrumar. Outra coisa que pode balançar, são os pneus que você está usando, se não me engano são 750-16 estes mesmos vieram na 130 do meu pai e balançada demais, trocamos os pneus por radiais pra testar e acabou o problema, estes pneus são bem barulhentos também, roncam.

    Bom, por enquanto é isso aí, qualquer dúvida estamos à disposição, e se você tiver espaço e curte a mecânica, vale a pena comprar umas chaves pra fazer o serviço em casa caso tenha tempo, não esqueça de tirar os guarda pó da ponta dos eixos pra engraxar, e compre umas duas de reserva, pois as vezes resseca e a graxa acaba saindo, danificando as tulipas.

    Um abraço

    Marcelo Oyarzabal
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -022.jpg  
    Defender 90 - 2001

  • #8
    Usuário Avatar de francaclayton
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    Marcelo demonstrou ter bom conhecimento das LRs, parabéns, as Defender 110 também esquentão muito? E as falas que tem que calafetar caso contrário até entra água, isso procede?

  • #9
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    Olá Daniel, Benvindo! , vc acertou na enfermaria, é aqui mesmo! o lema é o mesmo do meu grupo de bike

    -entra quem quer e sai quem podehhihihi!


    Olha, pouco posso acrescentar depois desse´´tratado´´escrito pelo grande Marcelo!

    seu 110 me parece bem alinhado e com boa aparencia, pra facilitar identificação de peças, part numbers,

    procedimentos corretos para não ficar na mão do mecânico, baixe os manuais e divirta-se!


    Disponha do vasto arquivo sobre Defender desse forum, mas qquer dúvida nos avise!

    Abração!

  • #10
    Usuário Avatar de Marcelo Oyarzábal
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    16/06/2009
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    Citação Postado originalmente por francaclayton Ver Post
    Marcelo demonstrou ter bom conhecimento das LRs, parabéns, as Defender 110 também esquentão muito? E as falas que tem que calafetar caso contrário até entra água, isso procede?

    Boa noite, tanto as 90, 110 e 130, 2002 pra baixo esquentão bastante, as 2002 pra cima, tem isolamento dentro, até esquenta, mas bem menos. A calefação é importante devido ao ano, fica ressecado e entra água mesmo, mas tem vários pontos que entram água, o teto (Precisa soltar os parafusos e correr uma cola especial), os vidros traseiros laterias (Trocando a borracha eles ficam ajustados e param de entrar água), os pedais de embreagem e freio (Esses entram água pois as borrachas das ventarolas de baixo do parabrisa não estão vedando mais, é o caso do meu, e dos modelos 1998 até 2002 muda o modelo da borracha, e não adianta adaptar, somente a original pra resolver.

    Um abraço
    Defender 90 - 2001

  • #11
    Usuário Avatar de francaclayton
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    27/09/2010
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    UFFAAAA...
    Bem estou olhando as de ano 2010 ou 2011... mesmo assim tem esses "quesitos"?? rsrsrs
    []
    Citação Postado originalmente por Marcelo Oyarzábal Ver Post
    Boa noite, tanto as 90, 110 e 130, 2002 pra baixo esquentão bastante, as 2002 pra cima, tem isolamento dentro, até esquenta, mas bem menos. A calefação é importante devido ao ano, fica ressecado e entra água mesmo, mas tem vários pontos que entram água, o teto (Precisa soltar os parafusos e correr uma cola especial), os vidros traseiros laterias (Trocando a borracha eles ficam ajustados e param de entrar água), os pedais de embreagem e freio (Esses entram água pois as borrachas das ventarolas de baixo do parabrisa não estão vedando mais, é o caso do meu, e dos modelos 1998 até 2002 muda o modelo da borracha, e não adianta adaptar, somente a original pra resolver.

    Um abraço
    Clayton França
    Goiânia/GO
    Defender RAW 110 (2011) - Preciosa

  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo Oyarzábal
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    16/06/2009
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    Arroio Grande/RS
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    Citação Postado originalmente por francaclayton Ver Post
    UFFAAAA...
    Bem estou olhando as de ano 2010 ou 2011... mesmo assim tem esses "quesitos"?? rsrsrs
    []

    Franca, com esse ano vai ser semi novo praticamente, você vai estar livre desses quisitos sim. Se atente em pegar um carro MUITO bem cuidado, pois esses motores mais novos dos Land Rover, só oficina especializada. O restante, não precisa ter medo, carroceria, câmbio, transferência, diferenciais, tudo comum, qualquer um mexe.
    Defender 90 - 2001

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