Minha Freelander 2.5V6 2006 estava com um barulho na parte de cima do motor, parecido com tucho descarregado.
O barulho estava que nem esse do vídeo:
Logo pensei que tinha que abrir o cabeçote pra troca de tucho, mas procurando na internet, a Freelander tem um sistema chamado VIS, onde a ECM controla a entrada de ar dependendo da rotação do motor e posição do acelerador.
Esse sistema está instalado dentro do coletor de ar (peça plástica). O problema é que com o tempo, o plástico que movem as borboletas se desgastam e acabam se soltando das esferas, deixando a borboleta solta. Sendo assim acaba gerando o barulho insuportável.
A parte mais chata de abrir é a tampa onde tem os parafusos torx. Ela é colada, sendo necessário bater um uma talhadeira aquecida e ir descolando a tampa.
Aqui o coletor fora do carro e com a tampa ainda colocada:
Aqui já sem a tampa. Existe muito óleo grudado nas paredes do coletor. Essa haste marrom que é o problema, onde a conexão com as esferas se solta e a peça fica solta dentro do coletor:
Como essa peça não existe pra vender, somente o conjunto todo que com certeza passa dos R$1500, fixei com arame de aço todas as borboletas aberta, já que quando está quebrado, a borboleta fica abrindo e fechando em tempos errados.
Para limpar, utilizei muito detergente e máquina de pressão WAP.
Reinstalei tudo e o carro ficou perfeito, sem o barulho pentelho que assombrava todos os dias rsrsrs.
Segundo o manual técnico e os fóruns de fora, essas borboletas controlam a entrada do ar em diferentes rotações do motor. A perda de torque deixando todas elas abertas ocorre entre 700 ~ 3000 RPM quando o acelerador estiver acima de 30%. Como eu não sou de pisar muito (senão seca o tanque hehe), não irei sentir diferença nesse estágio. Após 4350 RPM todas as borboletas se abrem. Como elas estarão sempre abertas, nesse estágio o motor terá o torque normal.
Resolvi postar esse tópico pois não vi nenhum aqui no Brasil, todas as informações achei em fóruns gringos.