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  • #1

    Barulho Motor Freelander 2.5V6. Tucho? Só que não




    Caros,

    Minha Freelander 2.5V6 2006 estava com um barulho na parte de cima do motor, parecido com tucho descarregado.
    O barulho estava que nem esse do vídeo:

    Logo pensei que tinha que abrir o cabeçote pra troca de tucho, mas procurando na internet, a Freelander tem um sistema chamado VIS, onde a ECM controla a entrada de ar dependendo da rotação do motor e posição do acelerador.
    Esse sistema está instalado dentro do coletor de ar (peça plástica). O problema é que com o tempo, o plástico que movem as borboletas se desgastam e acabam se soltando das esferas, deixando a borboleta solta. Sendo assim acaba gerando o barulho insuportável.

    Segue abaixo o link onde o usuário abriu o coletor de ar:
    http://forums.mg-rover.org/showthread.php?t=418842

    A parte mais chata de abrir é a tampa onde tem os parafusos torx. Ela é colada, sendo necessário bater um uma talhadeira aquecida e ir descolando a tampa.

    Aqui o coletor fora do carro e com a tampa ainda colocada:

    -20150117_200252.jpg

    Aqui já sem a tampa. Existe muito óleo grudado nas paredes do coletor. Essa haste marrom que é o problema, onde a conexão com as esferas se solta e a peça fica solta dentro do coletor:

    -20150117_200302.jpg
    -20150117_200329.jpg

    Como essa peça não existe pra vender, somente o conjunto todo que com certeza passa dos R$1500, fixei com arame de aço todas as borboletas aberta, já que quando está quebrado, a borboleta fica abrindo e fechando em tempos errados.
    Para limpar, utilizei muito detergente e máquina de pressão WAP.

    -20150118_131437.jpg

    Reinstalei tudo e o carro ficou perfeito, sem o barulho pentelho que assombrava todos os dias rsrsrs.

    Segundo o manual técnico e os fóruns de fora, essas borboletas controlam a entrada do ar em diferentes rotações do motor. A perda de torque deixando todas elas abertas ocorre entre 700 ~ 3000 RPM quando o acelerador estiver acima de 30%. Como eu não sou de pisar muito (senão seca o tanque hehe), não irei sentir diferença nesse estágio. Após 4350 RPM todas as borboletas se abrem. Como elas estarão sempre abertas, nesse estágio o motor terá o torque normal.

    -screenhunter_01jan.jpg


    Resolvi postar esse tópico pois não vi nenhum aqui no Brasil, todas as informações achei em fóruns gringos.

    Fica a dica


    Gilson

  • #2
    Caros,

    Segue abaixo a solução que achei. Furei as juntas esféricas e atravessei um parafuso com porca e arruela entre o braço e a junta.


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