x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário
    Entrada
    24/12/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    57
    Posts
    7
    Agradecimento: 1

    Exclamation *Alguém bom mesmo: FREELANDER 2003 - Ventoinha ligando de 8 em 8 segundos




    Pessoal, boa tarde.
    Tenho uma Freelander 1 2003, e ultimamente ela tem apresentado um comportamento bem estranho. Começou a aquecer e sumir água. Pensei que fosse juntas do cabeçote ou do motor (parte de baixo), mas não há nenhum vazamento de óleo, a água não está misturando com o óleo (não está "espumando" o óleo), e não ferve direto. Simplesmente o motor está aquecendo mais que o normal.
    Pensei em ineficiência de bomba d'água - em princípio, meu mecânico fez os testes e não deu nada na bomba.
    Pensei em vazamentos nas mangueiras, naquelas "T"s de plástico que são um lixo, etc. Achei um pequeno vazamento em uma T, mandei fazer uma de alumínio, ficou excelente. Mas continua sumindo água.
    Meu mecânico fez teste de pressão no sistema de água, aoparentemente, nada de vazamentos. Fizemos este teste umas cinco vezes, em meses diferentes.
    De uns dois meses para cá, a ventoinha está ligando com uma constância enorme, na alta. Porém, com um comportamento muito estranho: fica uns oito segundos ligada na alta, desliga por dez segundos, liga de novo por oito, e continua assim.
    Troquei o módulo da ventoinha, pensando que seria esse o problema. Testei quatro módulos semi-novos (inclusive um da Jaguar e um de BMW, que são idênticos), e o comportamento estranho continuou.

    Meu mecânico então falou que teria que trocar o módulo, e então zerar a memória do módulo de controle geral do carro, que ele veria então o novo módulo, e começaria um comportamento do zero.
    Fiz isso, e o comportamento da ventoinha continuou.
    Então o mecânico falou que eu deveria trocar a ventoinha completa, motores, grade, defletor e módulo. Na Autostar, me pediram R$ 4.200,00!!!!
    TROQUEI DE MECÂNICO rsrsrsrs

    Sobrou uma outra alternativa: Leitura incorreta do sensor de temperatura do bloco do motor. Sensor código BMW1433076. Consegui encontrar em um amigo importador de peças para landRover aqui em SP, um zeradaço da LUCAS - excelente.
    Troquei. Resultado.... Continua igual, ligando de 8 em 8 segundos a alta.

    Por favor, alguém já teve algum problema desses? Podem por favor me ajudar de alguma forma, orientando o que pode ser?

    Abraços
    André
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    24/12/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    57
    Posts
    7
    Agradecimento: 1
    A propósito...
    1) Já troquei a tampa do reservatório. Não era isso.
    2) Válvula termostática - também não é - está OK, e abrindo e fechando corretamente.
    3) A água some mais quando forço mais o motor, quando dou puxadas acima de 4500 rpm
    4) Quando a água some, não pinga no chão, e nem pelo escapamento.
    5) GRAÇAS A DEUS não está retornando óleo no reservatório.

    SOCORRO, GALERA!!!
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário
    Entrada
    05/02/2011
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    49
    Posts
    160
    Agradecimento: 1
    Boa tarde, André!
    Na minha, tive problemas com sumiço lento de água por duas vezes. Na primeira vez bati muito a cabeça junto com o mecânico e no final o vazamento era pelo radiador de ar quente (heater matrix). Perdi tempo e $$ trocando várias peças inúteis até chegar no culpado. Na segunda, já com outro mecânico, ele matou a charada bem rápido. Era pelas conexões da válvula termostática com os canos que chegam nela. Ele trocou os O'rings e reconectou tudo. O vazamento nunca mais voltou. A peça de plástico que contém a válvula também pode rachar e provocar vazamento, mas no meu caso estava intacta.
    São locais para vc examinar à procura de vazamentos. Mas nada que explique o comportamento da ventoinha.
    Sds,
    SM-S
    Land Rover Freelander HSE 2006

  • #4
    Usuário
    Entrada
    24/12/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    57
    Posts
    7
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por SM-S Ver Post
    Boa tarde, André!
    Na minha, tive problemas com sumiço lento de água por duas vezes. Na primeira vez bati muito a cabeça junto com o mecânico e no final o vazamento era pelo radiador de ar quente (heater matrix). Perdi tempo e $$ trocando várias peças inúteis até chegar no culpado. Na segunda, já com outro mecânico, ele matou a charada bem rápido. Era pelas conexões da válvula termostática com os canos que chegam nela. Ele trocou os O'rings e reconectou tudo. O vazamento nunca mais voltou. A peça de plástico que contém a válvula também pode rachar e provocar vazamento, mas no meu caso estava intacta.
    São locais para vc examinar à procura de vazamentos. Mas nada que explique o comportamento da ventoinha.
    Sds,
    SM-S

    Muito obrigado, SM-S!

    Abraços

  • #5
    Quando o radiador do ar quente fura, é normal encontrar água no chão do passageiro ou quando liga o ar quente já sentir o cheiro de água de radiador. Rodar sem utilizar fluido e somente água de torneira faz isso acontecer.

    Um lugar que pode sumir água nas Freelander V6 é na transmissão automática. A transmissão Jatco tem um radiador onde entra o fluido ATF e o fluído de refrigeração. Se o radiador furar internamente, a água entra na transmissão e acaba voltando o ATF para o reservatório também.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/01/2015
    Local
    Cacoal/RO
    Idade
    50
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    *FREELANDER 2005 Fervendo ao disparar o Segundo Estágio da Ventoinha!*

    Olá, Bom Dia a Todos!
    Muito Prazer. Me chamo Sandro Coelho (Cacoal-Rondônia)

    Tenho um FREELANDER I - Ano: 2005
    No início desse ano (Fevereiro/Março) um mecânico (o que realmente mexia nesse carro acabou falecendo em um acidente de moto) aqui na cidade que eu moro, informou que ela estava com 1 Cilindro Ruim. Resumo. Abaixamos o motor e fizemos completo (Retífica Local). No final de Maio ele me entregou o veículo. Precisei ir em uma cidade vizinha (200km) e fui com ela, 70km daqui ela subiu o ponteiro da temperatura. Parei, etc... e foi aquela novela até chegar no Km 100 (demorei umas 4 horas) pois neste Km 100 tem um trevo de aceso a outros municípios com posto de gasolina, etc.. (uma vila). Abandonei o carro ali e segui de carona (carreta). Chegando novamente com ela na cidade (guinchada) levei ao mecânico. Ele então me condenou a tampa do reservatório de água do radiador. Comprei em SP (GETSET PARTS - compro praticamente tudo com eles). 15 dias depois trocamos o reservatório e a tampa. Continua o mesmo problema. Levamos então para um Eletricista. Ficou 4 dias com o carro fazendo testes. E disse não ter encontrado nenhum problema elétrico. Levei para outro que trabalha com radiadores. mandei envaretar e averiguar o sistema de arrefecimento. Aí veio a surpresa. Sistema sem Pressão. Porém quando aciona o Segundo estágio da Ventoinha, a água sobe no reservatório, entra em ebulição e joga fora pela tampa do mesmo! Não sei mais o que faço. Perdi a Fé no mecânico (disse que parte mecânica não tem problema) e ele é o menos ruim da cidade. Os demais é tal como minha Avó entende de madeira. Peço gentilmente ajuda aos Amigos que possam me dar um norte do que e como fazer.

    Como desmontei o motor troquei:
    - Bomba D'Água;
    - Bomba de Óleo;
    - Tampa e Reservatório de Água do Radiador;
    - Válvula Termostática;
    - Sensor de Temperatura (fica embaixo da Válvula Termostática);
    - Juntas (Todas - Absolutamente todas - Superior e Inferior);
    - Jogo de Parafuso do Comando (acho que esse é o nome);

    Enfim. O básico e essencial quando se faz um motor completo, foi trocado nela.

    * Não está entrando água no Motor, pois a Tampa e Vareta de Óleo limpinhas;
    * Não está entrando Óleo no reservatório do Radiador (Limpo também);

    Estou incomodado com isso, tendo em vista ser um excelente veículo.
    Más estou sofrendo com ele.

    Agradeço se puderem me ajudar

    Att,
    Sandro Coelho

  • #7
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Já passei por isso num carro...

    O problema era ocasionado por um relé da ventoinha. Efetuada a troca, só alegria.

    Veja também se não está passando pressão do cilindro para o sistema de arrefecimento. Se sim, é a junta que foi embora...


    Abraço e sorte aí.

  • #8
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Já passei por isso num carro...
    O problema era ocasionado por um relé da ventoinha. Efetuada a troca, só alegria.
    Veja também se não está passando pressão do cilindro para o sistema de arrefecimento. Se sim, é a junta que foi embora...
    Abraço e sorte aí.
    Mas se ele estava em rodovia, não teria porque acionar a ventoinha, pois o vento frontal já resfriaria suficientemente o motor.
    Como você disse, creio em pressão indo do motor para o radiador via cabeçote trincado ou junta do motor rompida.

  • #9
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Mas se ele estava em rodovia, não teria porque acionar a ventoinha, pois o vento frontal já resfriaria suficientemente o motor.
    Como você disse, creio em pressão indo do motor para o radiador via cabeçote trincado ou junta do motor rompida.
    Dependendo da topografia do terreno, da temperatura do dia, do pé do motorista e da grade de ventilação do carro, apenas o vento que bate não é suficiente para resfriar não. Já passei por isso... achei que tinha perdido um cabeçote... no final das contas era Relê mesmo.


    Mas esse motor v6 gosta de queimar uma junta, é problema crônico dele.
    Basta ler nos foruns gringos.

    Inclusive uma notícia triste ao colega.. no link abaixo tem um forista dizendo que quando a junta queima o cabeçote segue junto para as "cucuias".
    Freelander Head Gasket issues? - Page 1 - Land Rover - PistonHeads


    Espero não ser o caso acima, mas é bom verificar.

    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    14/01/2015
    Local
    Cacoal/RO
    Idade
    50
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Titanium.
    Vou anotar essa informação e tentar viabilizar um mecânico que me informaram de Vilhena (220km daqui de Cacoal)!

    Assim que eu consiga encontrar de fato o que possa ser, manterei informado vocês aqui!

    Desculpas pela demora na postagem. Em trânsito a trabalho e longe de casa.

    Att, Sandro

    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Já passei por isso num carro...

    O problema era ocasionado por um relé da ventoinha. Efetuada a troca, só alegria.

    Veja também se não está passando pressão do cilindro para o sistema de arrefecimento. Se sim, é a junta que foi embora...


    Abraço e sorte aí.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    14/01/2015
    Local
    Cacoal/RO
    Idade
    50
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Realmente Glaicon.
    Eu estava na BR quando ocasionou a subida do ponteiro!
    Sobre Junta de Cabeçote. Foi realizado um teste da seguinte forma:
    - Abre-se a tampa do Reservatório;
    - Liga o veículo e acelera;
    - Caso a junta esteja queimada o reservatório entra em ebulição como se fosse um vulcão, caso não, ela não se mexe dentro do reservatório. Ao menos é o que me me informou a pessoa que fez esse teste. Como a água não se movimentou ele disse que a junta está boa.
    Porém quando tampo o reservatório e coloco o veículo na rua, basta passar dos 3.000rpm que ele joga água pela tampa.

    Está HORRÍVEL


    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Mas se ele estava em rodovia, não teria porque acionar a ventoinha, pois o vento frontal já resfriaria suficientemente o motor.
    Como você disse, creio em pressão indo do motor para o radiador via cabeçote trincado ou junta do motor rompida.

  • #12
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por Sandro Coelho Ver Post
    Realmente Glaicon.
    Eu estava na BR quando ocasionou a subida do ponteiro!
    Sobre Junta de Cabeçote. Foi realizado um teste da seguinte forma:
    - Abre-se a tampa do Reservatório;
    - Liga o veículo e acelera;
    - Caso a junta esteja queimada o reservatório entra em ebulição como se fosse um vulcão, caso não, ela não se mexe dentro do reservatório. Ao menos é o que me me informou a pessoa que fez esse teste. Como a água não se movimentou ele disse que a junta está boa.
    Porém quando tampo o reservatório e coloco o veículo na rua, basta passar dos 3.000rpm que ele joga água pela tampa.

    Está HORRÍVEL
    Na primeira postagem você fala em perda d´água.
    Faça um teste: guarde a viatura à noite, depois de um rodar normal. Na manhã seguinte abra a tampa do radiador e escute se faz um barulho de vácuo descomprimindo.
    Se acontecer isto é porque está indo pressão de ar do motor para o sistema de refrigeração.
    Com o resfriamento à noite, o motor recebe de volta esta pressão, criando vácuo na mangueira do radiador.
    Se acontecer isto deverá ser junta de cabeçote rompida ou o próprio cabeçote trincado.
    Se fosse viatura à diesel seria isso, com certeza.
    Mas, como é à gasolina, a chance já é um pouco menor.
    Verifique.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Freelander 1 2003-2006 - tudo sobre
      Por Garotão Alado no fórum Land Rover
      Respostas: 2
      Última resposta: 10/01/2021, 13:38
    2. Freelander 2003 à 2005. Boa opção?
      Por crovida4x4 no fórum Land Rover
      Respostas: 29
      Última resposta: 16/08/2019, 11:50
    3. Freelander 2003 - Câmbio Drive x Sport.
      Por DeaeStan no fórum Land Rover
      Respostas: 14
      Última resposta: 28/11/2012, 00:55
    4. ventoinha do PY icon,ligando sozinha
      Por Urbano Meirelles no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 2
      Última resposta: 15/08/2011, 00:26
    5. Ventoinha do A/C Cherokee 97 não esta ligando
      Por Djemba no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 12
      Última resposta: 09/05/2010, 19:55

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade