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    Usuário Avatar de André Stringhi Flores
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    Preparação Defender 110, 2000 – Expedição Alaska 2016




    Pessoal,


    Abro esse tópico com a finalidade de trocar algumas experiências que estamos vivendo desde abril deste ano com nossa Land.

    Compramos ela em abril, após 2 anos de procura, buscando prepará-la para a expedição Rio Grande do Sul – Alaska que iremos realizar em 2016.

    Após muita pesquisa, verificamos que as Land´s que achávamos interessante, em termos de estética, mecânica, manutenção e cuidado dos proprietários anteriores, estavam muito além do nosso orçamento.

    Começamos a pesquisar outras opções, com um foco: 2000 a 2004, com motor maxiom feitas no Brasil. Não queríamos eletrônica e manutenção de fácil realização.

    Após muita procura, encontramos o “Jorge”. Uma 110, ano 2000 com roda de ferro, branca com teto e capô preto (eu até hoje não sou fã da pintura do capô, mas...era o que tínhamos). Uma ex-viatura, adquirida em leilão pelo antigo proprietário. Levamos o Daniel, nosso mecânico de confiança para analisar. O preço na época era excelente, pois o proprietário estava construindo sua clínica e precisava de dinheiro e o carro tinha potencial.

    160 mil km originais (atestados depois com a abertura do motor standard) e Chassis sem corrosão (aqui no Sul é difícil conseguirmos uma Land sem que tenha sido “judiada em trilha”. Os bancos estavam reformados, o painel estava impecável (sem arranhões, etc).

    Parte mecânica: havia detalhes importantes para serem feitos.

    Parte estética: como se tratava de viatura, o antigo dono pintou em cima da pintura original, dando para ver detalhes dos acabamentos. Ou seja, era necessário refazer.

    Em razão de prestar consultoria para a empresa Viemar, fomos patrocionados pela empresa com todos os componentes de suspensão e direção. A empresa elaborou barra e pivôs de direção mais reforçados, além de fornecedor outros importantes componentes.

    Patroa e eu pegamos o carro, rodamos 150km até a cidade em que residimos, realizamos a transferências e levamos para a oficina. Os 150kms rodados foram uma aventura: folga grande na direção, freio baixo, shimmy, trancos nas trocas de marchas, mas um sorriso no rosto que permanece a cada volta que damos com o carro.

    O nome "Jorge" veio em razão do carro estar com um adesivo de São Jorge. Estudamos e descobrimos que São Jorge zela pelas viaturas, possuindo traço característico de luta, resistência e capacidade de aguentar o sofrimento. Decidimos, assim, manter o adesivo e institui o nome para a viatura.

    Iniciamos, assim, o processo de revisão e substituição das peças desgastadas pelo tempo e também a substituição daquelas que poderiam acarretar algum problema futuro: prevenção.



    O que trocamos:


    • BARRA DE DIREÇÃO REFORÇADA – PATROCÍNIO VIEMAR
    • PIVÔS DE DIREÇÃO – PATROCÍNIO VIEMAR
    • PIVÔ LIN – PATROCÍNIO VIEMAR

    • PISCA DIANTEIRO DIREITO
    • 2 Bucha do Link Superior Traseiro Land Rover Defender 1987-2009 /Discovery 1 1989-1999 - NTC1773G - Marca Allmakes PR2
      Bucha da Barra Estabilizadora Dianteira Land Rover Defender/Discovery 1 - NTC6828G - Allmakes PR2
      2 Bucha Barra Estabilizadora Traseira Land Rover Defender 110 - NRC5674 - Allmakes PR2
      4 Bucha Braço Tensor Dianteiro Land Rover Defender 1997-2010 - ANR6971 - Allmakes PR2
      2 Bucha do Braco Tensor Traseiro Land Rover Defender/Discovery 1 1989-1999 - NTC1772G - Marca Allmakes PR2
      4 Junta da Flange/Tulipa Land Rover Defender 1994-2010 /Discovery 1 1989-1999 - 571752 - Marca Allmakes
      2 Bucha do Link Traseiro Land Rover Defender 1987-2010 / Discovery 1 1989-1999 - STC618 - Marca Allmakes
      4 Bucha Braço Tensor Dianteiro Land Rover Defender 1994-2010 - NTC6781 - Allmakes PR2
    • PISCA TRASEIRO ESQUERDO
    • LÂMPADA FAROL ESQUERDO
    • LÂMPADA DA PLACA
    • EXTINTOR VENCIDO
    • PASTILHAS FREIO DIANTEIRA
    • PASTILHAS FREIO TRASEIRA
    • DISCOS DIANTEIROS FREMAX
    • DISCOS TRASEIROS FREMAX
    • 4 TULIPAS/CUBO RODA
    • SEMI-EIXO DEFENDER TRASEIRO ESQUERDO E DIREITO - MARCA BEARMARCH
    • AMORTECEDORES DIANTEIROS MARCA ARMSTRONG
    • Bucha do Amortecedor Dianteiro Land Rover Defender
    • Bucha Inferior do Amortecedor Traseiro Land Rover Defender 1995-2010 - Marca Allm
    • Bucha Superior Amortecedor Traseiro Land Rover Defender Allmakes PR2
    • AMORTECEDOR DE DIREÇÃO MARCA ARMOSTRONG
    • TROCA DE PLACAS
    • SERVIÇO BOMBA INJETORA E BICOS
    • MÃO DE OBRA MECÂNICA
    • GEOMETRIA
    • FILTRO DE COMBUSTÍVEL
    • PRE FILTRO
    • FILTRO DE AR
    • FILTRO DE ÓLEO
    • OLEO 15W40 7 LITROS
    • OLEO DA CAIXA
    • GRAXA
    • COLA VEDAÇÃO
    • LÍQUIDO DE FREIO
    • CORREIA DE COMANDAO
    • TENSIONADOR DA CORREIA
    • ADITIVO RADIADOR VERDE
    • CORREIA DO ALTERNADOR
    • ADITIVO GA
    • DIESEL
    • MANGUEIRAS
    • 8 ROLAMENTOS
    • TROCA DO CONTROLE E DESLIGAMENTO DA PORTA ELETRONICA TRASEIRA -
    • TROCA DO SUPORTE DO ESTEPE E REPARO DAS RODAS DE FERRO
    • TROCA DO ALTERNADOR POR UM DE 75 AMPERES DE FIESTA
    • TROCA DO ARRANQUE.



    O carro ficou três meses parado na oficina. Até hoje, estamos fazendo pequenos ajustes, conforme “as peças vão se encaixando”.

    Anexo foto de todo esse processo do antes e do depois, bem como foto das peças que compramos.

    Nosso próximo passo será a realização da pintura em fevereiro. O carro será desmontado, sendo pintado chassi e lataria.

    Será feito, também, a reconstrução do teto, colocação de manta, eva e carpete para fins de isolamento.

    Realizaremos a instalação de ar condicionado traseiro e revisão de toda parte elétrica, bem como instalação de outros aparelhos como rádio PY, Central Multimídia, Madman, tomadas 12v.

    Após conclusão dessa etapa, iniciaremos a parte final do projeto, objetivando a instalação de comodidades para acampamento, instalação de escada e bagageiro, compra de materiais de camping, etc.

    Compartilho com vocês nosso projeto, buscando a troca de idéias, sugestões, dicas e detalhes que talvez acabamos esquecendo no decorrer do tempo.

    Abaixo seguem as fotos. Modificamos o suporte traseiro, pois o nosso estava gerando muitos barulhos. Adaptamos o de Willys com o objetivo de virar uma mesa de camping no futuro.

    Anexo também fotos de dois vazamentos que surgiram. Peço ajuda dos amigos.

    Um abraço,


    -dsc07599.jpg-dsc07618.jpg-dsc07617.jpg-dsc07607.jpg-dsc07601.jpg-dsc07604.jpg-dsc07627.jpg-dsc07626.jpg-dsc07630.jpg-dsc07620.jpg-dsc07739.jpg-dsc07633.jpg-dsc07645.jpg
    4X4 Brasil
    André Stringhi Flores
    Defender SW 110, 2000 - Restauração e Preparação para Expedição Alaska 2016
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  • #2
    Usuário Avatar de André Stringhi Flores
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    Pessoal, segue abaixo fotos dos problemas relatados:

    i.-dsc07740.jpg-dsc07741.jpg
    André Stringhi Flores
    Defender SW 110, 2000 - Restauração e Preparação para Expedição Alaska 2016
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  • #3
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    Acho que é o sonho de todos que possuem Defender: desmontar e remontar ela toda!

    farei ainda alguns comentários em relação as suas trocas:
    Barra de direção: Enfrentei um problema de empenamento da Barra de Direção devido a um alinhamento mal feito. O braço pitman ficou deslocado do centro e toda vez que esterçava para o lado direito a barra envergava, pois o batedor para o giro apenas de um lado e não do outro.
    Tulipas de tração e semi-eixos: As tulipas se desgastam e desgastam também as pontas dos eixos, no caso do eixo dianteiro as juntas homocineticas tambem perdem as estrias com o tempo. Se a troca das tulipas não resolver a longo prazo, terá também de trocas as homocinéticas. O mesmo acontece com os semi-eixos trazeiros a mais a longo prazo. Noto que o desgaste geral é na seguinte ordem (do desgaste maior para o menor): Roda dianteira direita, Roda dianteira esquerda, Roda traseira direita e roda trazeira esquerda.
    As borrachas dos amortecedores são coisas que vão embora com relativa facilidade. como não achei borrachas para trocar da minha, resolvi trocar os amortecedores completos. os amortecedores antigos continuam bons depois de 200.000km.

    Não vi você falar de ter trocado as cruzetas (com o tempo folgam e quebram se não lubrificadas corretamente), a Bomba de Direção Hidraulica (nos deixa na mão sem aviso prévio), retentores (diferenciais e volante), o´rings e juntas - esses ultimos por onde vasa óleo (somente incomoda o síndico).

    tenha sempre com você uma correia menor (6pk1420) para o caso de uma possível falha na bomba de direção ou no alternador. A bomba de direção adaptadas da ranger ou S-10 não duram tanto quanto as ZF originais e sempre nos pegam de surpresa. Tenha um jogo de chaves de boca e fresadas em mm e em polegadas alem de algumas chaves de boca extras de grande tamanho (32, etc). Demais dicas e macetes o fórum ta cheio, é só ter paciência de procurar.

    abraços, Joaquim.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por André Stringhi Flores Ver Post
    Pessoal, segue abaixo fotos dos problemas relatados:

    i.-dsc07740.jpg-dsc07741.jpg
    complementando o que eu disse antes: A vazamento do diferencial central é quase sempre os O´ring do pino intermediário que com o tempo folga. existem formas de solucionar em definitivo o oleo que pinga da caixa de embreagem é quase certo que vem da junta do cárter que mina óleo e escorre pela base dos parafusos.

  • #5
    Usuário Avatar de André Stringhi Flores
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    28/07/2014
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    Joaquim,

    obrigado pelas dicas. As cruzetas estavam ok, segundo o Daniel, nosso mecânico. Após a análise, ele as engraxou.

    Vou dar uma conferida com o Daniel em relação a Bomba de Direção.

    O alternador me deixou na mão faz umas 4 semanas, trocamos por um novo.

    Aos poucos, vou pegando os macetes.

    Um abraço,

    André Stringhi Flores
    André Stringhi Flores
    Defender SW 110, 2000 - Restauração e Preparação para Expedição Alaska 2016
    Ex Subaru Impreza 09 - Expedição Cone Sul 2011/12

  • #6
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    20/03/2014
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    Passando para assinar o tópico ...
    Boa sorte na empreitada.

  • #7
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    09/10/2014
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    boa sorte nessa trip... se estiver afim de trocar ideia a respeito de roteiro, estradas e experiencias no Canada e no alaska me contate. alem de outros roteiros, em 2012 estivemos no Canada Oeste de carro (Edmonton/Calgary pelas montanhas Rochosas) into ate Vancouver... No alaska rodamos de carro pelo sul (anchorage ate seward) e fomos de trem ate Denali park... 2/3 semanas antes do verao porisso te digo em resumo: forget rodar no inverno e esteja preparado pra outras estaçoes, excluido o verao...
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de André Stringhi Flores
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    28/07/2014
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    Pessoal,
    segue foto da adaptação de estepe e também foto da bomba injetora que acabei não colocando no post.

    Aos poucos, vou postando demais fotos do carro.


    -dsc07746.jpg-dsc07745.jpg-dsc07747.jpg
    André Stringhi Flores
    Defender SW 110, 2000 - Restauração e Preparação para Expedição Alaska 2016
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  • #9
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    23/02/2012
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    Demorou!!! , Blz de projeto André!! realmente uma viagem de gente grande!!

    Uma viagem dessa envergadura é o sonho dourado que esta no imaginário da maioria dos que tem Defender,

    e com certeza rola essa inspiração só de olhar os mapas e o passaporte na gaveta.

    Todo sucesso na preparação! haja trabalho!

    Diga-me: voce já se informou sobre o carnet de passagem? se voce tiver alguem que lhe forneça um endereço

    europeu facilitaria em muito a obtenção desse documento obrigatório para realizar uma viagem dessa com

    tantas fronteiras e aduanas.

    Se puder ajudar de qquer forma é só pedir e como estamos em SP isso facilita bastante ok?

    Grande abraço!

    *a solução do suporte do estepe ficou boa demais! a mesinha fecha a idéia com perfeição!
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de PETTER
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    Meccano
    Está por ai? Não consigo mandar mensagem. Se puder me dá um alô no danilopetter.gmail.com
    Citação Postado originalmente por Meccano Ver Post
    Demorou!!! , Blz de projeto André!! realmente uma viagem de gente grande!!

    Uma viagem dessa envergadura é o sonho dourado que esta no imaginário da maioria dos que tem Defender,

    e com certeza rola essa inspiração só de olhar os mapas e o passaporte na gaveta.

    Todo sucesso na preparação! haja trabalho!

    Diga-me: voce já se informou sobre o carnet de passagem? se voce tiver alguem que lhe forneça um endereço

    europeu facilitaria em muito a obtenção desse documento obrigatório para realizar uma viagem dessa com

    tantas fronteiras e aduanas.

    Se puder ajudar de qquer forma é só pedir e como estamos em SP isso facilita bastante ok?

    Grande abraço!

    *a solução do suporte do estepe ficou boa demais! a mesinha fecha a idéia com perfeição!
    Petter
    São Paulo - SP

  • #11
    Usuário Avatar de leodbc
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    10/07/2008
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    Canoas/RS
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    Agradecimento: 1
    Parabéns pelo Jorge e pela futura expediçao André!

    Abraço!
    Ex Grand Vitara 2.5 05, Hilux 3.0 04 e 13, Land Cruiser FJ70 92, Prado VZJ90 3.4 07 e GRJ150 4.0 12, Path 2.5 06...


  • #12
    Usuário Avatar de nicksalgado
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    23/08/2011
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    Muito sucesso pra voces !!!
    Tenho planejado uma viagem tipo essa também, mas só para 2018 !
    Nick Salgado
    Discovery4 SE 3.0

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