Postado originalmente por
elemarmb
Já considero cilindro de embreagem material de consumo
No nosso caso começou a vazar com certa regularidade e então trocava-mos o cilindro, junto com todo o fluido. Algumas vezes.
Numa das vezes tentei o cilindro da L200 e não funcionou, não deu regulagem. Coloquei original, fui viajar uns 5.000 Km e no retorno foi-se a embreagem. Nunca dirigi tão comportado quanto estes últimos centos de Km !!!
Encomendamos uma embreagem nova, então decobrimos que a estragada era uma adaptação da Ranger, incluindo o volante. Troca a embreagem nova por uma da Ranger e fiz a adaptação, com bloco de aluminio fresado, do cilindro escravo do caminhão Mercedes Benz, se não me engano do 608, conforme mostrado aqui mesmo neste site. Na exploração do problema peguei o flexível do fluído e o abri, mas o mesmo estava bom !
Ficou realmente leve, porém depois de um ano vazou de novo . . .
Como a embreagem estava com problemas, que claramente se manifestaram após a viagem, sugiro verificar se a sua embreagem não está muito dura, com algum tipo de desgaste. Mas não sei se existe algum teste para isto ou se no nosso caso foi casualidade !
Também verifique se a alavanca de acionamento da embreagem não está desgastada, com uma cova no ponto de acionamento do embolo, pode ser recomendável já substituí-la por uma heavy duth, FTC2957HD, pois a original pode furar e você fica sem embreagem. Isto também é discutido neste forum.
Uma embreagem muito dura vai forçar o sistema hidráulico e vai estourar o cilindro mais fraco !
Confesso que fiquei curioso de saber se o cilindro da L200 com uma embreagem nova da Ranger daria ponto ou não ! Mas provavelmente não farei o teste !
Só sei que na próxima viagem vou levar um par de cilindros novos
Talvez na próxima troca de embreagem coloque uma de 130, se a atual de Ranger durar pouco ! Terei de trocar o volante também.
Alias, não me lembro de ter visto no Forum ou no Manual de Peças Alternativas referências à embreagem da Ranger antiga, mas está funcionando bem! A anterior usei por uns dois anos e não sei quando foi instalada.
Antes que os puristas venham dizer que o carro deve ser o mais original possível, isto é para colecionador que quer placa preta. E se o original fosse sempre a melhor opção, alguns não falhariam miseravelmente, como estes cilindros de embreagem que são o tendão de aquiles nas Defender conforme postado pelo Clemente ( que gosta de originalidade
. Também não haveria mercado para peças novas projetadas para alterarem as características dos veículos.
Mas existe uma vantagem em trocar regularmente um dos cilindros da embreagem, assim sempre terá fluido novo no sistema hidráulico ( ai, ai, ai
)