Sou um neófito em matéria de 4x4 mas pretendo ingressar no seleto grupo dos senhores. Para tanto, tenho paquerado insistentemente com uma Freelander 2005 SE que possui míseros 42 mil km. Minha esposa tem me enchido o saco, dizendo que é uma furada, que carro velho só dá trabalho e todo tipo de ladainha que os senhores já devem estar carecas de tanto ouvir...
Minha mulher buzinando no meu ouvido é a menor das minhas preocupações. Gostaria de saber o que os senhores acham dessa aquisição. Alguns pontos para serem levados em consideração:
a-) Não pretendo cair em trilhas hardcore. O uso principal seria para a cidade, com algumas idas ocasionais a Cachoeiras cujo trajeto já fiz até de Polo, então não vai exigir demais da Freelander. Quando muito, pegar uma terra batida como atalho até o trabalho. Será que atende?
b-) Quero um caso de amor, não um casamento à moda antiga...rsrsrs! Dito isso, como vocês avaliam o mercado? Acham que seriam extremamente difícil vendê-la no futuro (em 2-4 anos)? Até porque, a tendência a médio prazo seria subir de padrão e pegar uma máquina mais robusta...
c-) SE x HSE. Qual a diferença afinal? Essa Freelander é SE, mas possui teto-solar. O que as demais têm que ela não? E nesse caso, quão difícil seria achar acessórios originais, como sensor de estacionamento, multimídia compatível, etc.?
d-) Qual a periodicidade das revisões? Vi informações que apontam ser a cada 20 mil. Alguém tem informações a respeito de mão-de-obra especializada em Brasília? (Não que seja um empecilho, qualquer coisa tiro 5 dias de férias e percorro mil km até o The Specialist, com o maior prazer).
e-) Alguns detalhes específicos que eu deveria levar em conta e observar antes de comprá-la? Há possibilidade da quilometragem estar adulterada? Se sim, como faria para checar?
Forte abraço a todos e desde já agradeço pela ajuda!!
Acabei de conhecê-la pessoalmente. Está realmente bem conservada. Com exceção de algumas manchas no banco de couro beje e o sistema de som (CD "engasgado"), ela parece estar em ordem. Também tive a surpresa de constatar que ela é da versão HSE (teto solar, sensor de estacionamento e roda aro 18). Mas não deu pra fazer o test-drive, agendei para sábado.
Neto1, quanto ao problema da junta do cabeçote, valeu pela dica! Mas pelos depoimentos parece ser um problema comum nos motores 1.8L, enquanto que essa Freelander é 2.5l. Ou viajei?
mouramares, obrigado pela força! Pesquisei bastante no fórum antes de me cadastrar e o problema é que vejo depoimentos positivos e negativos...se bem que com vc e o Neto1, já são 2 os que falam pra eu pular fora....
a-) Não pretendo cair em trilhas hardcore. O uso principal seria para a cidade, com algumas idas ocasionais a Cachoeiras cujo trajeto já fiz até de Polo, então não vai exigir demais da Freelander. Quando muito, pegar uma terra batida como atalho até o trabalho. Será que atende?
Tive um Freelander HSE 2006 por 70.000 km que rodou em dunas, gelo, lama e asfalto. Na minha opinião é um carro confiável e extremamente prazeroso de dirigir.
Tive dois problemas resolvidos na garantia: bomba da direção hidráulica que quebrou por forçar demais a direção no batente durante as manobras e a válvula termostática, detonada durante um passeio em dunas. Em nenhuma das duas situações voltei de guincho pra casa.
Se você se conscientizar que não é um Defender e fizer as manutenções direitinho, não deve ter maiores problemas.
Meu FL1 foi trocado no final de 2008 quando andei num Discovery 3 e não resisti a tentação. Hoje ele deve estar com mais de 170.000 km rodados. Da última vez que troquei mensagens com o atual dono (há uns 4 meses atrás), ele não me falou de nenhuma manutenção excepcional.
Postado originalmente por MAJIN
b-) Quero um caso de amor, não um casamento à moda antiga...rsrsrs! Dito isso, como vocês avaliam o mercado? Acham que seriam extremamente difícil vendê-la no futuro (em 2-4 anos)? Até porque, a tendência a médio prazo seria subir de padrão e pegar uma máquina mais robusta...
Nenhum Land Rover é fácil de ser vendido. Talvez o Defender tenha mais liquidez, mas o mercado dos outros é sempre mais complicado. Engraçado porque entreguei o FL1 numa agência em setembro e em outubro o carro já estava vendido, inclusive o novo dono me achou na Internet e mandou um e-mail perguntando do histórico de manutenção, se a km era aquela mesmo e etc.
Postado originalmente por MAJIN
d-) Qual a periodicidade das revisões? Vi informações que apontam ser a cada 20 mil. Alguém tem informações a respeito de mão-de-obra especializada em Brasília? (Não que seja um empecilho, qualquer coisa tiro 5 dias de férias e percorro mil km até o The Specialist, com o maior prazer).
A Land Rover recomenda que sejam feitas a cada 12.000 km.
Recomendo que nesse meio tempo você importe todas as peças que serão trocadas, com isso o valor da manutenção é absurdamente menor.
Não deve ser difícil achar mão-de-obra especializada em BSB, mas não conte com esse negócio de levar o carro em SP. Na primeira vez vai ser legal, mas na segunda você já vai ficar puto.
Postado originalmente por MAJIN
e-) Alguns detalhes específicos que eu deveria levar em conta e observar antes de comprá-la? Há possibilidade da quilometragem estar adulterada? Se sim, como faria para checar?
Os pneus da HSE custam, em média, R$ 1.400 cada um. Realmente é o olho da cara. Recomendo que você verifique-os com carinho.
Em primeiro lugar, procure saber se há um mecânico que ENTENDA de Land Rover e tenha os equipamentos necessários para manutenção nesses carros. Se não encontrar um mecânico, não compre o carro. Se encontrar, leve o carro para ele dar uma olhada. Vale a pena pagar a hora técnica deste profissional para ouvir sua opinião.
Neto1, quanto ao problema da junta do cabeçote, valeu pela dica! Mas pelos depoimentos parece ser um problema comum nos motores 1.8L, enquanto que essa Freelander é 2.5l. Ou viajei?
40 pratas. Um pouco acima do preço da tabela FIPE, é verdade. Mas assim como o meu carro, que vai ser envolvido na negociação.
Postado originalmente por neilsonhenriques
Os pneus da HSE custam, em média, R$ 1.400 cada um. Realmente é o olho da cara. Recomendo que você verifique-os com carinho.
Em primeiro lugar, procure saber se há um mecânico que ENTENDA de Land Rover e tenha os equipamentos necessários para manutenção nesses carros. Se não encontrar um mecânico, não compre o carro. Se encontrar, leve o carro para ele dar uma olhada. Vale a pena pagar a hora técnica deste profissional para ouvir sua opinião.
Um abraço e boa sorte na escolha !
Neilson
Neilson, valeu pela força meu chapa! Quanto aos pneus, os 2 dianteiros são novos e foram trocados recentemente, já os traseiros e estepes ainda são os originais.
Conversei com um colega que possui uma Discovery e ele me passou algumas dicas. Tentarei levá-la na Caltabiano, que é a revendedora oficial da Land Rover em Brasília, para os caras darem uma olhada!
Pessoal, estou de olho em uma Free Lander HSE 2006 2° dono e com 70.000km no PR mas ainda não a conheço pessoalmente, moro no RS.
Quais itens básicos deveriam ser inspecionados antes da compra?
Obrigado!!
Boa tarde MAJIN.
Fiz como você, entrei por aqui, fucei e resolvi comprar minha HSE 2005 prata.
Paguei 35.000 e com isso teria uns 5.000 pra gastar no que fosse necessário.
Moro em São José dos Campos, e lá tem o Alex, manja tudo de Land.
Desmontou cambio, arrefecimento e suspensão...
Trocadas algumas juntas, 1 bobina e feito alguns reapertos , estou eu com essa jóia...maravilha de carro, não baixa 1 mm do liquido de arrefecimento ( problema cronico desses carros...).
Gastei 2.800 e só...mecanico de qualidade e honesto.
Na minha opinião não é mico...só como observação, desde 48 quando fez rodar seu primeiro até hoje, 75% das Land Rovers estão rodando..
Grande abraço e boa sorte..
Eu tive uma 2005 SE, sentia falta do computador de bordo. Fiquei 2 anos com o carro, gastei em, média, R$ 7 mil por ano de manutenção preventiva, o que olhando hoje e comparando com um C4 Pallas é um absurdo. O combustível tb era pesado, 65 litros para fazer 400km é de chorar. Fiz 50.000km nesse meio tempo, importei peças, comprei no Brasil, levei em cc e em mecânico de confiança. O seguro era pesado.
Nada acima importa, foi o carro que me trouxe mais felicidade.
Te dá a sensação de exclusividade, poder econômico, mesmo para um carro de 40.000,00, afinal, quem dirige land rover é a família real do UK. Além disso, mesmo ouvindo piadas de donos de 90 e 110 nunca fiquei para trás, por exemplo, fui com ela a praia dos castelhanos em ilha bela - SP, calçando pneus aro 18.
Vendi em 35 dias, no dinheiro, a vista, pelo preço da tabela FIPE, comparando com um 307 que tive, vendi 180 dias mais rápido.
Hj penso seriamente em comprar um discovery 3, com uma ressalva, ter segundo carro, pq quando land rover vai para oficina, fica em média 5 dias.