x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    52
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0

    Watchdog - Dúvidas




    Amigos, instalei o Watchdog na viatura mas umas dúvidas me estão atormentando:
    1ª: O aviso de temperatura começa a apitar quando o ponteiro está ainda na metade e o motor frio.
    2ª: É preciso trocar a tampa do vaso de expansão mesmo?
    3ª: Instalei um voltímetro no painel, que sempre marca os 12 volts, mas o alarme começa a acionar quando ligo alguma luz ou o outro instrumento elétrico, que sempre dá uma quedinha no ponteiro, mas dentro da faixa verde do voltímetro e nos 12 volts. Li no manual que ele avisa quando a voltagem é menor que 12,6 volts. Isso é normal?
    Ex Pajero GLS-B Diesel 94, Ex Defender 200 TDi 1992, Ex Nissan Frontier Serrana 2004 e atual Pajero Sport V6 2001 Automática.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Oi Medina,

    bem-vindo ao mundo Watchdog...rs

    1) Eu desencanei de ajustar esse ponteiro! Nao consegui regular para um pouco depois do meio nem FUD*%&*&#. Ou Ele ficava um pouco antes do meio ou ia direto pro vermelho....acho que no seu caso vc nao deve ter ajustado pra um pouco antes do vermelho correto?

    2) Pra vc ter o sensor do nivel d'agua funcionando ou vc troca a tampa ou vc fura o vaso de expansao e coloca o "leitor de nivel" que o proprio SUKYS vende.

    3) O meu tb fica assim. Eh porque o sensor eh muito sensivel. Entao uma queda rapida do tipo, cai abaixo de 12,6 e volta na hora, a eh o suficiente para disparar o sensor. Antes eu me preocupava, mas agora ja desencanei...tipo qdo estou dirigindo a noite e as vezes dou seta pra entrar, ele a dispara...o ruim seria disparar e ficar disparando mesmo depois de desligar...

    Abs

    Wald

  • #3
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    52
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    Oi Medina,

    bem-vindo ao mundo Watchdog...rs

    1) Eu desencanei de ajustar esse ponteiro! Nao consegui regular para um pouco depois do meio nem FUD*%&*&#. Ou Ele ficava um pouco antes do meio ou ia direto pro vermelho....acho que no seu caso vc nao deve ter ajustado pra um pouco antes do vermelho correto?



    2) Pra vc ter o sensor do nivel d'agua funcionando ou vc troca a tampa ou vc fura o vaso de expansao e coloca o "leitor de nivel" que o proprio SUKYS vende.



    3) O meu tb fica assim. Eh porque o sensor eh muito sensivel. Entao uma queda rapida do tipo, cai abaixo de 12,6 e volta na hora, a eh o suficiente para disparar o sensor. Antes eu me preocupava, mas agora ja desencanei...tipo qdo estou dirigindo a noite e as vezes dou seta pra entrar, ele a dispara...o ruim seria disparar e ficar disparando mesmo depois de desligar...


    Abs

    Wald
    Blz Wald.

    1: Eu não ajustei o ponteiro. Ele chega no meio e fica. Pronto: Começa a apitar o Watchdog!
    2: Foi o que fiz. Furei o vaso expansor e usei o que veio no kit. Ficou muito bom!
    3: Quando começa a apitar, aperto mute. O ruim é que fica parecendo discoteca!

    Pelo menos não preciso me preocupar.
    E em relação ao aviso sonoro da temperatura, pelo menos, avisa com o motor frio e não quando já está fervendo e fodendo a porra toda!

    Abs.
    Ex Pajero GLS-B Diesel 94, Ex Defender 200 TDi 1992, Ex Nissan Frontier Serrana 2004 e atual Pajero Sport V6 2001 Automática.

  • #4
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Medina, regula voce mesmo o limiar de alarme da temperatura. É simples, mas um pouco chatinho. Com paciencia voce consegue deixar o alarme acima do meio, e é um dos principais alarmes do watchdog.

    Abs

  • #5
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
    Entrada
    22/01/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    60
    Posts
    834
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por GLMedina Ver Post
    Amigos, instalei o Watchdog na viatura mas umas dúvidas me estão atormentando:
    1ª: O aviso de temperatura começa a apitar quando o ponteiro está ainda na metade e o motor frio.
    2ª: É preciso trocar a tampa do vaso de expansão mesmo?
    3ª: Instalei um voltímetro no painel, que sempre marca os 12 volts, mas o alarme começa a acionar quando ligo alguma luz ou o outro instrumento elétrico, que sempre dá uma quedinha no ponteiro, mas dentro da faixa verde do voltímetro e nos 12 volts. Li no manual que ele avisa quando a voltagem é menor que 12,6 volts. Isso é normal?
    Também apanhei mas acertei, vamos lá.

    1ª Quando apitar proceda assim. Não desligue o fio do sensor, não desligue o motor, aperte o botão MUTE e gire o botão do potenciômetro SEN no seu caso no sentido anti horário até para de apitar. Se apitar outra vez proceda novamente até não apitar mais.
    2ª Eu coloquei o sensor lateral, assim qualquer problema com a tampa não é aquela fortuna.
    3ª Quando o motor esta ligado, a tensão fica entre 13,8 a 14,2 mais ou menos. Se por acaso com tudo ligado abaixar para menos de 13,5 ele apita. Mas ai é só resetar.

    Espero ter ajudado!

    Abs.
    LR DEFENDER 90 2002

  • #6
    Usuário Avatar de KnuppBH
    Entrada
    14/09/2009
    Local
    BSB/DF - BH/MG
    Idade
    43
    Posts
    122
    Agradecimentos: 0
    Também pelejei com o dispositivo.
    1. A temperatura é um pouco chata de regular, mas tem como sim. Com bastante paciência e cuidado na hora de regular. Fiz como o manual manda. Desliguei o sensor e deixei o ponteiro da temperatura um pouquinho acima do lugar que ele marca normalmente, depois regula o outro botão até ele começar a apitar. Mais ou menos isso.
    2. Utilizei o sensor que o sukys vende. Meu mecânico furou o vaso de expansão e instalou o dispositivo. Achei que ficou muito bem instalado e a chance de "vazar" alguma coisa pelo furo é muito menor do que vazar por outros lugares me parece.
    3. Quando instalei o watchdog o aviso de queda de tensão da bateria apitava muito. Resolvi 99% dos apitos refazendo os aterramentos. Mas mesmo assim, muito de vez em quando, quando dou uma seta, às vezes ele apita.

    Acho que os aborrecimentos que a gente tem com essas 'regulagens' do watchdog são superados quando a gente pensa no benefício que ele pode trazer, ou no prejuízo que ele ajuda a evitar. Gastei uma tarde na oficina pro mecânico instalar e nós regularmos o aparelho, agora espero ter muitas tardes de despreocupação por causa dele...

    Abraço,
    Pedro Knupp
    LR Defender 110 98

  • #7
    Usuário Avatar de lucar
    Entrada
    04/01/2012
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Idade
    43
    Posts
    649
    Agradecimento: 1
    1. É um porre regular a temperatura... mas com jeito fica 100% e pode salvar de um prejuízo bem grande! Vá com calma e com uma chavinha bem pequena pois ele é bem sensível e se a chavinha pegar na carcaça de plastico dificulta ainda mais a regulagem. Faça exatamente como manda o manual.
    2. Eu tenho o sensor comprado com o sukys. Eu mesmo furei o vaso de expansão e não tem segredo. Do mais pode com o tempo ressecar a borracha que veda (nunca escutei que isso aconteceu com ninguem que usa, mas pode acontecer) mas neste caso é só trocar a mesma e repor a água que vazou. Não vai ser muita pois o sensor apita assim que baixa o nível. Quando instalei deixei uma mangueira com a braçadeira solta para fazer o teste e apita no instante que baixa o nível... nem chegou a esvaziar o reservatório. A tampa serve também, porém se atente a usar uma com mesma especificação (psi) da original e deve ser mais cara! Eu não vejo problema em furar o reservatório quando bem feito.
    3. Este sim me da dor de cabeça, tanto que tinha um voltímetro analógico e acabei por colocar um digital também... pois o mesmo apitava sempre. Meu alternador manda 14.2v na saída dele, na bateria chega 13.9v e o voltímetro digital acusa no painel (onde puxei o positivo pós ignição) 13.8v as vezes 13.9v ... já chegou a indicar 13.6v não sei porque varia tanto. Isso com tudo desligado. Conforme vai ligando farol, som, px, milhas, neblina, milha auxiliar na traseira, luz de freio e luz de ré percebe-se nitidamente o consumo (isso no voltímetro digital) porém é difícil de cair abaixo de 12.6v ... geralmente quando faço testes e ligo tudo chega a marcar 12.8v uma vez ou outra caiu a 12,6v (onde deveria acionar o alarme) porém o mesmo apita muito antes disso.
    Uma vez escrevi para o sukys para esclarecer e ele me disse que ao contrario da luz espiã do painel que precisa ficar certo tempo sem carga para acender, o watchdog acusa qualquer queda abaixo de 12.6v ... cheguei a pensar em algum mal contato, chave de seta, interruptor da ré, etc mas liguei o sensor no mesmo circuito de alimentação do voltímetro digital e caso acontecesse algum mal contato o mesmo piscaria ou acusaria a queda brusca mesmo que por um instante mas nunca aconteceu. O alarme continua. Uma coisa que percebi é que o voltímetro analógico demora um tempo até marcar que esta em carga se saio antes o alarme acusa com mais frequência, quando o analógico estabiliza ele não apita ou se apita é em alguma situação como seta, freio ou engate da ré.

    Como não gosto desse alarme disparando "quase" sempre irei fazer um chicote direto do alternador para o sensor e ligar o voltímetro digital nele no mesmo circuito pois acho difícil o alternador deixar de mandar carga causando o alarme falso que costuma dar. E caso ele apite será por problema no mesmo como deveria ser!

    Estou revendo umas instalações elétricas que fiz pois meu som estava roubando carga da bateria e quando acertar tudo que irei fazer eu posto o resultado da ligação do sensor da bateria/alternador aqui. Até o aterramento farei independente para não ter por onde falhar!
    Depois posto o resultado!
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
    PU2UVB QAP 146.000mhz / PX2L0880 QAP CANAL 16

  • #8
    Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
    Entrada
    22/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro/São Paulo/RJ
    Idade
    44
    Posts
    924
    Agradecimentos: 0
    Como que esse sistema detecta a ruptura da correia do alternador ? Pergunto pois dei uma olhada nesse e me parece mais simples para ajustar a temperatura digitalmente.
    ENGINE WATCHDOG TM2, Engine Temperature Sensor and Low Coolant Alarm
    Defender 110 - 2004 - Branca
    Defender 110 - 2005 Black
    C10 6cc 1975 / Fazer 600N 2009.

  • #9
    Usuário Avatar de lucar
    Entrada
    04/01/2012
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Idade
    43
    Posts
    649
    Agradecimento: 1
    HOje liguei direto no alternador o sensor e o voltímetro digital e o danado só disparou com tudo ligado. Luz alta, farol alto, pisca alerta, milhas, neblina, enfim tudo que podia ligar... inclusive luz de ré e freio acionados....

    O voltímetro digital agora marca 14.2v / 14.1v e não oscila como antes (13.8v / 13.6v) nem mesmo ligando tudo. A carga da bateria chega por volta de 13.9v / 14v

    Medindo direto na bateria com multímetro não caiu de 13v nem chegou perto disso ou seja alarme falso. Mas pude constar que com uso normal, sem ligar tudo de uma vez o mesmo não disparou mais... agora é continuar os testes e ver até quando fica sem disparar.... pois antes disparava sempre. Ate agora nada de alarme!

    esse fim de semana vou botar para ferver o jipe e depois conto como foi!
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
    PU2UVB QAP 146.000mhz / PX2L0880 QAP CANAL 16

  • #10
    Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Galera,

    estou numa saga com o Sukys sobre o watchdog desde que eu o adquiri. Vale lembrar que ele sempre foi solícito a resolver meu problema (disparo frequente do sensor da bateria e ajuste do sensor de temperatura).

    Durante a viagem de final de ano, começou uns disparos (na minha opinião, sem sentido) do sensor de temperatura que eu, com muito custo, havia conseguido ajustar. O primeiro disparo, claro, tomei um susto e quando olhei para o ponteiro do termômetro, ele continuava no meio...normal.

    Aí descobri que os disparos só ocorriam durante a viagem com os faróis acesos (eu viajo sempre com os faróis acesos...de dia ou de noite) e quando eu ligava o temporizador do limpador de parabrisa.

    Relatei isso para o Sukys e ele me retornou dizendo que a provável culpa disso seria o aterramento da Defender que era péssimo e também que o painel do TD5 era ruim...que é o meu caso, segundo ele. Mesmo sendo um 300Tdi... Eu não entendo nada de elétrica e não sei se isso faz sentido ou não.

    Vou postar aqui parte da "nossa conversa" e gostaria da opinião dos colegas mais entendidos no assunto.

    Aproveito e posto um vídeo que gravei agora tentando ajustar o alarme do watchdog (IMPOSSÍVEL!!!)

    "O que me preocupou foi quando, durante essa viagem de fim de ano que fiz, o sensor de temperatura começou a disparar. Fiquei com medo da confiabilidade do Watchdog, acreditando, que o sensor de temperatura já apresentava um defeito desde aquela época porque foi “impossível” o ajuste!!!"
    "Só lembrando que a minha Defender é modelo 90 300 Tdi (e não TD5), então, o problema de ajuste do ponteiro do sensor, não é explicado por isso."

    Acredito que a minha explicação não ficou clara. A Defender passou a ser equipada, na Europa, com o motor TD5, porém continuaram a vir para o Brasil com o motor 300tdi. Dentre outras coisas, mantiveram o sensor de temperatura original da 300tdi mas como o sensor de temperatura do motor TD5 é diferente instalaram um circuito que compatibiliza o sensor da 300 com o painel originariamente desenvolvido para o TD5, daí a presença do circuito que compatibiliza o sensor com o termômetro do painel. No meu modo de entender isto beira o irracional, mas não encontrei nenhuma outra razão para a presença deste circuito que existe entre o sensor e o termômetro do painel, mesmo porque coisa do tipo não existe em nenhum outro veículo, inclusive nas Defender mais antigas (de 2001/2002 para baixo).

    "O sensor de temperatura do watchdog está disparando quando, por exemplo, se aciona, com os faróis acessos, o temporizador do parabrisa. Não sei nada de parte elétrica de carro, mas não faz muito sentido um sensor de temperatura disparar por causa de um limpador de parabrisa...faz?"

    -Existem termômetros de painel que trabalham com tensão regulada, e todos deveriam ser assim para evitar que a alteração da tensão de alimentação elétrica também altere a indicação de temperatura, mas por uma questão de custo a imensa maioria dos termômetros originais não fazem uso deste artifício, como é o caso do termômetro da Defender, e por este motivo a monitoração de temperatura do Watchdog também não é regulada, justamente para acompanhar eventual flutuação na alimentação elétrica, que em condições normais flutua de forma semelhante em todo o circuito elétrico, e se tanto o termômetro quanto o Watchdog flutuam no mesmo nível fica garantida a funcionalidade do alarme. Agora, se a tensão de alimentação variar de forma assíncrona entre estes dois dispositivos, o que só pode ocorrer por falha de aterramento ou falha de alimentação, aí sim o alarme pode disparar caso a diferença de tensão atinga o limiar de disparo do alarme.

    Mais uma vez, não estou eximindo a possibilidade de problema no Watchdog, e continuo à disposição para resolver o problema da melhor forma."



    Aguardo opiniões.

    Abraços
    DEFENDER 90 CSW/2001 "AMORZÃO"

  • #11
    Usuário Avatar de Djalma Inoue
    Entrada
    09/12/2010
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    62
    Posts
    609
    Agradecimentos: 0

    Sensor de nível

    Aproveitando que vcs estão tratando do CACHORRO DOIDO eu estava pensando em colocar um animalzinho deste na minha viatura mas amarelei, rsrsrsrs Eu instalei somente um sensor de nível e o meu acontece algo que acho estranho, quando ligo a chave ele aciona o alarme sonoro e visual e toca por cerca de 15 segundos, mas se acendo uma luz ou piso no freio engato ré qualquer coisa o alarme é desligado mesmo antes dos 15 segundo acho estranho isso alguém pode me ajudar a resolver esta peleja??? Já testei após "desligar o alarme" ligando a luz antes dos 15 segundos retirei a tampa e o alarme tocou ou seja esta funcionando bem mas acho estranho este desligamento.
    Djalma Inoue
    Jesus te ama e eu também, pense nisso.
    Land Defender 110 - 2005

  • #12
    Usuário
    Entrada
    20/04/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    83
    Posts
    223
    Agradecimento: 1
    Boa noite Djalma,
    Provavelmente o problema é devido ao ponto de onde foi tirada a alimentação para o alarme que no momento de ligar a luz,pisar no freio ou engatar a ré apresenta alguma queda de tensão que interrompe o teste mas não interrompe o funcionamento do alarme.
    Sugiro que a alimentação seja tomada após a ECU-ENGINE IMMOBILISATION no mesmo fio que alimenta a solenoide da bomba injetora ou para simplificar puxa um fio direto da válvula solenoide ao alarme.

    Abraço,

    Ary
    Defender 110 2004

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Watchdog na XTERRA
      Por BLUE BUS no fórum Nissan
      Respostas: 18
      Última resposta: 26/09/2013, 09:40
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 05/05/2013, 09:03
    3. Jeep Original. Dúvidas, dúvidas, dúvidas...
      Por PPBarroso no fórum Jeep Willys
      Respostas: 12
      Última resposta: 29/11/2012, 00:17
    4. Dúvidas e mais dúvidas quanto a Cherokee XJ 97.
      Por julhos no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 19
      Última resposta: 27/09/2012, 10:21
    5. Caixa Santana. Duvidas e mais duvidas.
      Por Sergio Antunes no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 13/07/2003, 21:57

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade