Postado originalmente por
Wilsonbelem
clemente, fico feliz pela sua dica. Por coincidencia hoje pela manha eu vi um video no youtube exatamente deste processo de troca do oleo e filtro (
). Nas instruções do link que voce mandou, percebi que o autor só trocou o óleo porque houve um problema anterior que lhe deixou sem alternativas. Ele levanta uma questão delicada sobre a troca (creio que apenas para os casos de períodos sem manutencao como no meu carro): Durante a manutenção, os detergentes no óleo novo descolam partículas e limalhas que podem cair em locais delicados e assim causar um problema maior. Por isso muitos optam por não fazer a troca. Ela diz que a partir dai faria a troca regulamente, mas que um um conhecido (amigo) optou por nao trocar o oleo. Esse é exatamente o meu temor. São 180 mil rodados.. E nao consegui informação se a única troca foi recente ou remota. Temo o pior, até porque estou em Belém.. Sem oficina especializada por perto. Caso eu opte por não trocar mais o óleo, você arriscaria um palpite de tempo de sobre vida pra essa caixa? O que sei é que não foi feito trilhas ou off road pesado.. O carro foi usado para expedições na América do Sul.
O carro possui um dossiê de tudo que foi feito.. Ano a ano com notas fiscais de pecas originais e de serviços tudo na CSS catalogado e plastificados.. Todas as revisoes feitas dentro do cronograma exigido. Mas lendo todo o histórico organizado, não achei as trocas do óleo da caixa.. Concluo que o carro tem uma baita procedência e que não foi submetido a condições extremas. Resumindo, será que é possível chegar aos 300 ou 400 mil km até que eu de volta a SP faça uma geral para deixar ela nova? Minha condução na verdade e no dia a dia.. Cidade plana e 100% asfalto liso.
Falando em expedição, que aventura aquela sua na Bolívia e Atacama hein..? Eu li todo este relato..: "...depois de fortes pisadas no acelerador (este em forma de um pé), a alavanca de câmbio choca-se contra meu joelho e se solta da caixa, junto com ela dois pinos acabam por cair dentro do próprio câmbio! Com uma pinça improvisada com arame e uma lanterna, o Roberto começa uma impossível tentativa recuperar os pinos. Após recuperar o primeiro pino, a lâmpada da lanterna se queima, restando-nos como única fonte de luz a tela do GPS com baterias semi-congeladas!..."
Égua bixo! Deu angustia de ler os detalhes.. E a paciência do seu Ronaldo?