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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Wilsonbelem
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    Caixa AT sem Manutenção. Qual a vida Útil?




    Gente comprei minha disco2 td5 04.. Está tudo perfeito.. Foi feita uma revisao minuciosa numa especializada. Diferenciais, filtros, fluidos... Etc etc... Mas algo me preocupou.. O óleo da caixa de marcha foi trocado apenas 1x em 180m km.. Qual o risco de se fazer a troca de óleo agora? Os especialistas dizem que de e ser trocada de 40 em 40mil. E melhor deixar como está? Caso deixe assim, quanto tempo médio ainda terei ela fincionando andando na boa sem fazer trilhas já que uso 99% na cidade?

  • #2
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    É impossível determinar o estrago que foi causado ...
    O óleo deve ser trocado, pois perde suas propriedades. Então as engrenagens de sua caixa foram submetidas a atrito excessivo, o que pode causar folgas ou até quebras.

    Mas de qualquer forma você DEVE trocar o óleo imediatamente.
    Ao drenar o óleo da caixa, veja se sai muita limalha (porquê pouca limalha é normal).
    Boa sorte.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por batiati Ver Post
    É impossível determinar o estrago que foi causado ...
    O óleo deve ser trocado, pois perde suas propriedades. Então as engrenagens de sua caixa foram submetidas a atrito excessivo, o que pode causar folgas ou até quebras.

    Mas de qualquer forma você DEVE trocar o óleo imediatamente.
    Ao drenar o óleo da caixa, veja se sai muita limalha (porquê pouca limalha é normal).
    Boa sorte.
    Valeu a dica amigo.. Comprei até um kit de Limpesa importado.. Uma garrafa usa no óleo velho por 5 km.. E deixa escorrer tudo, depois troca o óleo e adiciona o aditivo do kit.. Me fugiu a mar a agora.. Será que alguem tem mais dicas??

    o medo na troca e justamente em alguma limalha travar as engrenagens ( dai lascou!

  • #4
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    O problema nas AT não são as engrenagens, estas são a prova de qualquer abuso por serem planetárias. O ponto delicado é o conjunto de discos de fricção e o corpo de válvulas.

    Em resumo, troque o óleo por novo, exatamente aquele especificado dentro no manual ("ATF Dexron IID or Dexron III"), e troque o filtro de caixa, localizado dentro de seu cárter.

    Siga estas instruções: www.discovery2.co.uk / Automatic Gearbox Oil and Filter Change

    Eeeee.. Não use nada além do óleo correto. Nada de kit ou aditivo de limpeza, nem antes nem durante nem depois.

    Por sorte esta caixa é BEM parruda!

    Boa sorte

    Clemente

    Citação Postado originalmente por Wilsonbelem Ver Post
    Valeu a dica amigo.. Comprei até um kit de Limpesa importado.. Uma garrafa usa no óleo velho por 5 km.. E deixa escorrer tudo, depois troca o óleo e adiciona o aditivo do kit.. Me fugiu a mar a agora.. Será que alguem tem mais dicas??

    o medo na troca e justamente em alguma limalha travar as engrenagens ( dai lascou!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #5
    Usuário Avatar de Wilsonbelem
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    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    O problema nas AT não são as engrenagens, estas são a prova de qualquer abuso por serem planetárias. O ponto delicado é o conjunto de discos de fricção e o corpo de válvulas.

    Em resumo, troque o óleo por novo, exatamente aquele especificado dentro no manual ("ATF Dexron IID or Dexron III"), e troque o filtro de caixa, localizado dentro de seu cárter.

    Siga estas instruções: www.discovery2.co.uk / Automatic Gearbox Oil and Filter Change

    Eeeee.. Não use nada além do óleo correto. Nada de kit ou aditivo de limpeza, nem antes nem durante nem depois.

    Por sorte esta caixa é BEM parruda!

    Boa sorte

    Clemente
    clemente, fico feliz pela sua dica. Por coincidencia hoje pela manha eu vi um video no youtube exatamente deste processo de troca do oleo e filtro ( ). Nas instruções do link que voce mandou, percebi que o autor só trocou o óleo porque houve um problema anterior que lhe deixou sem alternativas. Ele levanta uma questão delicada sobre a troca (creio que apenas para os casos de períodos sem manutencao como no meu carro): Durante a manutenção, os detergentes no óleo novo descolam partículas e limalhas que podem cair em locais delicados e assim causar um problema maior. Por isso muitos optam por não fazer a troca. Ela diz que a partir dai faria a troca regulamente, mas que um um conhecido (amigo) optou por nao trocar o oleo. Esse é exatamente o meu temor. São 180 mil rodados.. E nao consegui informação se a única troca foi recente ou remota. Temo o pior, até porque estou em Belém.. Sem oficina especializada por perto. Caso eu opte por não trocar mais o óleo, você arriscaria um palpite de tempo de sobre vida pra essa caixa? O que sei é que não foi feito trilhas ou off road pesado.. O carro foi usado para expedições na América do Sul.

    O carro possui um dossiê de tudo que foi feito.. Ano a ano com notas fiscais de pecas originais e de serviços tudo na CSS catalogado e plastificados.. Todas as revisoes feitas dentro do cronograma exigido. Mas lendo todo o histórico organizado, não achei as trocas do óleo da caixa.. Concluo que o carro tem uma baita procedência e que não foi submetido a condições extremas. Resumindo, será que é possível chegar aos 300 ou 400 mil km até que eu de volta a SP faça uma geral para deixar ela nova? Minha condução na verdade e no dia a dia.. Cidade plana e 100% asfalto liso.

    Falando em expedição, que aventura aquela sua na Bolívia e Atacama hein..? Eu li todo este relato..: "...depois de fortes pisadas no acelerador (este em forma de um pé), a alavanca de câmbio choca-se contra meu joelho e se solta da caixa, junto com ela dois pinos acabam por cair dentro do próprio câmbio! Com uma pinça improvisada com arame e uma lanterna, o Roberto começa uma impossível tentativa recuperar os pinos. Após recuperar o primeiro pino, a lâmpada da lanterna se queima, restando-nos como única fonte de luz a tela do GPS com baterias semi-congeladas!..."


    Égua bixo! Deu angustia de ler os detalhes.. E a paciência do seu Ronaldo?
    4X4 Brasil

  • #6
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    Wilson,

    é, a aventura na Bolívia foi PUNK! rsrsr

    Quanto ao óleo, não acredito que seja um problema. O ATF retém suas características por muito tempo, tanto tempo que hoje existem fabricantes que sequer mais trocam o óleo, BMW, Mercedes e Volvo.

    A teoria de que a caixa se acostuma ao óleo, é lenda, pois no câmbio da disco existe um filtro, que retém toda a sujeira. E independente do estado do óleo, é importante ter um filtro limpo sob o risco de prejudicar o funcionamento e lubrificação da caixa.

    Compre o kit para troca do filtro, óleo novo e tenha câmbio para outros mais 200.000 Km.

    A parte boa é que esta caixa, a ZF 4HP22EH é MUITO boa, talvez um dos melhores componentes do carro. Sua reputação é excelente e qualquer um pode se aventurar em sua manutenção. A Antiga 4HP22 equipada os Chevrolet Diplomata.

    Veja a lista de otros veículos que compartilham da mesma caixa:

    ZF 4HP22 transmission - Wikipedia, the free encyclopedia

    Lembre-se, o importante é ter um filtro limpo. Se quiser, guarde o óleo velho...

    Abs

    Clemente


    Citação Postado originalmente por Wilsonbelem Ver Post
    clemente, fico feliz pela sua dica. Por coincidencia hoje pela manha eu vi um video no youtube exatamente deste processo de troca do oleo e filtro ( ). Nas instruções do link que voce mandou, percebi que o autor só trocou o óleo porque houve um problema anterior que lhe deixou sem alternativas. Ele levanta uma questão delicada sobre a troca (creio que apenas para os casos de períodos sem manutencao como no meu carro): Durante a manutenção, os detergentes no óleo novo descolam partículas e limalhas que podem cair em locais delicados e assim causar um problema maior. Por isso muitos optam por não fazer a troca. Ela diz que a partir dai faria a troca regulamente, mas que um um conhecido (amigo) optou por nao trocar o oleo. Esse é exatamente o meu temor. São 180 mil rodados.. E nao consegui informação se a única troca foi recente ou remota. Temo o pior, até porque estou em Belém.. Sem oficina especializada por perto. Caso eu opte por não trocar mais o óleo, você arriscaria um palpite de tempo de sobre vida pra essa caixa? O que sei é que não foi feito trilhas ou off road pesado.. O carro foi usado para expedições na América do Sul.

    O carro possui um dossiê de tudo que foi feito.. Ano a ano com notas fiscais de pecas originais e de serviços tudo na CSS catalogado e plastificados.. Todas as revisoes feitas dentro do cronograma exigido. Mas lendo todo o histórico organizado, não achei as trocas do óleo da caixa.. Concluo que o carro tem uma baita procedência e que não foi submetido a condições extremas. Resumindo, será que é possível chegar aos 300 ou 400 mil km até que eu de volta a SP faça uma geral para deixar ela nova? Minha condução na verdade e no dia a dia.. Cidade plana e 100% asfalto liso.

    Falando em expedição, que aventura aquela sua na Bolívia e Atacama hein..? Eu li todo este relato..: "...depois de fortes pisadas no acelerador (este em forma de um pé), a alavanca de câmbio choca-se contra meu joelho e se solta da caixa, junto com ela dois pinos acabam por cair dentro do próprio câmbio! Com uma pinça improvisada com arame e uma lanterna, o Roberto começa uma impossível tentativa recuperar os pinos. Após recuperar o primeiro pino, a lâmpada da lanterna se queima, restando-nos como única fonte de luz a tela do GPS com baterias semi-congeladas!..."


    Égua bixo! Deu angustia de ler os detalhes.. E a paciência do seu Ronaldo?
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #7
    Usuário Avatar de Wilsonbelem
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    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Wilson,

    é, a aventura na Bolívia foi PUNK! rsrsr

    Quanto ao óleo, não acredito que seja um problema. O ATF retém suas características por muito tempo, tanto tempo que hoje existem fabricantes que sequer mais trocam o óleo, BMW, Mercedes e Volvo.

    A teoria de que a caixa se acostuma ao óleo, é lenda, pois no câmbio da disco existe um filtro, que retém toda a sujeira. E independente do estado do óleo, é importante ter um filtro limpo sob o risco de prejudicar o funcionamento e lubrificação da caixa.

    Compre o kit para troca do filtro, óleo novo e tenha câmbio para outros mais 200.000 Km.

    A parte boa é que esta caixa, a ZF 4HP22EH é MUITO boa, talvez um dos melhores componentes do carro. Sua reputação é excelente e qualquer um pode se aventurar em sua manutenção. A Antiga 4HP22 equipada os Chevrolet Diplomata.

    Veja a lista de otros veículos que compartilham da mesma caixa:

    ZF 4HP22 transmission - Wikipedia, the free encyclopedia

    Lembre-se, o importante é ter um filtro limpo. Se quiser, guarde o óleo velho...

    Abs

    Clemente
    valeu Clemente.. Vou providenciar o filtro e o óleo para a troca sem medo.

  • #8
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    Dae Wilson; já chegou em casa?
    Wilson, com o óleo velho irá muito do lixo que está em suspensão. Se fosse meu faria as trocas a partir de agora conforme manda o manual. Óleo novo é sinônimo de faxina interna.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Marado Ver Post
    Dae Wilson; já chegou em casa?
    Wilson, com o óleo velho irá muito do lixo que está em suspensão. Se fosse meu faria as trocas a partir de agora conforme manda o manual. Óleo novo é sinônimo de faxina interna.
    Já cheguei.. Foi tudo certo.. Então, já estou procurando um kit original.. Assim que eu achar e importo cara são tantos sites e tipos de fabricantes.. Preciso só acertar no kit pra não vir porcaria. Você tá trocou o seu? Comprou de onde?

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Wilsonbelem Ver Post
    Já cheguei.. Foi tudo certo.. Então, já estou procurando um kit original.. Assim que eu achar e importo cara são tantos sites e tipos de fabricantes.. Preciso só acertar no kit pra não vir porcaria. Você tá trocou o seu? Comprou de onde?
    Olá Wilson,

    O Clemente já ajudou bastante hein? Uma aulinha de conhecimento é sempre bom!

    Dá uma procurada nas empresas, aqui mesmo no Brasil, do óleo e filtro para seu cambio.

    Só por curiosidade entrei em algumas comunidades de Opala e vc encontrará muita coisa sobre seu cambio.

    O filtro vc encontra aqui www.autolinebrasil.com.br.

    O pessoal esta acostumado a comprar tudo de fora, mas tem muita coisa aqui no Brasil com qualidade e mais barato.

    Pesquise!!!

    Parabêns pelo carro.



  • #11
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    Citação Postado originalmente por Wilsonbelem Ver Post
    Comprou de onde?
    Compro de qualquer uma, a que no final de todos os cálculos sair mais barato. A Rimmer Brothers, foi a melhor até agora, me mandou sem declarar nada, só tinha uma etiqueta com o meu endereço. Dai, recebi em casa já duas encomendas, sem impostos, pela Royal Mail.

  • #12
    Usuário Avatar de Wilsonbelem
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    Citação Postado originalmente por Leandro Neves Ver Post
    Olá Wilson,

    O Clemente já ajudou bastante hein? Uma aulinha de conhecimento é sempre bom!

    Dá uma procurada nas empresas, aqui mesmo no Brasil, do óleo e filtro para seu cambio.

    Só por curiosidade entrei em algumas comunidades de Opala e vc encontrará muita coisa sobre seu cambio.

    O filtro vc encontra aqui www.autolinebrasil.com.br.

    O pessoal esta acostumado a comprar tudo de fora, mas tem muita coisa aqui no Brasil com qualidade e mais barato.

    Pesquise!!!

    Parabêns pelo carro.


    o Clemente deu baita ajuda. Estou pesquisando e lendo tudo que posso. Na auto line Brasil achei o filtro, mas parece que não faz parte de um kit :/ neste caso vou ver que itens compõe está troca pra ver se eles tem tudo.. Já mandei um email e to aguardando a resposta. Já na rimmer brios achei o kit, mas o filtro que compõe o kit não é OEM.. Parece que e da Britpart Dai fico receoso de usar produto paralelo.. O que vc acha? Parece que achar o kit contendo o filtro original da difícil.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -image.jpg  

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