
Postado originalmente por
Preá 4x4
Fala George, tudo bem?
Sobre a não recomendação da 200 tdi para expedição, não concordo.
Pelo contrário, incentivo ao máximo uma 200 tdi e evito uma Defender eletrônica, que você dependerá de um diagnóstico de um ecu para qualquer problema.
Aonde você vai encontrar um ECU se seu carro pifar em Colcha K a 4 mil metros de altitude no meio do salar??
Tenho uma vintenária Defender com motor 200tdi, e desde que nós nos juntamos, 6 anos atrás, fazemos expedições atrás de expedições. Algumas sozinho, outras acompanhadas. Já rodamos com 200 tdi, 300 tdi, e a última rodando 12 mil km junto com um Defender Puma.
Lógico que o Puma anda mais, isso é inegável. Mas em nenhum momento, nesses 60 mil km de expedições que fizemos juntos, ela abriu o bico. Nas expedições com o Puma, ela sempre acompanhou junto nas retas, mesmo em trechos de deslocamentos longos da Patagônia. Até mesmo um dos trechos mais quentes da América do Sul que é o Pampa del Infierno, com aquela reta de 700 km, ela fez sem esquentar. O que não é mais que obrigação dela, diga-se de passagem.
Os trechos de Bajo Caracoles, que se dirige o dia inteiro em rípio, ela acompanhou tranquilamente também (parece que asfaltaram esse ano um pedaço desse trecho)
Lógico, acima dos 4-5 mil metros de altitude da Bolívia, ela sente um pouco a falta de ar. Mas nessa altitude, acredito que não só ela, mas um 300 tdi também dá uma fraquejada e esquenta um pouco (lembrando que nessa altitude, a água no expansor de qualquer carro borbulha ali pelos 80 e alguma coisa e não 100C). Entáo é mais que normal ela ir devagar acima dos 5400m na estradinha de Chacaltaya, mas mesmo assim é pouca coisa a menos. Nunca parou por esquentar o motor. Também não pode judiar do carro nesses casos extremos.
A única coisa que ela fraquejou nessas expedições foi baixar o pedal da embreagem à caminho do Uyuni, e mesmo assim, após completar dot3 ela me levou até Calama, onde lá troquei os cilindros de embragem em 3 horas numa oficina bem simplesinha. Nesse caso, foi falha na manutenção minha, mas tudo bem.
E sobre esse 200 tdi, vale lembrar que o carro até o fim do ano, vai chegar próximo dos 275mil km. Fará 21 anos em 14 de janeiro. Ou seja, cuidando bem, fazendo as revisões certinho, o carro dura e é confiável.
Sobre peças, muitas peças são compartilhadas com 300 tdi. Nesses 6 anos, a única peça que tive dor de cabeça, foi uma bomba de direção hidráulica que tive que trocar, mas aí eu encomendei de fora, e saiu bem em conta.
O que realmente é caro num 200 tdi é o cabeçote e o radiador, se não me engano, o radiador tá beirando os 200 GBP na Paddock. E o cabeçote também deve ser por aí. Porém, em compensação eu acho que é mais difícil de dar algum problema no cabeçote da 200 tdi, do que 300 tdi. A posição da bomba d`água na 200 tdi fica mais baixo que na 300. E isso ajuda um pouco. Pelo menos é o que dizem, pois comigo nunca aconteceu nada, e não possuo o alarme de nível do expansor, apesar de possuir a tampa do ômega, que aliás é uma das poucas peças que não é original sob o capô.
E por fim, é um pouco mais econômico que o 300 tdi.
Poste a foto do carro pra gente ver.
Abraço!