x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de BrunoRN-RS
    Entrada
    16/10/2011
    Local
    Natal/
    Idade
    43
    Posts
    151
    Agradecimentos: 2

    Aumento no consumo de combustível (300tdi)




    Caros,
    notei que minha 90 tá bebendo mais de uns tempos pra cá. Antes ela costumava fazer sempre 10km/l na cidade (e na estrada podia chegar até a 12), mas agora não passa de 9,3km/l.
    Alguns detalhes que podem ser relevantes:
    o eixo balanceiro e os balancins do comando de válvulas foram trocados (e o aumento do consumo começou um mês depois, não foi imediato);
    o óleo e os filtros são novos;
    e minha maneira de dirigir mudou um pouco (tenho deixado ela trabalhar com a rotação um pouco mais alta, mas andei rodando no estilo antigo (usando mais a 5a marcha na cidade, por exemplo) e apesar disso não houve uma mudança significativa)

    Alguém tem sugestões sobre possíveis causas (sujeira no sistema de injeção? desgaste?)?
    Estou apreensivo pq o carro nunca baixava de 10km/l, mesmo usando o ar-condicionado ou rodando em trânsito lento...

    Desde já, obrigado!
    Um abraço,
    Bruno

  • #2
    Usuário
    Entrada
    03/05/2010
    Local
    Teresina/PI
    Posts
    107
    Agradecimentos: 0

    Lightbulb

    Editando para não deixa a tentativa de ajuda completamente errada!

    Minha lista de conferencia, não necessariamente no Defender!

    Algumas coisas que aprendi por ai pesquisando e vendo e com professor Gildson!
    Velas gastas (A gasolina ou Álcool)– Não conseguem gerar uma faísca com intensidade suficiente para uma queima completa da mistura ar/combustível e combustível não queimado é jogado fora.
    Cabos de velas ressecados – Provocam perda de corrente elétrica, comprometendo a qualidade da centelha.
    Tampa do distribuidor rachada ou com terminais gastos e com incrustações – Idem item anterior.
    Rotor gasto/incrustado – Compromete a distribuição da corrente elétrica.
    Bobina elétrica defeituosa – Provoca falhamento do motor e aumento de consumo devido a tensão irregular da corrente elétrica.
    Bicos injetores sujos ou oxidados – Dificultam a homogeneidade da mistura e alteram a relação ar/combustível.
    Sensores, processadores e atuadores eletrônicos inoperantes ou defeituosos – Distorcem as condições reais de funcionamento do motor.
    Conexões elétricas ou eletrônicas com incrustações ou folgas – Atrapalham ou impede a passagem da corrente elétrica ou do sinal eletrônico.

    Manutenção mecânica


    Freios - Rodas presas criam resistência para o deslocamento do veículo.
    Filtros sujos, entupidos, gastos ou de má qualidade.
    Carburador sujo ou desregulado (para veículos dotados com este equipamento).
    Corpo de borboleta sujo (veículos com injeção eletrônica).
    Válvulas do motor desreguladas – Provocam perda de pressão.
    Anéis de segmentos gastos – Idem item anterior.
    Avanço da ignição desregulada – Impede a queima total da mistura ar/combustível e reduz o aproveitamento da compressão nos cilindros.
    Correia dentada mal instalada – Desregula o ponto de ignição.
    Sistema de refrigeração do motor deficiente – Provoca perda de potencia, aumentando o consumo.
    Válvula termostática travada ou retirada do motor – Idem item anterior.
    Lubrificação deficiente do motor – Pode ser provocado por uso de óleo inadequado, ultrapassar a periodicidade da troca do óleo, filtro entupido ou gasto, formação de borra, deficiência da bomba. Lubrificação insuficiente significa mais esforço do motor e mais esforço é sinônimo de maior consumo.
    Vazamentos no circuito de combustível – Mangueiras, conexões, vedantes, bomba, etc.
    Utilização de peças de procedência duvidosa, ou de má qualidade, como por exemplo, cabo de velas, filtros e óleo lubrificante.
    Embreagem gasta (patinando) – Quando a embreagem patina, ocorre perda na transmissão de potência entre o motor e as rodas.
    Catalisador danificado – O catalisador tem a função de transformar gases tóxicos em substâncias inofensivas à natureza. Seu interior é formado por uma cerâmica porosa, que caso sofra danos ou entupimento, pode provocar problemas ao funcionamento do motor e aumento do consumo de combustível.
    4X4 Brasil Razão: Arrumar dica errada!

  • #3
    Usuário
    Entrada
    05/01/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,068
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por ajunior Ver Post
    Parece simples, mas vou perguntar:
    Olhou as velas? Se as velas não tem o desempenho apropriado para o motor a primeira coisa a acontecer é alteração no consumo e com o tempo outras coisas virão.

    Algumas coisas que aprendi por ai pesquisando e vendo!
    Velas gastas – Não conseguem gerar uma faísca com intensidade suficiente para uma queima completa da mistura ar/combustível e combustível não queimado é jogado fora.
    Cabos de velas ressecados – Provocam perda de corrente elétrica, comprometendo a qualidade da centelha.
    Tampa do distribuidor rachada ou com terminais gastos e com incrustações – Idem item anterior.
    Rotor gasto/incrustado – Compromete a distribuição da corrente elétrica.
    Bobina elétrica defeituosa – Provoca falhamento do motor e aumento de consumo devido a tensão irregular da corrente elétrica.
    Bicos injetores sujos ou oxidados – Dificultam a homogeneidade da mistura e alteram a relação ar/combustível.
    Sensores, processadores e atuadores eletrônicos inoperantes ou defeituosos – Distorcem as condições reais de funcionamento do motor.
    Conexões elétricas ou eletrônicas com incrustações ou folgas – Atrapalham ou impede a passagem da corrente elétrica ou do sinal eletrônico.
    O motor 300Tdi é diesel. Não tem velas....
    Abs
    Sergio

  • #4
    Usuário
    Entrada
    03/05/2010
    Local
    Teresina/PI
    Posts
    107
    Agradecimentos: 0
    Nem lembrei, só sou acostumado com carro a gasolina, parece que tinha que ter prestado mais atenção nesse detalhe da resposta.

    Desconsidera ai o erro, dei uma arrumada para ficar mais como dica de lista de checagem!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    06/12/2005
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Posts
    648
    Agradecimentos: 9
    alguém por aqui já usou diesel S50 no 300Tdi? na minha land foi um desastre...

  • #6
    Usuário Avatar de BrunoRN-RS
    Entrada
    16/10/2011
    Local
    Natal/
    Idade
    43
    Posts
    151
    Agradecimentos: 2
    Ainda não usei este, mas o pessoal já andou experimentando... acho que o seu é o primeiro depoimento negativo sobre o S50...
    Compartilhe aí com o pessoal... dá uma olhada:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...-defender.html

    ajunior e Sergio, obrigado pelas dicas... tenho mesmo de fazer uma limpeza no sistema, pois há pouco fiz uns bons 12k com ela, e pegando diesel nem sempre de qualidade...

    Abraço
    Citação Postado originalmente por cemecor Ver Post
    alguém por aqui já usou diesel S50 no 300Tdi? na minha land foi um desastre...

  • #7
    Usuário Avatar de Fernando da Terra
    Entrada
    11/01/2007
    Local
    Amparo/SP
    Idade
    60
    Posts
    1,210
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por cemecor Ver Post
    alguém por aqui já usou diesel S50 no 300Tdi? na minha land foi um desastre...
    O que aconteceu com a viatura, quando usou o S50?

    Fernando

  • #8
    Banido
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Guaruja/SP
    Idade
    66
    Posts
    567
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fernando da Terra Ver Post
    O que aconteceu com a viatura, quando usou o S50?

    Fernando
    Fernando. td bem contigo, assisti uma reportagem sobre esse diesel, pelo que entendi nos motores atuais nao faz diferença e sim nos motores diesel de nova geração, e mostraram nas revendas as frotas que estao encalhadas por serem estes veiculos mais caros em decorrencia deste motor para o diesel s50.....

  • #9
    Usuário Avatar de BrunoRN-RS
    Entrada
    16/10/2011
    Local
    Natal/
    Idade
    43
    Posts
    151
    Agradecimentos: 2
    só pra fechar (ou reabrir) o tópico, ou pra dar um feedback sobre o consumo da minha D90:
    voltou ao "normal" (10,5 km/l) (lembrando que estava em "assustadores" 9,1).

    além de ter trocado o fluido de arrefecimento e ter trocado algumas partes do alternador, não mudei nada além da minha maneira de dirigir.
    acho que nem a troca do fluido nem as peças do alternador fizeram muita diferença, pois a mudança não foi imediata... comecei a notar que tava fazendo mais kms por litro desde que comecei a andar com uma rotação mais baixa (eu estava usando muito raramente a 5a marcha na cidade (abaixo de 70km/h), por exemplo)... tento não forçar muito o motor, acelerando devagar e não exigindo saídas muito rápidas (evito fazer fumaça nas retomadas qdo não reduzo a marcha... se deixo em 4a numa situaçao que caberia uma 3a, vou esperando ele se recuperar devagar, em vez de pisar no acelerador e ver a fumaça preta saindo do escapamento...

    se algu´m achar que este modo de dirigir é desaconselhável para um motor diesel turbo, me avise antes que meu 300tdi vá pro espaço...hehehe

    Um abraço,
    Bruno

  • #10
    Usuário Avatar de mizo92
    Entrada
    12/01/2012
    Local
    Sorocaba/
    Posts
    228
    Agradecimentos: 0
    também tenho essa duvida.
    eu ando com rotaçoes em alta principalmente nas subidas.. pra encher a turbina e mandar bala.

  • #11
    Lembro de alguns posts no qual foi comentado que em baixa rotação pode prejudicar a refrigeração, pois a bomba d'agua não gira o suficiente !

    Talvez aconteça algo semelhante com a lubrificação, mas é especulação minha por analogia com a refrigeração . . .

  • #12
    Usuário Avatar de FALOTICVS
    Entrada
    10/09/2010
    Local
    Trubussú do Pé da Serra/RJ
    Idade
    50
    Posts
    149
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por BrunoRN-RS Ver Post
    Caros,
    notei que minha 90 tá bebendo mais de uns tempos pra cá. Antes ela costumava fazer sempre 10km/l na cidade (e na estrada podia chegar até a 12), mas agora não passa de 9,3km/l.
    Alguns detalhes que podem ser relevantes:
    o eixo balanceiro e os balancins do comando de válvulas foram trocados (e o aumento do consumo começou um mês depois, não foi imediato);
    o óleo e os filtros são novos;
    e minha maneira de dirigir mudou um pouco (tenho deixado ela trabalhar com a rotação um pouco mais alta, mas andei rodando no estilo antigo (usando mais a 5a marcha na cidade, por exemplo) e apesar disso não houve uma mudança significativa)

    Alguém tem sugestões sobre possíveis causas (sujeira no sistema de injeção? desgaste?)?
    Estou apreensivo pq o carro nunca baixava de 10km/l, mesmo usando o ar-condicionado ou rodando em trânsito lento...

    Desde já, obrigado!
    Um abraço,
    Bruno
    Amigo, causas básicas prováveis, principalmente se seu motor for bem rodado:

    - condição da bomba injetora (começa a soltar o revestimento interno)
    - por via de consequência, impacta no estado dos bicos injetores, o que também deixa a rotação do motor irregular e o motor xoxo, mais fraco, o que nos faz pisar mais.


    Se algum dos itens acima também foi observado na sua viatura, pode ir direto na bomba e nos injetores.

    Abraço
    Se liga, mermão !

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Consumo de combustivel
      Por Evandro Dalberto no fórum Jeep Willys
      Respostas: 38
      Última resposta: 01/08/2010, 18:00
    2. Respostas: 16
      Última resposta: 02/07/2009, 10:43
    3. Combustível - consumo do Tracker
      Por AlexPacheco no fórum Suzuki
      Respostas: 19
      Última resposta: 05/03/2009, 14:13
    4. Consumo de combustível: NBR 7024
      Por carioca10 no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 0
      Última resposta: 14/09/2008, 17:34
    5. SNORKEL x AUMENTO CONSUMO GASOLINA
      Por vnogueira no fórum Jeep Willys
      Respostas: 13
      Última resposta: 20/07/2005, 09:38

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade