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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Vinicimaes
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    Uso do bloqueio da defender em asfalto na chuva




    Pessoal, retornando hoje (8 de abril de 2012) de SÃO PAULO para CURITIBA via Regis Bitencourt (116) peguei uma chuva, ou melhor, um dilúvio. Trafegando em asfalto mas com toda esta chuva, optei por bloquear o diferencial central para ter melhor segurança nas curvas. Andar com um 4x4 integral na chuva já é bom, bloqueado então a impressão é de ter atracado num trilho. Fica muito seguro e dá a impressão até de estar andando no seco. A dúvida é se usar o bloqueio nesta condição causa algum dano para o sistema ou se ele também foi projetado para isto. Gostaria da opinião de todos do forum à cerca deste tópico. Aguardo retorno.
    Vinícius Maestrelli
    Def. 110 Verde 2011 (Verdínia) Def. 110 Branca 2010 (Bianca) Def 110 Verde 2005 (Veridiana) Def. 90 Azul 2002 (Azuleica)

  • #2
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
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    Salve Vini!
    Tenha em mente, que o diferencial central compensa as diferenças de velocidades dos eixos dianteiros e traseiros. Desta forma, o cuidado que deve ter em pisos como o asfalto, é em relação à curvas. Acredito que curvas suaves não irão ocasionar forças danosas ao equipamento. O cuidado são com as curvas mais fechadas. Quanto à velocidade, não há problema.
    Acredito que você tenha feito a coisa certa para se sentir mais seguro e transmitir essa segurança à família, porque, com o diferencial central desbloqueado, se somente uma roda perder a aderência, você ficará sem tração em todas as outras 3 restantes... A tração integral dá uma falsa sensação de segurança, ao meu ver, exatamente em virtude deste comportamento. Em terreno seco, é ótimo, mas em velocidade, num terrreno um pouco mais escorregadio, é temerário desconhecer esse comportamento de perda de tração...
    Estou editando essa parte, porque lembrei de outro detalhe: você está com uma Puma, então também tem o TC para auxiliar na segurança. Acredito que ele minimize esse comportamento de transferência de potência para uma roda só sem o bloqueio.

    Abração!
    Marco

  • #3
    Usuário Avatar de Eder Bonesi
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    Olá Vini, é bom saber que chegou bem em casa, depois do fim de semana em família que tivemos juntos, em Jundiaí. Espero que tenha gostado da Serra do Japi, Japiapé, Morro da Pedra Grande e outros pontos visitados.
    Quanto ao bloqueio do diferencial, na chuva, tenho plena convicção de ser o melhor a fazer.
    Se por ventura formos falar em desgastes, estes acorrerão nos pneus, pois não haverá compensação entre roda interna / externa, nas curvas. O "suposto arrasto" que ocorreria à seco, não ocorre no molhado e mesmo que consideremos a drenagem dos pneus, sempre haverá agua para minimizar tal arrasto.
    Quanto a segurança, quem faz uso deste recurso (você sabe o quanto eu insentivoa moçada fazê-lo), sente o carro na mão e muito firme.
    Pode ter certeza que o bloqueio fica bem e mais, a família fica bem!
    Um grande abraço.
    ps. depois que vocês sairam, o pessoal da prédio chamou para irmos ao observatório em Souza / Campinas. Passeio muito bom. Fica para a próxima...
    110 TDi MATILDA e Wrangler 2.8 Diesel RUBICONE.
    PU5MUD
    "We never let one of our man behind"
    Protezione Civile

  • #4
    Usuário Avatar de Vinicimaes
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    01/10/2007
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    Pessoal. Desprezando um pouco a questão de ter ou não desgaste, o que posso afirmar é que o carro fica muito na mão. Por duas vezes sentí que o carro quis "desgarrar", mas é umdeslize diferente, parece que ele dá uma flutuada mas mesmo assim sob controle. Nestes momentos lembrei, se não me engano, de um video ou algo assim postado pelo Clemente, dizendo que os desertos de sal seriam o lugar ideal para testar e experimentar estes limites, pois a perda de aderência num 4x4 como uma defender é algo muito perigoso. Por isto confesso que vim muito "na manha", mas mesmo assim com uma velocidade bem superior aos demais que estavam na estrada. Passamos por 7 acidentes na serra próximo a represa, e todos os acidentes evidenciavam a perda de aderência. Vale ressaltar que estava com pneus "mud", se estivesse com os BF all terrain acho que a sensação seria ainda melhor. Mas fica aí o tópico para discutirmos bem este assunto. Ao Eder só posso agradecer pelo final de semana, pela hospitalidade, pela atenção, pelos passeios maravilhosos, enfim, pela amizade, que como ele mesmo dia, não foi criada na porta do boteco. Segundo ele eu já estava lá dentro, mas isto é brincadeira. Abraços a todos e vamos discutir. Ao Marcão, aqule abraço.
    Vinícius Maestrelli
    Def. 110 Verde 2011 (Verdínia) Def. 110 Branca 2010 (Bianca) Def 110 Verde 2005 (Veridiana) Def. 90 Azul 2002 (Azuleica)

  • #5
    Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
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    22/12/2011
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    Citação Postado originalmente por Eder Bonesi Ver Post
    ps. depois que vocês sairam, o pessoal da prédio chamou para irmos ao observatório em Souza / Campinas. Passeio muito bom. Fica para a próxima...
    Ja pedalei muito nessa região quando morava em Campinas, o passeio vale a pena mesmo. Região de joaqum egídio tb.
    Saudades de quando morei em Campinas.

  • #6
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Vinicius,

    bloquear o Defender no asfalto, independente da condição climática, é completamente inútil e nenhum pouco recomendado. Como ele já tem um "divisor de força" aberto, o diferencial central, é impossível fazer este trabalho de melhor maneira; distribuir a força uniformente. A Subaru batizou nossso sistema de tração de "Symmetrical All-Wheel Drive" por justamente dividir a força livremente, sem forçar a "patinação" de uma roda para compensar eventual diferença. O Land Rover sempre fez isso! rsrsrr

    Ao bloquear o diferencial central, a diferença de rotação entra as rodas de cada curva, passa a ser feita pelos pneus, derrapando sobre o asfalto e assim aumentando em MUITO a chance de você perder a direção e controle do veículo. Corre o risco de ir reto!

    A sensação que você teve de estar num trilho, acontece pois a diferença de rotação dos eixos deixa o conjunto de tração sob grande estresse, fazendo com que a suspensão e o sistema de direção fiquem com menor liberdade para sua atuação. Nem falar que deste modo uma curva vira um grande sacrifício para ser feita. Por isso parece estar num trilho.

    Cada escorregada que o pneu deu para compensar a diferença de rotação, aquele gomo de borracha já assentado no asfalto e seco, ganhou um novo "filme" de água, aumentando assim a chance se você escorregar. Nem falar que quando bloqueado, a "vontade" do sistema é de ir reto, um vetor diferente daquele desejado.

    O uso do bloqueio deve ser feito de acordo com a recomendação do manual; somente em pisos não-aderentes.

    O prejuízo mecânico de usar o bloqueio nesta condições é enorme. Acentua o desgaste das cruzetas, pinhões e coroa dos diferenciais e as homocinéticas e 100% dos rolamentos presentes na proximidade destes componentes.

    Resumindo; nunca, jamais bloqueie um Defender em piso firme, mesmo se estiver escorrendo óleo na pista.

    O contrário também é válido, nunca jamais entre em um piso realmente solto (aquele que podemos ter certeza de atolar ou patinar) sem bloquear, sob risco de desgastar o diferencial central.

    Abraços

    Clemente




    Citação Postado originalmente por Vinicimaes Ver Post
    Pessoal, retornando hoje (8 de abril de 2012) de SÃO PAULO para CURITIBA via Regis Bitencourt (116) peguei uma chuva, ou melhor, um dilúvio. Trafegando em asfalto mas com toda esta chuva, optei por bloquear o diferencial central para ter melhor segurança nas curvas. Andar com um 4x4 integral na chuva já é bom, bloqueado então a impressão é de ter atracado num trilho. Fica muito seguro e dá a impressão até de estar andando no seco. A dúvida é se usar o bloqueio nesta condição causa algum dano para o sistema ou se ele também foi projetado para isto. Gostaria da opinião de todos do forum à cerca deste tópico. Aguardo retorno.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #7
    Usuário Avatar de ka2
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    Acho que a impressão se segurança e firmeza que vc foi pscicologica, nenhum bloqueio aumenta estabilidade, em nenhuma situação.

    Editando.... o que faz diferença mesmo é o controle de traçao que seu Puma tem....

    Citação Postado originalmente por Vinicimaes Ver Post
    Pessoal, retornando hoje (8 de abril de 2012) de SÃO PAULO para CURITIBA via Regis Bitencourt (116) peguei uma chuva, ou melhor, um dilúvio. Trafegando em asfalto mas com toda esta chuva, optei por bloquear o diferencial central para ter melhor segurança nas curvas. Andar com um 4x4 integral na chuva já é bom, bloqueado então a impressão é de ter atracado num trilho. Fica muito seguro e dá a impressão até de estar andando no seco. A dúvida é se usar o bloqueio nesta condição causa algum dano para o sistema ou se ele também foi projetado para isto. Gostaria da opinião de todos do forum à cerca deste tópico. Aguardo retorno.

  • #8
    Usuário Avatar de CGAUER
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    11/11/2006
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    O que faria diferença seria ESP; controle de estabilidade.

    Na chuva o problema não é tração, sair do lugar carro sempre vai, o problema é segurar no chão especialmente se chegar numa curva com velocidade em excesso.

    Os vídeos não estão em português, mas dá para entender...

    Aliás:
    ASR = TC (controle de tração)
    ESP = controle de estabilidade
    ABS = sistema que evita bloqueio das rodas durante aplicação dos freios.





    Abs

    Clemente


    Citação Postado originalmente por ka2 Ver Post
    Acho que a impressão se segurança e firmeza que vc foi pscicologica, nenhum bloqueio aumenta estabilidade, em nenhuma situação.

    Editando.... o que faz diferença mesmo é o controle de traçao que seu Puma tem....
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #9
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
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    23/01/2008
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    Saudações!
    O que vou fazer aqui é altamente temerário e imprudente, mas vou ter que discordar do Papa Clemente... (Medo!!)
    Seus diferenciais, dianteiro e traseiro, continuarão abertos, portanto, não haverá essa tendência de rodas compensando diferenças de rotação. O que vai acontecer é que a caixa de transferência irá receber o impacto da diferença de rotação dos eixos... Por isso, mantenho a minha opinião, de que, sem a existência de curvas acentuadas o bloqueio do diferencial central pode, por breves períodos ser usado (pode, não deve...). É indiscutível que o sistema não foi projetado para isso, mas com cautela na condução, visto que as condições climáticas estavam adversas, acredito que haja melhoria na segurança.
    Abração!
    Marco

  • #10
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    So complementando a informação já prestada pelos amigos: Quer se sentir mais seguro ao dirigir na chuva com o Defender? Diminua a velocidade!!!!

    []´s
    Rafael
    "Tenha talento, trabalhe como um condenado, sue sangue, e você conseguirá tudo sem esforço." -Humberto Gessinger

  • #11
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
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    Citação Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    So complementando a informação já prestada pelos amigos: Quer se sentir mais seguro ao dirigir na chuva com o Defender? Diminua a velocidade!!!!

    []´s
    Rafael
    Perfeito! A melhor e mais segura solução mesmo!
    Marco

  • #12
    Usuário Avatar de CGAUER
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    11/11/2006
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    Falaaaa Marco,

    então, seria verdade sua afirmação se, tivéssemos um eixo dirigível na traseira, assim como o Quadrasteer da GM ou sistema do Toyota Megacruiser.

    Quando fazemos uma curva na areia; nota-se claramente que o carro deixará 4 marcas de pneu. Consequentemente a soma das diferenças de rotação dos eixos será diferente, infelizmente.

    Faça a prova: coloque seu carro no asfalto seco, bloqueie e faça uma curva (vai devagar para não quebrar nada). O carro simplesmente travará (basta dar uma ré com o volante na mesma posição). Isso prova que sim, em curvas, sejam fechadas, abertas, rápidas, lentas no seco ou na chuva, existe sim diferença de rotação entre os eixos.

    Mesmo que sejá minima a diferença, tudo que NÃO queremos na chuva, é a perda de contato do pneu com o asfalto. Como todos sabemos, basta uma pequena patinada para a aderência estar comprometida.

    A questão toda se resume nas condições de pouca aderença no asfalto. Nestes momentos evita-se uma distribuição de força errada, que aponte o carro para uma reta e sem promover patinadas de roda para compensar a diferença nas curvas.

    Os engenheiros não podem estar errados. Tantos anos desenvolvendo tecnologia com terceiro diferencial para chegarmos aqui e recomendar o contrário. É ruim para o carro e para segurança.

    Pelo amor e segurança de todos; não bloqueiem o diferencial central na chuva! E quem insistir, pelo menos me avisa para eu não comprar o carro! rsrsr

    Abs

    Clemente

    AHHHH: já ia me esquecendo! Papa aqui só aquele que mora cercado de ouro e muito luxo láaaaa no Vaticano! rsrsrsrs


    Citação Postado originalmente por Marco Aurélio R Guimarães Ver Post
    Saudações!
    O que vou fazer aqui é altamente temerário e imprudente, mas vou ter que discordar do Papa Clemente... (Medo!!)
    Seus diferenciais, dianteiro e traseiro, continuarão abertos, portanto, não haverá essa tendência de rodas compensando diferenças de rotação. O que vai acontecer é que a caixa de transferência irá receber o impacto da diferença de rotação dos eixos... Por isso, mantenho a minha opinião, de que, sem a existência de curvas acentuadas o bloqueio do diferencial central pode, por breves períodos ser usado (pode, não deve...). É indiscutível que o sistema não foi projetado para isso, mas com cautela na condução, visto que as condições climáticas estavam adversas, acredito que haja melhoria na segurança.
    Abração!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

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