como novo integrante desse grupo, pois comprei uma Sportage diesel 2001, estou com uma dúvida que talvez seja de bastante importância para a vida útil dos motores.
Pois bem: Saio de casa de madrugada para andar cerca de 2,5km até o ponto de onibus, deixando o carro parado lá o dia todo, e como sempre estou atrasado ligo o carro e vou saindo.
Gostaria de saber se existe um tempo mínimo (10,15, 20 ...minutos) para que o motor possa ser lubrificado pelo óleo.
Ps: Já me disseram que não é bom o carro ser ligado e pouco tempo deposi desligado, pois não houve tempo para o motor ser lubrificado.
Hj , por via das dúvidas, acordei e fui logo ligando o carro para ele ficar mais tempo funcionando, sendo assim, ele ficou ligado NO TOTAL cerca de 20 minutos, até ser desligado quando cheguei no ponto.
É assim que deve ser feito ? Existe um tempo mínimo para que tenhamos certeza que o motor foi lubrificado ?
Angelo, se a bomba de oleo estiver ok algo em torno de 5 a 10 minutos já é suficiente, lembre-se de não subir demais o giro do motor quando este ainda estiver frio, pois ainda não houve a lubrificação ideal!
Desde que não seja de marca desconhecida, qualquer óleo indicado para seu motor, nas lojas de auto peças, o pessoal tem um catalogo com o tipo certo em relação a quilometragem de cada veiculo e motor, com relação a marcas, eu uso da ELFou BR, pois tem uma auto peças que é distribuidora e vende bem mais em conta!
O motor é lubrificado durante o tempo em que fica ligado, se você ficar com o carro ligado por 2 minutos ou por 2 horas não haverá problemas de "lubrificação", o que ocorre é que se o motor não atingir a temperatura ideal de funcionamento, o óleo diminuirá seu poder lubrificante devido à não evaporação da umidade que está condensada no óleo e com isso deverá trocá-lo com mais frequência.
Não vale a pena manter o motor ligado com o carro parado para aquecê-lo, é melhor ligar o carro, rodar os 2,5 km e desligá-lo.
Use o óleo especificado no manual e não use óleos "grossos".
a duvida do colega talvez seja a seguinte.
nao é que o motor vai lubrificar, é o tempo de esquentar o oleo.
cada motor foi desenvolvido para trabalhar com lubrificante em uma certa temperatura, se vc so roda com o lubrificante frio, ou quente demais, é prejudicial ao motor.
mas nao que estrague o motor o que vc esta fazendo, ele é planejado para trabalhar um pouco de tempo em temperatura baixa, até que esquente.
a desvantagem é que o consumo nao sera dos melhores, e seguindo o dito acima, nao é bom aumentar muito a rotação quando frio.