x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 48
  • #1
    Usuário
    Entrada
    01/10/2008
    Idade
    48
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0

    4X4 entrando sozinha




    Prezados usuários.

    Há tempos visito o fórum para esclarecimento de vários assuntos pois sou ligado ao mundo 4x4 desde sempre. Recentemente adquiri uma Sportage TDI 2001 e tenho percebido que em alguns momentos a tração parece que vai ser acionada sozinha, ou seja, sem nenhum comando. Fico escutando barulhos de engrenagens e pequenos estalos como se estivessem encavalando. Diminuo a velocidade e o barulho pára, sendo que depois fica normal, no entanto o sintoma aparece algumas vezes. Cumpre ressaltar que em algumas vezes aciono a tração e com ela não apresenta nenhuma irregularidade. Percebo também que a luz indicadora da tração (painel) fica constatemente piscando, porém esta ocorrência já é antiga e o sintoma apresentado nunca ocorreu com o dono anterior. Alguém tem alguma informação a respeito que possa me ajudar?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    19/05/2008
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    69
    Posts
    163
    Agradecimento: 1
    Olá Glicey!
    Já tive este problema em minha viatura e verifiquei que era causado por uma falha da válvula solenóide que libera o vácuo para o acoplamento da roda livre.
    Em condições normais o vácuo fica bloqueado pela válvula, mas quando a mesma é energizada ( alavanca em 4x4 e luz verde acesa no painel ) a válvula comuta e libera o vácuo para o diafragma dos acoplamentos. Em meu caso, a válvula não estava vedando bem e liberando o vácuo todo o tempo. Resolvi com WD40. Ficou funcionando perfeitamente após a intervenção.
    Boa sorte na investigação.

    Abç,

    Marcus.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    01/10/2008
    Idade
    48
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0
    Olá Marcus! Muito Obrigado pela informação pois, já foi muito esclarecedora; achei que teria que abrir a caixa de redução!!!!!.
    Se for possivel gostaria que me esclarecesse como resolveu o seu problema,foi vc mesmo ou algum mecânico? O que seria o WD40 e onde fica localizada tal válvula? Desculpe pela quantidade de perguntas, mas a necessidade é grande. Um Abraço e desde fico muito agradecido.

    Glicey

  • #4
    Usuário
    Entrada
    01/10/2008
    Idade
    48
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marcus Pereira Ver Post
    Olá Glicey!
    Já tive este problema em minha viatura e verifiquei que era causado por uma falha da válvula solenóide que libera o vácuo para o acoplamento da roda livre.
    Em condições normais o vácuo fica bloqueado pela válvula, mas quando a mesma é energizada ( alavanca em 4x4 e luz verde acesa no painel ) a válvula comuta e libera o vácuo para o diafragma dos acoplamentos. Em meu caso, a válvula não estava vedando bem e liberando o vácuo todo o tempo. Resolvi com WD40. Ficou funcionando perfeitamente após a intervenção.
    Boa sorte na investigação.

    Abç,

    Marcus.
    Olá Marcus! Muito Obrigado pela informação pois, já foi muito esclarecedora; achei que teria que abrir a caixa de redução!!!!!.
    Se for possivel gostaria que me esclarecesse como resolveu o seu problema,foi vc mesmo ou algum mecânico? O que seria o WD40 e onde fica localizada tal válvula? Desculpe pela quantidade de perguntas, mas a necessidade é grande. Um Abraço e desde fico muito agradecido.

    Glicey

  • #5
    Usuário
    Entrada
    19/05/2008
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    69
    Posts
    163
    Agradecimento: 1
    Vamos lá Glicey... vou tentar ajudá-lo.
    Minha viatura é TDI 02/03 mas creio que o sistema de roda livre seja igual.
    Pelo que vc descreveu, estranhei apenas o fato da lampada no painel ficar piscando eventualmente, no meu caso isto não acontecia.
    Mas, vamos as respostas:
    Resolvi com meus próprios recursos, foi simples...
    WD40 é um óleo fino em embalagem spray encontrado em lojas de autopeças ou hipermercados, conheço outro produto similar: " white lub".

    A tal válvula solenóide fica presa no painel dianteiro escondida atrás da bateria (removendo a bateria o acesso é fácil). Ela é a responsável por liberar o vácuo que vai atuar nos diafrágmas ( um em cada roda) para fazer o acoplamento da roda livre.
    Observe que ao lada da bateria, lado esquerdo existe um reservatório cilindrico metálico, este é o reservatório de vácuo que atende o sistema de freio ( mangueira mais grossa ) e também o sistema da roda livre (uma mangueira mais fina, +- 6 mm ) seguindo esta mangueira fina, vais encontrar a solenóide. Na saída da solenóide continue seguindo a mangueira, vais encontrar um dispositivo em "T" para atender as duas rodas.
    Um teste fácil de fazer, é verificar se existe vácuo após a solenóide ( antes do "T") quando o veículo estiver em 4x2 ( este vácuo só pode aparecer aí, quando o 4x4 estiver acionado ) Para testar, basta desconectar a mangueira e colocar um dedo de leve na extremidade da mesma ( o motor deve estar ligado, obviamente )

    No meu caso, a solenóide estava com agarramento e não vedava bem, permitindo assim que o vácuo chegasse nos diafragmas provocando "ameaços" de acoplamento.
    Resolvi da seguinte forma:
    Retirei a válvula da viatura ( para isso, tapei o tubo fino na saída do reservatório para poder continuar usando o carro ) injetei WD40 e utilizando dois fios elétricos, fiquei dando pulsos de 12 v. ( uma bateria ) para obrigar a válvula a comutar a agulha do obturador, fazendo isso vc escuta a agulha funcionando dentro da válvula ( click, click, click... )
    A válvula é blindada, vc não consegue abrí-la.
    Fazendo isso "trocentas" vezes e soprando com a boca até constatar que a válvula voltou a vedar novamente, só abrindo quando energizada.
    A válvula ficou sob a ação do óleo durante 3 dias até desagarrar.

    Desculpe se fui muito detalhista na descrição.
    Se precisar mais alguma informação... pergunte.
    Quando resolver, dê notícias...

    Abraços e boa sorte.

    Marcus.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    01/10/2008
    Idade
    48
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0
    [quote=Marcus Pereira;705729]Vamos lá Glicey... vou tentar ajudá-lo.
    Minha viatura é TDI 02/03 mas creio que o sistema de roda livre seja igual.
    Pelo que vc descreveu, estranhei apenas o fato da lampada no painel ficar piscando eventualmente, no meu caso isto não acontecia.
    Mas, vamos as respostas:
    Resolvi com meus próprios recursos, foi simples...
    WD40 é um óleo fino em embalagem spray encontrado em lojas de autopeças ou hipermercados, conheço outro produto similar: " white lub".

    A tal válvula solenóide fica presa no painel dianteiro escondida atrás da bateria (removendo a bateria o acesso é fácil). Ela é a responsável por liberar o vácuo que vai atuar nos diafrágmas ( um em cada roda) para fazer o acoplamento da roda livre.
    Observe que ao lada da bateria, lado esquerdo existe um reservatório cilindrico metálico, este é o reservatório de vácuo que atende o sistema de freio ( mangueira mais grossa ) e também o sistema da roda livre (uma mangueira mais fina, +- 6 mm ) seguindo esta mangueira fina, vais encontrar a solenóide. Na saída da solenóide continue seguindo a mangueira, vais encontrar um dispositivo em "T" para atender as duas rodas.
    Um teste fácil de fazer, é verificar se existe vácuo após a solenóide ( antes do "T") quando o veículo estiver em 4x2 ( este vácuo só pode aparecer aí, quando o 4x4 estiver acionado ) Para testar, basta desconectar a mangueira e colocar um dedo de leve na extremidade da mesma ( o motor deve estar ligado, obviamente )

    No meu caso, a solenóide estava com agarramento e não vedava bem, permitindo assim que o vácuo chegasse nos diafragmas provocando "ameaços" de acoplamento.
    Resolvi da seguinte forma:
    Retirei a válvula da viatura ( para isso, tapei o tubo fino na saída do reservatório para poder continuar usando o carro ) injetei WD40 e utilizando dois fios elétricos, fiquei dando pulsos de 12 v. ( uma bateria ) para obrigar a válvula a comutar a agulha do obturador, fazendo isso vc escuta a agulha funcionando dentro da válvula ( click, click, click... )
    A válvula é blindada, vc não consegue abrí-la.
    Fazendo isso "trocentas" vezes e soprando com a boca até constatar que a válvula voltou a vedar novamente, só abrindo quando energizada.
    A válvula ficou sob a ação do óleo durante 3 dias até desagarrar.

    Desculpe se fui muito detalhista na descrição.
    Se precisar mais alguma informação... pergunte.
    Quando resolver, dê notícias...

    Abraços e boa sorte.

    Marcus.

    Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas pois elas serão de grande valia.

    Vou tirar o fds para tentar resolver o problema, apesar de não ter aparecido estes dias, de qualquer forma estarei seguindo suas orientações. Para variar eu mesmo serei o mecânico, tendo em vista não existir (confiar ) nenhum aqui com a especialidade.

    Por enquanto agradeço a atenção e futuramente retornarei com os resultados. Acaso necessite de algo, estou em MG a 110 KM de Belo Horizonte.

    Abraço.

    Glicey

  • #7
    Usuário Avatar de Eduardo Fróes
    Entrada
    11/03/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    52
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0
    Glicey, o Marcus está certinho. A única dica que dou é que mesmo a válvula sendo blindada é possível abri-la. Ela tem umas espécies de cravamentos no corpo da carcaça que são facilmentes descravados com um alicate de ponta fina, o metal é macio e fácil manuseio tornando portanto facil fecha-la com uma fenda depois, por exemplo.
    Eu mesmo já abri a minha válvula algumas vezes para limpa-la, pois tive problemas com as mangueiras do vácuo das RL que furaram e o sistema acabou aspirando impurezas e sujando a válvula tornando a vedação ineficiente e/ou intermitente. A válvula aberta é bastante simples, possui um anel o'ring de vedação, uma mola e um embolo que é a vedação da válvula. Só tome cuidado para não perder as peças, se for o caso sugiro abri-la dentro de uma bacia.

    abraço e boa sorte, qqer coisa dê um toque...

    eduardo
    Sportage 2001/Diesel/Curta/AVM/Destination 225R15

  • #8
    Usuário
    Entrada
    19/05/2008
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    69
    Posts
    163
    Agradecimento: 1
    Salve Eduardo !
    Acho que a válvula de sua sport deve ser diferente da minha, toda de plástico e aparentemente inviolável. Me fez lembrar de um amigo que quando se deparava com qualquer dispositivo assim dizia logo: "isto parece que foi feito pronto". he,he,he...
    Na ocasião cheguei a cotar uma válvula nova na autorizada Kia e me foi passado um orçamento de (se não me engano) 230 latinhas, isso me animou a recuperar a original. Felizmente deu certo.
    No meu caso também a avaria da válvula se deu por impurezas sugadas pelas mangueiras que estabam rompidas junto às rodas. Substitui por mangueiras mais reforçadas.

    Sds,
    Marcus.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    01/10/2008
    Idade
    48
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0
    Prezados Eduardo e Marcus.

    Mais uma vez obrigado pela atenção!!!!!!!!!!!!! As informações prestadas por ambos são (foram) de grande valia, pois esclarecem facilmente todo sistema de acoplamento das RL.

    Ontem a tarde resolvi desmontar o sistema e pude verificar que uma das mangueiras da válvula estava folgada, dando a entender que não vedava direito. Retirei todas elas e cortei as pontas para que o encaixe fique mais firme. Ao que parece o problema resolveu poque desde ontem os tais estalos e barulhos anteriormente apresentados não apareceram, apenas a luz indicadora do 4x4 fica piscando (já fica assim há muito tempo). De qualquer forma ainda está em teste e espero ter solucionado. Com relação a válvula, acho que é melhor trocá-la por uma nova e tenho quase certeza que não será necessária a original. Pelo que pude perceber este dispositivo é facilmente encontrado em casas de peças elotrônicas automotivas, uma vez que é muito utilizado em carburadores, injeções e outros componentes elétricos. Também verifiquei que existe outra válvula desta instalada próxima ao filtro de ar, na necessidade vale a pena trocá-la até para fazer teste. Se meu problema apresentar novamente vou trocar a válvula por outra compátivel, e com certeza postarei aqui no forum para ajudar outro companheiro.

    Muito agradecido e precisando de algo aqui em minas (pão de queijo, cachaça, etc) é só falar.

    Abraços,

    Glicey.

  • #10
    Ae, se for roda livre auto, o q nao deve ser, mas enfim, uma delas está engatada e a outra livre, dai de vez em qdo a livre engata e da um tranco em tudo, acendendo a luz do 4x4...se for isso cuidado pq num tranco destes pode vir a moer tudo...
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #11
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Caros amigos, me corrijam se eu estiver errado, mas o sensor que faz a luz no painel acender quando em 4x4 fica na t-case, ou seja não tem nada a ver com roda livre e sim com a t-case, ou ela esta com problema ou apenas o sensor. Se esta "engatando" sozinha e acendendo a luz, com certeza o problema esta na t-case. Tanto é que tem gente usando as RL acionadas direto e a luz não fica acesa, acende apenas quando acionado o 4x4. Estou dizendo isso em relação a luz do painel que é independente das RLs.
    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #12
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Caros amigos, me corrijam se eu estiver errado, mas o sensor que faz a luz no painel acender quando em 4x4 fica na t-case, ou seja não tem nada a ver com roda livre e sim com a t-case, ou ela esta com problema ou apenas o sensor. Se esta "engatando" sozinha e acendendo a luz, com certeza o problema esta na t-case. Tanto é que tem gente usando as RL acionadas direto e a luz não fica acesa, acende apenas quando acionado o 4x4. Estou dizendo isso em relação a luz do painel que é independente das RLs.
    []s
    (DU)
    x2 ........

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade