x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4
  • #1
    Usuário Avatar de Valdir viana
    Entrada
    23/12/2013
    Local
    Itabirito/MG
    Idade
    56
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    Cool Brainstorming para melhorar suspensão da Sportage




    Boa noite pessoal, preciso muito de ajuda para decidir o melhor custo benefício para a suspensão de uma velha Sportage, pois bem tudo começou quando estava a procura de um jeep menor para uso no dia a dia, pois a época possuía uma Ford Explorer 1994 que além de já estar muito velha o consumo de combustível não estava compatível com meu orçamento. Foi quando vi pela primeira vez uma Sportage e ainda diesel, achei que era meu dia de sorte... e que sorte, foi um casamento.
    Bom, na primeira semana ela explodiu o motor, pois havia uma mangueira vazando e rodou sem água e para minha surpresa o termômetro do painel indicava baixa temperatura, tentei devolvê-la para a agencia mas o proprietário me penalizava em 6000,00 pelo dano causado no motor, achei que estava no prejuízo e não aceitei, consegui que a agencia pagasse metade no conserto, sai de lá feliz pois iria ter um jeep diesel com motor novinho; deveria ter perdido os 6000,00 e dado uma gorjeta para o proprietário.
    E aí começou a minha luta com esse jeep, motor arrumado depois de 4 meses, na minha cidade nenhum mecânico animou a fazer o serviço, consegui um mecânico em Sabará que ficou meu amigo, pois a Sportage não saia da oficina dele, em dois anos o motor teve que ser reparado três vezes, quando finalmente descobrimos uma falha grave no bloco. Finalmente problema do motor resolvido, custo de mão de obra, muito barato pois o mecânico teve tanto prejuízo que queria que eu sumisse de lá. Cheguei em casa estacionei na garagem, no outro dia, minha garagem parecia uma vala de posto, nunca vi um carro vazar tanto óleo.
    Consegui um outro mecânico que deu um jeito, a essa altura eu estava com pavor de carro diesel, de carro usado, Kia, queria vender logo que quebrasse de novo, pois não suportava nem o ruido do motor dela, parecia uma 608 do mercado, só que não queria vender para particular, queria enviá-la em um agencia para ficar livre de vez, pensando que se livra de um casamento..., mais ninguém queria, então decidi que não queria mais carro usado, tentei incluí-la no negócio de uma Ford Ranger 2014, a concessionária queria me pagar uma micharia por ela, então decidi encostá-la no quintal e deixar apodrecer. Passaram-se um ano e eu tive a ideia de por ela para funcionar e usá-la somente para trilha, aí começou a cachaça, num é que a Sportage agora estava me dando só alegria, havíamos reatado o relacionamento, mas durou pouco, do nada ela começou a fumar, fumaça branca, parecia nuvem, dava vergonha de andar num carro assim, disseram que era turbina, troquei e nada. Após ler um post aqui no fórum do RsLima, não tive dúvidas apliquei um motor de opala, o andamento e conclusão está exposto no endereço que segue "www.4x4brasil.com.br/...sportage/153394-motor-opala-na-sportage-2001-tdi .html"Tive um pouco de trabalho com o sistema de embreagem, pois o mecânico que iniciou a adaptação usou embreagem de Chevette, era três meses e tudo degolado, até que procurei outras opiniões e estou usando a embreagem da própria Sportage com disco de cerâmica dimensionado, agora SÓ ALEGRIA, quem dera. Agora meus problemas são a quebra constante de homocinética, pois realizei um lift de molas e as homocinéticas estão no limite. vejo que é hora de uma nova adaptação.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -20160226_181157.jpg   -20160312_185441.jpg   -20160312_143704.jpg  
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Valdir viana
    Entrada
    23/12/2013
    Local
    Itabirito/MG
    Idade
    56
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    Lightbulb

    Decidi que quero por um eixo fixo na dianteira e construir uma suspensão com melhor articulação, meus colegas de trilha acham que sou doido que deveria vender esse carro e comprar um troller, mas eu quero que essa famigerada especie de carro tenha um pouco de moral na trilhas daqui de minha cidade.
    Por isso crio esse tópico para colher opiniões e ideias do melhor custo benefício de uma suspensão não muito cara e não muito gambiarra.
    Já pesquisei bastante, dentre a adaptação do Thiago Ideali "Eixo Rígido na Dianteira" com feixes de molas, fazendo um básico resistente que irá funcionar com certeza, pois a anos a Willis, Ford fabricou o velho jeep desse jeito, e do rDuran "Jabiraca - Sportage 2001 (SAS + Motor Toyota)" com molas helicoidais trazendo um moderno sistema. e sinceramente não sei por qual caminho seguir. Estarei no aguardo dos nobres companheiros que realmente gostam de Sportage.
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de rDuran
    Entrada
    17/09/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    608
    Agradecimentos: 3
    Bom vamos lá...


    Existe N tipos de suspensão
    3link, 4link, radiusarm, feixe nos 2 eixos, feixe somente na traseira, wishbone e por ai vai.

    Você já tem quem faça essa adaptação? fará caseira? Pelo "sofrimento" que você teve no motor, já percebi que ai tem curiosos e não profissionais. Uma suspensão mal montada pode comprometer tua vida...

    Enfim, no meu tópico já dei a minha opnião e porque a escolha do radiusarm e não do 4link.

    Sobre o projeto em sí, vai MUITA MUITA montagem e desmontagem, afinal não existe gabarito para sportage pra fabricar peças assim, então digo que só de corte a laser eu gastei 4x mais que qualquer um gastaria pra montar uma suspensão dessa na cherokee ou troller... nos quais já tem kit pronto, gabarito e por ai vai.

    Sobre os eixos, pegar 1 par de eixo de Troller, de cara parece caro (6 a 9mil você achja por ai) mas no fim sairá barato.
    Unico porém que não aproveita as rodas originais (somente isso o resto acho vantagem)

    Digo isso pois eu peguei 2 carcaças vazias conforme está descrito no meu tópico, e nisso vai, kit forjado, kit flutuante traseiro, semi eixo, rolamentos, freio a disco, pinças (encomodos com adaptações e etc), com os eixos montados do troller, ou bandeirantes, tú já tem isso na mão e pronto. Eu me incomodei muito com pinça traseira. E no fim fiz os calculos o preço é bem proximo de pegar 2 eixos prontos, e fora que pegará um eixo dana44 também, porém uma carcaça moderna, retentores mais modernos, pois de rural, f75, f1000 são de 1960 os mesmos retentores e rolamentos.



    Vou deixar uma opnião sobre "ALTURA", talvez tenha pessoas que vão ficar magoadas, sentidas comigo mas é a verdade. Nos grupos de whatsapp, e no forum, vejo muitas pessoas com aquela "QUERO DEIXAR O CARRO ALTO E BLA BLA BLA", dai mete calço, mola maias dura, faz lift de carroceria e etc...
    porém não aumenta tamanho de pneu, o diferencial continua lá embaixo e enrosca igual. Se aumentar pneu sem reduzir a relação, o motor não tem força pra tocar e por ai vai.

    Então afirmo as vezes é melhor um carro bem montado (seja com eixo rígido ou não), com uma altura pode ser até baixa, porém com CURSO DE SUSPENSÃO BOM, amortecedor com resposta boa pra dar tração, uma medida de pneu fina e alta (o aro 15 vocÊ tem que pegar pneu largo pra ganahr altura, isso deixa mais fraco ainda), e quanto a homocinéticas, as vezes adaptar de outros veiculo (ducato, master, e etc) seria uma opção mais barata e mais simples.
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
    SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico
    [|___\==KIA==/___|]

  • #4
    Usuário Avatar de Valdir viana
    Entrada
    23/12/2013
    Local
    Itabirito/MG
    Idade
    56
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    Red face

    Boa noite, agradeço pela contribuição, na verdade a minha grande preocupação é criar algo que se torne perigoso, por isso nem penso em criar uma suspensão caseira, a princípio como você mencionou queria um jeep super alto coisa para impressionar, mas depois de pesquisar bastante sobre efeitos e segurança estou mudando de ideia. O mecânico que fará a adaptação também tem a mesma opinião de você e só faz o serviço se for sem gambiarras.
    Eu já tenho um diferencial dianteiro da rural montado com freios a disco, e devo usá-lo se não conseguir realizar um bom negocio na troca por um do troller, por ora vou conter a ansiedade e continuar a pesquisar, agradei bastante da suspensão radiusarm, conversei com o mecânico sobre usar os tensores do troller nos diferenciais traseiros da sportage e dianteiros do rural, a resposta foi nem que sim nem que não, mas que precisa analisar, e o caminho será primeiro retirar a suspensão dianteira e ver o que se adapta melhor. Como você disse não existe projeto pronto para Sportage não dá para antecipar nada, antes de começar eu gostaria de saber como vai a adaptação do Thiago com feixes de mola também e mais outras se houver.
    até mais valeu.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Sportage Adaptações Na Suspensão Para Uso De Pneus Maiores
      Por Herbert Lima no fórum Kia Sportage
      Respostas: 161
      Última resposta: 15/09/2010, 18:40
    2. Respostas: 59
      Última resposta: 19/06/2009, 14:05
    3. Suspensão traseira cherokee sport - Como melhorar?
      Por samukanvas no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 34
      Última resposta: 17/04/2008, 12:53

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade