x
Convex Datacenter
  • #2545
    Usuário Avatar de Pescador4x4
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    50
    Posts
    194
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Henrique Petropolis Ver Post
    Eu tive que comprar outro motor aqui ,pois o meu que foi para retifica o bloco estourado disseram não ter recuperação , então comprei de uma besta 2.2 ,para não perder tempo ,porem... o motor esta parado á 2 anos por motivo de uma manutenção que não foi completada ou bem suscedida ,pois o motor foi retificado completo ,com cabeçote ZERO ,e simplemente não conseguiram colocar o carro para pegar nenhum dos 3 meca que mecheram ,inclusive um deles eu conheço e fui ate ele antes de fechar negocio ,e ele me conffirmou o trabalho feito no motor ,mas se sentiu impotente de resolver o problema por que o carro nunca mais pegou ,na verdade ele relatou que o carro finge que vai pegar ,mas naão pega nem rebocando ,eu achei muito estranho ,pois tem uma taxa de comprenssão tão absurda ,e velas normal aquecendo "e ate bem " mas eu suspeito de 2 coisas , a bomba injetora ou carro fora do ponto ,pois eu tentei procurar na WEB e tambem aqui e não consegui uma informação precisa de colocar a correia dentada no ponto ,qual seria o procedimento para verificar as marcaçoes para colocar no ponto ou verificar o mesmo ,gostaria muito da opinião de algum colega ai para eu desvendar esse misterio ,e vou postando aqui como prometido o progresso das coisas !!
    /
    Obrigado !!
    Henrique,

    Vídeos com as marcações para colocar corretamente a correia dentada vc encontra no site: http://www.kia-sportage.com.ar/

    MAAT é o cara!! Não sei se ele continua acompanhando o forúm...

    Abs,

    Eric.
    ERIC
    Samurai Metal 97 (Urubuzinho)
    Tracker 09
    (Chié)

  • #2546
    Usuário Avatar de fguerreiro
    Entrada
    13/08/2010
    Local
    Marília/SP
    Posts
    395
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde.
    Alguém já colocou o motor 2.0 flexpower do Astra na Sportage a gasolina?
    Abraço

  • #2547
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por fguerreiro Ver Post
    Boa tarde.
    Alguém já colocou o motor 2.0 flexpower do Astra na Sportage a gasolina?
    Abraço
    fguerreiro
    Se me permite, não vejo muita vantagem nessa adaptação tendo em vista se tratar de um motor novo (atual), vc pagara caro no motor e a manutenção é cara, a vantagem que vejo é no álcool passará para 140CV contra 128CV da sportage, ja na gasolina são 133CV.
    Penso que o melhor ainda seria o AP por ser mais barato, confiável, em qquer farmácia se acha peças, manutenção barata e fácil, tem a mesma potência da sportage mas é muito versátil pois com poucas mudanças se consegue ganhar 10CV até mesmo uns 20CV.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2548
    Usuário Avatar de fguerreiro
    Entrada
    13/08/2010
    Local
    Marília/SP
    Posts
    395
    Agradecimentos: 0
    EDuarte, bom dia.

    No meu ponto de vista as vantagens são basicamente 5:

    - Torque máximo maior numa rotação bem mais baixa, o que é importante num 4x4 (no motor do Astra se não me engano quase 20kg a 2600 rpm, no kia por volta 17kg a 4700rpm),
    - Maior confiabilidade do motor (neste fórum há muitos relatos de problemas de motores kia, mesmo nos movidos a gasolina),
    - Mantenabilidade melhor, pois há muita disponibilidade de peças (inclusive bem mais baratas) e mecânicos capacitados mesmo em cidades pequenas como a que eu moro,
    - Motor é flex, na minha região isto é uma boa vantagem, pois em 9 meses do ano o álcool custa pouco mais da metade da gasolina,
    - Como potência e torque máximos não são muito diferentes do apresentado pelo motor original, em teoria, os subsistemas de freio e transmissão estarão trabalhando em condições favoráveis, sem aumentar as chances de falhas prematuras.

    Resumindo, eu teria um carro equilibrado e mais ágil em baixas rotações, mais confiável, com manutenção mais simples e mais barata, e com menor custo por km rodado.

    Abraço

    Fábio

    Obs.:
    1- já tive Astra 2.0Flex e Santana 2.0Mi, mas tenho que admitir a diferença dos motores é grande em favor ao GM, mesmo eu sendo fã de carteirinha da VW,
    2- Tenho curiosidade de ver o chassi da Sportage, vc tem alguma foto?
    4X4 Brasil

  • #2549
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Nada contra os motores da GM, mas qto custaria um motor completo?
    Só achei a ficha do 8V, se for esse q vc se refere, vai trocar 6 por meia duzia.

    "Motor
    Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 válvulas
    Cilindrada: 1998 cm3
    Diâmetro x curso: 86 x 86 mm
    Taxa de compressão: 11,3:1
    Potência: 121 cv (gasolina) e 127,6 cv (álcool) a 5200 rpm
    Torque: 18,3 mkgf (gasolina) e 19,6 mkgf (álcool) a 2400 rpm"

    O motor da sportage não é ruim, o problema que acontece com ele é devido ao arrefecimento ineficiente, coisa simples de resolver, nunca tive esse problema, faço preventiva com frequencia, acabei de fechar meu motor pq entrou agua, estava tudo novo, era standard e não tinha nenhuma folga.
    Não tenho foto do chassi, mas me diga de que ponto que vc quer que eu providencio.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2550
    Usuário Avatar de Henrique Petropolis
    Entrada
    27/04/2009
    Local
    Petropolis - Regiao Serrana do Rio/RJ
    Idade
    52
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Henrique Petropolis Ver Post
    Eu tive que comprar outro motor aqui ,pois o meu que foi para retifica o bloco estourado disseram não ter recuperação , então comprei de uma besta 2.2 ,para não perder tempo ,porem... o motor esta parado á 2 anos por motivo de uma manutenção que não foi completada ou bem suscedida ,pois o motor foi retificado completo ,com cabeçote ZERO ,e simplemente não conseguiram colocar o carro para pegar nenhum dos 3 meca que mecheram ,inclusive um deles eu conheço e fui ate ele antes de fechar negocio ,e ele me conffirmou o trabalho feito no motor ,mas se sentiu impotente de resolver o problema por que o carro nunca mais pegou ,na verdade ele relatou que o carro finge que vai pegar ,mas naão pega nem rebocando ,eu achei muito estranho ,pois tem uma taxa de comprenssão tão absurda ,e velas normal aquecendo "e ate bem " mas eu suspeito de 2 coisas , a bomba injetora ou carro fora do ponto ,pois eu tentei procurar na WEB e tambem aqui e não consegui uma informação precisa de colocar a correia dentada no ponto ,qual seria o procedimento para verificar as marcaçoes para colocar no ponto ou verificar o mesmo ,gostaria muito da opinião de algum colega ai para eu desvendar esse misterio ,e vou postando aqui como prometido o progresso das coisas !!
    /
    Obrigado !!






    Pois bem ,continuando ,eu hoje tentei finalizar os testes com o motor recem chegado ,e apos inspeção visual vi que tudo estava correto ,como ponto da correia alimentação de combustivel e eletrica da bomba ,então eu criei um suporte de ferro para colocar o motor de arranque no bloco e retirei a capa plastica do cabeçote para inspeção visual se realmente a bomba joga oleo para lubrificar o conjunto e ate pendurei uma lampada na cebolinha de de oleo para assegura que existe pressão e ser monitorada, e bem como a ligação direta na bateria das resistencia de aquecimento , depois de 1 minuto e meio tentei partir o motor ,mas nada de pegar ,e entaõ aliviei os canos dos bicos e constatei que ao ligar o motor estava sem pressão alguma vindo da bomba injetora,e entao resolvi pegar a bomba do motor batido que estava boa e coloquei inteira no motor e pude fazer um teste comparativo e notei que ao ligar o fio 12V da bomba na bateria se notava na hora a abertura da valvula eletrica desacoplando na bomba para passagem do combustivel ,o que ficou evidente que o defeito era da bomba que veio no motor que não apresentava tao barulho da valvula ,mas ai a bomba do outro motor ja se encontrava montado no novo motor ,pois bem ao ligar tudo de novo ,aquecimento da resistencia ,drenar ar do sistema etc.. a " nova " bomba jogou na hora , então resolvemos apertar as linhas de alta nos bicos e tentamos de novo fazer o motor pegar mas.... começou a fumaçar cinza fingindo que quase pega ,mas não rolou nas 12 ou 13 tentativas e 3 baterias descarregadas !

    Então partimos para trocar os bicos e colocar os bicos que funcionava no motor batido e com esta mesma bomba ,e ao retirar os bicos que vieram no "novo" motor observamos que os bicos estavam muito encharcados , então deduzimos que por estar parado á mais de 2 anos ele podem estar "mijando " e a colocação dos bicos do motor batido foram colocados então ,pois eles funcionavam perfeito ,tantos que mesmo estourado o motor pegava na primeira com 3 cilindros ,então vai ter que pegar neste motor ,a bateria esta aqui agora carregando ,para nesta quarta-feira efetuarmos outra tentativa e ver no que vai dar !!

    Se alguem tiver alguma sugestão pode postar mpois qualquer dica e sempre bem vinda !!

    obrigado e boa sorte!
    4X4 Brasil

    Procure sempre o caminho da Paz!!

    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!


  • #2551
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Não posso dar pitaco pq não manjo de motor diesel, mas boa sorte...

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2552
    Usuário Avatar de fguerreiro
    Entrada
    13/08/2010
    Local
    Marília/SP
    Posts
    395
    Agradecimentos: 0
    EDuarte, b oa noite.

    Obrigado pelas respostas, a discussão sempre ajuda a formar massa crítica.

    Como vc fez para melhorar o sistema de refrigeração do motor de sua Sportage?

    Quanto à foto do chassis, é o seguinte: já vi várias picapes desmontadas, e vi fotos do Vitara desmontado, sempre dá para ter uma noção do nível de robustez, mas no caso da Sportage procurei na net e não achei foto alguma do chassi sem carroceria.

    Abraço

  • #2553
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    fguerreiro
    Em algumas sportages coloquei ventoinha elétrica, ficou muito eficiente, a minha esta com a ventoinha original ainda, mas faço a troca do liquido a cada 6 meses e sempre com agua mineral e aditivo organico, nunca passou dos 90º no transito.
    O chassi sem a carroceria vai ser dificil, o que posso dizer é que é muito robusto, ele é formado por dois perfis em "U", um dentro do outro formando uma caixa e tem tres travessas fixas e uma movel que é a do cambio/t-case.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2554
    Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
    Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Idade
    53
    Posts
    1,022
    Agradecimentos: 0
    Fguerreiro,

    Não se preocupe com o chassi das sportages, te garanto que disparado na frente é o mais forte da categoria.
    Com a troca dos bicos acredito que este motor vai pegar sim, verifique também o ponto ba bomba, vai que está um dente errado, te ferra por nada.

    Estamos aqui, torcendo por vc.

    Robinho
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • #2555
    Usuário Avatar de Luiz Roberto Coura Paiva
    Entrada
    03/04/2009
    Local
    Barbacena/MG
    Idade
    70
    Posts
    112
    Agradecimento: 1

    Motor opala

    Alguém sabe como adaptar um motor 2.5 GM (4 cilindros opala) em uma Sportage?

  • #2556
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Isso ja foi feito, se não me engano pelo Kiros aqui do forum, mas parece que não deu muito certo, é muito grande.
    O motor do opala é ótimo, porem é muito antigo e tem manutenção cara.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade