x
Convex Datacenter
  • #2485



    Boa noite pessoal!!!!!
    Depois de gastar horas neste tópico e em outros da Sportage, de olhar os posts deste tópico da pag 230 para frente e não encontrar nada resolvi tirar algumas dúvidas, pois até o fim da ano pretendo comprar o meu 4x4. A minha preferência ainda está num JPX, mas estive olhando as Sportage e ela me chamou a atenção pelo bom custo/beneficio...
    Mas voltando as perguntas aí vai:
    1- De tudo que lí a respeito da viatura, entendi que houveram 2 tipos de motor diesel. Mas fiquei com uma duvida a respeito. Num determinado post um colega forista recomenda a aquisição de Sportage diesel apenas do ano 2001 para frente... Pergunto:
    Houveram 2 ou 3 tipos de motor diesel? Se houveram 3, quais as diferenças entre os 2.0, já que o 2.2 foi o 1º a chegar e foi trocado, se não me engano, em 98 pelo 2.0 turbo.
    2 - Nas 1ªs diesel com motor 2.2, que é igual ao da Besta, é possível instalar um turbo ou um supercharger, numa instalação confiável que não tenha tendência a quebrar? Alguem já fez isso e ainda anda assim, ou sabe de alguem que ande e possa falar a respeito? Se esse motor é igual ao da Besta e em outro post um colega falou em pôr o motor 3.0 da Besta, com a desvantegem do aumento de peso, pergunto se é possível adaptar sem maiores problemas o motor 2.7 da Besta? Ele é derivado do 2.2 ou está mais para o 3.0 em questão de peso? Qual a potência do motor 2.7?
    Pessoal, sei que fiz um livro e mandei um monte de perguntas de uma vez... Mas quero esclarecer essas dúvidas pois elas são relevantes na minha futura escolha...
    Agradeço desde já a todos que puderem me ajudar...
    Abssss
    Elias

  • #2486
    Citação Postado originalmente por Geisler® Ver Post
    Almeida, o "tec tec tec" pode ser motor fora de ponto("castanhando"), no caso poderia estar um pouco adiantado..
    Sinceramente eu mesmo acho dificil essa hipotese, mas de qualquer forma pode ser verificado mais facilmente do que desmontando um cabeçote pra mandar avaliar

    Abraço, e LAMA \o/
    Valeu, Geisler.
    vou pedir pra conferir isso e estando tudo certo, vou tentar me acostumar ao barulho. Pelo que me disseram sobre preço, não vai dar pra fazer tão cedo!!!! A única coisa que poderia fazer é uma lavagem interna no motor com diesel pra ver se as válvulas soltam (se for o caso de enchimento incompleto dos tuchos talvez por sujeira incrustrada), não sei ao certo como esse negócio de tucho hidráulico funciona e se meu motor tem isso mas...... Certa vez fiz isso em um carro que tinha e o motor ficou muito bom, alguns barulhos até sumiram, mas era carro à gasolina (Passat TS 84). Geisler,se vc ou alguém mais puder dar pitaco sobre essa lavagem interna, agradeço.

    Um abraço,
    Chicão
    Sportage 95 2.2 Diesel

  • #2487
    Citação Postado originalmente por Elias RS Ver Post
    Boa noite pessoal!!!!!
    Citação Postado originalmente por Elias RS Ver Post
    Depois de gastar horas neste tópico e em outros da Sportage, de olhar os posts deste tópico da pag 230 para frente e não encontrar nada resolvi tirar algumas dúvidas, pois até o fim da ano pretendo comprar o meu 4x4. A minha preferência ainda está num JPX, mas estive olhando as Sportage e ela me chamou a atenção pelo bom custo/beneficio...
    Mas voltando as perguntas aí vai:
    1- De tudo que lí a respeito da viatura, entendi que houveram 2 tipos de motor diesel. Mas fiquei com uma duvida a respeito. Num determinado post um colega forista recomenda a aquisição de Sportage diesel apenas do ano 2001 para frente... Pergunto:
    Houveram 2 ou 3 tipos de motor diesel? Se houveram 3, quais as diferenças entre os 2.0, já que o 2.2 foi o 1º a chegar e foi trocado, se não me engano, em 98 pelo 2.0 turbo.
    2 - Nas 1ªs diesel com motor 2.2, que é igual ao da Besta, é possível instalar um turbo ou um supercharger, numa instalação confiável que não tenha tendência a quebrar? Alguem já fez isso e ainda anda assim, ou sabe de alguem que ande e possa falar a respeito? Se esse motor é igual ao da Besta e em outro post um colega falou em pôr o motor 3.0 da Besta, com a desvantegem do aumento de peso, pergunto se é possível adaptar sem maiores problemas o motor 2.7 da Besta? Ele é derivado do 2.2 ou está mais para o 3.0 em questão de peso? Qual a potência do motor 2.7?
    Pessoal, sei que fiz um livro e mandei um monte de perguntas de uma vez... Mas quero esclarecer essas dúvidas pois elas são relevantes na minha futura escolha...
    Agradeço desde já a todos que puderem me ajudar...
    Abssss
    Elias
    Olá Elias
    dá uma olhada nesse tópico, vai te ajudar bastante:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64396&highlight=compra+sportage
    Motor turbo diesel só a partir de 2000.
    Para escolher o tipo de motorização vc precisa ver qual vai ser a utilidade do seu carro e a disponibilidade do seu bolso. Não vejo a necessidade de vc procurar um carro já pensando em trocar o motor tendo em vista que a Sportage tem 3 motorizações para vc escolher:
    Sportage gasolina: mais barata só que consome mais combustível (Se for para socar na trilha eu acho que que é a melhor opção, bom como segundo carro só para trilha ou se vc não for rodar muito com o carro no dia a dia)
    Sportage Diesel: econômica mas dizem que o motor poderia ser mais forte (bom para usar no dia a dia e para as brincadeiras )
    Sportage Turbo-Diesel: Motor mais forte que a diesel aspirada seu defeito é que é mais cara. (melhor opção se tiver grana para investir 8) , em comparação com outros 4x4 diesel do mesmo ano até que não é tão cara)

    Se vc pretende fazer trilhas o ideal seria que o Jipe fosse um segundo carro pq quebras são comuns, pode ser o Sportage, Troller, Defender... uns quebram mais outros menos mas vc tem que contar que pode ficar sem o carro por alguns dias, isto é, se vc pretende "botar pra quebrar".
    4X4 Brasil

  • #2488
    Boa noite pessoal!!!!!
    Olá amigo Lucena! Primeiramente obrigado pelas informações! Bom não deixei claro quais os meus objetivos... 1º quero um veículo 4x4 diesel, que vai ser o meu único carro por no mínimo 6 meses... 2º tem que ser um veículo barato, por que a situação está ru$$a... 3º não tenho pretensões trilheiras, apenas passeios com o família no off road light tipo subir um morro para ver aquela paisagem, coisa que com um carro 4x2 nem sempre é possível... 4º será usado muito em viagens... Então foi baseado nessas premissas que comecei a olhar a Sportage com mais atenção. Sempre gostei do visual dela, bastante conforto agregado (ar, direção, vidros elétricos, etc...) e bom preço. Só me preocupa a questão do desempenho nessa versão 2.2, ela me parece meio manca com seus 65 cv. Por isso as perguntas.
    Já olhei aquele tópico de cabo a rabo(uiiii...)rsrsrs e ainda fiquei com dúvidas...
    Aliás alguém aí já turbinou o motor 2.2 ou o trocou pelo 2.7? Será que o motor 2.7 da Besta é muto mais pesado que o original? Qual a potência dele?
    Absssss
    Elias

  • #2489
    Usuário
    Entrada
    14/10/2008
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    fala ai pessoal ate que fim achei o que eu procuvara, SPTG 98\99 azul, gasol. claro com problemas na roda livre a vacuo, problema que vai ser resolvido com RL manual, so preciso de ajuda, quanto litros de oleo vai no motor vou trocar tambem o filtro de oleo.

    depois coloco umas fotos aqui.

  • #2490

    Blower na Sportage 2.2

    Pessoal, boa noite.

    O que vcs acham da ideia de colocar um blower na Sport 2.2 diesel ??? Seria com + ou - 0,5 Kg de pressão, somente pra viatura ficar mais esperta e mais segura na estrada ......... Não é pra competir, só pra acordar aquele motorzão!!!!!!!!!!!!!!!!

    Abraços a todos
    Chicão
    Sportage 95 2.2 Diesel

  • #2491
    E aí, pessoal.

    alguem se habilita a dar um pitaco ou isso é bola na trave ?!?!?!?!?!?

    Abraço,
    Chicão
    Sportage 95 2.2 Diesel

  • #2492
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por Chico Almeida Ver Post
    Pessoal, boa noite.

    O que vcs acham da ideia de colocar um blower na Sport 2.2 diesel ??? Seria com + ou - 0,5 Kg de pressão, somente pra viatura ficar mais esperta e mais segura na estrada ......... Não é pra competir, só pra acordar aquele motorzão!!!!!!!!!!!!!!!!

    Abraços a todos
    Não é o vaticano mas, ...verás fumaça branca

  • #2493
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Não é o vaticano mas, ...verás fumaça branca
    Fala Glaicon, boa noite.

    Rapaz, fala sério........ Esse "motorzão", pra vc, não aguenta esse "pouquinho" de pressão..........eheheheh.
    Agora, falando sério. Vc acha mesmo que ele não aguenta???? O que seria preciso fazer pra usar o compressor???? Visualmente, eu acho esse motor muito robusto e, sendo diesel e baixa rotação, será que não ajuda????
    Gostei do "Vaticano".......KKKKKKKKKKK

    Abraço,
    Chicão
    Sportage 95 2.2 Diesel

  • #2494
    Olá Chico,

    Lembra das caixas de ressonância que falei?(fotos) Pois eh, nas Sportages diesel 2.2 a partir de 1996(a minha) além das caixas de ressonância a tomada de ar do motor também é diferente, ela está localizada bem na frente do capô e coleta ar mais fresco como nas demais Sportages (turbo diesel e gasolina). Realmente é só a Sportage 1995 que é diferente nisso. Daria pra colocar as caixas de ressonância na sua Sportage, mas a caixa do filtro de ar terá que ser deslocado para frente como nas Sportage diesel 1996, e o filtro de diesel deve ser instalado atrás da caixa do filtro de ar. Sobre o uso de um blower... Porque não instala um filtro de ar maior? Essa adaptação já foi feita até mesmo na Kia Motors aqui da região, então deve fazer efeito. Eu também já pensei muito nisso, me sugeriram o filtro de ar do caminhão MB 608, ele é meio grande, mas ao redor do motor da Sportage aspirada tem muito espaço para adaptações.

    Abraço
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc02827e.jpg   -dsc02828.jpg  
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #2495
    Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    Olá Chico,

    Lembra das caixas de ressonância que falei?(fotos) Pois eh, nas Sportages diesel 2.2 a partir de 1996(a minha) além das caixas de ressonância a tomada de ar do motor também é diferente, ela está localizada bem na frente do capô e coleta ar mais fresco como nas demais Sportages (turbo diesel e gasolina). Realmente é só a Sportage 1995 que é diferente nisso. Daria pra colocar as caixas de ressonância na sua Sportage, mas a caixa do filtro de ar terá que ser deslocado para frente como nas Sportage diesel 1996, e o filtro de diesel deve ser instalado atrás da caixa do filtro de ar. Sobre o uso de um blower... Porque não instala um filtro de ar maior? Essa adaptação já foi feita até mesmo na Kia Motors aqui da região, então deve fazer efeito. Eu também já pensei muito nisso, me sugeriram o filtro de ar do caminhão MB 608, ele é meio grande, mas ao redor do motor da Sportage aspirada tem muito espaço para adaptações.

    Abraço
    Fala Julio, "bom dia".......eheheheh
    Cara, ainda não havia visto outro motor de Sportage antiga. Tudo diferente do meu (sei que só visual mas.....)!!!! Pelo que vc diz, posso supor que estes motores trabalham estrangulados?!?!?!?!? E aquela parte de alumínio (a admissão) sobre o motor, ali não tem jeito de aumentar, só se for refeito, talvez em aço inox com tubos maiores, acoplados ao filtro. Se isso melhorar o desempenho, tem como fazer. Tenho um amigo que é torneiro e faz muitas coisas diferentes pois ele trabalha 90% do tempo adaptando coisas em barcos de pesca, sabe como é!!!! Vou sondar isso com ele!!!!
    E sobre o blower, estava pensando em instalar mas, nosso parceiro Glaicon acha que o motor vai virar o "vaticano"......eheheheh. Acho que se trocar a junta do cabeçote por uma metálica (não sei se a minha é ou não!!!) com novos parafusos e no torque certo (Vc sabe qual é a receita?)....... Será que dá samba???? Minha preocupação maior é com a Km da viatura (200 mil), apesar disso, meu motor trabalha redondo!!!
    Acho o Blower melhor que o turbo. A meu ver, o motor sofre menos trancos por ser contínuo!!!

    Abração,
    Chicão
    Sportage 95 2.2 Diesel

  • #2496
    Vcs já viram ou já pensaram em turbinar o motor da Sportage a gasolina? Ouvi falar de um esquema de turbina que que inicia com alta pressão e conforme vai aumentando o giro ela vai aliviando a pressão, parece ser interessante pq o nosso problema é justamente o baixo torque em baixa rotação, principalmente para quem usa pneus maiores que os originais.
    Só estou lançando a idéia, nem tenho noção de quanto custa para turbinar um motor e se é viável e se ele aguenta.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade