x
Convex Datacenter
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 91
  • #25



    Qual a forma mais adequada de prende-las, já vi muita gente perdendo molas em grande curso de suspensão...
    Onde posso conseguir grandes molas helicoidais quero poder ganhar 1metro no minimo de curso...no feixe sei que posso jogas os jumelos revolvers ali e conseguir um bom curso de suspensao...agora onde achar molas grandes, teria que mandar fazer certo?


    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Engano seu, basta ter a mola presa em apenas uma das extremidades.

    Dá uma olhadinha na minha assinatura e veja as fotos da minha Dakota.

    Vai ampliar seu horizonte.

    Abraços
    CHING LING
    Eix. F75 c/ SPOA em FX de Toyota -4 Jum.Revolver -Pneus Ignorante 35' -Bloq. 100% Kaiser- Pt. Flut. Ensimec -Guincho 12000lbs -2 bat.

  • #26
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Amigão, vamos por partes:

    Quem determina o curso da suspensão não é a mola, ou o feixe de molas, mas sim o amortecedor.

    Não precisa ter uma mola de 1 metro para ter curso de 1 metro.

    Da mesma forma que um feixe de molas atua com um jumelo revolver, uma suspensão de mola helicoidal pode atuar sendo a mesma fixa em apenas uma das suas extremidades.

    Repare nessa foto:

    Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-36-.jpg

    A mola está presa apenas na extremidade superior, e existe um guia para direcioná-la ao local certo quando a suspensão voltar à posição normal.

    Repare nesse esquema:










    Além de ter um guia, também tem um gancho para não deixar a mola passar do ponto.



    MAs o guia pode ser mais simples:




    Nas Cherokees XJ, também tem um arranjo semelhante:



    Em fim, se pesquisar mais pela internet, verás uma série de outros exemplos.

    Eu particularmente prefiro suspensão por molas helicoidais ou semelhantes, pelo fato de que não é necessário um ponto de fixação à frente do eixo dianteiro, e para trás do eixo traseiro, como se torna necessário para o caso do uso das molas semi elipticas. Isso interfere diretamente no ângulo de entrada e saída do veículo.

    Com suspensão de molas helicoidais e links, é possível um ângulo negativo tanto para entrada quando para saída.

    Ajustes se tornam mais fáceis de fazer posteriormente. Numa adaptação dessa magnitude, é difícil acertar de primeira, Sempre precisa um ajustezinho. Confeccionando os links com regulagens, corrige-se alinhamento, cáster, inclinação do pinhão do diferencial, etc etc etc.

    Até o "travel" da suspensão é mais fácil de verificar e acertar o posicionamento correto dos amortecedores. Basta retirar as molas deixando a suspensão apenas nos links, e ensaiar os movimentos.

    Feixes de molas, para oferecer um bom curso, precisam ser bem longos, e isso favorece também a ocorrência do AXLE WRAP. Para anular isso, é necessário adotar barras anti-wrap. Conclusão: Se vai encher o carro de ferro para o eixo não girar, faça logo uma suspensão com links.

    Abraços

  • #27
    Renato,

    Entendo que o Amortecedor faz parte do conjunto e que ele é o responsavel em fazer o curso maior ou menor, ate porque os meus amortecedores atuais precisei aumenta-los pois estavam curto demais com a receita que fazem para lift de sportage aqui no forum...o que eu acho é que de um modo geral, sao varios detalhes a se fazer na mola helicoidal ficando mais chato de montar que o feixe...veja que em todo esse conjunto temos: suportes da mola, amortecedores maiores, molas maiores, gancho, e ainda temos os links....
    ao meu ver o feixe é suporte na frente atras acabou, qualquer problema em qualquer moleiro faz a manutencao !
    De uma coisa tenho certeza o conforto da heliciodal é muito superior...mas como a intencao é um veiculo para trilha...achei que feixe fosse uma solucao mais barata e rapida.
    Na sua opniao, qual sai mais em conta na montagem, e qual forma seria mais rapida e facil de montar?
    vou dar uma pesquisada a respeito.

    Valeu pelas informacoes.

    Thiago Ideali


    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Amigão, vamos por partes:

    Quem determina o curso da suspensão não é a mola, ou o feixe de molas, mas sim o amortecedor.

    Não precisa ter uma mola de 1 metro para ter curso de 1 metro.

    Da mesma forma que um feixe de molas atua com um jumelo revolver, uma suspensão de mola helicoidal pode atuar sendo a mesma fixa em apenas uma das suas extremidades.

    Repare nessa foto:

    Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-36-.jpg

    A mola está presa apenas na extremidade superior, e existe um guia para direcioná-la ao local certo quando a suspensão voltar à posição normal.

    Repare nesse esquema:










    Além de ter um guia, também tem um gancho para não deixar a mola passar do ponto.



    MAs o guia pode ser mais simples:




    Nas Cherokees XJ, também tem um arranjo semelhante:



    Em fim, se pesquisar mais pela internet, verás uma série de outros exemplos.

    Eu particularmente prefiro suspensão por molas helicoidais ou semelhantes, pelo fato de que não é necessário um ponto de fixação à frente do eixo dianteiro, e para trás do eixo traseiro, como se torna necessário para o caso do uso das molas semi elipticas. Isso interfere diretamente no ângulo de entrada e saída do veículo.

    Com suspensão de molas helicoidais e links, é possível um ângulo negativo tanto para entrada quando para saída.

    Ajustes se tornam mais fáceis de fazer posteriormente. Numa adaptação dessa magnitude, é difícil acertar de primeira, Sempre precisa um ajustezinho. Confeccionando os links com regulagens, corrige-se alinhamento, cáster, inclinação do pinhão do diferencial, etc etc etc.

    Até o "travel" da suspensão é mais fácil de verificar e acertar o posicionamento correto dos amortecedores. Basta retirar as molas deixando a suspensão apenas nos links, e ensaiar os movimentos.

    Feixes de molas, para oferecer um bom curso, precisam ser bem longos, e isso favorece também a ocorrência do AXLE WRAP. Para anular isso, é necessário adotar barras anti-wrap. Conclusão: Se vai encher o carro de ferro para o eixo não girar, faça logo uma suspensão com links.

    Abraços
    CHING LING
    Eix. F75 c/ SPOA em FX de Toyota -4 Jum.Revolver -Pneus Ignorante 35' -Bloq. 100% Kaiser- Pt. Flut. Ensimec -Guincho 12000lbs -2 bat.

  • #28
    Renato,

    Primeiro Orcamento meio fora de cogitacao eu achei... R$ 5000,00 so mao de obra.

    Citação Postado originalmente por tpidealli Ver Post
    Renato,

    Entendo que o Amortecedor faz parte do conjunto e que ele é o responsavel em fazer o curso maior ou menor, ate porque os meus amortecedores atuais precisei aumenta-los pois estavam curto demais com a receita que fazem para lift de sportage aqui no forum...o que eu acho é que de um modo geral, sao varios detalhes a se fazer na mola helicoidal ficando mais chato de montar que o feixe...veja que em todo esse conjunto temos: suportes da mola, amortecedores maiores, molas maiores, gancho, e ainda temos os links....
    ao meu ver o feixe é suporte na frente atras acabou, qualquer problema em qualquer moleiro faz a manutencao !
    De uma coisa tenho certeza o conforto da heliciodal é muito superior...mas como a intencao é um veiculo para trilha...achei que feixe fosse uma solucao mais barata e rapida.
    Na sua opniao, qual sai mais em conta na montagem, e qual forma seria mais rapida e facil de montar?
    vou dar uma pesquisada a respeito.

    Valeu pelas informacoes.

    Thiago Ideali
    CHING LING
    Eix. F75 c/ SPOA em FX de Toyota -4 Jum.Revolver -Pneus Ignorante 35' -Bloq. 100% Kaiser- Pt. Flut. Ensimec -Guincho 12000lbs -2 bat.

  • #29
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Bom, em primeiro lugar, a mão de obra não consiste apenas em montar tudo, mas também de desmontar o que já existe.

    Como seu carro não foi projetado para ter eixo rígido e muito menos feixes de molas, pode ser necessário a confecção de um prolongamento na longarina.

    Para usar molas helicoidais, até o suporte da mola já existe.

    Vai precisar fazer suportes para os links e panhard.

    É necessário, tanto para uma alternativa quanto a outra, ver como ficará o sistema de direção. Como é a sua caixa original??? Setor e rosca sem fim ou pinhão e cremalheira????

    Relativo aos links, você pode confeccionar o seu, ou aproveitar um já existente para adaptá-lo, tal como o do troller ou do engesa. Acredite, não é tarefa difícil fazer um. O Fabil aqui do fórum faz links personalizados para Suzuki. Peça para ele te mostrar como se faz um link nos moldes do dele.

    Feixes de molas vão te dar o mesmo trabalho, ou quem sabe até mais...

    Pra se ter ideia, pedem num kit de molejos de Toyota para colocar em Jeep, algo em torno de R$2000,00 só nas peças.

    Não é barato fazer esse serviço. Demanda muito tempo e raciocínio, afinal, não existe uma receita pronta.

    Meu carro demorou exatos 14 meses para ficar pronto, cada detalhe teve que ser muito bem pensado para ser executado. E mesmo assim, até hoje ainda ando fazendo ajustes.

    Sua suspensão traseira também precisará de ajustes, pois com a adoção do eixo na dianteira, o carro precisará ficar bem mais alto, para caber o eixo debaixo do carro.


    Pelo susto que você tomou ao ver o orçamento, dá pra perceber que ainda não tem muita noção do que tem que ser feito.

    Pesquise mais, procure mais informações, converse com quem já fez algo semelhante...amadureça sua ideia. Verá que vai valer cada centavo investido.















    Abraços

  • #30
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    o Douglas deve estar de brincadeira falando que eixo de spt é "superior" aos D44 em resistencia.. só pode

    amigo, esqueça eixos de Willys, sao muito estreitos, mal cabem em samurai, imagina em uma SPT ? procure pelos de rural ou se o bolso permitir vá logo p/ os D44 de troller, pois estes terao a bitola adequada a SPT.

    abs
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #31
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    ô Tpidealli

    um axle swap BEM FEITO, BEM DIMENSIONADO e usando peças de boa qualiade, prepare-se p/ gastar entre 20~25mil.

    qualquer orçamento que voce encontrar p/ sua sportage que for bem abaixo disso, pode desconfiar , é bem provavel que o resultado fique aquem do desejado.

    abs
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #32
    Usuário Avatar de DouglasMac
    Entrada
    05/11/2008
    Local
    Béozonte/MG
    Idade
    64
    Posts
    1,359
    Agradecimentos: 0
    Fabiano, não me influencio por ser Dana, é com conhecimento de causa e já ter trabalhado pessoalmente em usinagem de ambos.
    A têmpera e o aço dos diferenciais de SPT é superior, se voce souber usar torno e fresa industrial, te forneço uma peça de ambos para experimentar.
    Certo?

    Mas o assunto aqui é outro.

    Abraço.
    Curcunda - SPT 97 - Gasol - Lift/Body - AVM - 31x10,5 - Lixado - PX/PY - 200% block - Guincho 12k - Eixos e Suspa Tapera

    Gueixa - XTerra 05 - Preta

  • #33
    Renato ,

    Realmente eu sei disso, já fiz alteracao de suspensao em um samurai, adaptacao de motor ap com cambio de chevette...e levou meses pra ficar bom...acredito que irá ter seus ajustes, a barra de direcao me parece que para ajuste segundo uma analise que fiz com mecanico o uso de molas helicoidais ficarão mais facil de ajustar a direcao.
    Vamos ver estou fazendo a cotacao, os eixos de f75 já tenho de quem pegar, agora é saber o custo para montagem pra iniciar as andanças....depois reparos futuros vao surgindo e sendo feitos com o tempo até ficar tudo redondo como foi no samurai.
    Eu acho que vai alem de raciocinio nessa historia, o que sempre sofri foi muito mais com a falta de capricho nos detalhes...sabe aquele tipo que esquece de prender um parafuso... ou poe um de cada tipo....é fogo!

    Abracos




    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Bom, em primeiro lugar, a mão de obra não consiste apenas em montar tudo, mas também de desmontar o que já existe.

    Como seu carro não foi projetado para ter eixo rígido e muito menos feixes de molas, pode ser necessário a confecção de um prolongamento na longarina.

    Para usar molas helicoidais, até o suporte da mola já existe.

    Vai precisar fazer suportes para os links e panhard.

    É necessário, tanto para uma alternativa quanto a outra, ver como ficará o sistema de direção. Como é a sua caixa original??? Setor e rosca sem fim ou pinhão e cremalheira????

    Relativo aos links, você pode confeccionar o seu, ou aproveitar um já existente para adaptá-lo, tal como o do troller ou do engesa. Acredite, não é tarefa difícil fazer um. O Fabil aqui do fórum faz links personalizados para Suzuki. Peça para ele te mostrar como se faz um link nos moldes do dele.

    Feixes de molas vão te dar o mesmo trabalho, ou quem sabe até mais...

    Pra se ter ideia, pedem num kit de molejos de Toyota para colocar em Jeep, algo em torno de R$2000,00 só nas peças.

    Não é barato fazer esse serviço. Demanda muito tempo e raciocínio, afinal, não existe uma receita pronta.

    Meu carro demorou exatos 14 meses para ficar pronto, cada detalhe teve que ser muito bem pensado para ser executado. E mesmo assim, até hoje ainda ando fazendo ajustes.

    Sua suspensão traseira também precisará de ajustes, pois com a adoção do eixo na dianteira, o carro precisará ficar bem mais alto, para caber o eixo debaixo do carro.


    Pelo susto que você tomou ao ver o orçamento, dá pra perceber que ainda não tem muita noção do que tem que ser feito.

    Pesquise mais, procure mais informações, converse com quem já fez algo semelhante...amadureça sua ideia. Verá que vai valer cada centavo investido.















    Abraços
    CHING LING
    Eix. F75 c/ SPOA em FX de Toyota -4 Jum.Revolver -Pneus Ignorante 35' -Bloq. 100% Kaiser- Pt. Flut. Ensimec -Guincho 12000lbs -2 bat.

  • #34
    Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Idade
    54
    Posts
    1,385
    Agradecimento: 1
    Thiago, dia destes dando um tapa na sportage (precisava manobrar ela e tava tapada de barro e me enchi de coragem e resolvi lavar), você quer fazer um monstrinho como estes das fotos para poder andar em grandes erosões ou rockcrawling ou apenas preparar a viatura com pneus maiores pois se o problema for os pneus faz um body-lift recorta os paralamas e já caberá uns 33 pelo menos e com isso já estará bem alta e com vão livre muito bom (bem melhor que os D-44 que tem a enorme bola do diferencial) e com a grana que iria gastar nos eixos e tudo mais monta uma reduzida como o Douglas falou.

  • #35
    George, Será um carro para trilha, o lift nao resolveria muita coisa, somente estética mesmo pois continuaria sem curso de suspensao, e agora que minha tracao dianteira parou de funcionar...deu algum problema hoje fazendo trilha que fiquei sem tracao na dianteira...alguma coisa foi pro saco, engracado que uma barulheira nas duas rodas parece roda livre sei la estrnaho é ter sido as duas, ouvi um estalo forte...depois disso parou...agora acho que ta na hora de comecar a mecher na suspensao ja aproveitar que a dianteira foi pro saco.

    Abs


    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Thiago, dia destes dando um tapa na sportage (precisava manobrar ela e tava tapada de barro e me enchi de coragem e resolvi lavar), você quer fazer um monstrinho como estes das fotos para poder andar em grandes erosões ou rockcrawling ou apenas preparar a viatura com pneus maiores pois se o problema for os pneus faz um body-lift recorta os paralamas e já caberá uns 33 pelo menos e com isso já estará bem alta e com vão livre muito bom (bem melhor que os D-44 que tem a enorme bola do diferencial) e com a grana que iria gastar nos eixos e tudo mais monta uma reduzida como o Douglas falou.
    CHING LING
    Eix. F75 c/ SPOA em FX de Toyota -4 Jum.Revolver -Pneus Ignorante 35' -Bloq. 100% Kaiser- Pt. Flut. Ensimec -Guincho 12000lbs -2 bat.

  • #36
    Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Idade
    54
    Posts
    1,385
    Agradecimento: 1
    Na minha achei que a roda livre tinha estragado e era só a travinha da homocinética.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 23
      Última resposta: 08/07/2017, 22:50
    2. Eixo rigido na dianteira da hilux
      Por ramago no fórum Toyota
      Respostas: 29
      Última resposta: 19/07/2010, 23:23
    3. VItara Eixo Rigido
      Por mak (SP/ZN) no fórum Suzuki
      Respostas: 435
      Última resposta: 15/02/2010, 22:33
    4. eixo rigido hilux
      Por portuga4x4 no fórum Toyota
      Respostas: 5
      Última resposta: 13/07/2008, 01:58
    5. Eixo Rigido na Dianteira da L-200!!
      Por MadMax 93/93 no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 31/05/2008, 16:36

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade