x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário
    Entrada
    16/06/2011
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0

    Apresentação e perguntas




    Olá a todos,

    Já tive outros jipes, mas recentemente consegui concretizar um sonho que vinha amadurecendo durante um bom tempo: comprei um JPX 94 todo original (motor Peugeot e câmbio Peugeot, eixos carraro, sem roda livre, etc...) em muito bom estado.

    O meu plano é preparar esse jipe como meu veículo definitivo para viagens, expedições e algumas trilhas (nada hard) nos finais de semana.

    Considero fazer as alterações que listo abaixo. Apreciaria ouvir comentários, críticas e sugestões que me ajudem a decidir qual a laternativa que aporta a melhor relacão custo/benefício, robustez, qualidade, etc.

    - penso em mudar a motorização para MWM 2.8 ou Toyota 3.0 aspirado (5L). Quais as vantagens e desvantagens de um e outro motor?

    - considero, no caso do MWM, mudar o câmbio Peugeot para um Clark. Manteria assim todo o demais original, a menos da relação coroa/pinhão que mudaria para uma 41:9 ou 41:10. Que opinam? Já li de tudo, que os Carraro com uma boa relação C&P aguentam muito bem, são muito robustos, etc... (até onde eu sei, esses eixos originariamente eram para uso agrícola... são quase tão robustos como a elogiada caixa de transferência A-80...).

    Ou deveria, neste caso, mudar para uns eixos Dana?

    - no caso do motor Hilux 3.0 aspirado, instalaria também a caixa de marcha da Hilux, tomando só o cuidado de pegar a caixa certa (o detalhe do lado da saída, lembro que existem umas com saída à direita e outras com saída é esquerda). Igualmente manteria os eixos Carraro. Ou deveria mudar para os eixos da própria Hilux ou uns de Band?

    Acrescento que planejo usar pneus "normais", ou seja, ou um 235/85 ou um 245/70 ou 31 x 11,5 (todos em aro 16).

    Ainda existe o tema da cor (o carro está bem original, conforme já comentei, mas não gosto muito de vermelho, embora até já considere mantê-lo nessa cor), mas isso fica para um outro post.

    Antecipadamente agradeço a colaboração de todos.

    Muito obrigado.

  • #2
    Pollito
    Só estas são modificações excelentes! Tanto de motor, cambio, e eixos!
    Mas a recomendação mais importante que dou:
    "Não deixe estas mudanças na mão de curiosos (picaretas), que acham que sabem fazer, leve para que já fez estas mudanças, pode ser ate mais caro, mas você só faz uma vez"
    Isso pois eu não respeitei esta regra fundamental, e estou arcando com as consequências!
    Abraço
    Mauricio

  • #3
    Usuário Avatar de Léo_Babiski
    Entrada
    07/07/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    1,130
    Agradecimentos: 0
    Pollito, você já está muito bem informado.

    Além de seguir ao pé da letra a dica do Maurício (em São paulo tem a oficina do Marquinhos de S. J. dos Campos, a Murari, a TT4 de Bauru, o Waldemar de Mogi das Cruzes.. oficinas com experiência em Jpx), rode bastante com seu jipe, faça trilhas e passeios variados.

    Tem 2 anos que meu Jpx está em reforma mas nesse período rodei quase 20 mil km. Foi a forma que encontrei de não perder o tesão.

    Seu J está em boas condições? Rode assim até começar a te dar problema.. mude o mtr e caixa e rode até os eixos originais exigirem manutenção.. depois troque eles. Vá rodando, testando, perguntando.. e principalmente procurando uma oportunidade de compra das peças que você precisa.

    Dessas transformações que você pretende eu só usaria os eixos originais se fosse com mtr ap 1.9, hilux 2.8 e talvez o 3.0 aspirado + pneus pequenos. MWM ou Maxion nem pensar. Compre o mtr + cx do mesmo veículo doador. Se comprar uma t-case com saída lado motorista vc poderá usar eixos de troller ou rural. Hilux ou bandeirantes só se for lado carona.

    Abs.
    Vamu que Vamu !

  • #4
    Usuário
    Entrada
    16/06/2011
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas respostas,

    A questão do mecânico é vital, tenho isso muito bem entendido, principalmente no caso do JPX que não tem um cofre de motor generoso, digamos assim.

    Se fico no motor Hilux 2.8 ou 3.0 aspirado (isto é, até 90 CV a 3.800 rpm), tudo indica que manterei os Carraro originais (mudando só as C&P para 41:9). Mas esses motores estão difíceis (embora eu não tenha pressa) e a oferta de MWM é bem maior (embora essa seja a princípio minha última opção, acho um motor um tanto bruto para o Jota).

    O VW 1.9 TDI foi durante um tempo minha opção, mas já me desecantei dessa alternativa faz tempo. As minhas opções são realmente (nessa ordem) o Toyota 3.0 ou o 2.8 (ambos aspirados) e logo o MWM 2.8.

    Aproveito para perguntar ao companheiro Getúlio Vogetta, a quem gostaria de enaltecer o grande trabalho em prol dos usuários e admiradores da marca, qual a cor do seu veículo (aquela bem discreta e bonita, um cinza esverdeado ou um verde acizentado... rs).

    Muito obrigado a todos.

  • #5
    Usuário Avatar de wilson ghetti
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,401
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Pollito Ver Post
    Obrigado pelas respostas,

    A questão do mecânico é vital, tenho isso muito bem entendido, principalmente no caso do JPX que não tem um cofre de motor generoso, digamos assim.

    Se fico no motor Hilux 2.8 ou 3.0 aspirado (isto é, até 90 CV a 3.800 rpm), tudo indica que manterei os Carraro originais (mudando só as C&P para 41:9). Mas esses motores estão difíceis (embora eu não tenha pressa) e a oferta de MWM é bem maior (embora essa seja a princípio minha última opção, acho um motor um tanto bruto para o Jota).

    O VW 1.9 TDI foi durante um tempo minha opção, mas já me desecantei dessa alternativa faz tempo. As minhas opções são realmente (nessa ordem) o Toyota 3.0 ou o 2.8 (ambos aspirados) e logo o MWM 2.8.

    Aproveito para perguntar ao companheiro Getúlio Vogetta, a quem gostaria de enaltecer o grande trabalho em prol dos usuários e admiradores da marca, qual a cor do seu veículo (aquela bem discreta e bonita, um cinza esverdeado ou um verde acizentado... rs).

    Muito obrigado a todos.
    Prezado Polito, não entendí a sua frase que eu grifei em vermelho, pois justamente eu iria indicar essa motorização, pois a tenho no meu J e é só alegria, econômico, Leve(até o filtro de ar fica no lugar original). é muito forte e se quiser com essa relação que vc irá colocar(e as que eu utilizo), vc pode acelerar que passa dos 130 Kms/h fácil(mas não aconselho, eu ando no máximo à 120 nas ultrapassagens e velocidade de cruzeiro em 110). Estou à disposição para mais detalhes se necessitar.

    [ ] 's

  • #6
    Usuário
    Entrada
    16/06/2011
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Prezado Wilson,

    O bloco do motor 1.9 da VW talvez seja o bloco mais utilizado da história automobilística mundial. Desde as versões aspiradas, até as turbinadas, todas com as mais variadas tecnologias de bombas injetoras, gerando as mais distintas potências.

    E esse é, na minha opinião, um dos pontos fracos desse motor para uso nacional. São demasiadas versões com distintos tipos de bomba e distintas especificações de pressão de injeção, vazão, etc...

    Outra desvantagem é o fato dos TDI requererem a bomba eletrônica, que só funciona com o respectivo módulo eletrônico, acelerador eletrônico (fly by wire), etc. Esse módulo, como é bem sabido, gerencia o funcionamento geral do motor, conseguindo brilhantes prestações com consumos ridículos. Gerencia tão bem o motor que quando identifica alguma situação que poderia danificá-lo, o protege, entrando em "safe mode".

    É bem sabido que em algumas das utilizações de veículos fora de estrada autênticos (caso do JPX), não é infrequente regimes de giros do motor bastante elevados com velocidades ridículas durante algum tempo. Esse tipo de utilização pode levar ao famigerado "safe mode".

    Se você me demonstrar que a "receita de bolo" para a instalação desse motor (e obtenção de suas prestações reais) já está totalmente dominada (principalmente, mas não somente, a reprogramação do módulo), eu, ainda não sendo tão simpático ao uso de tanta eletrônica num jipe, posso reconsiderar a minha decisão, porque conheço muito bem esse motor, tendo dirigido diversos veículos com essa motorização em suas mais variadas gamas de potência (Seats León, VW Golf e Passat, Audi A3, Skoda, etc...).

    Um abraço.

    P.S: Havia escrito uma resposta bem mais completa, mas a perdi por duas vezes. Problema de BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema)

  • #7
    Usuário Avatar de wilson ghetti
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,401
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Pollito Ver Post
    Prezado Wilson,

    O bloco do motor 1.9 da VW talvez seja o bloco mais utilizado da história automobilística mundial. Desde as versões aspiradas, até as turbinadas, todas com as mais variadas tecnologias de bombas injetoras, gerando as mais distintas potências.

    E esse é, na minha opinião, um dos pontos fracos desse motor para uso nacional. São demasiadas versões com distintos tipos de bomba e distintas especificações de pressão de injeção, vazão, etc...

    Outra desvantagem é o fato dos TDI requererem a bomba eletrônica, que só funciona com o respectivo módulo eletrônico, acelerador eletrônico (fly by wire), etc. Esse módulo, como é bem sabido, gerencia o funcionamento geral do motor, conseguindo brilhantes prestações com consumos ridículos. Gerencia tão bem o motor que quando identifica alguma situação que poderia danificá-lo, o protege, entrando em "safe mode".

    É bem sabido que em algumas das utilizações de veículos fora de estrada autênticos (caso do JPX), não é infrequente regimes de giros do motor bastante elevados com velocidades ridículas durante algum tempo. Esse tipo de utilização pode levar ao famigerado "safe mode".

    Se você me demonstrar que a "receita de bolo" para a instalação desse motor (e obtenção de suas prestações reais) já está totalmente dominada (principalmente, mas não somente, a reprogramação do módulo), eu, ainda não sendo tão simpático ao uso de tanta eletrônica num jipe, posso reconsiderar a minha decisão, porque conheço muito bem esse motor, tendo dirigido diversos veículos com essa motorização em suas mais variadas gamas de potência (Seats León, VW Golf e Passat, Audi A3, Skoda, etc...).

    Um abraço.

    P.S: Havia escrito uma resposta bem mais completa, mas a perdi por duas vezes. Problema de BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema)
    Quanto ao tamanho do post sem problemas amigão...mas irei responder pela configuração do motor que eu utilizo, ele foi mecanizado (boma Bosch do MWM) que dispensa as velas de pré-aquecimento(minha Pajero sofre nop inverno para pegar) e o J pode ficar uns 15 dias sem ligar que é bater na chave e pronto. Sobre os eletrônicos já tem alguns instalados com sucesso, espero que os proprietários se manifestem, mas uma coisa te garanto, quando andar num J com esse motor e verificar como ele fica instalado....vc não irá colocar outro nãoooo.

    [ ] 's

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. CHEROKEE V8 (GNV) - PERGUNTAS
      Por CLAUDIOCARVALHO no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 6
      Última resposta: 05/10/2018, 03:48
    2. Comprei uma Sportage. Agora perguntas + perguntas + perguntas.
      Por paulobarbosa no fórum Kia Sportage
      Respostas: 10
      Última resposta: 16/04/2017, 18:12
    3. Perguntas De Novato Em Gps........
      Por arlei_vitara no fórum GPS - Global Positioning System
      Respostas: 0
      Última resposta: 26/11/2007, 12:33
    4. Duas perguntas!!
      Por fernando_4x4 no fórum Suzuki
      Respostas: 11
      Última resposta: 07/03/2007, 07:50
    5. Perguntas, duvidas etc,...
      Por Engesa man no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 12
      Última resposta: 12/05/2005, 16:06

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade