x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1

    taxa de compressão




    Prezados,
    tenho estudado as diferentes modificações no jota e muito em breve irei partir para elas. Embora muitos tenham trocado o original XUD por AP ou MWM (ou mesmo outros motores), quero muito manter o XUD por razões próprias.

    A modificação SuperXUD que todos falam dá conta de uma redução da taxa de compressão do XUD, torneando a cabeça do pistão. (Observação: existe ainda mais modificações na configuração do motor, mas considero a retífica e o torneamento as mais intrusivas). Até onde eu entendi, essa redução era para compatibilizar o XUD 9 com o TF. No entanto, as fichas técnicas dos dois motores falam que a taxa de compressão é de 23,5:1 (!) estou enganado ?

    Portanto, tenho algumas perguntas:
    1) qual é a redução de dimensão da cabeça do pistão ?
    2) o (re-)encamisamento só é necessário se o espaçamento estiver fora do limite ?
    3) bronzinas são SEMPRE trocadas ?
    4) se o cabeçote passar na inspeção, não há necessidade de retifica profunda. Mas o uso da junta metálica coloca uma necessidade de uma retifica com mais passes ? (ou não ?)
    5) 1kg de pressão no turbo ao invés do 0,6 nominal vai aumentar a demanda, correto ? então posso manter o 0,6 sem intercooler sem perda de carga no motor, adiantando um pouco a bomba, correto ? (ou não ?)

    Sei que essas perguntas são técnicas e sei também que o Valdemar tem a fórmula desse sucesso. Mas quero entender BEM o que será feito no motor antes de partir para essa solução.

    fico no aguardo das contribuições.
    Abraços
    André

  • #2
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    andre,

    quando eu tive o meu superxud foi com peças do XUD TF direto no XUD 9 Standard..não lembro de mudanças de medidas. Contudo, as peças do TF eram (ou são) beeeem mais caras, tipo o dobro.

    o valdemar faz o super xud com peças originais do XUD 9....e aí tem a retífica mais complexa. De uma pesquisada que aqui no Forum tem as medidas exatas do que ele propõe, assim como as outras modificações.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #3
    Oi Leo,
    infelizmente descobri que no fórum não tem esse detalhamento. O mais profundo que consegui foram essas informações que abri no post. Sei, por exemplo, que as bielas do TF são mais curtas que o XUD 9, e por isso, o Valdemar faz o torneamento da cabeça do pistão. Mas o que me surpreende é que na ficha técnica disponível de ambos XUD 9 e TF, a taxa de compressão é a mesma (!). Por isso levantei a questão.
    Mecanicamente falando, é possível aliviar a carga térmica do motor com a redução da taxa de compressão SEM a perda de potência, por um equilibrio da mistura de entrada na câmara de combustão. Embora isso não esteja descrito com clareza em nenhum lugar, tenho quase certeza de que foi essa a solução de engenharia da JPX no modelo TF.

    Sei que pode parecer preciosismo meu (ou seja, larga a coisa na mão do Valdemar que ele resolve rsrs), mas quero mesmo saber o que vai ser feito no motor antes de decidir pela coisa. Falo isso porque eu não pretendo forçar a viatura, então poderia simplesmente retificar o cabeçote, e manter o turbo em 0.6 com demanda reduzida da BI, que teria o mesmo efeito (reduzir a carga térmica!). Isso é uma economia considerável de $$$ no carro. Entende ?!

    Mas estou achando dificil conseguir as respostas para as minhas dúvidas. Acho que quem fez o SUperXUD simplesmente "confiou" (e funcionou !).

    Abraços

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
    Entrada
    22/01/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    60
    Posts
    834
    Agradecimentos: 2
    Opa, quando fiz meu motor sabia perfeitamente quais seriam as mudanças. A tx do TF e menor que do Xud A, aonde você pegou a informação esta errada.
    Não da para dizer quanto rebaixar os pistões por motivos obvios: Altura do cabeçote, bloco, junta que se vai usar, cada caso um caso.
    Acho que você esta perdendo tempo, converse com o Valdemar, ninguem melhor que ele para tirar suas duvidas.

    Abs
    LR DEFENDER 90 2002

  • #5
    Eduardo, talvez eu tenha escrito de maneira errada. O rebaixamento do cabeçote é "obviamente" dependente da retifica completa do conjunto.
    O site onde vi a informação "errada" do TF foi justamente no mundo jpx.

    Estou a algum tempo procurando essa informação e consegui chegar até as especificações técnicas do XUD9TF europeu.

    Ainda estou tabelando o que encontrei mas aparentemente a informação está mais correta.
    Para referencia desta postagem, a taxa de compressão do TF é de 21.8/1 (realmente menor que a do XUD9).
    Mais tarde vou colocar um comparativo.
    Att

  • #6
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    Andre, admiro sua persistência, mas como o Eduardo falou vale a pena conversar com o Valdemar. Eu nunca fui cliente dele, porém o conheço pessoalmente de alguns encontros e o vi ajudar várias pessoas sem ganhar nada em troca.

    ele não é daqueles mecânicos que inventam as coisas no chute, ele conhece e tem todas as informações detalhadas. E ainda tem um detalhe, o XUD é um motor temperamental para manutenção...se o mecânico não souber muito bem o que faz, acaba fazendo merda (tem um monte de gente por aí fazendo isso).

    porém, se vc tiver essa informações e disponibiliza-las será sempre interessante. Apesar de eu ter quase certeza de que o valdemar já colocou essas informações em algum lugar (provavelmente no clubedojpx).

    abs

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade