x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1

    4x4 - é assim mesmo ?




    Olá pessoal,

    ainda não forcei o carro em trilha, mas de uns tempos para cá, quando uso a 4x4 (para subir a rampa do estacionamento do prédio) tenho sentido o carro muuuuiiitttooo pesado. Não range, não barulha, não grita, mas o peso dobrou !
    Isso aconteceu depois de duas travadas da alavanca (engatei e não queria mais desengatar).

    Desengatada tá normal. Quando engata tem entrado mais macio do que de costume, travado e deixado o carro muito pesado.

    Alguma idéia ?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,718
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por andre_belem Ver Post
    Olá pessoal,

    ainda não forcei o carro em trilha, mas de uns tempos para cá, quando uso a 4x4 (para subir a rampa do estacionamento do prédio) tenho sentido o carro muuuuiiitttooo pesado. Não range, não barulha, não grita, mas o peso dobrou !
    Isso aconteceu depois de duas travadas da alavanca (engatei e não queria mais desengatar).

    Desengatada tá normal. Quando engata tem entrado mais macio do que de costume, travado e deixado o carro muito pesado.

    Alguma idéia ?

    Amigão,
    provavelmente vc tá fazendo uma curva com o 4x4 engatado, em local cuja aderência é grande (asfalto, cimento, etc.).
    Não faça isso, porque vai acabar com as engrenagens da cx. e/ou transferência. O 4x4 em viaturas com roda livre (diferente daquelas que possuem diferencial central, com opção de bloqueio do mesmo) só (e somente só) pode ser engatado em local de baixa aderência, porque ao engatar o 4x4 vc não tem a função de diferencial entre eixo dianteiro e traseiro. Portanto, NÃO engate 4x4 no asfalto, sobretudo em curvas, sob pena de danificar seriamente a transmissão.
    Vlw? abraço...

  • #3
    Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,718
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por andre_belem Ver Post
    Olá pessoal,

    ainda não forcei o carro em trilha, mas de uns tempos para cá, quando uso a 4x4 (para subir a rampa do estacionamento do prédio) tenho sentido o carro muuuuiiitttooo pesado. Não range, não barulha, não grita, mas o peso dobrou !
    Isso aconteceu depois de duas travadas da alavanca (engatei e não queria mais desengatar).

    Desengatada tá normal. Quando engata tem entrado mais macio do que de costume, travado e deixado o carro muito pesado.

    Alguma idéia ?
    Apenas complementando...
    é por isso que a alavanca tá travando, porque há tendência das engrenagens "encavalarem", porque tão trabalhando forçadas.

  • #4
    Obrigado pela dica !
    Mas então 4x4 só na lama mesmo ? humm....engatava na rampa porque o engenheiro que fez a rampa de acesso é uma besta.....tem carro que derrapa.

    vou manter as alavancas quietinhas no lugar.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,718
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por andre_belem Ver Post
    Obrigado pela dica !
    Mas então 4x4 só na lama mesmo ? humm....engatava na rampa porque o engenheiro que fez a rampa de acesso é uma besta.....tem carro que derrapa.

    vou manter as alavancas quietinhas no lugar.
    André,
    só na lama propriamente dita, não. Vc pode (e as vezes deve) usar em pisos com menos aderência, na terra, cascalho, etc., desde que não forçe o sistema.

  • #6
    Usuário Avatar de TTJPX
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    Betim/MG
    Idade
    50
    Posts
    283
    Agradecimento: 1
    André,
    A diferença de altura dos pneus, devido ao desgaste irregular, também facilita esse "arraste", porque o diâmetro externo está diferente entre eles. Em caso de travamento da alavanca 4X4, normalmente, com uma leve "marcha ré" facilita a retirada da alavanca dessa posição.

  • #7
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
    Entrada
    22/01/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    60
    Posts
    833
    Agradecimento: 1
    André,

    Se o problema é subir apenas a rampa e se ela for curta em linha reta, pode colocar a tração e reduzida que não acontece nada. Tenho este mesmo problema e engato sempre.

    Abs

  • #8
    Usuário Avatar de MARCOS AFONSO
    Entrada
    20/03/2008
    Local
    guarulhos/SP
    Idade
    67
    Posts
    469
    Agradecimentos: 2
    ANDRE
    outro fator que faz com que a alavanca fique dura, é a falta de uso pois não tem lubrificação adequada.
    abraços.........

  • #9
    Usuário Avatar de mietto4x4
    Entrada
    10/05/2010
    Local
    porto feliz/SP
    Posts
    73
    Agradecimentos: 0
    andre................deixei o jota em linha reta para acionar o 4x4 e reduzida vai ficar mole

  • #10
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
    Entrada
    04/08/2005
    Local
    Teresina/PI
    Idade
    80
    Posts
    430
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por andre_belem Ver Post
    Olá pessoal,

    ainda não forcei o carro em trilha, mas de uns tempos para cá, quando uso a 4x4 (para subir a rampa do estacionamento do prédio) tenho sentido o carro muuuuiiitttooo pesado. Não range, não barulha, não grita, mas o peso dobrou !
    Isso aconteceu depois de duas travadas da alavanca (engatei e não queria mais desengatar).

    Desengatada tá normal. Quando engata tem entrado mais macio do que de costume, travado e deixado o carro muito pesado.

    Alguma idéia ?
    André,

    Se o seu J tiver roda-livre manual, vc. pode ligar a 4x4 e a reduzida, sem bloquear as RL das rodas dianteiras. Dessa forma, seu J ficará reduzido somente nas rodas traseiras o q facilitará, e muito, a subida da rampa do estacionamento.

  • #11
    pois é...eu estou meio cabreiro com a transmissão. Pena que falta $$$ agora mas gostaria de desmontá-la para uma manutenção preventiva.
    Vai ficar para mais tarde.
    Obrigado a todos pelas dicas

  • #12
    Usuário
    Entrada
    08/10/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    47
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Estou com o mesmo problema, quando engato o 4x4 do J ele fica bem pesado, nitidamente a tração dianteira está freando o carro (somente quando está engatado 4x4) Percebi isso depois que fiz uma trilha e lavei o carro. Outra coisa é que se eu rodar com o carro com ele engatado, dá pra sentir que a roda esquenta (é igual como se estivesse freando as pastilhas de freio, só que não é problemas nas pastilhas). Tem alguma lubrificação que a gente faça nessa região da roda?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade