x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 39
  • #25
    Usuário Avatar de TTJPX
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    Betim/MG
    Idade
    50
    Posts
    283
    Agradecimento: 1



    Fala Juliano,
    Que bom que deu tudo certo. Não deu vazamento de óleo pela junta de aço? No meu motor vaza um pouco de óleo por essa junta de metal. Comprei da marca Illinois e só depois fui saber que era problemática.

    abs
    Wander

  • #26
    Juliano - não entendi qual bypass de água vc fechou no cabeçote.
    Vc tirou o bypass do motor com ele no cofre mesmo ?

    Pergunto isso pois estou querendo fazer isso esse fim de semana. Qual "cap" vc usou para fechar o bypass ?

    Abraços
    (PS: tens como dizer quantas latinhas ficou o serviço no cabeçote ? queria comparar a MO aqui).

  • #27
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
    Entrada
    09/02/2009
    Local
    Bauru/SP
    Idade
    44
    Posts
    1,060
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por TTJPX Ver Post
    Fala Juliano,
    Que bom que deu tudo certo. Não deu vazamento de óleo pela junta de aço? No meu motor vaza um pouco de óleo por essa junta de metal. Comprei da marca Illinois e só depois fui saber que era problemática.

    abs
    Wander
    Realmente esta vazando um pouco de óleo sim, mas estou na dúvida se é da junta ou da bomba de vácuo.

    É complicado viu, vc arruma uma coisa e aparece outra...

    Sabendo por onde esta vazendo, eu posto aqui.

    Até mais.

  • #28
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
    Entrada
    09/02/2009
    Local
    Bauru/SP
    Idade
    44
    Posts
    1,060
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por andre_belem Ver Post
    Juliano - não entendi qual bypass de água vc fechou no cabeçote.
    Vc tirou o bypass do motor com ele no cofre mesmo ?

    Pergunto isso pois estou querendo fazer isso esse fim de semana. Qual "cap" vc usou para fechar o bypass ?

    Abraços
    (PS: tens como dizer quantas latinhas ficou o serviço no cabeçote ? queria comparar a MO aqui).
    Fala Andre...

    Só lembrando, existem dois by-passes. Um a água vem do suporte da valvula termostática, passa por um tubo e vai para o bloco onde entram 4 mangueiras. O defeito é este, esta água que vem do suporte da valvula, não passa pelo radiador e portanto não é resfriada. Este eu ja tinha tampado anteriormente com o motor no lugar mesmo. Como não tinha a intensão de religar este by-pass, desconectei o tubo na parte do bloco, logicamente, cortei um pedaço dele e usei com um tampão de borracha no tubo e outro onde ele era conectado, vc encontra fácil em uma casa de borrachas. Tem um espaço legal para fazer isto por baixo do jipe. Usei uma esmerilhadeira pneumatica para cortar o tubo.

    O outro by-pass é este que vem da parte traseira do cabeçote e também vai para o bloco levando água sem resfriar, oque também esta errado. Como tirei o cabeçote por ter queimado a junta, pedi que tampassem o furo na retífica, usaram um selo que dava a medida e pronto. Aqui cobraram de mim para fazer a plaina, tampar o furo, teste de vazamento ou trinca, R$ 240,00. Porém é uma retífica bem conceituada aqui em Bauru.

    Agora se vc não quiser tirar o cabeçote, também dá para colocar um tampão na mangueira que sai do cabeçote e aquele outro de borracha onde encontra as mangueiras. O bom é que vc pode testar se realmente abaixou a temp. e se não gostar volta ao que era. Outra idéia é desviar esta água que vem dos by-passes para o radiador, aí sim seria o correto, toda a água do sistema antes de voltar para o bloco, passar pelo radiador, oque no sistema original não é feito. Porém uns acham que o radiador é pequeno, etc... etc... etc...

    Faça o teste e veja se vale a pena. Não precisa tirar o cabeçote e muito menos o motor para isso.

    Até mais.

  • #29
    fala Juliano !

    que droga isso do vazamento. Será que não foi algum apoio mal encaixado ?dá para ver por onde está vazando ?

    vou fazer o que vc falou. Não acho que o meu radiador seja pequeno, mas que dá para melhorar isso dá !

    uma outra pergunta: sobre o cabeçote tem uma tampa e ela tem uma junta de borracha. A sua está inteira ? eu perdi a minha e tive que fazer de cola pois não achava essa junta em lugar nenhum.

    Abraços

  • #30
    Usuário Avatar de TTJPX
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    Betim/MG
    Idade
    50
    Posts
    283
    Agradecimento: 1
    Tai um outro grande problema desse motor.
    Eta motorzinho que gosta de vazar óleo....

    O meu eu ja larguei de mão. Não tento mais tirar vazamentos.

    Juliano, se o vazamento for na junta, pode ser que melhore ao reapertar com 1000Kms.

  • #31
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
    Entrada
    22/01/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    60
    Posts
    834
    Agradecimentos: 2
    Juliano, com estas modificações você vai retirar a valvula termostatica tambem?

  • #32
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
    Entrada
    09/02/2009
    Local
    Bauru/SP
    Idade
    44
    Posts
    1,060
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por andre_belem Ver Post
    fala Juliano !

    que droga isso do vazamento. Será que não foi algum apoio mal encaixado ?dá para ver por onde está vazando ?

    vou fazer o que vc falou. Não acho que o meu radiador seja pequeno, mas que dá para melhorar isso dá !

    uma outra pergunta: sobre o cabeçote tem uma tampa e ela tem uma junta de borracha. A sua está inteira ? eu perdi a minha e tive que fazer de cola pois não achava essa junta em lugar nenhum.

    Abraços
    Pois é, pensei nisso mas não tem onde ficar mal apoiado. Pode ser que o bloco esteja um pouco empenado, aí como estou usando a junta metálica, ela não sede como a de "papel".

    Quanto a junta da tampa, posso tentar arrumar para vc. Oque precisei comprei na America Auto Peças (67) 3431-3641. Dá uma ligada lá e ve se eles não tem... se não me engano o rapaz que manja de JPX lá é o Cassio.

    Até mais.
    4X4 Brasil

  • #33
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
    Entrada
    09/02/2009
    Local
    Bauru/SP
    Idade
    44
    Posts
    1,060
    Agradecimentos: 2
    Fala TT

    Espero que melhore sim, mas acho que o vazamento esta vindo da bomba de vácuo...

    Eduardo

    Então, o pessoal fala que se tampar ou isolar este by-pass é melhor tirar a valvula, para evitar um rápido aquecimento caso trave fechada. Particularmente não concordo, pois se der problema na valvula termostática, com ou sem o by-pass o motor vai ferver do mesmo jeito, já que tanto um by-pass como o outro estão antes da valvula, entendeu... por este motivo não concordo.

    Até mais

  • #34
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
    Entrada
    22/01/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    60
    Posts
    834
    Agradecimentos: 2
    Juliano, perguntei isto porque acho, eu disse acho, que a valvula não vai abrir sem estes retornos. Um dia estava na Murari em São Paulo e tinha um motor que o proprietaria tinha fehado estes retornos e o motor fritou. Porisso segui orientação do Valdemar (mecanico) e coloquei reduções nestes retornos, e mantive a valvula que acho que não porde ser retirada. Motor diesel tem trabalhar na temperatura correta, não sei na sua região, mas aqui na minha sem a valvula nestes dias de frio com certeza o motor ficaria gelado, ai em uma subida dando gas corre o risco de uma trinca por choque termico.

    Abs

  • #35
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
    Entrada
    09/02/2009
    Local
    Bauru/SP
    Idade
    44
    Posts
    1,060
    Agradecimentos: 2
    Fala Eduardo...

    Respeito muito a opinião de qualquer pessoa, fique tranquilo quanto a idéias, duvidas, etc... assim a gente aprende muito, e não sou o dono da razão mas questiono as coisas.

    Como disse para o André, se vc quiser manter estes retornos, a melhor alternativa é desviar eles para o radiador com reduções como vc citou, aí vc vai estar resfriando esta água quente que sai do cabeçote, antes de voltarem para o bloco.

    Vou tentar explicar o circuito que a água faz, isto em qualquer motor no mundo ! Ao contrário doque muita gente pensa a água vai de baixo para cima e não de cima para baixo, ou seja, a bomba "puxa" a água que vem da parte de baixo do radiador, entra pelo bloco, sobe para o cabeçote, passa pela valvula termostática ( somente quando atinge a temp. de trabalho) e aí volta para o radiador pela parte de cima para ser resfriada. Ao ser resfriada a válvula termostática se fecha (neste momento a água não circula, logicamente não circulando vai aquecer), quando aquece e atinge a temp. (que varia de motor para motor, tanto a temp. de abertura quanto a de fechamento) ela se abre de novo e aí segue o circulo vicioso...

    No XUD, eles fizeram uma quantidade de retornos, ao meu ver exagerada e totalmente errada, para o nosso clima (que não é frio demais), são 5 retornos (2 no cabeçote, 2 no suporte da valvula termostática e o do trocador de calor em alguns modelos, aquele onde esta o filtro de óleo), e errados porque estão todos antes da válvula termostática, só a água que passa pela valvula, é que sera resfriada pelo radiador antes de voltar para o bloco.

    O segredo é só este, desviar estes retornos com reduções para que a água passe pelo radiador antes de voltar para o bloco ! Porém não vejo necessidade destes retornos para o nosso clima, projetaram com a idéia de aquecer mais rápido o motor, muito bem, só que depois que já aqueceu qual a função... torna-los conhecidos como chaleiras... rsrsrs.

    Isto não quer dizer que, se isolar estes retornos vai demorar mais para aquecer, quem cumpre esta função é a importante "valvula termostática". Ela controla a temp. do motor abrindo e fechando nas temp. pré determinadas, resumindo, deixando ou não a água ir para o radiador para ser resfriada.

    Por este motivo afirmo que se a válvula termostática travar fechada, independente de ter os retornos ou não o motor vai ferver do mesmo jeito, pois eles estão antes da valvula e a água não vai passar pelo radiador com ela fechada.

    Agora desviando os retornos para o radiador como já citei, se a válvula travar fechada ainda tem esta chance, pois independente da válvula á agua quente que passa por estes retornos estará passando pelo radiador, por outro lado, não estão só passando quando a valvula esta fechada, estão passando o tempo todo, oque aí pode deixar o motor trabalhando frio demais. Aí entrariam as reduções que vc citou, porém como saber o diâmetro correto destas reduções ? Por isso optei por isolar os dois e toda a água tem que passar pela válvula e consequentemente ela funcionando direito passará pelo radiador.

    Aí vc vai perguntar... e os outros 3 retornos ??
    Bom, dois deles que voltam para o reservatório e não para o bloco, são de diâmetros pequenos, ou seja, retorna pouca água, então os mantive.

    O outro que é o do trocador de calor também mantive, porém se perceber algum indício de aquecimento vou desvia-lo para o radiador. Este dá para desviar sem maiores problemas, pois a água que passa pela valvula é que vai para ele, dele sai e vai para o bloco, é aí que vou modificar se voltar a super aquecer.

    Só oque não pode é ficar recirculando água quente pelo bloco e cabeçote sem ser resfriada.

    Ufaaa, acho que é isso, espero ter conseguido passar a idéia.

    Até mais.
    4X4 Brasil

  • #36
    sem querer me intrometer e já intrometendo rsrsrs
    alguém sabe exatamente as vazões da bomba pelos diferentes dutos do sistema original do XUD ?
    eu entendo que os retornos "ao contrário" do xud original é para forçar uma subida rápida de temperatura. Da mesma forma, os sistemas originais dos carros alemães e franceses são assim para que o dono não precise ficar mofando dentro do carro por vários minutos até aquecer o sistema todo.

    Por isso, agora com essa discussão toda, pensei em inverter o sistema e colocar a válvula em outra posição. No entanto, para dimensionar isso adequadamente, é necessário saber as vazões de cada subsistema. É um problema simples de termodinâmica automotiva.

    Alguém por acaso tem esse dado ? até agora o que me pareceu é que as soluções dadas são empiricas. (sem desmerecer os mecânicos !por favor).

    Abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade