x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1

    Lama (!) no radiador




    Pessoal,
    já limpei 2 vezes o sistema de arrefecimento do carro e continua a aparecer o "chá" depois de um tempo. Tá certo que meu jota até pouco tempo atrás não tinha manutenção alguma. Foram dois anos com o antigo dono sem trocar a água nenhuma vez (sabe-se lá como era antes disso!). Nas duas limpezas saiu muita sujeira...mas ainda sim está ruim para o meu gosto.

    A primeira vez que vi foi um susto pois pensei que era óleo (chegava a fazer bolha quando ligava a bomba). Mas depois de muito estudar e testar, não há perda de compressão do motor para o sistema nem vazamento de óleo. A água se mantem (aleluia !!! consegui parar todos os vazamentos) mas vem suja suja.

    Alguma receita caseira de limpeza do sistema ?? pensei em acoplar uma bomba de porão de barco e circular água pelo sistema (a frio), com algum tratamento químico por bastante tempo.

    Sinceramente, sou um descrente desse tubinho mágico de "ação imediata por uma hora" e depois trocar a água. Não funciona ! continua saindo suja.

    Aguardo instruções dos nobres colegas.

    Abraços

  • #2
    Esse chá ou lama, acredito que seja limalha de aço enferrujada que fica no sistema. Alguma tubulação de aço ainda remanescente?


    Abraço.

  • #3
    Citação Postado originalmente por andre_belem Ver Post
    Pessoal,
    já limpei 2 vezes o sistema de arrefecimento do carro e continua a aparecer o "chá" depois de um tempo. Tá certo que meu jota até pouco tempo atrás não tinha manutenção alguma. Foram dois anos com o antigo dono sem trocar a água nenhuma vez (sabe-se lá como era antes disso!). Nas duas limpezas saiu muita sujeira...mas ainda sim está ruim para o meu gosto.

    A primeira vez que vi foi um susto pois pensei que era óleo (chegava a fazer bolha quando ligava a bomba). Mas depois de muito estudar e testar, não há perda de compressão do motor para o sistema nem vazamento de óleo. A água se mantem (aleluia !!! consegui parar todos os vazamentos) mas vem suja suja.

    Alguma receita caseira de limpeza do sistema ?? pensei em acoplar uma bomba de porão de barco e circular água pelo sistema (a frio), com algum tratamento químico por bastante tempo.

    Sinceramente, sou um descrente desse tubinho mágico de "ação imediata por uma hora" e depois trocar a água. Não funciona ! continua saindo suja.

    Aguardo instruções dos nobres colegas.

    Abraços
    Olá, André!

    Pergunta básica: você usa aditivo para o radiador? É importante, além de aumentar a temperatura de ebulição (a água passa a ferver a uma temperatura maior), ele mantem o sistema de arrefecimento limpo por mais tempo.

    Abaixo, uma receita caseira para a limpeza do sistema de arrefecimento:

    Adicionar um litro de querosene a água do radiador e rodar por algum tempo (se o carro for de uso normal, uma semana é o suficiente). O querosene irá promover uma limpeza de todo o sistema, incluindo a válvula termostática, de forma pouco "traumática";
    - após o período acima, drenar todo o líquido do sistema, após esquentar o motor (para que a válvula termostática se abra e o líquido que está no bloco também seja drenado);
    - com o motor ligado (para que nao haja risco de trincar o bloco do motor), encher LENTAMENTE o radiador, inicialmente com o dreno aberto (ou seja, o radiador nao vai encher, mas a água suja e misturada com querosene irá sair do sistema), parando de vez em quando (para que haja tempo de se estabilizar a temperatura do sistema). ATENÇAO AO INDICADOR DE TEMPERATURA, NAO DEIXE SUBIR DEMAIS! Quando a água que sai do sistema estiver límpida, fechar o dreno e encher LENTAMENTE o radiador, sempre com o motor em funcionamento.Quando o radiador estiver quase cheio, despejar novamente um litro de querosene. Rodar novamente com o carro por algum tempo;
    - se necessário (normalmente nao é), repetir o procedimento acima mais uma vez. Se nao for necessário, esvaziar o sistema todo e, com o dreno do radiador aberto, deixar sair o líquido, até que o este saia límpido. Fechar o dreno e encher o radiador, adicionando um bom aditivo de radiador (eu uso o Radcool, mas em dose um pouco menores que as indicadas pela Bardahl).Se tudo foi bem feito, haverá tranqüilidade por um bom tempo!


  • #4
    Citação Postado originalmente por DR1V3R Ver Post
    Esse chá ou lama, acredito que seja limalha de aço enferrujada que fica no sistema. Alguma tubulação de aço ainda remanescente?


    Abraço.
    Pode ser sim...eu troquei parte do mangote direito (entrada do Radiador) que tinha um baita cano de ferro. Ficou um pedaço para dar engate.

    Girti, gostei da receita. Vou fazer isso ! Vou postar fotos depois para que todos acompanhem.

    Abraços

  • #5
    Usuário Avatar de MARCOS AFONSO
    Entrada
    20/03/2008
    Local
    guarulhos/SP
    Idade
    67
    Posts
    469
    Agradecimentos: 2
    sempre usei querozene para limpar o sestema, mas atualmente fiquei sabendo que a querozene dilata as mangueiras, diminuindo sua vida util. e realmente minhas mangueiras sempre foram barrigudinhas.
    abraços......

  • #6
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    po, acho meio arriscado usar querosene no sistema por causa das mangueiras (que não são específicas para uso com solvente).

    no meu, depois de 5 anos andando com aquela água barrenta (mesmo trocando frequentemente), finalmente a água está límpida. Solução: comprei dois potes daquele produto da bardhal para limpar o sistema, rodei por uma semana (tentei rodar o máximo possível). parei, lavei bem o sistema (soltei a mangueira do radiador e deixei o motor funcionando direto com água limpa vinda de uma mangueira). Ao fim da lavagem, já com todo o barro retirado, coloquei água e aditivo.

    IMPORTANTE: se for usar aditivo, use aquele que só é anticorrosivo (os caminhoneiros só usam ele). a maioria dos nossos radiadores são de latão e o MEG (aditivo anticongelante) estraga o radiador. Em tempo, é melhor um radiador de latão do que um de alumínio. além de mais barato, se furar no meio do mato qq solda resolve, o de alumínio não.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #7
    Citação Postado originalmente por MARCOS AFONSO Ver Post
    sempre usei querozene para limpar o sestema, mas atualmente fiquei sabendo que a querozene dilata as mangueiras, diminuindo sua vida util. e realmente minhas mangueiras sempre foram barrigudinhas.
    abraços......

    Marcos, não há problema, trata-se de um pouquinho (um copo) de querosene que é diluído em muuuuuuita água, e além disso ele só irá permanecer no sistema por alguns dias, sendo depois retirado.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade