x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 57
  • #25
    Usuário
    Entrada
    16/06/2011
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Inácio , parabéns pela aquisição.
    Esse conjunto é fantástico . Só que é pouco comprido e a saída traseira é central.
    Pode-se pensar em utilizar eixo traseiro de Rural 4x2 , pois existe relação 8:43 (a original deste eixo rural 4x2 é 11:47) .

    Ficará um jipe estúpido de forte , mas com a final limitada a 125 /130 km/h ou pouco mais com pneu maior (mais alto)

    O cardã traseiro , mesmo com com junta CV e curtíssimo, vai exigir pequena modificação no ponto de fixação da barra "A" dianteira. Ou muda o tanque e o eixo traseiro pouco para trás.
    Caro João,

    Estou considerando a instalação de um conjunto motor Hilux 2.8 aspirado + caixa de marcha + caixa de transferência + eixos Hilux.

    Você poderia falar mais sobre o tamanho em que vai ficar o cardan, uso de junta CV, modificação no ponto de fixação da barra "A" dianteira (estamos falando do triângulo anti-torção?), etc. Quanto se necessita elevar a carroceria? (imagino que o motor não possa recuar muito, então o jeito vai ser levantar para que não pegue o vértice do triângulo).

    A relação do diferencial seria a da própria Hilux, 4,56 (41:9), e o pneu inicialmente planejado um 235785 R16, ou seja, quase um 32" (31,7 para ser exato).

    Obrigado,

    Pollito.

  • #26
    Usuário Avatar de Léo_Babiski
    Entrada
    07/07/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    1,130
    Agradecimentos: 0
    Polito, apenas compartilhando com você minha pequena experiência com eixos e suas implicações..

    Esses eixos de toy hilux são muito parecidos com os de toy band que adaptei - além de compartilharem peças possuem praticamente a mesma geometria - e é aí que o bixo pega.

    Para fazer uma boa adaptação e manter as qualidades da direção do jpx você terá que manter a geometria dos eixos carraro nos novos eixos de toy.

    Trocar os eixos e colocar para rodar é relativamente fácil, difícil é manter as boas qualidades do jpx após a adaptação.

    Na prática, você terá que colocar nos novos eixos: camber - 0 grau e 30' a +0'30; caster +7graus e 30' a +8 graus. Essas correções são feitas com corte e solda e, para quem não possui um gabarito ou mesa de correção, não é fácil.

    O eixo do troller tem a geometria praticamente identica à do jpx, e é em tese é o mais fácil de ser adaptado, porém há outros fatores a serem analisados... Se você não tiver mão-de-obra especializada para essa adaptação (como na época eu não tinha) esses eixos do bugão são os mais fáceis pois a adaptação retringe-se ao alinhamento dos suportes, confecção das barras de direção e etc., coisas relativamente simples.

    Abs.
    Vamu que Vamu !

  • #27
    Usuário
    Entrada
    16/06/2011
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Léo,

    Muito obrigado pela pronta resposta. Saiba que o seu tópico JPX 98 tem sido um dos meus guias, notadamente no que a substituição de eixos se refere. Lá eu decidi que é melhor sacrificar a carcaça dos Carraro (que estão em bom estado, já veremos como diminuiremos o prejuízo vendendo o que sobrou que a menos da carcaça vai estar bom), assim aproveitando os suportes.

    No meu caso, os eixos que colocarei da Hilux estão completos, e acho que vale a pena o esforço em fazer a adaptação.

    A princípio eu estava considerando só colocar o motor da Hilux, mudando o câmbio que eu tenho hoje (Peugeot) para um Clark e mantendo eixos e caixa de transferência originais (mudaria também a relação original para uma 41:9 da Coniflex). Mas , logo pensei sobre a manutenção futura (quero preparar o JPX para longas viagens por esse Brasilzão) e achei que essa talvez não seja a melhor solução no médio/longo prazo (a iidéia é rodar com a mecânica Hilux integral, a menos do chassi).

    O eixo da Hilux para mim é mais fácil de conseguir que o do Troller. Daí que o meu projeto vai nessa direção.

    Caso você tenha mais fotos da adaptação dos eixos além das já potadas no seu tópico (e que eu tomei a liberdade de copiar todas...rs), bem como outras informações (e demais gente do foro também... por favor... rs), entre em contato porque não tenho pressa, mas tampouco gostaria de errar e ter que fazer retrabalhos.

    Uma última pergunta: observei que você não recomenda manter os tirantes da suspensão originais do JPX. por quê? Sei que os do Engesa são muito robustos, mas os do J chegam a ser frágeis? Por mim, os manteria tranquilamente, mas sou todo ouvidos...

    Um forte abraço e muito obrigado.

  • #28
    Usuário Avatar de Léo_Babiski
    Entrada
    07/07/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    1,130
    Agradecimentos: 0
    Com relação aos tirantes eu tive problemas causados pelo uso em trilhas pesadas, os 4 empenaram e em 2 tive que mandar recuperar a rosca. A grana que gastei neles poderia ter adaptado outros mais resistentes. As trilhas daqui tem muitas pedras e erosões, acredito que em outro tipo de trilha dificilmente eles estragariam com facilidade.

    A suspensão do jpx é muito boa... mas quando tem algum problema é um inferno. Já que vai começar uma obra grande vale a pena trocar todas as buchas, calços, pivos, amortecedores.. só para você ter idéia uma folga no pivo do triangulo dianteiro fazia meu jipe pular de uma faixa para outra de tanto chimy, isso que o pivo era novo, uma bucha do tirante traseiro estourada fez arrancar os suporte do triangulo que são fixados aos chassis..

    Se você colocar mesmo os eixos hilux muito provavelmente terá que instalar um kit hi steer de direção que é o mesmo que uso nos eixos band. Como os pivos de direção da band também estavam apresentando folga instalei a barra de dir + pivos de MB 608. Semana que vem meu jipe chega e atualizo as fotos do tópico.

    Melhor coisa que você faz é instalar a mecanica original, sem adaptação entre mtr e cx ou cx e t-case. É garantia que terá pouca dor de cabeça..

    No mais aqui no forum tem o J do Portugues e o J do Roman rodando com a mecanica completa de hilux 2.8, são boas opções para você ver e copiar, rs, o meu j é uma cópia do Jpx do Martin.

    Grande abs.
    Vamu que Vamu !

  • #29
    Usuário
    Entrada
    16/06/2011
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde a todos,

    Roman, Português, e quaisquer outros que fizeram ou conhecem adaptações da mecânica Hilux completa (motor + câmbio + cxa. de redução) no JPX, help please.

    Um abraço.

  • #30
    Usuário Avatar de netto mietto
    Entrada
    05/03/2008
    Local
    Porto Feliz/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,497
    Agradecimentos: 0
    pollito............tem o jota do joaoponeis com toda a mecanica toyota - o cambio e tcase originais do jpx andei nele é um puta jipe vira e mexe ele ta no forum e no grupo do yahoo do jpx.
    TR4 2008
    JPX AP 2.0 MI

  • #31
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Pollito
    Se desejar conhecer , fotografar , andar num JPX com Hilux , tem o meu que tem apenas o motor 3.0Turbo (de SW4) e eixos flutuantes de Band com 9:37 , é só falar 11 74397381 .
    Se for num FDS , posso chamar em casa um amigão que tem um com tudo de Hilux 2.8 , porém turbinado. Como o conj é comprido , teve que inverter o pivot dianteiro , mas , ficou bom.

    De hilux , só alerto sobre os D4D common rail , que são fantásticos , um dos melhores diesel que conheço , porém, só funcionam nos carros originais . Tirou do carro, inutilizou a chave codificada , ele percebe qq parâmetro diferente (código , air bag , temp, pressão , agua , oleo ,cambio,etc...etc.....) , aí , por proteção , nem liga ou se liga , entra em safe mode .
    E quem alerta isso é um grande entusiasta e usuário de diesel eletronico(profissionalmente).
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #32
    Usuário Avatar de Roman
    Entrada
    26/01/2011
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    46
    Posts
    361
    Agradecimentos: 0
    O meu jota é com power train da hilux 2.8 completo,motor cambio e reduzida,é uma otima mecanica e anda muito bem,só que em trecho de serra eu acho muito fraco,pq o meu está sem turbo e estou querendo turbinar e instalar intercoler,por enquanto o meu esta a 4 meses parado para reforma,a idea e fazer tudo e colocar pneus maiores 35 ou 37,mas estou em dúvida com os 37,se eu colocar 37 vou ter que mexer na relação?obrigado a todos ok,qualquer dúvida é só perguntar.

  • #33
    Usuário
    Entrada
    16/06/2011
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Caro João,

    Em primeiro lugar agradecer gentileza de colocar-se à disposição para esclarecer as minhas dúvidas "in loco". Certamente que faço questão de poder verificar como fica o JPX com essa mecânica e entrarei em contato com você oportunamente, e com a devida antecedência, para essa visita técnica. Muito obrigado mesmo.

    Nesse preciso momento estou na fase final de negociação do conjunto mecânico da Hilux, e o que me preocupa é o tamanho e/ou inclinação que resultará para o cardã traseiro. Veja se o meu entendimento conforme descrito abaixo é correto, e corrija-me onde for necessário:

    1. O motor vai ficar como deve ser, isto é, não avançará além eixo dianteiro. Entretanto será necessário:
    a) inverter o pivô do triângulo de torção do eixo dianteiro
    b) levantar a carroceria em pelo menos 4 cm (mínimo, mas 5 cm ou 2 polegadas seriam o compromisso ideal entre "livrar" bem o motor e a inclinação do cardã traseiro)

    2. Tendo em vista que o body lift será pequeno (nada de 4 polegadas ou 10 cm), a inclinação do cardã traseiro (ângulo entre o saída da caixa de transferência da Hilux para o diferencial traseiro) não será muito acentuada. Porém, o comprimento total do cardã será de ???? (o André, codinome Português neste foro, falou em 38 cm. Pergunto se isso corresponde ao comprimento total ou só ao comprimento do tubo. Creio recordar ter lido em algum lugar que o comprimento mínimo de um cardã num 4x4 seria de 12 polegadas (ou 30 cm aproximadamente, mas total ou só tubo?).

    Turbinar o motor 2.8 está nos planos, mas não num primeiro momento. Com relação aos motores diesel modernos (common rail, bombas eletrônicas, etc...) também sou um grande admirador, mas sei que hoje (isso com certeza mudará em uns poucos anos) são de adaptação, para o tipo de uso que pretendemos, complexa e cara.

    Um abraço e mais uma vez obrigado.


    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Pollito
    Se desejar conhecer , fotografar , andar num JPX com Hilux , tem o meu que tem apenas o motor 3.0Turbo (de SW4) e eixos flutuantes de Band com 9:37 , é só falar 11 74397381 .
    Se for num FDS , posso chamar em casa um amigão que tem um com tudo de Hilux 2.8 , porém turbinado. Como o conj é comprido , teve que inverter o pivot dianteiro , mas , ficou bom.

    De hilux , só alerto sobre os D4D common rail , que são fantásticos , um dos melhores diesel que conheço , porém, só funcionam nos carros originais . Tirou do carro, inutilizou a chave codificada , ele percebe qq parâmetro diferente (código , air bag , temp, pressão , agua , oleo ,cambio,etc...etc.....) , aí , por proteção , nem liga ou se liga , entra em safe mode .
    E quem alerta isso é um grande entusiasta e usuário de diesel eletronico(profissionalmente).

  • #34
    Usuário
    Entrada
    16/06/2011
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Caro Roman,

    A mecânica Hilux 2.8 tem inúmeras virtudes, mas potência realmente não está entre elas.

    Tenho as seguintes dúvidas, se você puder me responder...

    1. Qual o tamanho dos pneus atuais (33)? Você teve algum problema com os pneus pegando algum componente? Qual o off-set das rodas?

    2. De quanto foi o BL no seu JPX?

    3. Você consegue postar algumas fotos do cardã traseiro, do diferencial traseiro (ponto de fixação do pivô do triângulo traseiro) e do motor visto por baixo (onde pareça a polia e o pivô do triângulo dianteiro) e por cima (vista do cofre, situando o motor dentro do mesmo)?

    Muito obrigado.

    Um abraço.

  • #35
    Usuário Avatar de Roman
    Entrada
    26/01/2011
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    46
    Posts
    361
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Pollito Ver Post
    Caro Roman,

    A mecânica Hilux 2.8 tem inúmeras virtudes, mas potência realmente não está entre elas.

    Tenho as seguintes dúvidas, se você puder me responder...

    1. Qual o tamanho dos pneus atuais (33)? Você teve algum problema com os pneus pegando algum componente? Qual o off-set das rodas?

    2. De quanto foi o BL no seu JPX?

    3. Você consegue postar algumas fotos do cardã traseiro, do diferencial traseiro (ponto de fixação do pivô do triângulo traseiro) e do motor visto por baixo (onde pareça a polia e o pivô do triângulo dianteiro) e por cima (vista do cofre, situando o motor dentro do mesmo)?

    Muito obrigado.

    Um abraço.
    1- estou com pneus 33 antes estavam 255/75r15,rodas de liga americanas 15x8 com off set neutro,vou ter que colocar espaçadores pois estão pegando um pouco,coisa minima.

    2-body lift na dianteira de 5cm no meio acho 8cm e na traseira 5cm.

    fotos mais tarde ok.

  • #36
    Usuário Avatar de Roman
    Entrada
    26/01/2011
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    46
    Posts
    361
    Agradecimentos: 0

    Fotos

    Segue umas fotos não reparem que o missionario ta sujo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Motor 3.0 da Hilux no JPX-pqaaaowiesi_m4p2cx8vmfx4_jua6l8da0a-mopnfdnn3_yckztrcvrawtisvfhfx5lxjc5c3kc4bw8vrnqj6qhzgswam1t1.jpg   Motor 3.0 da Hilux no JPX-pqaaaerwl7cm1joxmabzmf7vg0h4ugiruqevl5jpag7o1efrhfwi-xzwz-11ylxhq0poi34imbhguf98aejknno7jk0am1t1.jpg   Motor 3.0 da Hilux no JPX-pqaaaonrwh7h-tx-4tappenopcvw4kpcwnspaujpdtfry8mcqy-fhzfdbs6lcqcr5s6y6rjw0m_8n0mpaseiyxq6nywam1t1.jpg   Motor 3.0 da Hilux no JPX-pqaaae8ffgbnsxk1kjfbpm4ylqjuf6i4obromboqms9zjpl-luvpdnnw-ba0p3stdktnfqxatnxhm6e7_p3mmejqb6cam1t1.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10
      Por Eduardo Eustaquio no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1317
      Última resposta: 17/03/2016, 12:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade