x
Convex Datacenter
Página 10 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ÚltimoÚltimo
Resultados 109 a 120 de 153
  • #109
    Usuário Avatar de "NÔMADE"
    Entrada
    26/08/2009
    Idade
    48
    Posts
    39
    Agradecimento: 1



    Pretendo utilizar a bomba mecânica original bosch SDI que veio com o motor, bicos originais por enquanto e se casar com o conjunto a turbina GT 1749 da Hr, como já citado pois acredito com base nas pesquisas que realizei até o momento que este conjunto seria equilibrado para um torque constante como vc mencionou...
    Porém não entendo tanto do assunto como vc e minhas pesquisas são pautadas somente na internet, portanto se não for pedir muito e se estiver dentro de suas possibilidades gostaria de poder contar com sua ajuda na escolha do melhor conjunto. De imediato, quero por meu J para rodar com segurança e satisfação de um conjunto confiável e equilibrado, se conseguir unir isto a potencia que desejo extrair do mesmo sem maiores investimentos melhor.
    Meu motor é um ALH originalmente proveniente de um Golf e se as informações que tenho estiverem corretas, sua potencia original é de 90 cv... Com a adição do intercooler no sistema e aumentando o débito da bomba se necessário for, mais a utilização da turbina que citei com pressão entre 0,6 e 1,0 kg, espero conseguir extrair por volta de 30 a 40 cv a mais que o originalmente fornecido. Sei que minha estimativa é muito otimista quanto a realidade, mais estou me dedicando para esta margem. Enquanto isso, vou juntando mais latinhas $$$ para quem sabe dentro em breve adquirir seu projeto 2 tempos com uma configuração mais potente e robusta, quem sabe até com a utilização de um sistema Dualcharger ou Twincharger como vc mencionou, unindo desta forma bom torque em baixas e potencia nas altas!

  • #110
    Usuário Avatar de J.Ohia
    Entrada
    05/04/2013
    Local
    Registro/SP
    Idade
    55
    Posts
    109
    Agradecimentos: 0
    Estou no mesmo problema que o seu, pois até agora informação a respeito só dos fóruns lá de fora.
    o que o pessoal costuma fazer é primeiro colocar um bico de maior vazão e aumentar a pressão do turbo original, com remapeamento do motor, já que o lda e o turbo é controlado eletrônicicamente. Um segundo estágio seria colocar uma bomba da land rover 300 tdi, e depois um comando mais bravo, mas aí cai no problema que eles querem apenas potência, e não torque em baixa.
    Tem que ver se sua bomba é a original, onde foi trocado apenas a tampa superior (onde ficava a parte eletrônica) e colocado um LDA manual no lugar ou se foi colocado a bomba de outro motor.
    Quanto aos bicos+caneta, se forem originais, seriam de dois estágios, abrindo a primeira com 190 bar e o segundo com 300 bar.
    Segundo a literatura, este sistema de dois estágios visa uma pre-queima inicial e depois a queima do principal, gerando assim menor temperatura de queima e por conseguinte menor emissão de Nox, mas em contrapartida geraria uma maior emissão de particulados.
    Como aqui não tem exame de emissões, pretendo usar um bico+caneta que seja estágio simples, abrindo a cerca de 220 a 250 bar, e a bomba do maxion 2.5 com lda mecânico, que chega a 250 bar.
    Poderia usar a bomba do mwm 2.8, que chega a 300 bar, mas os ressaltos são bem acentuados, gerando um desgaste prematuro deles e dos roletes devido ao nosso diesel, principalmente se contaminado com água.
    Em relação ao turbo, os motores PD (bico-bomba) de 130 cv usam o turbo gt1749va e os motores de 150 cv usam o turbo gt1749vb, ambos de geometria variável controlado eletronicamente. Os motores com bomba manual, se não estou enganado, saíram de fábrica com no máximo 110 cv.
    No seu caso, o turbo que irá usar (gt1749) será por waste-gate, portanto teoricamente o torque viria depois de 2000 rpm, mas isto é tudo teórico e teria de ver como ficaria na prática. É o custo e risco que se corre por ser pioneiro.
    Quanto a abrir o débito, geraria muita fumaça, pois no caso o responsável para aumentar a injeção de diesel seria por parte do LDA, que manda uma quantidade extra de diesel de acordo com a variação de pressão no turbo, segundo um mapa pré determinado para cada tipo de motor.
    Quanto ao intercooler, se for pressão até 0.6 bar não é necessário, pois o aumento de temperatura do ar, apenas por ser comprimido é de cerca de 40 graus acima do ambiente, e neste caso a perda de carga linear seria maior que o benefício de um ar mais fresco, mas se for de 1.0 bar, este aumento é de 110 graus acima do ambiente, portanto é uma progressão geométrica, e nestes casos o intercooler tem que ser de fato eficiente e não apenas cosmético, como vemos em muitos motores por aí. Como pretendo usar até 1.5 bar no meu motor (mais que isso a embreagem não aguenta), pretendo usar um sistema de intercooler ar-água, que no caso seria muito mais eficiente, principalmente se rodando em baixa velocidade.
    Mas lembrando que tudo isto é uma compilação de tudo que pesquisei até agora, na prática só depois de pronto para ver como ficou.

  • #111
    Só para constar, não utilizo o intercooler. Galera, estamos falando de jipe, e não carro de alta performance. A não ser que vc vá participar de alguma competição, e necessite de uma viatura foderoza, bote seu jota pra rodar e seja feliz, pois ele será mil vezes melhor que qualquer jota com motor original.
    Agora, se vc tem dindin, tempo e outro jipe para brincar, aí sugiro permanecer forte no projeto.

  • #112
    Usuário Avatar de Miúdogeo
    Entrada
    27/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    184
    Agradecimentos: 0
    Nomade e J., vou dar meu pitaco, estou vendo que ambos ambos estão optando por turbina de geometria variável com controle eletrônico, não sou nenhum expert, porém a GT-1749 possui um eixo (rotor quente) de 44mm, e para a proposta de vocês, que seria o torque em baixa essa configuração não se aplica, explico, na HR temos um motor semelhante ao meu 4d56 de 2.5 litros que possui um deslocamento sensivelmente maior que o VW 1.9, e por consequência vai ter um maior volume de gases de escape independente da geometria da turbina ser variável ou não, e se eu não estou enganado esse motor tem o torque máximo em 2.200 rpm's e pasmem, tem apenas 97 hp's (pra vocês verem que potência não é tudo). Apenas vendo dessa forma já podemos notar que essa configuração de turbina vai ser dinheiro jogado fora, eu com o pouco de conhecimento que possuo usaria uma turbina com o rotor quente de 38 a 42mm no máximo, isso lhes daria um torque a rotações mais baixas, mesmo na mitsubishi l200 com o motor mencionado porem sem gerenciamento eletrônico a turbina já possui o rotor quente com 42mm. Isso tudo só pra apimentar as discussões.
    Grande abraço.
    4X4 Brasil
    Clóvis "Miudo" Weber
    JPX - STD - MITSU 4D5-2.5 TD - V5MT1 Transmission - T-Case Auverland

  • #113
    Usuário Avatar de "NÔMADE"
    Entrada
    26/08/2009
    Idade
    48
    Posts
    39
    Agradecimento: 1
    Boa tarde novamente amigos... O caso é que apesar de muita pesquisa e teorias mil, ainda não consegui determinar qual o mais adequado conjunto rotativo da turbina para atender as necessidades deste motor
    Enfim, pensei inclusive em adquirir fora um supercharger Eaton M-45 oriundo do mini-cooper para eliminar a turbina e assim aumentar consideravelmente o torque a partir de baixíssimas rotações... Porém seu valor desilude até o mais aficionado dos proprietários... Estive na SPA turbos e vi um turbo VNT acho que original da BMW que estava encalhado lá há algum tempo e até me interessei, mas não domino como efetuar a ligação do mesmo sem a eletrônica embarcada e portanto teria de ser acionado por vácuo e pressão (como vi em sites lá de fora) O problema é como? Está muito difícil achar uma opção viável para poder por minha VTR para rodar... Outra possibilidade seria utilizar turbo roletado, menor esforço inicial por ser rolamentado, logo enche muito mais rápido e seria uma opção certa, não fosse as variações de tamanho e o preço Salgado ao extremo! O caso é que até agora, esta foi minha melhor opção, pois não demandaria muitas modificações para instalação e sabendo dimensionar corretamente sua configuração terei o resultado esperado, além de grande durabilidade, pois os rolamentos são ceramicos e sua refrigeração é a água com lubrificação a óleo como convencional. Diante de todo o exposto, peço a gentileza de todos os amigos para me auxiliarem na escolha do melhor conjunto rotativo para este último item que descrevi, pois acredito ser a melhor escolha. Outra coisa, sou leigo em trubos e gostaria de saber se consigo montar o conjunto caixa fria e rotor e caixa quente e rotor de acordo com as dimensões de meu motor, ou seja escolher a melhor configuração para ambos com parâmetros na utilização que irei realizar do meu veículo? São muitas perguntas e sei que as duvidas são até bobas, mas realmente casei com minha VTR no momento que decidi iniciar este up-grade e realmente quero o melhor em durabilidade e manutenção se é que me entendem... Não quero um jipe só para trilhas, quero um veículo de longas viagens e expedições, de mecânica confiável e de utilização espartana! Se puderem me auxiliar mais uma vez peço a ajuda de todos os interessados para acertar minha VTR mecanicamente ok! Grato mais uma vez e um ótimo final de ano a todos os colegas e jipeiros do site!

  • #114
    Usuário Avatar de Miúdogeo
    Entrada
    27/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    184
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por "NÔMADE" Ver Post
    Enfim, pensei inclusive em adquirir fora um supercharger Eaton M-45 oriundo do mini-cooper para eliminar a turbina e assim aumentar consideravelmente o torque a partir de baixíssimas rotações... Porém seu valor desilude até o mais aficionado dos proprietários...
    Nômade, acredito que uma opção mais barata, e fácil de se encontrar em desmanches seja o supercharger das Mercedes Kompressor, que são para alimentar um motor de 2.0 litros e seria de bom tamanho para a sua empreitada, talvez demande de alguma mudança da relação das correias, porém o volume de ar deve ser adequado.

    Grande Abraço.

    E boa sorte.
    Clóvis "Miudo" Weber
    JPX - STD - MITSU 4D5-2.5 TD - V5MT1 Transmission - T-Case Auverland

  • #115
    Citação Postado originalmente por AdrianoJPX Ver Post
    Caro André, vai depender do tanto que vc gosta da sua Saveiro e do quanto vc está disposto a gastar nela. A adaptação não é tão complicada se vc utilizar um motor com bomba injetora, basta tirar um e colocar outro, já se vc optar por um motor com injetor-bomba, monitorado por uma central (o famoso motor eletrônico) aí vc deverá fazer sua saveiro virar um golf em termos mecânicos, o que não é difícil, pois aqui no DF tem uma pessoa que faz isso e deverá te cobrar por volta dos 14.000,00 para te entregar pronta. Já imaginou o canhão que vai ficar? Quanto a confiabilidade do motor não tem como comparar um motor original com um "montado" a partir de um a gasolina. Sei que tem gente que monta um "frank" desses e roda muitos KMs sem problemas, já outros.....!!!!!!
    Boa Adriano, poderia me passar o contato deste mecânico de DF ?
    Vlw

  • #116
    Usuário Avatar de "NÔMADE"
    Entrada
    26/08/2009
    Idade
    48
    Posts
    39
    Agradecimento: 1
    Boa tarde Miudo! Grato por sua dica, afinal estamos aqui para trocar informações e discutir acerca de todos os parâmetros que possam viabilizar ou não um acerto mais afinado na utilização destes upgrades! Sua informação foi esclarecedora e muito providencial, pois me economizou muitas latinhas! Optei em ser tradicional e imediatista, pasmem! Depois de quase seis anos de intensa reforma e pesquisas quanto a todas as mudanças, cheguei ao limite da paciência e resolvi por a VTR para andar! Desta forma optei por utilizar uma turbina Garrett oriunda da S-10 2.5 com 35/48 que apos pesquisar muito, foi a opção mais viável para o meu projeto... Dentro em breve estarei acertando o conjunto e ligando os últimos detalhes para enfim aproveitar minha VTR! O resto deixarei para afinar assim que a mesma estiver rodando... Muito grato mesmo por sua opinião e boas festas a todos que me auxiliaram com dicas e opiniões sobre o tema!

  • #117
    Usuário Avatar de "NÔMADE"
    Entrada
    26/08/2009
    Idade
    48
    Posts
    39
    Agradecimento: 1
    Assim que tiver findado os detalhes e a mesma estiver rodando, postarei fotos das várias fazes da reforma, com uma lista de todas as modificações e as impressões ao dirigir, bem como os dados de desempenho e consumo cidade /estrada / trilha! Obrigado a toda família 4x4 Brasil que me aturou e auxiliou durante este longo período em que me dediquei esporadicamente a conclusão deste projeto, que por falta de $$$ demorou mais que o realmente esperado. Boas festas a todos e que 2016 seja repleto de alegria, saúde prosperidade e muitas, muitas trilhas para todos nós!!!

  • #118
    Usuário
    Entrada
    28/04/2011
    Local
    Cabo de Santo Agostinho/PE
    Idade
    30
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Boa, galera! Não sou novo no fórum, mas acho que é a primeira vez que publico aqui. Venho acompanhando vez por outra esse tópico aqui. Temos um CJ5 (eu e meu pai) que reformamos desde 2010. Estamos na fase final. O motor dele é o 1.9 D (ainda não fucei a versão dele). Compramos esse motor há uns dois anos com o Edgar lá de SC. Acho que faz um pouco mais de um ano que terminamos a instalação dele. O conjunto é simples: VW 1.9 D, Clark 2205 CL, T-Case Willys.

    Como hoje não detemos de muito tempo pra dedicação total ao Jeep, estamos voltando aos poucos a cair pesado na conclusão da reforma.

    Vou assinar o tópico agora pra pegar mais informações com vocês e precisando de alguma estou aqui pra ajudar.

  • #119
    Usuário Avatar de TTJPX
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    Betim/MG
    Idade
    50
    Posts
    283
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por J.Ohia Ver Post
    Um turbo que funcione sem lag em baixa e tenha potência em alta é difícil por causa que cada turbo tem uma faixa específica de regime de trabalho, onde é maior a sua eficiência.
    Tentaram usar o turbo vgt, de geometria variável, mas como dá muito problema por causa do excesso de fuligem travar as palhetas, é melhor continuar com o de sistema waste-gate.
    No meu ponto de vista, a solução seria usar um sistema bi-turbo, e no caso estou tentando adaptar o bi-turbo da Amarok no motor alh que possuo, mas por enquanto está em estágio inicial, assim como o projeto de converter o motor original em 2 tempos diesel.

    Utilizo no meu JPX a turbina variável no motor VW ATD e nunca tive problemas com travamento do variador da turbina. Acredito que so deve travar se o motor ficar parado por muito tempo e mesmo assim basta lubrificar com desengripante que volta a funcionar normalmente.
    Rodo com esse motor há 6 anos.
    Wander
    JPX Montez 98 Motor VW1.9 TD Eletrônico / SW4 3.0 D-4D / JPX Pick-Up 95 em fase de reconstrução e adaptação do motor do Marea Turbo Diesel

  • #120
    Usuário
    Entrada
    01/08/2008
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde, estou montando um 1.9D VW com injeção direta e bomba injetora, porém não quero colocar a turbina desse motor, alguém conhece a turbina da ducato 2.3? Tenho uma ducato 2.3 e percebo que ela enche rápido, alguém tem alguma ideia se ela comportaria bem no 1.9?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade