x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 30
  • #1
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0

    AP ou V6 no Jota?




    ALLmigos,

    O meu motor morreu s emana passada e estou na busca por uma alternativa mais acessível de motor. Desisti dos motores diesel pq são muito caros e pq decidi que é melhor para o meu casamento comprar um carro, para manter meu hobby.

    Dentro das alternativas existentes estou com uma grande dúvida entre o AP 2.0 injetado e um V6 de Ranger. O problema é que quero montar um monstrinho com pneus 33" (para começar, na verdade queria um 35", mas preciso ir por partes) e tenho dúvidas se, como o torque é bem parecido com o do jota, o carro não ficaria muito longo (câmbio peugeot)...e portanto horrível para trilhas. Se tiver que trocar de câmbio, já houvi comentários não muito positivos sobre o câmbio clark usado nos jotas...além disso, somando o investimento em um novo câmbio, começo a pensar em opões mais radicais.

    Então, andei pesquisando a utilização de um V6, de preferência de Ranger no jota. Alguem já fez esse tipo de adaptação?

    obrigado pela ajuda

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #2
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    leogc,

    Até qto vc está disposto a investir nessa adaptação?


    valeu

  • #3
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    Fala Dero,

    Não muito...mas também não tenho nenhuma pressa. quero fazer devagar e bem feito....

    pq? tens alguma sugestão? todas são benvindas..até mesmo a do fósforo e da gasolina....hehehe

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #4
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Pouca grana = AP

    Os AP são mal falados, mas podem ser uma ótima base para adaptações desde que sejam feitas as correções para chegar, no mínimo, no torque do motor que foi substituido.

    Acho até melhor o 1.8 q o 2.0 para o tipo de uso.

    O q vai pegar é a falta de torque, mas pode ser "contornada" com o uso de uma redução apropriada (e mais cara tb hehe).

    Se fosse um carro COMUM faria a sugestão de um AP 1.6 (barato nos desmanches) com uma pequena turbina APL240 para melhorar o torque, o torque final ficaria igual ou maior q o do 2.0. a potência alteraria pouco devido ao reduzido tamanho da turbina, mas o q importa é o torque, com essa turbina a pegada já ocorre nos 1.500/2.000 giros o q manteria a proposta de uso desse motor em baixos giros e sem sobre-esforço do motor. (AP $1200+APL $1000+MO $1000+adaptações $500= $3700)

    Mas em se tratando de um 4x4 o 1.8 com o uso de uma redução apropriada seria o mais comum (AP $2000+MO $1000+RE (U$700) +adaptações $500=5000)

    Se a redução atrapalhar$$ a adaptação vc pode só reduzir os diferenciais (metade do preço) mas o carro mudará o comportamento completamente (full time).

    Tem quem diga que nos 4x4 qto menos peças para dar defeito melhor, em ambas as soluções o AP puro e simples não da conta do recado (nem o 2.0), necessintando de um plus para adequar a faixa de torque a um mínimo operacional, caso contrário fica fraco, gastão e propenso a quebras.

    Em ambas as soluções o conjunto câmbio/diferencial deve dar conta pois o torque a potência serão parecidos, somente uma ressalva qto a uma redução muito multiplicada q forçaria os diferenciais e necessitariam de um up grade.

    Os comentários foram feitos levando em conta aos 33´´

    Devo ter esquecido alguma coisa mas com certeza alguem lendo o coment vai indicar.



    valeu

  • #5
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    Grandes explicações Dero, valeu.

    Foi nisso tudo que eu pensei...a adaptação do jota com a minha caixa tem que cortar o eixo piloto (o que eu não vou fazer)...

    então, além do Motor, turbo, MO e tudo mais, ainda teria que comprar uma outra caixa....então o $$$$ vai pro ralo da mesma maneira....

    tenho um pouco de medo do 1.6 no jota...é um carro mais pesado que um CJ...mas não sei como ficaria com uma turbina (na verdade, se eu colocasse o AP partiria para o turbo assim que tivesse dindin...mesmo com o 31" que tá nas patinhas dele hoje).

    A relação de diferencial, seria mais complicada. Além do eixo ser importado e não ter outras relações disponíveis no país, olhando no site do fabricante eu vi que essa é umas das relações mais curtas (5,375:1) que tem (a maior é 6,14), aí além de ser caro importar...não existem mais muitas opções..

    A opção seria deixar os 31" até conseguir trocar os eixos pra Dana (o que é uma boa idéia por causa de peças de reposição e possibilidade de bloqueio)...mas é uma mega adaptação. e não tava querendo fazer isso por enquanto.

    então...to pensando em parar o carro na garagem e procurar calmamente uma mecanica de ranger V6...aí não preciso de veneno...

    foi mal o testamento

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #6
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Em sendo assim q tal partir para uma outra opção alternativa?

    Digo isso pq o V6 é complicado para peças/manutençao = $$$$$$.


    A opção seria um 4.1 MPFI, baixa manutençao, consumo conhecido, potência garantida e peças a vontade.

    Creio eu q seria: motor $2500+MO $1000+Adaptações $500= $4000

    Tem até um desses no ML com 250cv por L$2500:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ara-250-hp-_JM

    só não sei se tem o módulo e chicote, perguntei pro vendedor, falta aguardar a resposta.


    Creio q daria pra manter o resto do trem de força original caso o uso não fosse aos trancos hehehe.



    Outra opção seria um V8 carburado, tb barato nos desmanches, o motor varia de $2000 a $5000 standart e dependendo da cilindrada; claro q preparado esse valor pode até triplicar, mas não é o caso.

    Mas teriamos q rever alguns up grades para o trem de força por conta da nova potência (140cv ou + dependendo do modelo/configuração).


    valeu

  • #7
    All,
    o 4.1 é muito longo (comprimento físico do motor), acho que não ia caber no Jota...
    uma opção que estou considerando é o 2.4 da S10, pois ele tem 23kgf de torque, ou seja bem mais que os 17 do XUD..
    como o ap é muito mais fácil de adaptar, penso que seria uma ótima solução colocar um AP 2.0 e dar uma fuçada básica pra ele ficar um pouco mais disposto: dar um passe no cabeçote e deixar ele mais bravo...afinal original ele tem o mesmo torque do XUD, tudo bem que por ser a gasolina a faixa de torque é menor, mas acho que só com o rebaixo no cabeçote já daria um bom resultado e ficaria ótimo pra andar com gnv...
    agora um detalhe: saiu uma lei que fez os preços dos motores darem uma pulada, não to achando Ap novo (menos de 2 anos de uso) abaixo dos R$ 4500
    Abraços

  • #8
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    A opção seria um 4.1 MPFI, baixa manutençao, consumo conhecido, potência garantida e peças a vontade.
    Fala Dero,

    Andei pesquisando o V6 e fiquei meio assustado quanto a manutenção. Aquele 6 caneco do maveco...vc sabe se é muito dificil achar peças para ele?

    O 4.1 foi minha primeira idéia...to tentando descobrir as medidas dele para prever o que posso fazer. Vi esse motor do ML mas prefiro comprar um standard mesmo...se não, vai moer tudo. além disso, a maioria desses motores fuçados é preparado para potência e não torque em baixa.

    O V8 é um sonho....acho que se eu botar esse motor vou ficar em casa só acelerando ele para ouvir o ronco do motor...mas tb não sei se cabe. Alguem me disse que um 292 (acho que é isso) provavelmente cabe. mas assim como outros motores eu teria que alterar totalmente o suporte do motor. Se eu acho um num preço bom, eu coloco....

    4.1 é muito longo (comprimento físico do motor), acho que não ia caber no Jota...
    Fala Nerinei,

    vc sabe a medida dele? será que é maior do que um MWM? vou tentar fazer uma tabela com algumas espeficicações de motores para que seja mais fácil escolher....

    penso que seria uma ótima solução colocar um AP 2.0 e dar uma fuçada básica pra ele ficar um pouco mais disposto: dar um passe no cabeçote e deixar ele mais bravo...afinal original ele tem o mesmo torque do XUD, tudo bem que por ser a gasolina a faixa de torque é menor, mas acho que só com o rebaixo no cabeçote já daria um bom resultado e ficaria ótimo pra andar com gnv...

    eu não entendo de mecânica, mas pelo pouco que andei olhando ACHO que retrabalho no cabeçote aumentaria a potência mas o ganho de torque em baixa não seria significativo. O que eu pensei foi num turbo com baixa inércia (não sei quanto), que entrasse a 2.000 rpm, mas aí, somando o preço do AP com o preço do turbo e etc....acho que ficaria equivalente a um motor maior (e muito mais divertido).

    saiu uma lei que fez os preços dos motores darem uma pulada, não to achando Ap novo (menos de 2 anos de uso) abaixo dos R$ 4500
    não sei desse lei, mas como o AP é um motor muito visado para a galera das arrancadas e corridas de rua, isso deve estar ajudando a valorizar o bichinho.

    uma outra opção que levantei ontem conversando com o mecanico seria um 4cc de opala (que tem o torque igual ao AP, mas em menor rpm) com um turbo. já que vou deixar o carro pra trilha quero pneus 33” e não é por desempenho, mas simplesmente pq é bonito. Além disso com uns 33”, suspensão levantada e um quick-disconect para a barra estabilizadora o carro além de ficar lindo, vai ficar o bicho nas trilhas.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #9
    Esta conversa muito me interessa.
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #10
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    Esta conversa muito me interessa.

    Fala Martim....

    O meu projeto acabou começando antes do que eu esperava.....

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #11
    Usuário Avatar de Celsogvs
    Entrada
    11/11/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    1,178
    Agradecimentos: 2
    PessoALL, quando comprei meu jota ele estava com motor AP 1.8, alem de ficar muito lerdo, o consumo erá terrivel, (5 na cidade e 6 na estarada).

    Uma boa opção de motor a gasolina é o 2.2 da S10.

    Veja abaixo parte do relato do Rogério Fratucci de São Paulo (relato de novembro/2004).

    O consumo ficou em torno de 8Km litro na cidade, na estrada ainda não chequei.
    O gasto total ficou em torno de R$ 4.500,00.
    Sendo 1.300,00 de mão de obra do mecânico, que somente montou, reprogramou a injeção eletrônica e fez todos os ajustes eletro-mecânicos necessários.
    No motor completo eu paguei R$ 3.000,00.
    A caixa foi R$ 200,00, mais jogos de junta, dois rolamentos do cambio do J que estavam ferrado, retentores etc. R$ 1.500,00.
    Toda a parte de adaptação, solda da caixa, eixo piloto e suporte do motor foi feito em uma retifica que meu tio trabalha a custo zero, se fosse cobrado poderíamos acrescentar em torno de R$ 1.000,00.

    Aqui em Belo Horizonte tem um mecanico que já fez mas de uma adaptação deste motor no jota.

    []'s querendo ajudar.

  • #12
    All,
    a lei a que me refiro é sobre roubo de veículos, conversando com um pessoal de desmanches em SP me disseram que agora ficou muito difícil vender motores roubados, por exigencias de notas fiscais e outras coisa, e ficou impossivel legalizar um veículo com motor de procedencia duvidosa.
    muitos desmanches de Santo André deixaram de vender motores completos...e isso fez o preço pular: antes com 2000 dava pra comprar um ap, agora não dá mais pra comprar nem o 1.6 com esse valor...
    não sei exatamente a medida do 4.1, mas no olho ele tem uns 50% a mais de comprimento do que o motor do jota, onde eu trabalho tem uma c-20 e posso tirar a medida, mas com certeza ia precisar aumentar o cofre do jpx pra ele entrar, acho que não compensa....depois não sei como ia ficar e cambio e a posição de caixa de transferencia........
    vou confirmar com meu mecanico os numeros, mas taxar o motor pode dar mais torque sim, mas acho que depende de outros fatores (p.e. abertura de valvulas)
    Abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Tirar adesivo do Jota
      Por alex-comex@hotmail.com no fórum JPX
      Respostas: 8
      Última resposta: 29/09/2009, 08:14
    2. Problemas no meu Jota. Ajudem-me
      Por HFREITASFILHO no fórum JPX
      Respostas: 9
      Última resposta: 24/10/2008, 23:38
    3. primeiro feriado com o jota
      Por locomeubr no fórum JPX
      Respostas: 38
      Última resposta: 02/12/2007, 20:17

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade