x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário Avatar de Caiogaucho
    Entrada
    24/10/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    63
    Posts
    1,823
    Agradecimento: 1

    Motor original do JPX, quanto dura, sem trilhas pesadas??




    Pessoal, um motor original do Jota, sem ter sido submetido a trilhas pesadas, dura quantos km aproximadamente? É praticamente unânime a necessidade de substituir-se a motorização. Entretanto, caso a utilização seja apenas para passeios e uso diário, o motor original é tão fraco a ponto de não aguentar um uso "normal"?

    abs

  • #2
    Usuário Avatar de Frederico Mendes
    Entrada
    10/02/2007
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    48
    Posts
    825
    Agradecimentos: 2
    Bom dia Caio, eu nao tenho Jota, mas ja fiz muitas leituras a respeito do mesmo.
    Peço aos proprietários que me corrijam caso eu esteja escrevendo besteira.
    Achar um J, com motor original, é hoje praticamente impossivel, visto que as ultimas viaturas foram fabricadas em 2001/2, isso é mais de 10 anos de uso.
    Quem ainda tem este motor, fez várias adaptações, tipo, trocar radiador, instalar ventuinhas que partem com maior frequencia, dentre outras.
    O projeto do motor original era sem turbo, os engenheiros da JPX instalaram um turbo, porem o motor nao aguentou a nova potencia (nao foi dimensionado para isso), assim ele ferve. Em uma viagem, de quinta marcha, pé no fundo, ele ferve, nao precisa estar em trilhas pesadas, pode ser em uma viagem, com velocidade de cruzeiro.
    Se voce procurar na net, vai encontrar muitas referencias sobre este assunto.
    Espero ter ajudado, com este resumo.
    Frederico Mendes .'. Mineirinho perdido no mundo.
    Troller 2004 - Sirigüella
    “A mente rege a grande massa corpórea”

  • #3
    Usuário Avatar de Caiogaucho
    Entrada
    24/10/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    63
    Posts
    1,823
    Agradecimento: 1
    Valeu Frederico,

    Tb estive pesquisando e se computar tudo o que teria de gastar para deixá-lo confiável, é preferível procurar um pronto, apesar dos valores altos que estão pedindo.

    abs

    Caio

  • #4
    Usuário Avatar de Andrejur
    Entrada
    14/12/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    74
    Posts
    1,285
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Caiogaucho Ver Post
    Pessoal, um motor original do Jota, sem ter sido submetido a trilhas pesadas, dura quantos km aproximadamente? É praticamente unânime a necessidade de substituir-se a motorização. Entretanto, caso a utilização seja apenas para passeios e uso diário, o motor original é tão fraco a ponto de não aguentar um uso "normal"?

    abs
    Parece que o problema de superaquecimento do motor Xud não está diretamente relacionado com o seu uso em trilhas(geralmente baixa velocidade, tracionado e até reduzido). Normalmente, o que ocorre está relacionado com o uso em rodovias(velocidade), má manutenção e serviços mecânicos mal feitos.
    Depois de quase 10 anos correndo do Xud, vi que o motorzinho não é tão ruim assim como dizem, comparando aos demais do ciclo diesel no mercado. Tenho Jpx com MWM Sprinter, com motor da Kia Besta GS 2.7,já tive com motor de Opala 4c e AP 2.0 e posso dizer que a maioria tem os seus problemas particulares.
    Quem não quer encarar os custos de uma adaptação cara, motor forte, troca de eixos e transmissão, pode dar uma "melhorada" no velho Xud e no seu sistema de arrefecimento, desde que, faça com profissional competente, que saiba o que está realmente fazendo. Mesmo assim, quando a viatura estiver boa, não se empolgue muito exigindo dela mais do que ela pode dar e não se descuide da manutenção.
    Hoje tenho um Jota militar com motor Xud "melhorado" sem problemas de arrefecimento e com um desempenho satisfatório comparado aos outros.

    Abs.
    Andrejur

  • #5
    Usuário Avatar de Caiogaucho
    Entrada
    24/10/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    63
    Posts
    1,823
    Agradecimento: 1
    André,
    Considerando um com motor bem cuidado e original, quais as medidas que deveria tomar preventivamente?

    abs

    Citação Postado originalmente por André de Jesus Silva Ver Post
    Parece que o problema de superaquecimento do motor Xud não está diretamente relacionado com o seu uso em trilhas(geralmente baixa velocidade, tracionado e até reduzido). Normalmente, o que ocorre está relacionado com o uso em rodovias(velocidade), má manutenção e serviços mecânicos mal feitos.
    Depois de quase 10 anos correndo do Xud, vi que o motorzinho não é tão ruim assim como dizem, comparando aos demais do ciclo diesel no mercado. Tenho Jpx com MWM Sprinter, com motor da Kia Besta GS 2.7,já tive com motor de Opala 4c e AP 2.0 e posso dizer que a maioria tem os seus problemas particulares.
    Quem não quer encarar os custos de uma adaptação cara, motor forte, troca de eixos e transmissão, pode dar uma "melhorada" no velho Xud e no seu sistema de arrefecimento, desde que, faça com profissional competente, que saiba o que está realmente fazendo. Mesmo assim, quando a viatura estiver boa, não se empolgue muito exigindo dela mais do que ela pode dar e não se descuide da manutenção.
    Hoje tenho um Jota militar com motor Xud "melhorado" sem problemas de arrefecimento e com um desempenho satisfatório comparado aos outros.

    Abs.

  • #6
    Citação Postado originalmente por Caiogaucho Ver Post
    André,
    Considerando um com motor bem cuidado e original, quais as medidas que deveria tomar preventivamente?

    abs
    Tudo depende de quanto você está disposto a gastar.

    Se quiser gastar até uns 20k só vai achar com motor Xud. O meu com motor AP 1.9 TDI dei sorte e consegui achar por 25 k.

    Mais tenha certeza que se não procurar muito bem, vai ter muito dor de cabeça.

    Abraços

  • #7
    Usuário Avatar de TTJPX
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    Betim/MG
    Idade
    50
    Posts
    283
    Agradecimento: 1
    Como o André disse, o motor Xud não é aquela "porcaria" toda que dizem não.
    Eu, inclusive, ja andei falando mau desse motor por várias vezes, mas tirando o desempenho que não é tão bom comparado com outros (VW, MWM, Maxion, etc) ele funciona muito bem, desde que se tenha cuidado com a manutenção.
    A retifica desse motor tem que ser feita por quem realmente entenda e seja detalhista com as folgas internas, torques, etc. Tive um jota (que hoje está com meu primo) que fizemos a retifica do motor e alteramos para super Xud aqui em BH. Quem fez a montagem fou um amigo que é muito criterioso com motores. Tirando a junta do cabeçote (ILINOIS), que deu vazamento na primeira vez que funcionamos o motor e posteriormente deixou misturar a água com o óleo, o motor não apresentou nenhum problema até agora, hoje com 47000 kms.
    Na minha opinião, o mais crítico para esse motor é a subida de serra forte. É nessa condição que o sistema de refrigeração não da conta do recado e ele aquece.

    abs
    Wander
    JPX Montez 98 Motor VW1.9 TD Eletrônico / SW4 3.0 D-4D / JPX Pick-Up 95 em fase de reconstrução e adaptação do motor do Marea Turbo Diesel

  • #8
    Usuário Avatar de Andrejur
    Entrada
    14/12/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    74
    Posts
    1,285
    Agradecimentos: 4
    Caio, tudo depende de como está o motor. Kms rodados, retificado ou não, situação do cabeçote, bomba injetora, turbina, etc.
    Se estiver tudo Ok. sem folgas excessivas, comece por uma revisão geral do sistema de arrefecimento(radiador, ventoinhas, mangueiras, válvula termostática,etc.
    Levante a carroceria +/- 2 polegadas através de calços PU(ajuda na refrigeração do motor).
    Adapte um intercooler.
    Com o sistema de arrefecimento revisado e limpo use o aditivo recomendado na proporção correta com água desmineralizada ou destilada.
    Se for manter o motor em sua forma original, verifique e calibre a pressão da turbina para 0,5Kg.
    Procure manter o RPM em torno dos 3.000 ou abaixo, salvo quando for necessário para ultrapassar ou situações extremas(por pouco tempo).
    Fique sempre de olho nos instrumentos(temperatura, pressão de óleo e da turbina).
    No meu modo de sentir, o sistema de ar condicionado do JPX ajuda a complicar seu sistema de arrefecimento.
    Se ele tiver AC e for necessário os cuidados terão que ser redobrados. O melhor é que não tenha aquele condensador na frente do radiador porque obstrui a passagem de ar natural em velocidades de cruzeiro. Além disso, o compressor também exige mais do motor.
    O meu JPX militar com motor XUD "melhorado", turbina Garret com 0,8kgs e intercooler, sem Ar Condicionado, pneus equivalente ao ao 32", em velocidade de 60 a 100 Kms/h em rodovia reta, ou quase, mantém a temperatura em torno dos 82º e não liga as ventoinhas, o que leva crer que a ventilação natural que passa pelo radiador já é suficiente(existe um defletor original na frente e embaixo do radiador).
    Essas são algumas medidas, mas podem haver outras, dependendo da situação atual do motor ou do que for melhorado nele.

    Abs.

    Andrejur


    Citação Postado originalmente por Caiogaucho Ver Post
    André,
    Considerando um com motor bem cuidado e original, quais as medidas que deveria tomar preventivamente?

    abs
    Andrejur

  • #9
    Usuário Avatar de Caiogaucho
    Entrada
    24/10/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    63
    Posts
    1,823
    Agradecimento: 1
    André,

    Obrigado pelo verdadeiro "tratado" exposto. Será determinante para minha decisão.

    Valeu!!

    Abs

  • #10

    Xud...

    Caio,
    os posts ficam aqui para muito gente ler então vou expor meu ponto de vista, mesmo talvez já sendo tarde para a sua decisão.
    Xud é ruim, esquenta, dá dor de cabeça, etc etc etc...foi o que eu sempre ouvi. Tenho o meu JPX 1994 com o motor original, mas confesso que tive que mexer sim - para resolver o péssimo estado de manutenção que o jipe estava quando comprei. Junta metálica, cabeçotes rrebaixados para diminuir a taxa de compressão, duas ventoinhas e um senhor radiador....mas o turbo é original, caixa é a mesma e aquela suspensão deliciosa do Jota que nenhum outro carro tem.

    Eu considero que apesar dessas modificações meu Xud é original, pois vc abre o capô e vê um "Xud"...e ouve o barulho de um "Xud". Isso já se passaram mais de 3 anos e estou satisfeitíssimo com meu jota. Tanto que estou tirando uma ferrugenzinha daqui, mudando um visual acolá....mas no motor não mexo mais de jeito nenhum...só mantenho a manutenção para que ele fique como está por anos e anos.

    É um excelente carro, que me dá um prazer imenso e um orgulho por te-lo quase todo original, e uma pontinha de felicidade quando vejo as pessoas pararem na rua para olhar a viatura. Esses dias parei do lado de um ônibus escolar e a criançada colou o nariz no vidro acompanhado daquele "oollllhhaaaaaa que legallll". Sinceramente - nunca vi fazerem isso com um troller, ou com uma land.
    Por isso, vai fundo no Xud ainda mais se é para vc curtir. Agora, se vc vai fazer rally, meter em trilha, esquece o Xud e passa para uma motorização monstro.

    Abração



    Citação Postado originalmente por Caiogaucho Ver Post
    André,

    Obrigado pelo verdadeiro "tratado" exposto. Será determinante para minha decisão.

    Valeu!!

    Abs

  • #11
    Usuário Avatar de Leonardo Truccolo
    Entrada
    24/08/2003
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Idade
    48
    Posts
    544
    Agradecimentos: 0
    Eu tive dois Jotas, os dois 94. Um eu usava direto pra ir pra faculdade, ia pra praia td fim de semana, e fazia trilha sempre. Nunca tive problema de aquecimento com ele. Tive que abrir o motor duas vezes, uma pq entortou uma biela devido a um calço hidráulico e outra pq arrebentou a correia de comando. No outro Jota, era um conversível, muito inteirão tb, mas não tinha turbo, não sei se veio assim de fábrica ou se tiraram. Esse tb nunca teve problema de aquecimento, foi até Floripa com ele, era mais lento um pouco, mas andava bem na estrada, numa média de 90 a 100 km/h. Qdo tu andar num Jota, tu nunca mais vai querer andar de Willys, Samurai ou outro Jipe com feixe de mola. Jota parece um carro.

    Abs
    Leonardo Truccolo
    SW4 94
    Samurai 93

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ranger 4X4 V6 em trilhas pesadas!
      Por Vinicius Hauagge no fórum Ford
      Respostas: 30
      Última resposta: 15/02/2019, 17:20
    2. Engesa em trilhas pesadas
      Por Leonardo Uller no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 3
      Última resposta: 07/07/2011, 11:03
    3. Respostas: 15
      Última resposta: 05/11/2009, 08:53
    4. Respostas: 4
      Última resposta: 19/10/2009, 09:53
    5. SW4 para trilhas pesadas
      Por andrerusso no fórum Toyota
      Respostas: 10
      Última resposta: 13/04/2009, 13:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade