x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18

Tópico: Temperatura jota

  • #1

    Angry Temperatura jota




    Boa noite.

    Sabado fiz trilha com o jota e foi tranquilo, voltei para casa o carro na temperatura normal.

    Domingo de manhã dei uma olhada na água do carro e achei que estava abaixo do nivel e completei, quando fui ver estava quatro dedos acima do nivel maximo. (cagada minha)


    Rodei com o carro e vi que ele aqueceu um pouco mais que o normal.

    Estou desconfiado de duas coisas, ou por rodar com o limite de agua bem acima do nivel maximo ele aqueceu um pouco (Sei lá sem espaço para pressão ou etc... ?)

    pelo fato de misturar aditivos. (sim eu fiz essa cagada e fiz umas misturebas )

    Alguem sabe confirmar ? Ou isso é coisa da minha cabeça ?

    Obs: as duas ventoinhas ligam, a agua não apresenta mistura de óleo o óleo do motor está ok e não desce uma gota de água. Está tudo vedado corretamente.


    Motor AP 1.9 TDI.


    Abraços !

  • #2
    Usuário Avatar de JJVET
    Entrada
    27/09/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    293
    Agradecimento: 1
    ve se ajuda...

    verifique a bomba d' água...

    RANGER 2.8 FERVENDO
    Mahindra CD 4x4 2009 diesel - 265x70x16 mud - Easy traction - guincho 9500xs - Body Lift de 2" - VHF Icom 2820 - PU2KGK -Snorkel

  • #3
    Citação Postado originalmente por JJVET Ver Post
    ve se ajuda...

    verifique a bomba d' água...

    RANGER 2.8 FERVENDO

    Acho que não é, a água está circulando normalmente entre o radiador e o motor.

  • #4
    Usuário Avatar de JJVET
    Entrada
    27/09/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    293
    Agradecimento: 1
    verificou:
    as aletas do radiador...
    as mangueiras...
    o termostato...
    a tampa do radiador...
    parte elétrica da ventoinha... (cebolão)

    agota os mais caros...
    bomba do diesel...
    juntas de cabeçote...
    trinca de cabeçote...
    Mahindra CD 4x4 2009 diesel - 265x70x16 mud - Easy traction - guincho 9500xs - Body Lift de 2" - VHF Icom 2820 - PU2KGK -Snorkel

  • #5
    Usuário Avatar de MARCOS AFONSO
    Entrada
    20/03/2008
    Local
    guarulhos/SP
    Idade
    67
    Posts
    469
    Agradecimentos: 2
    EDGAR,

    se passou em atoleiro, pode estar com o radiador sujo de barro, que impede a correta troca de calor.

    abraços.......

  • #6
    Citação Postado originalmente por MARCOS AFONSO Ver Post
    EDGAR,

    se passou em atoleiro, pode estar com o radiador sujo de barro, que impede a correta troca de calor.

    abraços.......
    Domingo de manhã eu passei a vap no radiador e caiu bastante barro e mesmo assim deu uma esquentada...

    Pode ser a bomba da água, radiador entupido (mesmo passando a vap ?) ou valvula termostatica travou fechada acredito eu.

    De qualquer jeito mandei para o meca dar uma olhada.

  • #7
    Usuário Avatar de Tocha
    Entrada
    19/05/2009
    Local
    Taubaté - SP/SP
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Edgar,
    Também tenho um JPX com motor AP 1.9 diesel.
    Em primeiro lugar como foi dito acima, verifique o radiador quanto a possível vedação das aletas por sujeira após a trilha. caso isso tenha ocorrido lave o radiador com cuidado para não danificar as aletas.
    Verifique vazamentos no radiador, o meu apresentou vazamento porém só quando quente e pressurizado, com o motor frio não vazava nada, quase fiquei louco procurando como sumia a agua do tanque de expansão.
    Neste caso você deve pressurizar o radiador para verificar vazamentos, aconselho a levar numa firma especializada.
    Verifique a tampa/válvula do tanque de expansão, caso esteja abrindo antes do projetado ela pode causar aquecimento.
    Nas oficinas eles tem uma bomba de teste para verificar a abertura desta válvula.
    Quanto a ter colocado agua e aditivo acima do especificado, isto não é recomendado, porém quando o motor estiver quente e pressurizado esta válvula da tampa do tanque de expansão esta projetada para abrir e deixar o excesso de agua e pressão sairem, seria como uma panela de pressão.
    Verifique o funcionamento das ventoinhas elétricas, caso sejam duas verifique se ambas estão funcionando.
    Verifique o aterramento do marcador de temperatura caso seja elétrico, a falta de aterramento causa diferença na marcação do ponteiro de temperatura. É fácil verificar, quando as ventoinhas ligam o ponteiro sobe ou quando os farois são ligados alto/baixo ele também sobe marcando a mais.
    Caso seu marcador seja elétrico recomendo instalar um marcador de temperatura mecânico/bulbo é barato e fácil instalar você pode utilizar os dois. Compre um T do kit verão do tempra e instale na mangueira de sáida do cabeçote o mais próximo possível do cabeçote para coletar a temperatura mais alta possível da agua.
    Como não existe agua no óleo ou óleo na agua e o motor não ferve, o problema deve estar nas respostas acima.
    Sds
    Rodrigo

  • #8
    Citação Postado originalmente por Tocha Ver Post
    Edgar,
    Também tenho um JPX com motor AP 1.9 diesel.
    Em primeiro lugar como foi dito acima, verifique o radiador quanto a possível vedação das aletas por sujeira após a trilha. caso isso tenha ocorrido lave o radiador com cuidado para não danificar as aletas.
    Verifique vazamentos no radiador, o meu apresentou vazamento porém só quando quente e pressurizado, com o motor frio não vazava nada, quase fiquei louco procurando como sumia a agua do tanque de expansão.
    Neste caso você deve pressurizar o radiador para verificar vazamentos, aconselho a levar numa firma especializada.
    Verifique a tampa/válvula do tanque de expansão, caso esteja abrindo antes do projetado ela pode causar aquecimento.
    Nas oficinas eles tem uma bomba de teste para verificar a abertura desta válvula.
    Quanto a ter colocado agua e aditivo acima do especificado, isto não é recomendado, porém quando o motor estiver quente e pressurizado esta válvula da tampa do tanque de expansão esta projetada para abrir e deixar o excesso de agua e pressão sairem, seria como uma panela de pressão.
    Verifique o funcionamento das ventoinhas elétricas, caso sejam duas verifique se ambas estão funcionando.
    Verifique o aterramento do marcador de temperatura caso seja elétrico, a falta de aterramento causa diferença na marcação do ponteiro de temperatura. É fácil verificar, quando as ventoinhas ligam o ponteiro sobe ou quando os farois são ligados alto/baixo ele também sobe marcando a mais.
    Caso seu marcador seja elétrico recomendo instalar um marcador de temperatura mecânico/bulbo é barato e fácil instalar você pode utilizar os dois. Compre um T do kit verão do tempra e instale na mangueira de sáida do cabeçote o mais próximo possível do cabeçote para coletar a temperatura mais alta possível da agua.
    Como não existe agua no óleo ou óleo na agua e o motor não ferve, o problema deve estar nas respostas acima.
    Sds
    Rodrigo
    Olá Rodrigo.

    Então o reservatório de expansão foi trocado por um zero.

    Ele não baixa água, rodei com ele e depois do motor esfriar estava marcando certinho.

    Se estivesse furado ficaria baixando água certo ?

    As ventoinhas estão armando as 2 normalmente e o medidor de temperatura já está na saída de água mais quente do motor. Foi feito uma adaptação e ficou muito bom.


    Mandei para o mecânico, ele vai retirar o radiador e verificar e ver outras coisas.

    A bomba de água, até aonde me lembro de olhar estava circulando água normalmente no reservatório.,

  • #9
    Usuário Avatar de Tocha
    Entrada
    19/05/2009
    Local
    Taubaté - SP/SP
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Edgar,
    Este radiador esta realmente limpo? Não acredito que seja bomba d'agua porque neste caso o motor superaquecia.
    Como você trocou o tanque de expansão e a agua não esta abaixando, tenho uma pergunta a fazer?
    No meu JPX por falta de espaço o tanque de expansão ficou um pouco abaixo do nível superior do radiador, portanto para completar totalmente o nível com agua após a troca do radiador, eu tive que colocar o JPX em desnível, ou seja com a frente para baixo, possibilitando o enchimento total do radiador retirando todo o ar, entendeu?
    Bem para finalizar teste o radiador enviando numa empresa especializada, para efetuar teste de pressão, limpeza completa com varetamento dos dutos.
    Outra pergunta, qual o tamanho do seu radiador? Comprimento, largura e espessura? O meu é 700x37x30 milimetros, é o radiador da quantum com a/c.
    Esta pergunta não tem nada haver, é só curiosidade uma vez que o motor não aquecia anteriormente.
    Sds
    Tócha

  • #10
    Citação Postado originalmente por Tocha Ver Post
    Edgar,
    Este radiador esta realmente limpo? Não acredito que seja bomba d'agua porque neste caso o motor superaquecia.
    Como você trocou o tanque de expansão e a agua não esta abaixando, tenho uma pergunta a fazer?
    No meu JPX por falta de espaço o tanque de expansão ficou um pouco abaixo do nível superior do radiador, portanto para completar totalmente o nível com agua após a troca do radiador, eu tive que colocar o JPX em desnível, ou seja com a frente para baixo, possibilitando o enchimento total do radiador retirando todo o ar, entendeu?
    Bem para finalizar teste o radiador enviando numa empresa especializada, para efetuar teste de pressão, limpeza completa com varetamento dos dutos.
    Outra pergunta, qual o tamanho do seu radiador? Comprimento, largura e espessura? O meu é 700x37x30 milimetros, é o radiador da quantum com a/c.
    Esta pergunta não tem nada haver, é só curiosidade uma vez que o motor não aquecia anteriormente.
    Sds
    Tócha
    Cara o lance da água é igual ao meu rsss

    O radiador é original do JPX, cabe uns 8 litros de água. Pega a frente inteira dele.

    O mecânico vai desmontar todo o radiador dele para ver ...

    Esse dei uma olhada nos marcadores de temperatura mecânico/bulbo

    surgiu a questão:

    O marcador mecânico eu coloco o sensor aonde? No cabeçote? Como eu fixo ele lá ?

    E o Bulbo? Aonde é fixado?

    Abraços

  • #11
    Usuário Avatar de Tocha
    Entrada
    19/05/2009
    Local
    Taubaté - SP/SP
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Edgar,
    Para instalar o marcador mecânico, você tem que comprar um Tdo tempra, conhecido como kit verão do tempra.
    Nada mais é do que um T de latão, onde em duas extremidades são colocadas as mangueiras e numa saída tem rosca para a instalação de um termostato do radiador, conhecido como cebolinha, com isso a ventoinha era acionada antecipadamente uma vez que temperatura da agua subia muito mais rápido na mangueira de saída de agua do cabeçote do que no radiador.
    A mangueira de saída de agua do cabeçote deve ser cortada o mais próximo possível do cabeçote desde de que permita a instalação do T, sendo que o bulbo vai ser instalado neste T através da adapatação de um niple para que o bulbo possa ser rosqueado, o relógio você instala no painel onde preferir.Com isso você ficará com dois marcadores de temperatura um elétrico e um mecânico.
    Sds
    Tócha

  • #12
    Usuário Avatar de wilson ghetti
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,401
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Edgar Caldeira Ver Post
    Cara o lance da água é igual ao meu rsss

    O radiador é original do JPX, cabe uns 8 litros de água. Pega a frente inteira dele.

    O mecânico vai desmontar todo o radiador dele para ver ...

    Esse dei uma olhada nos marcadores de temperatura mecânico/bulbo

    surgiu a questão:

    O marcador mecânico eu coloco o sensor aonde? No cabeçote? Como eu fixo ele lá ?

    E o Bulbo? Aonde é fixado?

    Abraços
    Edgar, esse bulbo que o Tocha está falando é JUSTAMENTE O QUE ESTÁ INSTALADO NELE, para que instalar outro relógio de mercurio, quando foi instalado, foi na saida de agua quente do motor com esse T do tempra...não sei qual a sua duvida, pois já te expliquei N vezes. Tocha, esse J já tem o marcador de mercurio do caminhão mercedes- benz e foi eu que adaptei, ele marca a agua quente que sai do motor, a cebolinha que aciona as ventoinhas está instalada logo abaixo da entrade de agua quente no radiador. O radiador é o original, foi feito uma revisão em dezembro/11.

    Abraços.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Farol do Jota
      Por ricardolm no fórum JPX
      Respostas: 16
      Última resposta: 01/04/2008, 11:54
    2. Jota 95
      Por Augusto Braga no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 5
      Última resposta: 07/02/2008, 00:03
    3. Jota com AP 2.0 alc
      Por manolo no fórum JPX
      Respostas: 0
      Última resposta: 28/08/2006, 20:00
    4. AP ou V6 no Jota?
      Por leogc no fórum JPX
      Respostas: 29
      Última resposta: 09/01/2006, 23:13
    5. Temperatura da Água vs Temperatura do Óleo
      Por Fábio no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 2
      Última resposta: 22/04/2004, 11:00

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade