A um tempo já venho pesquisando na internet o AWSHIFTING que é um sistema simples que faz com que vários automóveis automáticos com módulos eletrônicos de comando de marchas tenham um pequeno circuito agregado que permita a troca de marcha manual como tiptronic (system porche)
Nos EUA na década passada a empresa AWSHIFT vendia largamente Kits que comunham um módulozinho + um Joystick que eram ligados as T.C.U. (módulo de controle da caixa) das cherokee sport e bingo ganhava-se um tip tronic com opcional de travar o conversor de torque da segunda marcha para cima. Abaixo link de modelo usado para venda (já vendido) nos EUA: http://www.naxja.org/forum/showthread.php?t=938637
O Fabricante cujo site é citado: www.awshifting.com faz muito tempo que está com site fora do ar e não consigo encontrar nem contato nem novo site do mesmo.
Percebi também que os americanos postam várias receitas de como fazer seu tiptronic em casa com baixíssimo custo (coisa de menos de R$100,00) os quais postarei todos arquivos resultado de minha pesquisa como anexo neste tópico.
Inclusive tem uns vídeos de YOUTUBE (antigos) que mostram o funcionamento:
-Tem mais alguém que queira colocar um cambio tiptronic na sua cherokee fazendo o projeto?
-Alguem já fez?
-Não é estranho que não tenha para vender em lugar nenhum e a empresa que inventou (acho) tenha desaparecido? Será que não tem efeitos colaterais descobertos só depois e o assunto morreu?
-Travar o conversor de torque da segunda para cima não seria perfeito por evitar a patinação (tô com problema de excesso de patinação e pressão de óleo..etc)? tem efeitos colaterais?
-Se é tão simples porque todo mundo não tem?
-Onde fica a porra do T.C.U??? que desmontei todo porta luvas (diz que é atrás) e não achei o maldito.
-Samukanvaaasss..dá uma mão aí!!! tu tem, é bom? qual o mistério se parece tão simples?
-Tô indo para os EUA dia 04/02 e volto dia 16/02 se souberem onde tem lá posso trazer para mim e para mais alguem, lá era de 100 a 150 dolares, mas não acho em lugar nenhum lá...só anuncios antigos.
-Ou vamos fazer o nosso tupiniquim aqui? quem é parceiro?
Não acho que tenha efeito colateral... simplesmente vc vai ter a opção de fazer as trocas manualmente, desde que não faça ligação errada e ponha fogo em tudo... rsrsrs
Acho que só não tem mais adeptos pq o pessoal tem medo de fazer adaptações e dar pau em alguma coisa, é o mesmo caso do kit flex, pura falta de conhecimento, mas cada um é cada um.
Eu concordo mas ainda tô caçando o T.C.U (módulo que controla caixa automática onde tem que cortar os fios) que diz que fica atrás do porta luvas e não achei o desgraçado...se alguém vir por ai me avisa onde foi parar. abraço
Eu concordo mas ainda tô caçando o T.C.U (módulo que controla caixa automática onde tem que cortar os fios) que diz que fica atrás do porta luvas e não achei o desgraçado...se alguém vir por ai me avisa onde foi parar. abraço
Agora pegou.... tem certeza que é atrás do porta luvas ???? Eu nunca mexi TCU, mas lembro de ter lido alguma coisa sobre o TCU ou algum rele ficar embaixo do painel do lado do motorista, à esquerda, mas não tenho certeza, posso estar confundido com algum outro componente.