x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/08/2018
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    61
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Qual a caixa da tração que equipa a cheroke sport diesel ano 2000/2001




    Boa tarde
    Sou novo aqui, gostaria da ajuda dos mais experientes com uma situação que tenho na minha Cheroke, quando comprei ela estava com a tração desligada, o vendedor me disse que tinha arrebentado a corrente.
    Por inexperiência, mandei arrumar num "mechanico" aqui de Porto Alegre, ele me disse que era mais fácil trocar a caixa e colocar uma outra funcionando que trocar a corrente, cai na conversa.
    Ficou funcionando, mas somente em duas funções, 4x4 sempre e 4x4 reduzida, o 4x2 não funciona.

    Aleguei que estava errado, pois ela não é assim, não tem tração integral, este modelo tem as 3 funções, o 4x2, o 4x4 normal e o 4x4 reduzida, mas ele disse que a caixa que estava nela era igual, que era assim mesmo, bla, bla

    a caixa que ele colocou e uma 249J, alguém sabe qual a caixa correta que equipa este modelo ??? ou o "mechanico" que não soube fazer o serviço e a 249J tem todas as funções ???

    Fico no aguardo dos amigos.

    Abç

  • #2
    Usuário
    Entrada
    27/07/2012
    Local
    Guaíba/RS
    Idade
    35
    Posts
    6
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por EPGomes Ver Post
    Boa tarde
    Sou novo aqui, gostaria da ajuda dos mais experientes com uma situação que tenho na minha Cheroke, quando comprei ela estava com a tração desligada, o vendedor me disse que tinha arrebentado a corrente.
    Por inexperiência, mandei arrumar num "mechanico" aqui de Porto Alegre, ele me disse que era mais fácil trocar a caixa e colocar uma outra funcionando que trocar a corrente, cai na conversa.
    Ficou funcionando, mas somente em duas funções, 4x4 sempre e 4x4 reduzida, o 4x2 não funciona.

    Aleguei que estava errado, pois ela não é assim, não tem tração integral, este modelo tem as 3 funções, o 4x2, o 4x4 normal e o 4x4 reduzida, mas ele disse que a caixa que estava nela era igual, que era assim mesmo, bla, bla

    a caixa que ele colocou e uma 249J, alguém sabe qual a caixa correta que equipa este modelo ??? ou o "mechanico" que não soube fazer o serviço e a 249J tem todas as funções ???

    Fico no aguardo dos amigos.

    Abç
    Ele colocou uma caixa de tração da Grand Cherokee (249), que é 4x4 permanente.
    Para a cherokee Diesel, o correto seria a NP 231 que possui 4x2, 4x4 part time e 4x4 reduzida.

    A NP 242 também serviria (tem que ver se o comprimento e o número de dentes do eixo de entrada é compatível), é a que vem nas cherokees automáticas e possui além das funções da 231, também a função 4x4 full time, que pode ser utilizada em qualquer terreno, enquanto a 4x4 part time (único modo presente na NP 231) só permite o uso em piso escorregadio, por não conter diferencial central.

    Em resumo, agora sua Cherokee possui tração integral, o que não é muito ruim, tirando o fato de você não poder fazer zerinhos mais kkkk

  • #3
    Usuário Avatar de klaus motta
    Entrada
    01/09/2005
    Local
    niteroi/RJ
    Idade
    50
    Posts
    399
    Agradecimentos: 0
    amigo tenho uma cherokee laredo diesel ano 2000 e ela é 4x4 ou 4x4 reduzida.Não possui a opção 4x2

  • #4
    Usuário
    Entrada
    20/08/2018
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    61
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Henrique

    Inicialmente grato pela resposta e explicações.

    Mas se entendi bem, a NP242 seria uma opção melhor ???

    Você sabe onde posso encontrar estas caixas, a NP 231 e/ou a NP249 ??

  • #5
    Usuário
    Entrada
    20/08/2018
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    61
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Klaus

    Conforme a resposta do Henrique, colocaram na minha a caixa que é da tua.

    Abç

  • #6
    Usuário Avatar de Palozo
    Entrada
    22/11/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    47
    Posts
    73
    Agradecimentos: 0
    Bom dia meus caros.

    O "normal" para o mercado brasileiro é:

    Cherokee Sport 4x2 com 4x4 Part Time

    Grand Cherokee Laredo/Limited sem 4x2 com 4x4 Full Time.

    Fora esses padrões existem "aberrações" de fábrica como por exemplo ZJ sem caixa de tração e WJ também sem caixa de tração, ambas funcionando igual Dodge Dakota/Caminhão Accelo. Fuçando no OLX vocês podem encontrar essas versões.

    A minha Sport é ano 2006 à gasolina 3.7 V6 mas felizmente segue o padrão normal da linha Cherokee. É 4x2 com 4x4 Part Time só para pisos sem aderência. É uma caixa excelente, pelo menos pra mim...

    Para você corrigir sua querida XJ você terá que tentar achar uma caixa NP231/239 como já foi aconselhado acima, das seguintes maneiras:

    1- entrar em contato com o pessoal da Rockauto (RockAuto) para ver se eles te vendem uma NP 231 aceitando a sua 249 como parte do pagamento (é possível mas vc terá que falar com os caras e eles não falam português). Vou logo avisando: é caro porque as caixas que eles vendem são semi-novas. Pode tentar fazer o mesmo no Mercado Livre. A caixa das Durango 4x4 antigas podem servir (confirme antes de comprar).
    Houve uma época que Hilux manual usava o mesmo cambio manual da XJ (o famoso AX15) portanto existe uma chance mínima desses carros compartilharem a mesma caixa de tração. Se achar uma dessas, mais uma vez confirme antes de comprar. Ou;

    2- Entrar no fórum da NAXJA (North America XJ Association), me parece que tem um tutorial lá ensinando como transformar uma caixa full time em part time ou vice-versa. Isso seria a solução menos cara caso você achasse alguém que realmente entenda dessas caixas.

    Boa sorte
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário
    Entrada
    27/07/2012
    Local
    Guaíba/RS
    Idade
    35
    Posts
    6
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por EPGomes Ver Post
    Bom dia Henrique

    Inicialmente grato pela resposta e explicações.

    Mas se entendi bem, a NP242 seria uma opção melhor ???

    Você sabe onde posso encontrar estas caixas, a NP 231 e/ou a NP249 ??
    Se sua Cherokee sport é automática, a caixa de tração original é a NP242J.
    Se sua cherokee sport é Manual ou Diesel, a caixa de tração original é a NP231J.

    Essas duas caixas de tração são intercambiáveis a depender do ano de fabricação pois muda o comprimento do eixo de entrada. Mas é sim possível botar uma NP242 numa Cherokee manual e uma NP231 numa Cherokee automática apenas trocando o eixo de entrada.

    A NP242 tem uma opção legal que é o 4x4 full time, onde você pode usar a tração 4x4 em alta velocidade e em pisos não tão escorregadios. A NP231 só possui 4x4 part time e não pode ser usada a tração no asfalto, por exemplo.

    Pra você entender:
    NP242:


    NP231:

  • #8
    Usuário
    Entrada
    20/08/2018
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    61
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Henrique

    Você sabe onde posso encontrar uma destas caixa aqui pela região e um mecânico com conhecimento para instalar ?

  • #9
    Usuário
    Entrada
    27/07/2012
    Local
    Guaíba/RS
    Idade
    35
    Posts
    6
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por EPGomes Ver Post
    Bom dia Henrique

    Você sabe onde posso encontrar uma destas caixa aqui pela região e um mecânico com conhecimento para instalar ?
    Aí é mais complicado... A caixa tem que peregrinar nos ferros velhos procurando... já o mecânico esse sim é difícil de recomendar, heheh.

    Boa sorte na procura. De repente desapega e fica com a 249J mesmo... não sei se vale a pena o investimento que você vai ter que fazer agora, apenas para ter 4x2 novamente...

  • #10
    Usuário
    Entrada
    20/08/2018
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    61
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Pois é, mas andar com a 249J no dia a dia não dá, fica muito complicado manobrar, já mandei tirar o cardam da tração

  • #11
    Usuário
    Entrada
    06/11/2023
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    53
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Cherokee existe somente 4x2 de fabrica? Qual ano modelo?

    Amigo, voce sabe se a cherokee existe somente 4x2 de fabrica? Qual ano modelo?


    Citação Postado originalmente por epgomes Ver Post
    boa tarde
    sou novo aqui, gostaria da ajuda dos mais experientes com uma situação que tenho na minha cheroke, quando comprei ela estava com a tração desligada, o vendedor me disse que tinha arrebentado a corrente.
    Por inexperiência, mandei arrumar num "mechanico" aqui de porto alegre, ele me disse que era mais fácil trocar a caixa e colocar uma outra funcionando que trocar a corrente, cai na conversa.
    Ficou funcionando, mas somente em duas funções, 4x4 sempre e 4x4 reduzida, o 4x2 não funciona.

    Aleguei que estava errado, pois ela não é assim, não tem tração integral, este modelo tem as 3 funções, o 4x2, o 4x4 normal e o 4x4 reduzida, mas ele disse que a caixa que estava nela era igual, que era assim mesmo, bla, bla

    a caixa que ele colocou e uma 249j, alguém sabe qual a caixa correta que equipa este modelo ??? Ou o "mechanico" que não soube fazer o serviço e a 249j tem todas as funções ???

    Fico no aguardo dos amigos.



    Amigo, voce sabe se a cherokee existe somente 4x2 de fabrica? Qual ano modelo?

    Abç

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pajero sport 2.8 diesel....2000/2001
      Por Dalmiro no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 15/05/2017, 22:18
    2. Cheroke XJ - Esquema de Tração 4x4
      Por RafaTR4 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 5
      Última resposta: 21/04/2016, 20:44
    3. FORD EXPLORER LIMITED 2000/2001 x PAGERO SPORT 2000/2001 x PAGERO IO 2000/2001.
      Por LucianoCtba no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 3
      Última resposta: 12/04/2010, 21:17
    4. Vendo Cherokee Sport Diesel preta 2000/2001
      Por FBOGHO no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 7
      Última resposta: 18/04/2009, 13:24

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade