x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/01/2016
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    42
    Posts
    48
    Agradecimento: 1

    Porque a Cherokee é considerado uma bomba?




    Olá galera.
    Sempre fiquei curioso porque é considerado a Cherokee uma bomba mecânica, qualquer momento pronto para explodir e sempre deixar na mão?
    Já perguntei para 3 mecânicos, me falaram que a manutenção é cara e sempre problemática devido a alta quantidade de sensores que o veículo tem. Em resumo, falta de mão de obra qualificada e dificuldade de peças disponíveis no mercado brasileiro.

    De fato pesquisando na OLX o veículo tem um preço baixíssimo com todo o conforto que oferece comparado os pé de chinelo brasileiro da mesma categoria.

    Li na internet até os americanos que gostam de adaptar esse motor, saca tudo fora e adapta um carburador quadrijet e bora funcionar em um hotrod. No Brasil nunca vi nada adaptado num Jeep por exemplo, parcamente o motor Vortec V6 que fazem um misto quente mantêm parte da central eletrônica original para fazer a ignição e coloca um carburador weber em cima.

    Pelo preço de uma dessas, seria possível desmanchar várias peças e adaptar num jeep ou um Opala e fazer um bicho bem monstrengo. É possível rodar esse motor sem a instrumentação? Pensei por etapas... Primeiro rodar de forma puramente mecânica distribuidor + carburador duplo. Depois próxima etapa adaptar uma injeção eletrônica programável.

    A injeção original acredito que será bem complicado de reutilizar devido a dificuldade de encontrar a documentação.

  • #2
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Essas opiniões de mecânicos nem sempre refletem a realidade geral.
    Nunca tive Cherokee, mas vejo muitas sendo utilizadas em trilhas e viagens sem problema algum (pelo menos o modelo Sport - XJ).
    Curiosamente, já presenciei mais Toyota SW4 com quebra grave (pivô da susp dianteira que faz cair a roda) do que Cherokees. Isso exemplifica o quano o senso comum pode ser impreciso e sujeito a casuística.
    Por outro lado, um veículo com mais de 20 anos de uso é sempre propenso a problemas elétricos, principalmente se o motor tiver sido lavado com frequencia usando produtos corrosivos (Solupan e similares).
    Também não vejo os donos se queixando de falta de peças, porém se for esse o caso, existe a possiblidade de substituir todo o sistema por uma injeção Fueltech ou Pandoo com ótimos resultados de rendimento e confiabilidade.
    Definitivamente, essa percepção de que esse modelo é uma bomba está equivocada.
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Posts
    1,510
    Agradecimentos: 5
    Como qualquer carro importado com 20 anos se você pegar um modelo surrado será uma bomba.
    Não por ser uma cherokee, mas por causa da falta de manutenção correta...

    Ela é um ótimo carro, simples (acredite ou não) e confiável, o motor dela ganhou o best engine!

    Sobre colocar um carburador, acho fria...carburador é ruim em qualquer situação hahaha
    Adapta o chicote original e pronto.

    Abraços,
    Murilo Beltrame

  • #4
    Usuário Avatar de Gadelha
    Entrada
    23/02/2007
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    51
    Posts
    455
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por rodrigoevaldo Ver Post
    Olá galera.
    Sempre fiquei curioso porque é considerado a Cherokee uma bomba mecânica, qualquer momento pronto para explodir e sempre deixar na mão?
    Já perguntei para 3 mecânicos, me falaram que a manutenção é cara e sempre problemática devido a alta quantidade de sensores que o veículo tem. Em resumo, falta de mão de obra qualificada e dificuldade de peças disponíveis no mercado brasileiro.

    De fato pesquisando na OLX o veículo tem um preço baixíssimo com todo o conforto que oferece comparado os pé de chinelo brasileiro da mesma categoria.

    Li na internet até os americanos que gostam de adaptar esse motor, saca tudo fora e adapta um carburador quadrijet e bora funcionar em um hotrod. No Brasil nunca vi nada adaptado num Jeep por exemplo, parcamente o motor Vortec V6 que fazem um misto quente mantêm parte da central eletrônica original para fazer a ignição e coloca um carburador weber em cima.

    Pelo preço de uma dessas, seria possível desmanchar várias peças e adaptar num jeep ou um Opala e fazer um bicho bem monstrengo. É possível rodar esse motor sem a instrumentação? Pensei por etapas... Primeiro rodar de forma puramente mecânica distribuidor + carburador duplo. Depois próxima etapa adaptar uma injeção eletrônica programável.

    A injeção original acredito que será bem complicado de reutilizar devido a dificuldade de encontrar a documentação.
    Colega, você ouviu grandes besteiras.
    Americano adora Cherokee Sport (Jeep Cherokee XJ - 6 cilindros em linha).
    Para esse carro, essa história de carburador não procede.

    Tenho esse carro há 11 anos. Se fizer a manutenção corretamente, não dá problema. Sensores são fáceis de encontrar.
    99 de 100 mecânicos vão falar coisas estúpidas sobre esse carro. Completa ignorância.

    T+

  • #5
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Rodrigo, boa noite;
    Endosso cada palavra dos colegas, talvez o modelo limited que é V8 e tem muita eletrônica embarcada pode dar alguma dor de cabeça, mas mais por conta de falta de manutenção e uso de jeitinho com peças de outros veículos que propriamente um problema do próprio carro, já o modelo sport, por ter menos eletrônica, dá menos problema ainda. A minha já está na maioridade (+ 18) e nunca deu nenhum problema sério, pelo contrário, quando tive algum problema (como o de freio) foi por conta de mecânicos que não sabiam mexer na viatura. Já fiz viagens de 2300 km em 3 dias sem nenhuma problema, tenho total confiança no veículo, (só perdendo para meu willys por saber desmonta-lo todinho e resolver qualquer problema sem mecânico, hehehe) uma viatura de 1999 já com air-bag, ar, travas, som, DH, Câmbio, VE, banco couro, motorzão etc que em outro veículo seria uma fortuna e para poucos. Estou muito satisfeito com o carro e mesmo sem alterações, já impressionou a minha mulher por ter passado em um estrada precária para um sítio meu onde eu nem via a estrada devido o mato e nem reclamou, com câmbio na posição 1-2 e tração full-time ligada, eu adoro esse carro!
    Então, resumindo, manutenção em dia e uso de peças legítimas (rockauto, etc) é carro pra toda a vida.
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Rodrigo, boa noite;
    Endosso cada palavra dos colegas, talvez o modelo limited que é V8 e tem muita eletrônica embarcada pode dar alguma dor de cabeça, mas mais por conta de falta de manutenção e uso de jeitinho com peças de outros veículos que propriamente um problema do próprio carro, já o modelo sport, por ter menos eletrônica, dá menos problema ainda. A minha já está na maioridade (+ 18) e nunca deu nenhum problema sério, pelo contrário, quando tive algum problema (como o de freio) foi por conta de mecânicos que não sabiam mexer na viatura. Já fiz viagens de 2300 km em 3 dias sem nenhuma problema, tenho total confiança no veículo, (só perdendo para meu willys por saber desmonta-lo todinho e resolver qualquer problema sem mecânico, hehehe) uma viatura de 1999 já com air-bag, ar, travas, som, DH, Câmbio, VE, banco couro, motorzão etc que em outro veículo seria uma fortuna e para poucos. Estou muito satisfeito com o carro e mesmo sem alterações, já impressionou a minha mulher por ter passado em um estrada precária para um sítio meu onde eu nem via a estrada devido o mato e nem reclamou, com câmbio na posição 1-2 e tração full-time ligada, eu adoro esse carro!
    Então, resumindo, manutenção em dia e uso de peças legítimas (rockauto, etc) é carro pra toda a vida.
    Tenho 2 XJ´s uma 4.0 manual e uma MWM 2.8 turbo diesel manual - vendo tudo menos essas duas !! Se esses 4x4 de papel aguentassem o que uma XJ aguenta !! A XJ é o Wangler em traje de gala .
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #7
    Usuário
    Entrada
    06/12/2005
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Posts
    648
    Agradecimentos: 9
    Rodrigo, estou na minha quarta Grand Cherokee Limited. Tive 2000, 2004, uma Overland 5.7 2007 e atualmente tenho uma CRD 2009... em 2019 vou pegar uma CRD 2013.

    Cherokee é o SUV com melhor relação custo-benefício no mercado. Se vc ficar pensando só em revenda, nunca terá o carro dos seus sonhos. Já vendi Cherokee com dois dias de anúncio, a última vendi depois de 5 meses. O segredo está numa boa compra, veículo de boa procedência e com bom histórico de manutenção.

    Saí da minha terceira Cherokee, uma Overland 2007 e fui para uma SW4 2012, que desastre!!!... fiquei 8 meses com a SW4, vendi e fui para uma Cherokee Limited CRD 2009 por quase metade do preço e 50cv a mais!!!... que alívio!!!... pois fiquei andando de carroça durante um bom tempo... KKKKKKKKKKK

  • #8
    Usuário Avatar de Palozo
    Entrada
    22/11/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    47
    Posts
    73
    Agradecimentos: 0
    Se você tiver um cartão de crédito vc pode comprar praticamente qualquer peça de Cherokee ou Grand Cherokee pagando média de 40% menos do que se paga por aqui.

    O motor 4.0 (6 cilindros em linha) foi considerado um dos melhores motores fabricados pela indústria automobilística americana, por ser muito confiável, fácil e barato de consertar (obviamente como a maioria dos motores em linha).

    Há quem diga que já foi o melhor motor à gasolina colocado dentro de um Jeep.
    Já tive um desses. Aos 150.000 km andava normal e pedia só a manutenção de rotina (velas, filtros, etc)
    Certa vez um frentista idiota colocou álcool no tanque dele. Pois acredite, nem chegou a acender a luz de falha. Completei com gasolina e fui embora pra casa.

    Tenho uma Liberty hoje. Motor Powertech 3.7 V6 mais moderno, mais tecnologia. Uma boleira de fios dos infernos, mais caro de arrumar também.
    Não vou voltar atrás em relação aos motores porque o Powertech é oferecido aos americanos na versão flexfuel via alterações no software. Não precisa nem chipar. Essas vantagens o velho 6 cilindros em linha não dá mas duvido muito que meu motor dure tanto quanto um 4.0 dura quando é bem tratado.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    07/12/2023
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    49
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Palozo Ver Post

    Tenho uma Liberty hoje. Motor Powertech 3.7 V6 mais moderno, mais tecnologia. Uma boleira de fios dos infernos, mais caro de arrumar também.
    Não vou voltar atrás em relação aos motores porque o Powertech é oferecido aos americanos na versão flexfuel via alterações no software. Não precisa nem chipar. Essas vantagens o velho 6 cilindros em linha não dá mas duvido muito que meu motor dure tanto quanto um 4.0 dura quando é bem tratado.
    Palozo, como é isso de flexfuel?

  • #10
    Cada um tem suas opiniões. A que tive foi o pior carro que já tive. Comprei um veiculo em estado exemplar, nunca gastei tanto com preventiva como com esse carro. resultado, problemas intermináveis de motor, a começar pelos clássicos pistões furando. E aquele cambio pavoroso, mal escalonado e de vidro.
    VAREJERA -J-AP-X Flex

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 2
      Última resposta: 12/05/2018, 01:15
    2. Respostas: 88
      Última resposta: 14/04/2016, 11:25
    3. Respostas: 20
      Última resposta: 04/08/2009, 19:22
    4. Considerado melhor pneu na lama em 2008.
      Por bleles no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 4
      Última resposta: 04/08/2009, 15:04
    5. Porque comprar uma cherokee?
      Por juan felipe no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 56
      Última resposta: 24/05/2009, 22:13

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade