x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário Avatar de gabriel-cj61
    Entrada
    19/10/2010
    Local
    Apucarana/PR
    Posts
    195
    Agradecimentos: 0

    Dúvida com a hélice do motor




    Amigos, estou com uma duvida...
    eu tenho um jeep com motor falcon e ele estava originalmente com uma hélice de 4 pás de ferro, aí quando fui colocar o motor no jeep, vi que essa hélice estava com um trinco e assim foi trocada por uma hélice de 5 pás de plástico! Mas o desenho dela parece que nao é o melhor para empurrar o ar na direção do motor e me parece que essa hélice não realiza bem o trabalho dela, de manter o motor com uma temperatura e não ferver... o que eu quero saber, é: se eu trocar essa de 5 pás por com uma com mais pás e com um desenho melhor e etc etc, vai diminuir a temperatura de funcionamento do motor? ou seja, ele vai trabalhar um pouquinho mais frio?

    valeu, abraços!
    TOYOTA SW4 3.0 TURBO DIESEL 1997
    ex - Jeep Grand Cherokee limited LX 5.9 1998
    Ex - Jeep Willys CJ-5 1961 - Falcon 3.6

  • #2
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Bom dia prezado ! na minha modesta opinião, o fabricante da hélice deve ter efetuado testes no design do produto antes de colocá-lo no mercado, será que realmente é esse o problema ? checou a válvula termostática ? e a distância da hélice ao radiador ? já pensou em colocar um ventilador elétrico ? há vários tópicos sobre isso, boa sorte e um abraço !

  • #3
    Olá Gabriel. Primeiramente te pergunto se voce havia monitorado essa temperatura quando estava com a helice antiga. Segundo: Se vai deixar com helice mecanica (girando pelo funcionamento do motor), sugiro fazer um reparo decente na antiga ou adquirir uma nova igual, mas se quiser resolver o problema, ponha uma helice com motor eletrico. Faço uma ressalva para outros pontos igualmente importantes. O helice não é a coisa mais importante para baixar a temperatura de funcionamento de nenhum motor ok? Será que tua bomba dágua está 100%? verificou se ha sujeira no interior do radiador? e por ultimo como citou o jacimar: o helice deve ficar quase colado no radiador. É mais importante o arrastamento forçado do ar atravez da colmeia do que o ar empurrado para cima do motor. ah, a valvula termostatica, verifica tambem. Um abraço e boa sorte.

  • #4
    Citação Postado originalmente por gabriel-cj61 Ver Post
    Amigos, estou com uma duvida...
    eu tenho um jeep com motor falcon e ele estava originalmente com uma hélice de 4 pás de ferro, aí quando fui colocar o motor no jeep, vi que essa hélice estava com um trinco e assim foi trocada por uma hélice de 5 pás de plástico! Mas o desenho dela parece que nao é o melhor para empurrar o ar na direção do motor e me parece que essa hélice não realiza bem o trabalho dela, de manter o motor com uma temperatura e não ferver... o que eu quero saber, é: se eu trocar essa de 5 pás por com uma com mais pás e com um desenho melhor e etc etc, vai diminuir a temperatura de funcionamento do motor? ou seja, ele vai trabalhar um pouquinho mais frio?

    valeu, abraços!
    Eu acho que vc deve procurar a helice original desse motor. Caso não encontre mais no mercado, eu pensaria na helice do opala 6 cil, pois é um motor que deve ter a potência parecida com o do seu.
    Outro detalhe é a distância do radiador e o tamanho deste, pois não adianta vc ter uma "P" helice, se a mesma não consegue deslocar o ar uniformemente pelo radiador.

  • #5
    Usuário Avatar de gabriel-cj61
    Entrada
    19/10/2010
    Local
    Apucarana/PR
    Posts
    195
    Agradecimentos: 0
    valeu galera, na verdade agora estou em dúvida pq vi umas fotos do motor com várias hélices diferentes e agora não sei qual é a original mais hahah, eu não cheguei a usar esse motor com a hélice que tava (que eu pensei que fosse a original) mas vou dar uma checada em tudo que vocês falaram!
    só mais uma pergunta, qual a temperatura média de funcionamento de um motor desse?
    valeu pessoal, abraços
    TOYOTA SW4 3.0 TURBO DIESEL 1997
    ex - Jeep Grand Cherokee limited LX 5.9 1998
    Ex - Jeep Willys CJ-5 1961 - Falcon 3.6

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por ARINALDO ELOI Ver Post
    Olá Gabriel. Primeiramente. . .
    sugiro fazer um reparo decente na antiga ou
    adquirir uma nova...
    Um abraço e boa sorte.
    Caro Gabriel!

    Discordando completamente de nosso amigo ARINALDO, nem pense em reparar, olhe na foto do capô, logo acima da travessa, onde saiu uma pá da hélice.


    Então, não faça qualquer tipo de solda nesse sistema.

    Que mais pá, isso é bom, principalmente em jeeps, onde a dimensão do radiador não é avantajada devido ao localização do mesmo, lugar apertado devido ao desenho do veículo.

    Coloque a hélice do jeep, motor BF161, que são 6 pás, mais procure a de ferro, não as com pá de alumínio.
    HELICE DE FERRO 6 PAS JEEP WILLYS6 CC - Paulista 4x4

    Só observe a furação de fixação, para colocar no motor GM, é só reabrir os furos, no falcom, eu não sei.

    Abraços.

    Kim.

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    A do falcom é 8 pás com acoplamento viscoso.

  • #8
    Usuário Avatar de gabriel-cj61
    Entrada
    19/10/2010
    Local
    Apucarana/PR
    Posts
    195
    Agradecimentos: 0
    Fala Kim, grande prazer ter vc aqui haha, sempre acompanho o que vc fala e tomo como lição!
    Com certeza nunca iria fazer reparos na hélice, ela foi tirada por isso mesmo, pelo perigo, e foi colocada uma de plástico por ser menos perigosa!
    concordo com vc, penso que já que tem como melhor isso, pra ajudar na ventilação, melhore!
    valeu pela dica, essa de 6 pás me parece ser boa, e parece que a furação dá certo!
    esse falcon aí que você mandou a foto é o 4.9, que na verdade não é falcon, o povo passou a chamá-lo de falcon pq veio depois desse meu, que é o 3.6 e fabricado na argentina, por isso o nome falcon 221. Esse 4.9 aí é muito conhecido como ford 300 lá fora, motorzão muito bruto

    valeu, abraços
    TOYOTA SW4 3.0 TURBO DIESEL 1997
    ex - Jeep Grand Cherokee limited LX 5.9 1998
    Ex - Jeep Willys CJ-5 1961 - Falcon 3.6

  • #9
    Usuário Avatar de Pedrão B.
    Entrada
    24/01/2008
    Local
    Rio Claro/SP
    Idade
    40
    Posts
    1,275
    Agradecimentos: 2
    Gabriel,
    Seu Falcon deve ser do antigo...coletor de admissão e escape simples.
    Se for esse, usa hélice de ferro mesmo, sendo que na minha ex Rural eu tinha um desse e com hélice do Opala de plástico 5 pás...essa hélice é meio estranha mesmo, pois as pás são defasadas.
    Se seu Falcon for dos mais modernos E-Max, com coletor de escape 6x2 e de admissao de alumínio, usa uma igual ao 4.9 que o Mestre Kim postou.
    E.T: Minha Rural, à Álcool ia muito bem com essa hélice de Opala.
    E sobre remendar hélices, espero que o amigo Arinaldo tenha se expressado mal, pois isso é algo muito perigoso. Tenho um amigo mecanico, que tem uma bela cicatriz na testa, por conta de uma pá de hélice de Opala, que se soltou, cortou a mangueira do radiador e acertou ele. Se fosse de ferro...
    Meu pai conta que um famoso mecanico daqui, na época em que Rural era carro do ano, parou na rua para testar uma, e ficou acelerando, uma pá se soltou, acertando o fatalmente.
    Cuidado moçada!
    []'s
    Ex-CJ5 '63
    Ex-Rural '67
    Gaiola '11 - Foi também...

  • #10
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Pedrão B. Ver Post
    . . . essa hélice é meio estranha mesmo, pois as pás são defasadas . . .

    []'s
    Bom dia prezados ! estava sumido Pedrão ! um amigo perdeu o radiador e o capuz de uma F4000 também por causa de uma hélice quebrada, sempre que acelero o Jeep para olhar alguma coisa no motor procuro ficar longe de uma possível trajetória da hélice, realmente é um perigo ! quanto a hélice ter as pás assimétricas é para não provocar assobios em alta velocidade, mesmo as hélices de 4 pás não são uma cruz perfeita, e ainda, as hélices dos alternadores são assim, já observou ? um abraço !

  • #11
    Amigos, me expressei mal, sim. Uma pá de hélice solta não deve ser recolocada com solda, jamais. Realmente pensei que o helice do nosso amigo tivesse apenas corroida em algum cantinho ou com furos pequenos. Se ela estava mesmo comprometida o certo é substituir. Pas de aluminio são muito mais perigosas que as ferro. As de plastico tambem são muito boas. Deve haver coerencia entre o tamanho do radiador e o tamanho do helice. Continuo convicto que a ventilação forçada com motor eletrico é muito melhor. No meu jeep coloquei inclusive uma chave que "bypassa" a famosa "cebola de temperatura". Se ela chegar a dar problema, aciono o ventilador por esta chave de dentro do carro.
    Ao amigo kim, parabens pela observação e critica construtiva à minha sugestão. O forum visa isso mesmo. Juntamos um pouquinho daqui, outro dali, passamos o que sabemos e assim vamos mantendo nassa paixão sobre rodas. Abraços.

  • #12
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Bem, já que o Pedrão entrou no assunto...

    Na foto, estava efetuando a troca do motor, de um 4 por um 6.

    Coloquei uma hélice de 5 pás, de material preto, o vendedor falou que era boa, resistente...

    Estava um belo dia, reguando o bura, que estava com um lag na rápida e, acelerava, para ir acertando...

    Numa das aceleradas, uma pá de plástico soltou-se, cortou a mangueira superior e pegou em meu peito.

    Ainda bem que só deixou hematoma.

    Depois disso, ando cismado, tanto, que agora somente elétrica, principalmente para andar em alagados, e não acontecer isso

    Briga da hélice e radiador.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. hÉlice motor maxion s4t
      Por geslei no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 03/12/2011, 18:50
    2. MOTOR AP com HELICE DO RADIADOR MECANICA.
      Por edwint no fórum Jeep Willys
      Respostas: 18
      Última resposta: 21/05/2011, 22:21
    3. Hélice motor BF161 6 pás
      Por edu_cramos no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 06/01/2010, 12:27
    4. Vendo hélice do motor MWM 2.8 (S-10, Troller, etc)
      Por Michel Schinagel no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 9
      Última resposta: 25/12/2005, 11:08

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade