x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário Avatar de Ricardo Piovan
    Entrada
    12/09/2007
    Local
    Americana/SP
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0

    CJ5 suspensão ENGESA - Melhor disposição mola/amortecedor




    Olá a todos,

    Não sei se aqui é o lugar certo para discutir sobre o assunto, mas tenho certeza que deve ser o lugar onde tem os forista mais experientes, e que vão poder me ajudar.

    Tenho um Willys CJ-5 com motor Opala 250 S 6 clindros, cambio + tração + reduzida Toyota, eixos de Rural canela grossa, pneus 35", suspensão Engesa, etc. Eu montei esse jipe em 2001 e to querendo fazer umas melhorias.

    To querendo trocar as molas e os amortecedores, para ganhar maior curso de suspensão e trocar os pneus 35" por 37", mas é aí que começam minhas dúvidas !!

    To pensando em comprar amortecedores Procomp de 29" de abertura e colocar molas maiores, mas não sei que tamanho de mola eu deveria usar, e qual a disposição correta dos pinos de fixação dos amortecedores para que eu consiga o melhor curso de suspensão possível.

    Hoje minhas molas possuem 380 mm de altura e meus amortecedores 23" de abertura

    Eu fiz um croquisinho. Segue em anexo.

    Se alguém puder me ajudar, seria de grande valia !!!

    Abraço a todos
    Arquivos Anexos
    - Nissan XTerra
    - Willys CJ-5 Pé Grande
    - Engesa Fase 2: todo desmontado .....

  • #2
    Usuário
    Entrada
    21/05/2006
    Local
    CWBA-BRAZIL/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,966
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Ricardo Piovan Ver Post
    Olá a todos,

    Não sei se aqui é o lugar certo para discutir sobre o assunto, mas tenho certeza que deve ser o lugar onde tem os forista mais experientes, e que vão poder me ajudar.

    Tenho um Willys CJ-5 com motor Opala 250 S 6 clindros, cambio + tração + reduzida Toyota, eixos de Rural canela grossa, pneus 35", suspensão Engesa, etc. Eu montei esse jipe em 2001 e to querendo fazer umas melhorias.

    To querendo trocar as molas e os amortecedores, para ganhar maior curso de suspensão e trocar os pneus 35" por 37", mas é aí que começam minhas dúvidas !!

    To pensando em comprar amortecedores Procomp de 29" de abertura e colocar molas maiores, mas não sei que tamanho de mola eu deveria usar, e qual a disposição correta dos pinos de fixação dos amortecedores para que eu consiga o melhor curso de suspensão possível.

    Hoje minhas molas possuem 380 mm de altura e meus amortecedores 23" de abertura

    Eu fiz um croquisinho. Segue em anexo.

    Se alguém puder me ajudar, seria de grande valia !!!

    Abraço a todos
    pois é meu veio duvidas e "quebradeiras" com muita certeza........se vç nao estiver usando kits da ENSIMEC em seus eixos nem perca tempo mexendo com este caso da suspa.....pois os eixos iram moer ja ao sair de casa.........

    Mas imaginemos que os eixos nao sejam seu real problema, entao vamos nos ater a sua pergunta apenas.

    Bom imagino que vç deva olhar em 1°lugar se nao esta usando buchas muito firmes e estreitas devido a sua suspa ser algo parecido com as dos ENGESAS,entao eu olharia 1°nesta questao, tentando dar mais mobilidade aos links e embuchamentos só ai partiria pra uma escolha de molas e amortecedores......bota uma foto da sua suspensao ai de varios angulos pra gente dar uns pitacos......

    A e nao espere muita diplomacia do povo por aq sao tudo "macaco gordo"

  • #3
    Usuário Avatar de Ricardo Piovan
    Entrada
    12/09/2007
    Local
    Americana/SP
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Fala Fabiano, blz ?

    Os semi-eixos flutuantes traseiros e kit de munhão aberto da Ensimec já tão no esquema. Já to em contato com o Nei da Ensimec. As buchas também já foram todas trocadas no começo do ano, mas preciso verificar se realmente vão me dar boa mobilidade. Mas isso é mais fácil de resolver.

    Minha dúvida mesmo são nessas medidas, pois tenho pouca experiencia nessas adaptações de suspensão ainda, e quero ter base para discutir com meu mecânico, que está mais acostumado com suspensões originais, sem muita frescura e alto curso.

    Abração
    4X4 Brasil
    - Nissan XTerra
    - Willys CJ-5 Pé Grande
    - Engesa Fase 2: todo desmontado .....

  • #4
    Ricardo,

    Como hj é sexta vou começar com perguntas...

    1. Qual o uso principal do jeep?
    2. Já tem bloqueio?
    3. Vc realmente precisa de mais curso ou é só pra mostrar pros amigos?

    A suspensão de engesa, apesar do mito existente, é pior de curso que muito CJ original, justamente pela forma que os braços são presos aos eixos e chassis. Experimente retirar os amortecedores e molas e simular uma torção, aposto que as 6" a mais do amortecedor não serão usadas.

    Cuidado 6" a mais no tamanho do amortecedor não significam 6" a mais de curso - preocupe-se com o curso.

    []'s
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #5
    Fala Ricardo, blz? vc por aqui.

    Ja sabe onde tirar umas idéias. hehe

    Abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -aa.jpg   -aa02.jpg  
    CJ3B 1954 / JK Wrangler / Dodge Ram 2500
    www.WB4X4.com.br / www.JEEPECIA.net

  • #6
    Usuário Avatar de Ricardo Piovan
    Entrada
    12/09/2007
    Local
    Americana/SP
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Fala grande Juninho, blz !!!??

    Aquele nosso papo já tá começando a render frutos !!! hehehehe

    Vc já sabe ... apertou eu te envio aquele e-mail !!!! KKKKK

    Mas vamos lá !

    Fernando, valeu pelas perguntas iniciais !!! Vc deu o pontapé as inúmeras discusões !!! Mas vamos as respostas !!

    1: Uso principal e quase exclusivo para trilhas. Valendo que uso ele em viagem exclusivas para trilha, tendo portanto muitas vezes trechos de deslocamentos de até 400 km.

    2: Não tenho bloqueio em nenhum dos eixos. Também sei que bloqueio resolveria a questão do curso, mas não é meu objetivo agora. Quero primero melhorar a suspensão.

    3: Essa foi boa !!! KKKKKKKKKKKK Se for pra mostrar pros amigos, é mais fácil instalar um kit de suspensão a ar independente !!! tipo low rider californiano !!! hehehehe Dá pra tirar um metro a roda do chão num terreno plano !!! KKKKKKKKK Mas não é esse o objetivo.

    Tenho consciencia que 6" a mais no amortecedor não significam 6" a mais de curso ! Mas aí que começas minhas dúvidas !! O que posso fazer para retirar o máximo do conjunto mola-amortecedor ???

    O que dá para melhorar na suspensão Engesa para atingir esse objetivo ??

    Abraços e obrigado
    - Nissan XTerra
    - Willys CJ-5 Pé Grande
    - Engesa Fase 2: todo desmontado .....

  • #7
    Usuário
    Entrada
    21/05/2006
    Local
    CWBA-BRAZIL/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,966
    Agradecimentos: 0
    ricardo quais seriam as duvidas extamente ,pois se formos colocar o que cada um sabe sobre curso ou suspensao a coisa embaraha forte meu véio.


    Entao o mais certo seria uma fotinha da sua suspa atual em posiçao normal,fechada e aberta,detalhes da posiçao dos amortecedores,buchas,molas,caixa de direçao,barramento,pneus,cardãs,flexiveis de freio,etc.................

    como pode ver a coisa é um pouco mais ampla....NET é ótima pra dar uma luz vizual,mas péssima pra conselhos generalizados.......


    Aq a galera toda é fuçadora e sai sempre coisas boas pra se aproveitar dos "parpites",entao taca as fotos da viatura ai que damos uns pitacos, vç mexe um pouco,damos outros, e assim vamos aprendendo junto

  • #8
    Usuário Avatar de Ricardo Piovan
    Entrada
    12/09/2007
    Local
    Americana/SP
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Tá aí umas fotos que eu tinha no PC.

    As barras estabilizadoras da foto já tirei. O curso melhorou bastante.

    O caster preciso ajustar, pois está negativo !! Mas isso não vem ao caso.

    Outra coisa é em relação aos amosrtecedores. Melhor colocar na frente ou atrás das molas ??

    Minha maior dúvida é em relação ao melhor tamanho de mola, para que esta permita que os amortecedores possam trabalhar em seu maior desenpenho em relação à curso, istó, que eu consigo obter o máximo de curso aberto e fechado.

    Usei molas Opala 6 cilindros, mas minhas molas já estão cansadas. Será que novas dariam certo nesses amortecedores de 29" de abertura ??

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem048.jpg   -imagem047.jpg   -imagem049.jpg   -imagem046.jpg  
    4X4 Brasil
    - Nissan XTerra
    - Willys CJ-5 Pé Grande
    - Engesa Fase 2: todo desmontado .....

  • #9
    Usuário Avatar de Ricardo Piovan
    Entrada
    12/09/2007
    Local
    Americana/SP
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Mais fotos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem001.jpg   -imagem002.jpg   -imagem003.jpg   -imagem004.jpg   -imagem000.jpg  
    - Nissan XTerra
    - Willys CJ-5 Pé Grande
    - Engesa Fase 2: todo desmontado .....

  • #10
    Usuário
    Entrada
    15/10/2011
    Idade
    45
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Gelera, me indicaram lubrificar a suspensão do meu willys com óleo hidráulico para tirar os rangidos . Procede essa informação?

  • #11
    Usuário Avatar de Ricardo Piovan
    Entrada
    12/09/2007
    Local
    Americana/SP
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Mande engraxar que com certeza é melhor que óleo, pois ficará mais tempo lubrificado ......
    - Nissan XTerra
    - Willys CJ-5 Pé Grande
    - Engesa Fase 2: todo desmontado .....

  • #12
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Ricardo!
    O motivo de lubrifcar com ATF, é que não terá o acumulo de poeira ou terra.
    Um simples jato de água limpa.

    Abraços.

    Kim.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade