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Convex Datacenter
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  • #1
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    Apresentação de novo jipeiro




    Amigos, neste mês troquei uma picape ranger num jipão Willys amarelo. Posso apresenta-lo aqui?

    É um Willys, 1967 com motor 6cc BF161, a traćão está funcionando, a lataria está +/-, não tem capota (vou comprar uma). Freios a tambor e direćão hidráulica, aparentemente da F1000.

    Ele veio com algumas "maravilhas" mecânicas, pelo antigo dono. Além dos pneus "fronteira", que embora criticados, manterei...
    Algumas coisas nem estressam, são até "normais" em carros mais velhos, tais como ausência da válvula termostática, nem tudo no painel funciona, carburador vazando gasolina, ...

    Mas algumas coisas me intrigaram: estava sem o filtro de óleo do motor (o mecânico dizia que o motor era bruto!! ha ha). A tomada de óleo (saída) próximo a bomba, estava ligada direto à entrada, próximo a polia do virabrequim, maravilha não é? Por que será que os engenheiros não fizeram isto em 1967? Mas graćas a este fórum, adaptei o sistema da filtragem da turbina da Scania (ainda falta medir a pressão no sistema e talvez - acho - obstruir um pouco a passagem de óleo). Outra coisa intrigante é como engatar a reduzida, ainda não descobrimos...

    Agora, ainda tenho uma dúvida séria: alguém sabe onde fica o bulbo de óleo do BF161? No meu tem uma "tampa" (parecido com um parafuso pequeno - rosca aprox. 9mm) próximo a parede corta-fogo (apontando p/ o lado do motorista), de boca pequena, alguém sabe se é naquela rosca que fica o bulbo de óleo? (não tirei ainda porque está espanado)

    Será que foi um bom negócio? Troquei numa ranger 2002 cab. dupla quitada com 4 pneus bons, só que... só que... só que com motor de opala 4cc, elétrica toda desligada, sem o eixo dianteiro (4x4), sem a cx de marchas original dela, com IPVA 2011 a vencer neste mês de junho, com problema no cabo de embreagem que sempre quebra, vidros elétricos que não abaixam (imagina o calor lá dentro aqui em Manaus??), parabrisa trincado, teto amassado, parachoque traseiro batido, rodas dianteiras que não pegam cambagem, sem estepe, sem macaco, sem a/c e sem direćão hidráulica, aliás, a caixa de direćão dela estava quebrada (com uma trinca de +/- 1cm por 25cm em diagonal). Além do jipe, peguei um motor v8 completo 5.9 de dodge ram e ele (que é mecânico) vai retificar um motor diesel para mim (mão-de-obra grátis).
    Sobre o negócio, não acho que foi mal, pois num determinado dia fiquei no prego (a ranger quebrou) por causa do cabo de cabo de embreagem.... Como estava mordido ( ) defronte a uma loja de alto-falantes de um conhecido meu, propus para ele trocar a ranger em 4 alto-falantes automotivos de competićão... E o cara não quis. ha ha

    Segue algumas fotos dele e do cofre do motor.

    Alguém sabe onde fica o bulbo de óleo no motor? É no cabećote, próximo a parede corta-fogo, lado motorista?

    Obrigado a todos
    Daniel
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -100_0255-small.jpg   -100_0251-small.jpg   -100_0252-small.jpg  

  • #2
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    Bem vindo.
    Amanha fotografo o meu bf161 e aponto o local do bulbo do óleo. Posto logo pela manhã,mas outra dica que acho legal é tu baixar o manual do jeep willys na seção de Download / Upload de arquivos. No restante, "business is business", dificil mensurar valores. Quanto ao filtro de óleo, nunca vi sem, pode até que os mestres aqui do forum mudem meu conceito,mas não abro mão do meu no Skoll.
    Abrs
    Edison - MP3
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  • #3
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    bulbo de óleo

    Olá Edison - Mp3, sobre o manual, refere-se ao manual do mecânico Willys?

    Imprimi ele completo semana passada... Só que a versão que eu tinha pegado não tinha todas as páginas, e não tem algo referente ao bulbo de óleo.

    T+
    Daniel

  • #4
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Bom dia. O motor BF. tem o bulbo de óleo do motor (cebolinha de oleo). na parte posterior inferior do bloco do motor do lado esquerdo. bem proximo a caixa seca. e perto da caixa de direção. Ok. abraços....

  • #5
    Usuário Avatar de Pedrão B.
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Bom dia. O motor BF. tem o bulbo de óleo do motor (cebolinha de oleo). na parte posterior inferior do bloco do motor do lado esquerdo. bem proximo a caixa seca. e perto da caixa de direção. Ok. abraços....
    Apenas complementando a informação do Mestre Antonio, perto da caixa de direção original.
    Estou mandando uma foto do motor BF161 onde a seta vermelha aponta o local da cebolinha do óleo e a azul, aponta um cano que leva óleo, se o seu não tiver isto e alí tiver tampado está errado.
    Quanto ao filtro, o meu que é 63 não tinha filtro no BF, já ví em algum lugar ou ouvi alguém falar que os primeiros não tinham mesmo, não sei se é verdade.

    Seja bem vindo Daniel!

    []'s
    Imagens Anexas
    Ex-CJ5 '63
    Ex-Rural '67
    Gaiola '11 - Foi também...

  • #6
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    foto bujão

    Conforme prometido, espero que ajude.
    Abs
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  • #7
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    so faltou as fotos, não me acostumo com este novo site, eheheh

    Agora foram as fotos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc08114.jpg   -dsc08115.jpg  
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  • #8
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Agora sim. com fotos é outra coisa.... foto 1 .... abraços.

  • #9
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    jipão

    Obrigado colegas pela dica sobre o bulbo de óleo. Não ia encontrar nunca, embaixo do escapamento...

    Vou verificar lá agora se consigo encontrar o bixo...

    O Elmer de Boa Vista deve conhecer este jipe (e veio de lá)... Será que foi ele quem tirou o filtro de óleo do motor? Ha ha...

    T+
    Daniel

  • #10
    Usuário Avatar de Marcelo.CJ5
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    Parabéns!

    Seja bem vindo!!!
    Todo jeep sempre será uma boa compra se você estiver se divertindo!!!
    Rsss kkk
    Sempre vai ter alguma coisa, mesmo que pequena, pra arrumar!!!
    Essa semana estou trocando todo meu sistema de freio traseiro, lonas, burrinhos, patinhos, etc etc, rolamento também, retentores, etc... por 1370 em peças, na JEEPAUTO, mão de obra minha e de amigos!!! rsss kkkk
    General Mann - Jeep Willys CJ5 1963 - BF161
    Dirigindo uma parte da história do mundo!

  • #11
    Pelo jeito que sua Ranger se encontrava com certeza foi um ótimo negócio! Já aproveita pega esse V-8 e coloca no Willys, vai ficar coisa linda. Tenho certeza que o Elmer faz esta adaptação pra você, creio que ele é o mecanico mais famoso da região norte aqui no forum!rss
    Abraços
    Willys 1960 - Massinha
    Mais que um Jeep, um companheiro.

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