x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
  • #1

    Eixo rural x cardan desalinhado x solução




    Amigos foristas eu venho-lhes apresentar uma nova solução para quem usa reduzida que a saída fica do lado direito (reduzida willis/f-75/rural, toyota bandeirantes, jpx...etc) e usa junto o eixo traseiro da rural . Primeiramente vou explicar um detalhe : o eixo traseiro da rural e da f-75 e o mesmo eixo porem com tamanhos diferentes, o eixo da f-75 tem 10 cm a mais que o eixo traseiro da rural, o tubo do lado esquerdo da f-75 e 10cm maior que o tubo do eixo esquerdo da rural, porem do lado direito e do mesmo tamanho ambos, então para transformar o eixo da f-75 para eixo da rural basta apenas cortar o tubo do lado esquerdo (cortar 10 cm) que já temos um eixo traseiro da rural, mas o eixo traseiro da rural a bola fica quase centrada, então quem usar reduzidas rural/f-75/williys, toyota bandeirantes e jpx terá um cardan desalinhado ( ainda mais quem possuir um jipe com entre eixos curto) resultando em vibrações desconfortaveis, desgaste nas cruzetas e rolamentos . Muitos jipeiros usam o eixo traseiro da f-75 porque ele tem a bola um pouco deslocada para o lado direito, porem colocar um eixo traseiro com 10 cm mais largo que na dianteira fica muito estranho . Minha proposta e cortar o tubo do lado direito do eixo da F-75 em 10 cm para ficar com a mesma largura do eixo traseiro da rural, porem vamos ter um eixo com a bola bem mais deslocada para o lado direito resultando assim um cardam bem alinhado com a reduzida (veja nas fotos). Em uma das fotos mostra o eixo traseiro da f-75 com pintura nova (com o tubo cortado do lado direito ) ao lado do eixo da rural (eixo sujo) perceba a diferença entre o tamanho dos tubos e o alinhamento das bolas dos diferenciais . Esse sistema novo só funciona com pontas de eixo flutuantes, então eu tive que mandar fazer uma ponta de eixo especial (Enfer que produziu), foi feita uma ponta de eixo igual a da rural porem com menos 10 cm ou seja a ponta tem 65 cm de comprimento (a propósito eu pedi mais 3 pontas destas para ficar de estoque, quem precisar eu tenho para venda) . Eu não tenho fotos da ponta de eixo porque ela ainda não chegou, estão prevista para a próxima semana.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -000_0001_15.jpg   -000_0003_10.jpg   -000_0002_13.jpg  

  • #2
    Agora seguem fotos do candan com o eixo da rural, reparem o tanto que está torto o cardan .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -000_0004_06.jpg   -000_0006_00.jpg   -000_0005_01.jpg   -000_0010.jpg  

  • #3
    Agora fotos do processo de retirada do tubo, e solda (desculpas pelas pessimas fotos) .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -002.jpg   -001.jpg   -003.jpg   -005.jpg   -004.jpg  

  • #4
    Pessoal ao longo desta proxima semana eu irei postar mais fotos. O eixo já esta no meu jipe, falta ainda colocar a caixa satelite mais a coroa e o pinhão, e só depois colocar as pontas de eixos. Se tiver alguma informação errada nestes topicos acima por favor me corrijam sem receios !! Qualquer ideia postem a vontade, e eu estarei a disposição para qualquer pergunta relacionada a essa nova adaptação.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    02/03/2011
    Idade
    53
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    boa noite voce conhece alguem que tenha colocado tracao 4x4 em uma rural willys com suspenssao de bandeja com mola espiral por favor me passe o contato pois gostaria de umas fotos para ter ideia da adaptacao

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Usadão!

    O serviço ficou muito bom!

    Poderá ser a solução para muitos, pois o dif traseiro de rural está se extinguindo!

    Pode-se transformar qualquer diferencial dessa forma, o da ranger, s 10, f1000, e assim por diante, podendo assim colocar sistemas de freio eficientes e com peças acessíveis com maior facilidade no mercado.

    Porém faço uma ressalva.

    O ato de retirar a tubeira da bolota, pode ocasionar fadiga na mesma, devido ao aquecimento do material, bem como a retirada e nova prensagem.

    Portanto, a idéia que te passo é a seguinte.
    Cortar o tubo mesmo, mais seguindo alguns critérios, senão vejamos.
    a) deixar as pontas em ângulo, para que o contato do eletrodo pegue em toda a extensão do corte.
    b) fazer uma bucha com um anel no meio de seu comprimento, e levemente cônica, para que entre prensada na tubeira, até chegar no anel, a diferencá pode ser 0,05mm maior que a parte interna do tubo..
    c) antes de cortar, mais com o eixo preso ao torno, e com sua ferramente, fazer um risco na extensão do tubo, para alinhar no momento de prensar as peças, antes da solda.

    Depois é só passar no torno que fica zerado!

    A solda no tubo, é mais confiável e segura do que mexer na bolota.

    Abraços.

    Kim.

  • #7
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Usadão!

    O serviço ficou muito bom!

    Poderá ser a solução para muitos, pois o dif traseiro de rural está se extinguindo!

    Pode-se transformar qualquer diferencial dessa forma, o da ranger, s 10, f1000, e assim por diante, podendo assim colocar sistemas de freio eficientes e com peças acessíveis com maior facilidade no mercado.

    Porém faço uma ressalva.

    O ato de retirar a tubeira da bolota, pode ocasionar fadiga na mesma, devido ao aquecimento do material, bem como a retirada e nova prensagem.

    Portanto, a idéia que te passo é a seguinte.
    Cortar o tubo mesmo, mais seguindo alguns critérios, senão vejamos.
    a) deixar as pontas em ângulo, para que o contato do eletrodo pegue em toda a extensão do corte.
    b) fazer uma bucha com um anel no meio de seu comprimento, e levemente cônica, para que entre prensada na tubeira, até chegar no anel, a diferencá pode ser 0,05mm maior que a parte interna do tubo..
    c) antes de cortar, mais com o eixo preso ao torno, e com sua ferramente, fazer um risco na extensão do tubo, para alinhar no momento de prensar as peças, antes da solda.

    Depois é só passar no torno que fica zerado!

    A solda no tubo, é mais confiável e segura do que mexer na bolota.

    Abraços.

    Kim.
    Fala Kim !

    "Pois é " Kim, o diferencial que foi retirado (em anexos) era da f-75, e como eu não estava encontrando o diferencial da rural eu decidi cortar o eixo da f-75 bem no tubo como você havia dito, em uma das fotos anexadas mostra um tubo interno dentro da tubuleira do lado esquerdo do diferencial, este eixo eu usei durante quase 3 anos sem o menor problema, só que desta vez eu decidi cortar o eixo bem na carcaça .
    Kim minha intenção e aproveitar diferencias como esses que você citou e madar fazer pontas de eixo especiais para aproveita-los, tenho um DANA46 com bloqueio e penso em aproveita-lo mais no futuro porque ele prece ser bem mais robusto que o dana44.
    Esse novo projeto e como você mesmo disse será bom tanto pelo fato da pessoa aproveitar o eixo da f-75 (que é bem mais facil de conseguir) como tambem ter um cardan alinhado com a reduzida .
    Abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -000_0002_14.jpg   -000_0001_16.jpg  

  • #8
    Citação Postado originalmente por richardh Ver Post
    boa noite voce conhece alguem que tenha colocado tracao 4x4 em uma rural willys com suspenssao de bandeja com mola espiral por favor me passe o contato pois gostaria de umas fotos para ter ideia da adaptacao
    Amigo eu nunca ví, acho que só e popssivel se colocar uma suspensão da ranger ou s-10 ! E mesmo assim o trabalho será muito .

  • #9
    Hoje eu montei o pinhão para comçar a regulagem, e já aproveitei e coloquei o cardan no lugar, e percebi que o cardan ficou bem alinhado com a t-case(reduzida), só não tive como tirar foto devidos as pilhas mas acho que amanha já vou postar algumas fotos por aqui.

  • #10
    Pessoal eu ainda não conseguir terminar o serviço da regulagem da relação ( o tempo está muito corrido). Mas quase toda hora eu fico lá no jipe observando o trabalho do eixo....kkkkkkk.....(fico parecendo criança).......assim que acabar a regulagem eu posto fotos !

  • #11
    Citação Postado originalmente por usadãopecas4x4 Ver Post
    Pessoal eu ainda não conseguir terminar o serviço da regulagem da relação ( o tempo está muito corrido). Mas quase toda hora eu fico lá no jipe observando o trabalho do eixo....kkkkkkk.....(fico parecendo criança).......assim que acabar a regulagem eu posto fotos !
    Finalmente o jipe já está rodando, chegaram as pontas de eixo, montei tudo e andei um pouco e mesmo assim percebi o quanto ficou melhor, o conjunto mecanico parou de vibrar dentro do carro ainda mais em baixa velocidade e o cardan ficou bem alinhado e penso em retirar a junta cv quando eu for colocar a t-case da toyota band . Ainda vou fazer um teste: vou colocar o jipe no macaco e acelerar para testar o cardan, antes ele ficava rodando fora do centro tipo no "sentido oval" porque o mesmo estava muito torto, agora eu creio que deve estar rodando certo .

  • #12
    Pessoal seguem fotos da adaptação, reparem o tanto que o cardan ficou alinhado !
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -000_0001_19.jpg   -000_0007.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Trocar o Cardan? Ou diferencial desalinhado?
      Por buica no fórum Jeep Willys
      Respostas: 8
      Última resposta: 29/12/2015, 15:02
    2. Coxim do eixo cardan.
      Por T.T. Rex - Tio Balú no fórum Ford
      Respostas: 3
      Última resposta: 30/04/2009, 20:47
    3. Eixo traseiro desalinhado. Alguém já teve esse problema?
      Por nepomuk no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 35
      Última resposta: 15/12/2007, 17:40
    4. Aumentando ou Diminuindo o eixo cardan
      Por valmor no fórum Jeep Willys
      Respostas: 15
      Última resposta: 28/11/2005, 21:21
    5. manutenção geral: eixo cardan
      Por Pé na Lama no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 0
      Última resposta: 11/08/2004, 18:47

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade