x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/03/2011
    Idade
    50
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0

    eixo flutuantes cj5




    Caros amigos, pelo fato de ser novo nessa area de 4x4, tenho varias duvidas:
    1-qual a diferença entre o eixo flutuante e o eixo normal;
    2-vale a pena colocar molas helicoidais no meu cj5? Nesse caso é retirado os feixes de molas?
    3-e os amortecedores Rancho valem a pena?
    4-o sistema de balancamento dinamico funciona?
    Grato pela paciencia.

  • #2
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    1- Basicamente o flutuante é mais forte (quebra menos) e mais seguro (se quebrar, não corre o risco do pedaço externo do semi-eixo, junto do tambor de freio e a roda propriamente dita, saiam "voando" e quicando por aí!
    2- Se existisse algum kit bom, valeria a pena, mas como desconheço, não aconselho.
    3- Sim, valem MUITO a pena, mas com os controles remotos e se não for fazer muitas trilhas radicais, pois na instalação são colocadas mangueiras de ar comprimido pelo carro todo e há o risco de toda hora arrebentar as benditas!
    4- não sei
    abs
    seja bem vindo
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/03/2011
    Idade
    50
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Primeiramente muito obrigado pelas informações.
    Quanto às molas helicoidais, vi um kit no site da gama4x4. Vc conhece?

  • #4
    Usuário Avatar de Leco1974
    Entrada
    06/07/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    50
    Posts
    1,000
    Agradecimentos: 2

    Flutuante.

    Eixo ou ponta de eixo flutuante a Metalúrgica Enfer tem pra vender e são com molibdênio, diz o pessoal daqui que são mto bons e inquebráveis. Mas o Jaque pode complicar a coisa (R$, tempo e perda de peças). A ponta de eixo a ser colocada leva em conta mtos fatores (tem freio a disco? número de estrias do diferencial? etc). Se vc tem um diferencial com 19 estrias e não tem freio a disco...é capaz de sair mais em conta e mais rápido colocar eixo completo de Troller, agora no meu caso que já tenho freio a disco e a cx é de Hilux 2.8, não posso por eixo de Troller, pq seria mudança total de planos (principalmente, perderia a caixa tão sofrida de achar, devido a posição do diferencial do Troller ser diferente da saída da cx da Hilux 2.8). Semana que vem vou na Enfer buscar meus flutuantes pros 2 eixos, graças ao terror que o amigo Maurício gosta de pôr ao relembrar o Willys que ele vendeu e que duas semanas depois perdeu a roda e destruiu 3 ou 4 carros parados numa sinaleira.

  • #5
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por doctor250 Ver Post
    Primeiramente muito obrigado pelas informações.
    Quanto às molas helicoidais, vi um kit no site da gama4x4. Vc conhece?
    Não conhecia, mas está parecendo que é mais um kit que usa molas helicoidais + molas semi-elípticas originais o que, na minha opinião, não é bom.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #6
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    4 - balanceamento funciona

    sobre eixo flutuante, é muito bom para segurança, em tempo tem como montar um "home made" com semieixos feitos e cubos de rodas dianteiros no eixo traseiro...

    eu fiz num eixo de rural traseiro que tenho que era do meu jeep (que aliás coloquei a venda o eixo todo).

    Claro sempre é legal ter mais resistencia com as peças da enfer por exemplo, mas se seu motor não é mais fort e que o original e vc nem "dá muito tranco" na transmissão, não precisa de muito o kit "home made" funciona


    em tempo, na pratica jeep com freio a disco traseiro não soltará a roda traseira...

  • #7
    Usuário Avatar de Marcelo Godoy
    Entrada
    13/04/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por doctor250 Ver Post
    Caros amigos, pelo fato de ser novo nessa area de 4x4, tenho varias duvidas:
    1-qual a diferença entre o eixo flutuante e o eixo normal;
    2-vale a pena colocar molas helicoidais no meu cj5? Nesse caso é retirado os feixes de molas?
    3-e os amortecedores Rancho valem a pena?
    4-o sistema de balancamento dinamico funciona?
    Grato pela paciencia.
    Prezados,

    O único comentário que posso fazer é a respeito do eixo flutuante.
    Já tive a surpresa de perder a roda na estrada e parar no barranco totalmente sem controle. Foi numa estrada de terra e a velocidade era baixa, por isto felizmente não ocorreu nada de mais grave e ainda tínhamos a compania de mais um carro nos acompanhando. Após este susto gastei pesado e coloquei o sistema flutuante; houve mais quebras mas nunca mais perdi a roda.
    Acho que vale o investimento.

    Boa sorte.

    Grande abraço.

  • #8
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Eu também já sofri com esse mau... o semi-eixo quebrou e eu cortei um corolla, destruí ele... o corolla deu um vôo e caiu de bico no chão...
    Prejuízo de 4 mil pilas... Quanto custa um kit flutuante? no máximo 2 mil pilas... é pra eu aprender...
    Mas sou teimoso... continuo com o sistema de eixos originais... (ah mula)...

    É só sobrar uma grana que colocarei um sistema flutuante...

    Abração

    Pablo


    Citação Postado originalmente por Leco1974 Ver Post
    Eixo ou ponta de eixo flutuante a Metalúrgica Enfer tem pra vender e são com molibdênio, diz o pessoal daqui que são mto bons e inquebráveis. Mas o Jaque pode complicar a coisa (R$, tempo e perda de peças). A ponta de eixo a ser colocada leva em conta mtos fatores (tem freio a disco? número de estrias do diferencial? etc). Se vc tem um diferencial com 19 estrias e não tem freio a disco...é capaz de sair mais em conta e mais rápido colocar eixo completo de Troller, agora no meu caso que já tenho freio a disco e a cx é de Hilux 2.8, não posso por eixo de Troller, pq seria mudança total de planos (principalmente, perderia a caixa tão sofrida de achar, devido a posição do diferencial do Troller ser diferente da saída da cx da Hilux 2.8). Semana que vem vou na Enfer buscar meus flutuantes pros 2 eixos, graças ao terror que o amigo Maurício gosta de pôr ao relembrar o Willys que ele vendeu e que duas semanas depois perdeu a roda e destruiu 3 ou 4 carros parados numa sinaleira.
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/03/2011
    Idade
    50
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Gente desculpa novamente minha ignorancia, mas esse eixo flutuante é só o traseiro ou o dianteiro tb? Da p/ instalar esse eixo com o tambor de freio, ou é necessario instalar tb os dicos?

  • #10
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    O eixo dianteiro já é flutuante de fábrica e é possível colocar com sistema de freio original.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #11
    Usuário Avatar de gpolachini
    Entrada
    20/01/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    345
    Agradecimentos: 0

    Home made

    Como seria esse eixo flutuante "home made".
    Tem algum lugar aqui no forum que explica como fazer um desses ?
    É simples ?

    Obrigado.
    Guilherme Polachini
    Jeep Ford 75 - Lerdinho
    Gurgel tocantins 88 - Gurjão

  • #12
    Usuário Avatar de Denis Takashi
    Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    35
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por gpolachini Ver Post
    Como seria esse eixo flutuante "home made".
    Tem algum lugar aqui no forum que explica como fazer um desses ?
    É simples ?

    Obrigado.
    Guilherme,

    Acho que o esquema que o Rubão falou é usar as mangas, rolamentos e cubos dianteiros na traseira, é relativamente fácil, a parte dificil é fazer os semi eixos... se não me engano no Cj dele foram soldadas 2 pontas de eixo originais e foi feito um queixo duro para transmitir o torque para o cubo.

    A algum tempo andei pesquisando a respeito dos kits disponíveis no mercado, as conclusões que obtive na epoca :

    Ensimec : Pode-se usar as mangas e cubos dianteiros originais ou um kit de mangas um pouco mais reforçado, que utiliza rolamentos um pouco maiores- permite a montagem com freio original.

    Enfer : Idem ao ensimec, porém sem a opção de manga reforçada.

    Macrotorque : Tudo no kit é fabricação deles, como cubo, manga e etc, a manga é bem mais reforçada do que uma original , e segundo eles é forjada, além disso usa rolamentos bem maiores. Porém só permite a montagem com freio a disco.

    Total tork : Vi apenas uma vez o kit, aparentemente está na mesma linha do Macrotorque, com peças bem reforçadas, porém tem o diferencial de usar apenas 1 rolamento, banhado a oleo.

    Particularmente, acho que instalar flutuante e deixar o freio a tambor é errar na cereja do bolo.... o custo do freio a disco é muito menor do que o flutuante.... além do mais, o freio a disco até certo ponto aumenta a segurança do sistema, pois impede que o cubo caia caso a porca da manga se solte.

    ()´s
    Denis

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade