x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 33 de 33

Tópico: Freio Oscilando!

  • #25
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1



    Citação Postado originalmente por Sergio Willys
    Meu 61 com freio a disco está na oficina desmontadão, e os mecs não conseguem me convencer que a tremedeira quando se freia vem dos discos empenados. Há pouco tempo, tava assim, e troquei os discos, e o troço continuou do mesmo jeito !

    O pior é que com o relógio comparador, com os discos montados realmente dá pra ver que eles estãpo descentrados, mas quando se retira o disco, com ele fora, o bicho não tá empenado não !!
    O cubo também não mostra sinal de tortice, e eu sei lá o que é !!!!
    Fala Sérgio!!!

    Isso sim é desenterrar um tópico!!!

    Posso perguntar qual é o disco??? De qual fabricante???

    Se o relógio comparador mostra um empeno...
    Os discos dos kits, SBD, UBD, etc... são usinados (no torno) em todas as faces. Pra isso, ele é removido do torno algumas vezes. Portanto depende muito da mão que está fazendo a operação, e claro do equipamento, apesar desse último ser a causa menos provável.
    Dessa forma pode haver diferenças de alinhamento entre os lados do disco, tanto no assento do cubo, quanto na face de atrito com a pinça. Se o serviço é mal feito, vai vibrar... E se comprou do mesmo fabricante, pode ser que lotes inteiros tenham saído dessa forma.
    E digo mais, vc não é o 1° que vejo reclamar... Se é de quem eu penso, pode ter certeza que o problema está na origem do disco.
    Pediu garantia???

    []'s

  • #26
    Usuário Avatar de Ronaldo Petri
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    44
    Posts
    693
    Agradecimentos: 0
    Ramil:

    Eu já tive um problema semelhante no meu CJ, mas percebi que isso acontecia quando eu colocava o estepe. Quando levei no mecânico para ver isso, ele fuçou e não achou o problema, daí ele foi dar uma volta na viatura e eu fiquei do lado de fora, e ao mecânico sair com minha viatura, logo vi o problema: Observei que a roda do estepe estava banbeando, ou seja matei a charada, a roda estava levemente torta.
    Sugiro que observe suas rodas, já que verificou outras coisas.

  • #27
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Roda empenada (apenas) só causa sensação de jeep rebolando. Não afeta o pedal de freio. Para ser sentido no pedal, só se o cubo de roda ou o cubo de freio à disco ou a panela estão empenados.

    Verifique não só o disco de freio mas também onde ele vai encaixado ..... o cubo.

    O disco pode estar com a usinagem OK mas se a face de encosto no cubo estiver com rebarba ou mesmo empenada, a montagem toda fica empenada e o resultado é o pneu bambear.

    Outro caso é na montagem de disco por sobre o cubo - existe montagem em que o disco fica atrás ..... não é essa - a borda do cubo tem de ter uma usinagem de 45º, ou uns 4 mm no diâmetro menor na face de encosto, pois é possível que mesmo as faces estando centralizadas, a borda do cubo calçe no canto interno do disco, então a montagem pode ficar empenada da mesma forma.

    Outro caso que pode fazer diferença: o aperto da porca ou prisioneiro de roda NÃO pode ser feito com ferramenta pneumática. Só com chave de roda e apertando em cruz, por igual, como se fosse apertar os parafusos de cabeçote. A ferramenta pneumática é só para soltar as porcas pois o aperto com a pneumática pode quebrar, espanar ou ser a causa de montagem empenada.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #28
    Beleza de dicas pessoal !!!
    Não vi a marca dos discos ainda, mas vou verificar e informo para vocês.
    Em todo caso a dica do Mestre Leopoldo quanto ao chanfro na parte interna do disco parece bastante possível no meu caso. É um 61, e pode ser que o kit de freio a disco não seja o mais adequado. Vou juntar mais uns trocos pra encostar nos mecs de novo (eles batem palma quando eu chego lá), e depois registro o resultado para os próximos que passarem por aqui !!
    Abraço

  • #29
    Usuário Avatar de Fabio Cortez
    Entrada
    14/02/2004
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    41
    Posts
    388
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, Dêem uma olhada nesse tópico: tem umas dicas relacionadas...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14906


    Sds,
    Fábio Cortez (22) 99968-2292
    Willys CJ5 1966, AP 2.0mi + CL2215A, DH, Suspensão Toy Band SPOA + JA, Super Max 37"
    fabiocortezbr@gmail.com

  • #30
    Aí pessoal;
    E não deu outra. Chanfro a 45º na face interna e fim do "Bamboleio". Mecânicos com "cara de tacho" por que tinham feito a montagem "nas coxas" e eu só paguei o moto-boy que levou os discos no torneiro.

    Valeu pelas dicas mais uma vez !!!
    Abraço

  • #31
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Chanfro no disco ?

    deveria ser chanfro na borda do cubo.

    A interferência esperada é entre o arredondamento da usinagem interna no cubo do disco.

    Para não haver falso ponto de apoio, rebaixa-se o diâmetro do cubo um poucos mais e/ou usina-se um chanfro de 45º na borda da orelha do cubo de roda.

    Pode-se também fazer um "acerto" pelo cubo do freio mas tem de se garantir que esse "acerto" não coma material necessário para garantir a resistência estrutural do disco.

    Olha na foto abaixo o local onde deve haver o chanfro caso haja interferência:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Freio Oscilando!-untitled-1_copy_168.jpg  
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #32
    Aí pois foi é !
    Não tenho fotos, pois larguei os mecs fazendo o serviço e fui trabalhar, mas o chanfro foi feito definitivamente no disco, na parte que encosta onde você indicou no cubo.
    Não vi também quanto retiraram de material, mas agora vou ter que ver !!
    Talvez eu tenha feito assim pela dificuldade que imaginei para se por o Jeep no torno. Aí pensei só nos discos...
    Piadas a parte, obrigado pela orientação - ítem de segurança total, e não dá pra vacilar.

  • #33
    Usuário Avatar de Pedro Freitas
    Entrada
    18/09/2005
    Local
    beozonte/MG
    Idade
    39
    Posts
    1,071
    Agradecimentos: 0
    ítem de segurança total, e não dá pra vacilar.
    CJ-5 - Silver-Tape

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade